Estudo de Romanos 9:4 – Comentado e Explicado

Eles são os israelitas; a eles foram dadas a adoção, a glória, as alianças, a lei, o culto, as promessas
Romanos 9:4

Comentário de Albert Barnes

Quem são israelitas – descendentes de Israel ou Jacó; honrado por ter um ancestral assim e por ter um nome tão distinto quanto o de seus descendentes. Antigamente era a denominação honrosa do povo de Deus.

A quem pertence – A quem pertence. Era o privilégio externo elevado deles.

A adoção – Da nação na família de Deus, ou para ser considerado como Seu povo especial; Deuteronômio 7: 6 .

E a glória – O símbolo da presença divina que os assistia do Egito e que finalmente repousava sobre a arca no primeiro templo – “a Shechinah”; Êxodo 13: 21-22 ; Êxodo 25:22 .

E os convênios – Os vários pactos ou promessas que foram feitas de tempos em tempos com Abraão, Isaac e Jacó e com a nação; as promessas da proteção divina.

A entrega da lei – No Monte Sinai; Salmo 147: 19 .

E o serviço de Deus – O serviço do templo; considerado por eles como o orgulho e o ornamento de sua nação.

E as promessas – Do Messias; e da propagação da verdadeira religião deles como nação.

Comentário de E.W. Bullinger

para quem, etc. = de quem são.

adoção . Veja Romanos 8:15 .

glória . Veja a pág. 1511

convênios . Veja Mateus 26:28 .

doação, etc. Grego. nomothesia . Só aqui.

serviço . App-190.

Comentário de John Calvin

4. Quem são israelitas, etc. Aqui, agora, é mais clara a razão pela qual a destruição daquele povo lhe causou tanta angústia, que ele estava preparado para resgatá-los com sua própria morte, a saber, porque eram israelitas; pois o pronome relativo é colocado aqui em vez de um advérbio causador. Do mesmo modo, essa ansiedade tomou conta de Moisés, quando ele desejou que fosse apagado do livro da vida, e não que a santa e escolhida raça de Abraão fosse reduzida a nada. ( Êxodo 32:32 .) Então, além de seu sentimento amável, ele menciona também outras razões, e de natureza superior, que o fizeram favorecer os judeus, mesmo porque o Senhor, por assim dizer, era uma espécie de privilégio, tão elevado que os separava da ordem comum dos homens; e esses títulos de dignidade eram testemunhos de amor; pois não costumamos falar assim favoravelmente, mas daqueles a quem amamos. E embora, por sua ingratidão, se tornassem indignos de serem estimados por causa desses dons de Deus, Paulo continuava justamente a respeitá-los, para que ele pudesse nos ensinar que os ímpios não podem assim contaminar as boas investiduras de Deus, mas que sempre merecem para serem louvados e admirados: ao mesmo tempo, aqueles que os abusam adquirem assim nada além de um maior desrespeito. Mas, como não devemos agir de maneira a desprezar, através de um detesto dos ímpios, os dons de Deus neles; então, por outro lado, devemos usar a prudência, para que, por nossa estima e consideração, os orgulhemos, e principalmente para que nossos louvores pareçam lisonjeiros. Mas imitemos Paulo, que concedeu aos judeus seus privilégios de tal maneira, que depois declarou que todos eles não tinham valor sem Cristo. Mas não foi em vão que ele mencionou isso como um de seus louvores: eles eram israelitas; porque Jacó orou por isso como um grande favor, para que fossem chamados pelo seu nome. ( Gênesis 48:16 .)

De quem é a adoção etc. Toda a deriva do discurso de Paulo é com esse objetivo – que, embora os judeus por sua deserção tenham produzido um divórcio ímpio entre Deus e eles mesmos, ainda assim a luz do favor de Deus não foi totalmente extinta, de acordo com o que ele também havia dito em Romanos 3: 3 . Eles realmente se tornaram incrédulos e quebraram sua aliança; mas ainda assim sua perfídia não anulou a fidelidade de Deus; pois ele não apenas reservara para si mesmo alguma semente remanescente de toda a multidão, mas ainda continuara, de acordo com seu direito hereditário, a mímica de uma Igreja entre eles.

Porém, embora eles já tivessem se despojado desses ornamentos, de modo que não lhes permitisse chamar os filhos de Abraão, ainda que houvesse um perigo, para que, por culpa deles, a majestade do evangelho fosse depreciada entre os gentios, Paulo não consideram o que mereciam, mas cobrem sua baixeza e conduta vergonhosa lançando véus sobre eles, até que os gentios foram totalmente persuadidos, de que o evangelho lhes fluíra da fonte celestial, do santuário de Deus, de uma nação eleita. Pois o Senhor, passando por outras nações, os selecionara como um povo peculiar a si mesmo, e os adotara como seus filhos, como muitas vezes testemunha por Moisés e pelos profetas; e não se contentando simplesmente em dar-lhes o nome de filhos, ele os chama às vezes de primogênito e, às vezes, de amado. Assim o Senhor diz em Êxodo 4:22 , –

“Meu primeiro filho é Israel; deixe meu filho ir,
para que ele possa me servir. “

Em Jeremias 31: 9 , é dito:

“Tornei-me pai de Israel, e Efraim é meu primogênito:”

e novamente: “Meu filho Efraim não é precioso para mim? Ele não é uma criança encantadora? Por isso, perturbadas por ele, estão minhas entranhas, e ainda sentirei pena dele. Com essas palavras, ele quer dizer, não apenas expor sua bondade para com o povo de Israel, mas exibir a eficácia da adoção, através da qual a promessa da herança celestial é transmitida.

Glória significa a excelência em que o Senhor levantou aquelas pessoas acima de todas as outras nações, e isso de muitas e variadas maneiras, e especialmente por morar no meio delas; pois além de muitos outros sinais de sua presença, ele exibia uma prova singular na arca, onde dava respostas e também ouvia seu povo, de que ele poderia mostrar seu poder em ajudá-los: e por esse motivo foi chamado de ” a glória de Deus. ” ( 1 Samuel 4:22 .) (287)

Como ele distinguiu aqui entre convênios (288) e promessas, podemos observar essa diferença: que um pacto é aquele que é expresso em palavras distintas e habituais e contém uma estipulação mútua, como a que foi feita com Abraão; mas promessas são o que encontramos em toda parte nas Escrituras; pois quando Deus uma vez fez uma aliança com seu povo antigo, ele continuou a oferecer, muitas vezes por novas promessas, seu favor a eles. Daqui resulta que as promessas devem ser rastreadas até a aliança quanto à sua verdadeira fonte; Da mesma maneira que as ajudas especiais de Deus, pelas quais ele testifica seu amor pelos fiéis, pode-se dizer que flui da verdadeira fonte da eleição. E como a lei nada mais era do que uma renovação da aliança, e sancionava mais plenamente a lembrança dela, a legislação ou a concessão da lei, parece aqui ser aplicada de maneira peculiar às coisas que a lei decretava: pois não era honra comum conferida ao povo judeu, que eles tinham Deus como legislador. Pois, se alguns se gloriavam em seus Sólons e Licurgus, quanto mais razões havia para se gloriar no Senhor? disso você tem uma conta em Deuteronômio 4:32 . Por adoração, ele entende a parte da lei em que a maneira legítima de adorar a Deus é prescrita, como ritos e cerimônias. Estes deveriam ter sido considerados legais por causa da nomeação de Deus; sem o qual, o que quer que os homens inventem nada mais é que uma profanação da religião.

Comentário de Adam Clarke

Quem são os israelitas – descendentes de Jacó, um homem tão altamente favorecido por Deus, e de quem ele recebeu seu nome Israel – um príncipe de Deus, Gênesis 32:28 ; de cujo nome seus descendentes foram chamados israelitas e separados para Deus por sua glória e louvor. Seu próprio nome de israelitas implicava sua dignidade muito alta; eles eram uma nação real; príncipes do Deus Altíssimo.

A adoção – Todos os israelitas foram levados para a família de Deus, e foram chamados seus filhos e primogênito, Êxodo 4:22 ; Deuteronômio 14: 1 ; Jeremias 31: 9 ; Oséias 11: 1 ; e essa adoção ocorreu quando Deus fez a aliança com eles em Horebe.

A glória – A manifestação de Deus entre eles; principalmente pelas nuvens e pilares, e pela Shekinah, ou presença Divina, aparecendo entre os querubins sobre o propiciatório. Estes eram peculiares aos judeus; nenhuma outra nação foi assim favorecida.

Os convênios – Os convênios feitos com Abraão, tanto o que se refere à semente espiritual, quanto o que era peculiar aos seus descendentes naturais, Gálatas 3:16 , Gálatas 3:17 ; quais convênios foram posteriormente renovados por Moisés, Deuteronômio 29: 1 . Alguns supõem que o singular é aqui colocado para o plural, e que por convênios devemos entender o decálogo, que é denominado ???? berith , ou convênio, Deuteronômio 4:13 . Mas é mais provável que o apóstolo faça alusão à grande aliança feita com Abraão, e a suas várias renovações e extensões em diferentes momentos depois, bem como ao seu duplo design – a concessão da terra de Canaã e o restante que resta para o povo de Deus.

A doação da lei – A revelação de Deus pelo próprio Deus, contendo um sistema de preceitos morais e políticos. Isso também era peculiar aos judeus; pois para nenhuma outra nação ele jamais havia revelado sua vontade.

O serviço – ?at?e?a . As ordenanças, ritos e cerimônias particulares de seu culto religioso, e especialmente o sistema de sacrifício, tão expressivo da pecaminosidade do pecado e da santidade de Deus.

As promessas – A terra de Canaã e as bênçãos do Messias e seu reino; quais promessas foram feitas e muitas vezes repetidas aos patriarcas e aos profetas.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 9: 4 . Quem são os israelitas O apóstolo com grande endereço enumera esses privilégios dos judeus, tanto para que ele possa mostrar o quão honrosamente os pensava deles, como para despertar a solicitude deles de não sacrificar o favor divino pelo qual haviam sido tão eminentemente e tão há muito distinguido. Na palavra adoção, ele faz alusão à aliança de Horebe, na qual os israelitas se tornaram o povo peculiar de Deus, e ele seu governante e protetor supremo. Veja Êxodo 4:22 . Deuteronômio 14: 1 . Jeremias 31: 9 . Oséias 11: 1 . A glória significa a Schechinah, que residia visivelmente entre eles no propiciatório. Portanto, a arca foi chamada de glória. Compare os Salmos 78:61 . 1 Samuel 4: 21-22 . Ezequiel 10: 4 ; Ezequiel 43: 2 ; Ezequiel 43:27 . Para os convênios, veja Gênesis 17:14 . Êxodo 34:27 ; Êxodo 34:35 . Se a concessão da lei, ??µ??es?a, significa a entrega extraordinária da lei pelo próprio Deus, ou a constituição exata de seu governo, na parte moral e judicial dele (para a próxima palavra ?at?e?a, o serviço, parece compreender o culto religioso, ) isso é certo, que em qualquer um desses sentidos era o privilégio peculiar dos judeus e o que nenhuma outra nação poderia fingir. Veja Locke e Doddridge.

Comentário de John Wesley

Quem são israelitas? a quem pertence a adoção, e a glória, e os convênios, e a entrega da lei, e o serviço de Deus, e as promessas;

De quem é a adoção … – Ele enumera seis prerrogativas, das quais o primeiro par respeita a Deus Pai, o segundo Cristo, o terceiro o Espírito Santo.

A adoção e a glória – Ou seja, Israel é o primogênito de Deus, e o Deus da glória é o Deus deles, Deuteronômio 4: 7 ; Salmo 106: 20 . Estes são relativos um ao outro. Deus imediatamente é o Pai de Israel, e Israel é o povo de Deus. Ele não fala aqui da arca ou de qualquer coisa corporal. O próprio Deus é “a glória do seu povo Israel”. E os convênios e a entrega da lei – A aliança foi dada muito antes da lei. É chamado de convênios, no plural, porque foi repetido tantas vezes e de várias maneiras, e porque havia duas disposições, Gálatas 4:24 , freqüentemente chamados de dois convênios; um promissor, o outro exibindo a promessa.

E a adoração, e as promessas – A verdadeira maneira de adorar a Deus; e todas as promessas feitas aos pais.

Referências Cruzadas

Gênesis 15:18 – Naquele dia o Senhor fez a seguinte aliança com Abrão: “Aos seus descendentes dei esta terra, desde o ribeiro do Egito até o grande rio, o Eufrates:

Gênesis 17:2 – Estabelecerei a minha aliança entre mim e você e multiplicarei muitíssimo a sua descendência”.

Gênesis 17:7 – Estabelecerei a minha aliança como aliança eterna entre mim e você e os seus futuros descendentes, para ser o seu Deus e o Deus dos seus descendentes.

Gênesis 17:10 – Esta é a minha aliança com você e com os seus descendentes, aliança que terá que ser guardada: Todos os do sexo masculino entre vocês serão circuncidados na carne.

Gênesis 32:28 – Então disse o homem: “Seu nome não será mais Jacó, mas sim Israel, porque você lutou com Deus e com homens e venceu”.

Exodo 4:22 – Depois diga ao faraó que assim diz o Senhor: Israel é o meu primeiro filho,

Exodo 12:25 – Quando entrarem na terra que o Senhor prometeu lhes dar, celebrem essa cerimônia.

Exodo 19:3 – Logo Moisés subiu o monte para encontrar-se com Deus. E o Senhor o chamou do monte, dizendo: “Diga o seguinte aos descendentes de Jacó e declare aos israelitas:

Exodo 24:7 – Em seguida, leu o Livro da Aliança para o povo, e eles disseram: “Faremos fielmente tudo o que o Senhor ordenou”.

Exodo 34:27 – Disse o Senhor a Moisés: “Escreva essas palavras; porque é de acordo com elas que faço aliança com você e com Israel”.

Números 7:89 – Quando entrava na Tenda do Encontro para falar com o Senhor, Moisés ouvia a voz que lhe falava do meio dos dois querubins, de cima da tampa da arca da aliança. Era assim que o Senhor falava com ele.

Deuteronômio 7:6 – Pois vocês são um povo santo para o Senhor, o seu Deus. O Senhor, o seu Deus, os escolheu dentre todos os povos da face da terra para ser o seu povo, o seu tesouro pessoal.

Deuteronômio 14:1 – Vocês são os filhos do Senhor, do seu Deus. Não façam cortes no corpo nem rapem a frente da cabeça por causa dos mortos,

Deuteronômio 29:1 – São estes os termos da aliança que o Senhor ordenou que Moisés fizesse com os israelitas em Moabe, além da aliança que tinha feito com eles em Horebe.

Deuteronômio 31:16 – E o Senhor disse a Moisés: “Você vai descansar com os seus antepassados, e este povo logo irá prostituir-se, seguindo aos deuses estrangeiros da terra em que vão entrar. Eles se esquecerão de mim e quebrarão a aliança que fiz com eles.

1 Samuel 4:21 – Ela deu ao menino o nome de Icabode, e disse: “A glória se foi de Israel”. Porque a arca foi tomada e por causa da morte do sogro e do marido.

1 Reis 8:11 – de forma que os sacerdotes não podiam desempenhar o seu serviço, pois a glória do Senhor encheu o seu templo.

Neemias 9:13 – “Tu desceste ao monte Sinai; dos céus lhes falaste. Deste-lhes ordenanças justas e leis verdadeiras, e decretos e mandamentos excelentes.

Neemias 13:29 – Não te esqueças deles, ó meu Deus, pois profanaram o ofício sacerdotal e a aliança do sacerdócio e dos levitas.

Salmos 63:2 – Quero contemplar-te no santuário e avistar o teu poder e a tua glória.

Salmos 73:1 – Certamente Deus é bom para Israel, para os puros de coração.

Salmos 78:61 – Entregou o símbolo do seu poder ao cativeiro, e o seu esplendor, nas mãos do adversário.

Salmos 89:3 – Tu disseste: “Fiz aliança com o meu escolhido, jurei ao meu servo Davi:

Salmos 89:34 – Não violarei a minha aliança nem modificarei as promessas dos meus lábios.

Salmos 90:16 – Sejam manifestos os teus feitos aos teus servos, e aos filhos deles o teu esplendor!

Salmos 147:19 – Ele revela a sua palavra a Jacó, os seus decretos e ordenanças a Israel.

Isaías 5:2 – Ele cavou a terra, tirou as pedras e plantou as melhores videiras. Construiu uma torre de sentinela e também fez um tanque de prensar uvas. Ele esperava que desse uvas boas, mas só deu uvas azedas.

Isaías 41:8 – “Você, porém, ó Israel, meu servo, Jacó, a quem escolhi, vocês, descendentes de Abraão, meu amigo,

Isaías 46:3 – “Escute-me, ó casa de Jacó, todos vocês que restam da nação de Israel, vocês a quem tenho sustentado desde que foram concebidos, e que tenho carregado desde o seu nascimento.

Isaías 60:19 – O sol não será mais a sua luz de dia, e você não terá mais o brilho do luar, pois o Senhor será a sua luz para sempre; o seu Deus será a sua glória.

Jeremias 31:9 – Voltarão com choro, mas eu os conduzirei em consolações. Eu os conduzirei às correntes de água por um caminho plano, onde não tropeçarão, porque sou pai para Israel e Efraim é o meu filho mais velho.

Jeremias 31:20 – Não é Efraim o meu filho querido? O filho em quem tenho prazer? Cada vez que eu falo sobre ele, mais intensamente me lembro dele. Por isso o meu coração por ele anseia; tenho por ele grande compaixão”, declara o Senhor.

Jeremias 31:33 – “Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias”, declara o Senhor: “Porei a minha lei no íntimo deles e a escreverei nos seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo.

Jeremias 33:20 – “Assim diz o Senhor: ‘Se vocês puderem romper a minha aliança com o dia e a minha aliança com a noite, de modo que nem o dia nem a noite aconteçam no tempo que lhes está determinado,

Ezequiel 20:11 – Eu lhes dei os meus decretos e lhes tornei conhecidas as minhas leis, pois aquele que lhes obedecer viverá por elas.

Oséias 11:1 – “Quando Israel era menino, eu o amei, e do Egito chamei o meu filho.

Mateus 21:33 – “Ouçam outra parábola: Havia um proprietário de terras que plantou uma vinha. Colocou uma cerca ao redor dela, cavou um tanque para prensar as uvas e construiu uma torre. Depois arrendou a vinha a alguns lavradores e foi fazer uma viagem.

Lucas 1:54 – Ajudou a seu servo Israel, lembrando-se da sua misericórdia

Lucas 1:69 – Ele promoveu poderosa salvação para nós, na linhagem do seu servo Davi,

João 1:17 – Pois a Lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por intermédio de Jesus Cristo.

João 1:47 – Ao ver Natanael se aproximando, disse Jesus: “Aí está um verdadeiro israelita, em quem não há falsidade”.

Atos dos Apóstolos 2:39 – Pois a promessa é para vocês, para os seus filhos e para todos os que estão longe, para todos quantos o Senhor, o nosso Deus chamar”.

Atos dos Apóstolos 3:25 – E vocês são herdeiros dos profetas e da aliança que Deus fez com os seus antepassados. Ele disse a Abraão: ‘Por meio da sua descendência todos os povos da terra serão abençoados’.

Atos dos Apóstolos 3:25 – E vocês são herdeiros dos profetas e da aliança que Deus fez com os seus antepassados. Ele disse a Abraão: ‘Por meio da sua descendência todos os povos da terra serão abençoados’.

Atos dos Apóstolos 13:32 – “Nós lhes anunciamos as boas novas: o que Deus prometeu a nossos antepassados

Romanos 3:2 – Muita, em todos os sentidos! Principalmente porque aos judeus foram confiadas as palavras de Deus.

Romanos 9:6 – Não pensemos que a palavra de Deus falhou. Pois nem todos os descendentes de Israel são Israel.

Efésios 2:12 – naquela época vocês estavam sem Cristo, separados da comunidade de Israel, sendo estrangeiros quanto às alianças da promessa, sem esperança e sem Deus no mundo.

Hebreus 6:13 – Quando Deus fez a sua promessa a Abraão, por não haver ninguém superior por quem jurar, jurou por si mesmo,

Hebreus 8:6 – Agora, porém, o ministério que Jesus recebeu é superior ao deles, assim como também a aliança da qual ele é mediador é superior à antiga, sendo baseada em promessas superiores.

Hebreus 9:3 – Por trás do segundo véu havia a parte chamada Santo dos Santos,

Hebreus 9:10 – Eram apenas prescrições que tratavam de comida e bebida e de várias cerimônias de purificação com água; essas ordenanças exteriores foram impostas até o tempo da nova ordem.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *