Estudo de Deuteronômio 14:1 – Comentado e Explicado

Vós sois os filhos do Senhor, vosso Deus. Não vos fareis incisões, e não cortareis o cabelo pela frente em honra de um morto,
Deuteronômio 14:1

Comentário de Albert Barnes

Faça qualquer calvície entre os olhos – ou seja, raspando a parte frontal da cabeça e as sobrancelhas. As práticas mencionadas neste versículo eram comuns entre os pagãos e parecem proibidas, não apenas porque esses excessos selvagens de tristeza (compare 1 Reis 18:28 ) seriam inconsistentes naqueles que como filhos de um Pai celestial tinham perspectivas além disso. mundo, mas também porque esses próprios usos surgiram de noções idólatras.

Comentário de Thomas Coke

Ver. 1. Não vos cortareis, etc. – Veja Levítico 19:28 . Sr. Locke, com as palavras, não fareis calvície entre os olhos, observa que o significado é “quando algum de seus amigos estiver morto, você não deve raspar a parte frontal da cabeça, que está entre os olhos, como os pagãos fazem. ” Essas expressões furiosas de luto fúnebre ainda subsistem em alguns dos países do leste. Mas nada certamente é mais impróprio para o povo peculiar de Deus, herdeiros da imortalidade, do que para a tristeza como aqueles que não têm esperança. Veja a dissertação de Calmet. no Chemosh. Essa lei, como muitas outras, foi projetada para discriminá-los dos idólatras e preservá-los em seu apego, como um povo santo ou separado, ao Senhor seu Deus.

Comentário de Thomas Coke

Ver. 1-21 . Deus, tendo escolhido Israel para si próprio, separou-os das nações, adotou-os como seus filhos e os designou para sua glória, tem o direito de esperar deles que eles respondam a esses propósitos de sua graça e se aprovem como santos. pessoas antes dele. E isso deve aparecer: 1. Nas suas lamentações, quando toda tristeza desordenada deve ser evitada; e toda prática supersticiosa usada pelos gentios deve ser detestada. Nota; (1) Não somos proibidos de lamentar pelos mortos; mas expressar tristeza moderada seria a prova de apego idólatra à criatura e uma desonra a Deus. (2.) Como nossos corpos não são nossos, mas comprados com um preço, devemos glorificar a Deus neles, e não desfigurar ou deformar o templo onde ele tem prazer em morar. 2. Na carne deles. Embora muitas das bestas proibidas, ou peixes, ou aves, possam, por si só, ser boas para alimentação e permitidas a outros, mas Deus as colocará sob restrições específicas, para impedir que se misturem com os pagãos. Há o suficiente para que eles removam todas as ocasiões de justa reclamação, se seus apetites perversos não os escravizarem. Nota; Aqueles que não estão satisfeitos com as gratificações legais que Deus permite, nunca ficarão satisfeitos com a satisfação de suas concupiscências sem lei. As observâncias acima são puramente judaicas, e a razão delas já cessou; mas a separação do mal e a dedicação de nós mesmos a Deus, que estes significaram, ainda permanecem obrigatórias para todo cristão.

Comentário de Adam Clarke

Vós sois filhos do Senhor – O caráter mais elevado que pode ser conferido a qualquer ser criado; não vos cortareis os cabelos, porque era costume entre as nações idólatras consagrar os cabelos às suas divindades, embora às vezes também fizessem incisões em sua carne.

Comentário de John Wesley

Vós sois filhos do SENHOR vosso Deus; não vos cortareis, nem fareis calvície entre os vossos olhos pelos mortos.

Do Senhor – A quem, portanto, você não deve menosprezar por práticas indignas ou impróprias.

Não vos cortareis – quais eram as práticas dos idólatras, tanto na adoração de seus ídolos, em seus funerais, como em ocasiões de calamidades públicas. Não é como a acusação de um pai para seus filhinhos, brincando com facas: “Não se cortem!” Essa é a intenção desses comandos, o que nos obriga a negar a nós mesmos. O significado é: não façam mal a vocês! E, como também é, o design das providências cruzadas, para remover de nós as coisas pelas quais corremos o risco de nos fazer mal.

Referências Cruzadas

Gênesis 6:2 – os filhos de Deus viram que as filhas dos homens eram bonitas e escolheram para si aquelas que lhes agradaram.

Gênesis 6:4 – Naqueles dias havia nefilins na terra, e também posteriormente, quando os filhos de Deus possuíram as filhas dos homens e elas lhes deram filhos. Eles foram os heróis do passado, homens famosos.

Exodo 4:22 – Depois diga ao faraó que assim diz o Senhor: Israel é o meu primeiro filho,

Levítico 19:27 – “Não cortem o cabelo dos lados da cabeça, nem aparem as pontas da barba.

Levítico 21:5 – “Os sacerdotes não raparão a cabeça, nem apararão as pontas da barba, nem farão cortes no corpo.

Salmos 82:6 – Eu disse: vocês são deuses, todos vocês são filhos do Altíssimo.

Jeremias 3:19 – “Eu mesmo disse: “Com que alegria eu a trataria como se tratam filhos e lhe daria uma terra aprazível, a mais bela herança entre as nações. Pensei que você me chamaria de ‘Pai’ e que não deixaria de seguir-me.

Jeremias 16:6 – “Tanto grandes como pequenos morrerão nesta terra; não serão sepultados nem se pranteará por eles; não se farão incisões nem se rapará a cabeça por causa deles.

Jeremias 41:5 – oitenta homens que haviam rapado a barba, rasgado suas roupas e feito cortes no corpo, vieram de Siquém, de Siló e de Samaria, trazendo ofertas de cereal e incenso para oferecer no templo do Senhor.

Jeremias 47:5 – Os habitantes de Gaza rasparam a cabeça; Ascalom está calada. Ó remanescentes da planície, até quando você fará incisões no próprio corpo? “

Oséias 1:10 – “Contudo os israelitas ainda serão como a areia da praia, que não se pode medir nem contar. No lugar onde se dizia a eles: ‘Vocês não são meu povo’, eles serão chamados ‘filhos do Deus vivo’.

João 1:12 – Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus,

João 11:52 – e não somente por aquela nação, mas também pelos filhos de Deus que estão espalhados, para reuni-los num povo.

Romanos 8:16 – O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus.

Romanos 9:8 – Noutras palavras, não são os filhos naturais que são filhos de Deus, mas os filhos da promessa é que são considerados descendência de Abraão.

Romanos 9:26 – e: “Acontecerá que, no mesmo lugar em que se lhes declarou: ‘Vocês não são meu povo’, eles serão chamados ‘filhos do Deus vivo’. “

2 Coríntios 6:18 – “e lhes serei Pai, e vocês serão meus filhos e minhas filhas”, diz o Senhor Todo-poderoso.

Gálatas 3:26 – Todos vocês são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus,

1 Tessalonicenses 4:13 – Irmãos, não queremos que vocês sejam ignorantes quanto aos que dormem, para que não se entristeçam como os outros que não têm esperança.

Hebreus 2:10 – Ao levar muitos filhos à glória, convinha que Deus, por causa de quem e por meio de quem tudo existe, tornasse perfeito, mediante o sofrimento, o autor da salvação deles.

1 João 3:1 – Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: que fôssemos chamados filhos de Deus, o que de fato somos! Por isso o mundo não nos conhece, porque não o conheceu.

1 João 3:10 – Desta forma sabemos quem são os filhos de Deus e quem são os filhos do diabo: quem não pratica a justiça não procede de Deus; e também quem não ama seu irmão.

1 João 5:2 – Assim sabemos que amamos os filhos de Deus: amando a Deus e obedecendo aos seus mandamentos.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *