Estudo de Salmos 82:6 – Comentado e Explicado

Eu disse: Sois deuses, sois todos filhos do Altíssimo.
Salmos 82:6

Comentário de Albert Barnes

Eu disse: Vós sois deuses – Veja as notas no Salmo 82: 1 . Eu te dei este título; Eu lhe conferi uma denominação que indica uma maior proximidade de Deus do que qualquer outra que é concedida aos homens – uma denominação que implica que você é o representante de Deus na Terra e que sua decisão é, em um sentido importante, considerada como dele.

E todos vocês são filhos dos Altíssimos Filhos de Deus. Ou seja, você ocupa uma posição que torna apropriado que você seja considerado filho dele.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 82: 6 . Eu disse: Vocês são deuses – o Dr. Wall, em suas Notas Críticas sobre esta passagem, diz: “O nome aleim, que é o nome usual de Deus Todo-Poderoso, já esteve no Pentateuco e em outros livros sagrados escritos antes deste salmo. , dado às vezes a magistrados, juízes, príncipes e qualquer um dos altos poderes da terra (pois a significação adequada da palavra são altos poderes ), este salmo os ensina em que sentido e com que limitação esse nome lhes é permitido. ; ou seja, que, embora sofram o nome de aleim, deuses, eles devem morrer como Adão, homem; e este versículo os instrui que, quando sentarem em julgamento, lembrem-se de que, como agem como donos de outros homens então Deus, seu mestre, o verdadeiro Aleim, os domina e os repreende de vez em quando, como nos Salmos 82: 2. ” O Dr. Hammond observa que, quando nosso Salvador cita essas palavras, João 10:34, elas são apresentadas assim: Não está escrito em sua lei? Daí a conclusão necessária, de que este livro de salmos estava entre os judeus encarados como parte da lei divina, em uma noção mais ampla e difusa da palavra; isto é, como os escritos dos profetas, e de todos os que foram inspirados por Deus, são denominados lei.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 82: 6-7 . Eu disse: Vós sois deuses; eu lhe dei meu nome e poder para governar seu povo em meu lugar; e todos vocês – Não apenas os governantes de Israel, mas de todas as outras nações; (para os poderes que são ordenados por Deus, Romanos 13: 1 😉 são filhos do Altíssimo – Representando minha pessoa, e portando meu nome e personagens animados de minha majestade e autoridade, como as crianças carregam o nome e a imagem de Deus. seus pais. Mas morrereis como homens – como homens comuns. Como se ele dissesse: Não deixe seu título honorável ou posição exaltada torná-lo insolente ou seguro, pois, embora sejam deuses por nome e cargo, ainda assim são homens mortais; você deve morrer e me entregar sua conta, seu supremo Senhor e Governador; e morrerás pelas mãos da minha justiça, se persistires nos teus caminhos ímpios. E caia como um dos príncipes – como todo ou qualquer um dos príncipes; isto é, como outros governantes injustos ou tirânicos fizeram em todas as eras anteriores, e ainda o fazem, seus olhos vendo isso. Ou, como o hebraico pode ser traduzido, e vocês, ó príncipes, (ou vocês que são príncipes, antes denominados deuses ) cairão como um, ou como todo, ou qualquer um deles, dos homens comuns mencionados pela última vez . É bem observado pelo Dr. Hammond, que quando nosso Senhor cita essas palavras, João 10:34 , elas são introduzidas da seguinte maneira: Não está escrito em sua lei? De onde se conclui necessariamente que este livro dos Salmos foi encarado entre os judeus como parte da lei divina, isto é, da palavra de Deus , declarando sua vontade à humanidade de forma tão verdadeira e autoritária quanto os livros de Moisés. Em que luz devemos ver os escritos dos profetas e de todos os que foram inspirados por Deus. Todos eles revelam sua vontade com autoridade dele.

Comentário de E.W. Bullinger

Eu tinha dito. Compare Êxodo 22: 9 , Êxodo 22:28 . João 10:34 , João 10:35 .

filhos = filhos. Compare Lucas 6:35 .

o mais alto. Hebraico. Elyon. App-4.

Comentário de Adam Clarke

Vocês são deuses – Ou, com o prefixo de ? ke , a partícula da semelhança, , ????? keelohim , “como Deus”. Vocês são meus representantes e estão vestidos com meu poder e autoridade para dispensar julgamento e justiça; portanto, todos eles são considerados filhos do Altíssimo.

Comentário de John Calvin

6 Eu disse: vós sois deuses. Deus investiu juízes com caráter e título sagrados. Isto o profeta admite; mas ele, ao mesmo tempo, mostra que isso não dará apoio e proteção aos juízes iníquos. Ele não os apresenta como falando da dignidade de seu ofício; mas, antecipando o estilo de raciocínio que eles estariam dispostos a adotar, ele responde: “Se você apela à sua dignidade como argumento para protegê-lo, esse gabarito não lhe servirá de nada; sim, antes você está se enganando por sua confiança tola; pois Deus, ao designar seus substitutos, não se despojou de sua própria soberania como governante supremo. Mais uma vez, ele gostaria que você se lembrasse de sua própria fragilidade como forma de instigá-lo a executar com medo e tremer o cargo que lhe era confiado. Esse versículo também pode ser visto como dirigido pelo próprio Deus aos governantes e como íntimo de que, além de revesti-los de autoridade, ele lhes concedeu seu nome. Essa interpretação parece concordar com a linguagem de Cristo em João 10:34 , onde ele fala daqueles chamados deuses para os quais a palavra de Deus veio. A passagem, no entanto, pode ser adequadamente resolvida assim: concordo que sois deuses e filhos do Altíssimo (427). Mas isso não altera materialmente o significado. O objetivo é simplesmente ensinar que a dignidade com que os juízes são investidos não pode dar desculpas ou argumentos por que eles devem escapar do castigo que sua maldade merece. O governo do mundo se comprometeu com eles com o entendimento distinto de que eles próprios também devem um dia aparecer no tribunal do céu para prestar contas. A dignidade, portanto, com a qual se vestem é apenas temporária e passará à moda do mundo. De acordo com isso, é acrescentado no sétimo versículo: Mas morrereis como homens. Você está armado com poder, como se ele tivesse dito, para governar o mundo; mas, por essa razão, você não deixou de ser homem, para não estar mais sujeito à mortalidade. A última cláusula do verso é traduzida por alguns expositores: Caireis como um dos príncipes; (428), mas na minha opinião indevidamente. Eles acham que contém uma ameaça de morte violenta que aconteceria com esses juízes injustos, correspondendo ao sentimento dessas linhas de um poeta pagão:

Ad generum Cereris sine caede e sanguine pauci,
Descendunt reges, et sicca morte tyranni .

“Poucos reis e tiranos vão a Plutão, genro de Ceres, sem serem mortos violentamente, antes de completarem o termo comum atribuído à vida do homem mortal.” (429) Essa tradução sendo forçada, e não como as palavras sugerem naturalmente, não tenho dúvida de que os príncipes estão aqui comparados à classe obscura e comum da humanidade. A palavra um significa qualquer pessoa comum. Esquecendo-se de homens, os grandes da terra podem lisonjear-se com esperanças visionárias de imortalidade; mas eles são ensinados aqui que serão compelidos a encontrar a morte, assim como outros homens. Cristo, com o objetivo de rebater a calúnia com que os fariseus o carregavam, citou este texto, João 10:34 : “Jesus lhes respondeu: Não está escrito na sua lei, eu disse: Vocês são deuses? Se ele os chamou deuses, a quem a palavra de Deus veio, e a Escritura não pode ser quebrada; dizeis daquele a quem o Pai santificou e enviou ao mundo: Blasfemas; porque eu disse: eu sou o filho de Deus? Com essas palavras, Cristo não quis se colocar na ordem dos juízes; mas ele argumenta do menor para o maior, que se o nome de Deus é aplicado aos oficiais de Deus, com muito mais propriedade pertence ao seu Filho unigênito, que é a imagem expressa do Pai, em quem brilha a majestade do Pai. e em quem reside toda a plenitude da divindade.

Comentário de John Wesley

Eu disse: Vós sois deuses; e todos vocês são filhos do Altíssimo.

Disseram – eu te dei meu nome e poder para governar seu povo em meu lugar.

Todos – Não apenas os governantes de Israel, mas de todas as outras nações.

Filhos – Representando minha pessoa e com meu nome e autoridade.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *