Estudo de Salmos 63:2 – Comentado e Explicado

Quero vos contemplar no santuário, para ver vosso poder e vossa glória.
Salmos 63:2

Comentário de Albert Barnes

Ver o seu poder e a sua glória – A referência aqui é ao que se manifestou da presença e do poder de Deus nos serviços de culto público; os louvores, as orações, as alegrias, as evidências da presença divina.

Assim como eu te vi no santuário – No tabernáculo, entre os serviços solenes da adoração divina. Parece não haver razão para supor que ele aqui se refira à mera pompa externa e esplendor do culto público, mas sem dúvida inclui o poder da presença divina que sentira em tais serviços em sua própria alma. Conforme aplicado agora a um local de culto cristão, pode-se observar que não há exposições mais impressionantes da Torre de Deus na Terra do que aquelas que ocorrem em um local como esse, especialmente em um renascimento da religião. A cena no dia de Pentecostes foi tão impressionante como uma exibição do poder de Deus como a que ocorre na fúria da tempestade, na fúria do oceano ou na orientação dos corpos celestes. Nada pode expressar tão bem o que ocorre em uma cena como as palavras “poder” e “glória”; nada mostra mais certamente o poder de Deus do que a influência que aflige os arrogantes pecadores e os torna humildes; que produz uma profunda quietude e reverência nas multidões reunidas; que exorta o clamor: “Homens e irmãos, o que devemos fazer para ser salvos?” que faz chorar os homens endurecidos, e há muito os viciados em hábitos de pecado dispostos a abandonar suas iniqüidades e se voltarem para Deus: e nada mostra mais claramente a “glória” de Deus do que aquele poder, essa graça, essa misericórdia, que assim transforma multidões dos caminhos do pecado e da morte, e dirige seus pés ao caminho da paz e da salvação. Aqueles que já testemunharam o poder de Deus em um reavivamento da religião, mais tarde desejarão ver novamente “o poder e a glória” de Deus, como “o viram” no santuário “.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 63: 2 . Para ver teu poder, etc. – O significado, diz Jarchi, aqui é: “Tenho sede de ver teu poder e tua glória, como te vi no santo tabernáculo em Shilo; onde minha alma estava satisfeita com a visão de Deus.” teu poder e glória. ” O salmista se refere aqui à nuvem e glória, que ele havia visto no tabernáculo e acima da arca, e quais eram os emblemas peculiares da majestade divina.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 63: 2 . Ver – Desfrutar, como ver muitas vezes significa; teu poder e glória Os poderosos e gloriosos efeitos e evidências da tua presença graciosa: vê-los aqui neste deserto, como eu os vi no tabernáculo; vê-los em segredo, como eu os vi na assembléia solene; ou, vê-los novamente no santuário, como eu os vi lá anteriormente. Ele deseja ser trazido para fora deste deserto, não para poder ver seus amigos novamente, e ser restaurado aos prazeres e gays da corte, mas para ter acesso ao santuário; não para ver ali os sacerdotes e as cerimônias da adoração, mas para ver o poder e a glória, ou seja, o poder glorioso, ou a glória poderosa de Deus, que é destinada a todos os seus atributos e perfeições: para que ele possa aumentar em seu conhecimento deles, e tenha as impressões adequadas deles feitas em seu coração: em outras palavras, de modo a contemplar a glória do Senhor, a fim de ser transformada na mesma imagem, 2 Coríntios 3:18 . A fraseologia do salmista deve ser observada aqui; ele não diz: ver teu poder e glória como eu os vi , mas como eu te vi . De fato, não podemos ver a essência de Deus, mas o vemos, no sentido que o salmista quer, vendo pela fé suas perfeições graciosas e gloriosas. Com a lembrança dessas visões, Davi agradou a si mesmo: foram aqueles minutos preciosos que ele passou em comunhão com Deus: ele adorava lembrar-se e habitar neles; destes, lamentava a perda, e a esses desejava ser restaurado. Leitor, são seus pontos de vista e sentimentos desse tipo? Assim, você estima, deseja e deleita-se com as ordenanças de Deus? Deste modo, és doloroso quando privado deles, e assim deliciado quando privilegiado com o desfrute deles? E assim desejas, e esperas, e procuras, e achas a presença de Deus nelas? “O verdadeiro cristão”, diz o Dr. Horne, “dedica a Deus ‘a doce hora do prime’, ele abre os olhos de seu entendimento, juntamente com os de seu corpo, e acorda todas as manhãs para a justiça. Ele surge com uma sede inextinguível dos confortos que o mundo não pode dar e recorre imediatamente, através da oração, à fonte da água da vida; sempre desejando contemplar o poder e a glória divinos no santuário acima, dos quais ele foi favorecido com um vislumbre dos serviços da igreja abaixo. ”

Comentário de Adam Clarke

Ver o seu poder e a sua glória – no santuário – Em suas ordenanças públicas, Deus sempre mostrara seu poder nos julgamentos que executava, no terror que impressionava e no despertar dos pecadores; e sua glória em libertar os tentados, socorrer os angustiados e difundir paz e perdão no coração de seus seguidores. Deus mostra seu poder e glória em suas ordenanças; portanto, o culto público nunca deve ser negligenciado. Precisamos ver Deus, diz o antigo Saltério, para que ele possa nos ver. Em seu templo, ele dispensa suas melhores bênçãos.

Comentário de John Calvin

2. Assim, no santuário, etc. É evidente, como já sugerido, que Deus sempre esteve em seus pensamentos, embora vagando pelo deserto sob tais circunstâncias de miséria. A partícula, portanto, é enfática. Mesmo quando estava situado, em uma solidão selvagem e hedionda, onde os próprios horrores do lugar eram suficientes para distrair suas meditações, ele se exercitava contemplando o poder e a glória de Deus, como se estivesse no santuário. Anteriormente, quando estava em seu poder esperar no tabernáculo, ele estava longe de negligenciar essa parte do culto instituído a Deus. Ele estava bem ciente de que precisava de tanta ajuda para a devoção. Mas agora, quando excluído, na providência de Deus, de qualquer privilégio desse tipo, ele mostra, pelo deleite que ele teve em visões espirituais de Deus, que não era uma mente absorvida pelos símbolos, ou um mero cerimonial externo da religião . Ele dá provas de quanto lucrara com os exercícios devocionais prescritos sob essa dispensação. É perceptível para as pessoas ignorantes e supersticiosas, que elas parecem cheias de zelo e fervor, desde que entrem em contato com as cerimônias da religião, enquanto sua seriedade evapora imediatamente após a retirada. Davi, ao contrário, quando estes foram removidos, continuou a retê-los em sua lembrança e a subir, através de sua assistência, a fervorosas aspirações a Deus. Podemos aprender com isso, quando privados a qualquer momento dos meios externos da graça, direcionar os olhos de nossa fé para Deus nas piores circunstâncias, e não esquecê-lo sempre que os símbolos das coisas sagradas forem tirados de nossa vista. A grande verdade, por exemplo, de nossa regeneração espiritual, embora uma vez representada a nós no batismo, deve permanecer fixa em nossas mentes por toda a vida (427) ( Tito 3: 5 ; Efésios 5:26 ). A união mística subsistir entre Cristo e seus membros deve ser motivo de reflexão, não apenas quando nos sentamos à mesa do Senhor, mas em todos os outros momentos. Ou suponha que a Ceia do Senhor, e outros meios de promover nosso bem-estar espiritual, tenham sido tirados de nós por um exercício de poder tirânico, não se segue que nossas mentes deixem de ser ocupadas com a contemplação de Deus. A expressão, Então eu te vi ver, etc., indica a seriedade com que ele estava concentrado no objeto, direcionando toda a sua meditação para isso, para que ele pudesse ver o poder e a glória de Deus, dos quais houve um reflexo no santuário.

Comentário de John Wesley

Ver o teu poder e a tua glória, como eu te vi no santuário.

Ver – Apreciar.

Poder – Os efeitos poderosos e gloriosos da tua presença graciosa.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *