Estudo de Gênesis 17:7 – Comentado e Explicado

Faço aliança contigo e com tua posteridade, uma aliança eterna, de geração em geração, para que eu seja o teu Deus e o Deus de tua posteridade.
Gênesis 17:7

Comentário de Albert Barnes

A seguir, a parte espiritual da aliança aparece. “Ser um Deus para ti e para a tua descendência após ti.” Aqui encontramos Deus, no progresso do desenvolvimento humano, pela terceira vez lançando os fundamentos de uma aliança de graça com o homem. Ele lidou com Adão e Noé, e agora faz negócios com Abraão. “Uma aliança perpétua.” Esta aliança não falhará, uma vez que Deus a originou, apesar da instabilidade moral do homem. Embora ainda não possamos ver a possibilidade de cumprir a condição do lado do homem, ainda podemos ter certeza de que os propósitos de Deus de alguma forma serão realizados. A semente de Abraão acabará por abraçar toda a família humana em comunhão com Deus.

Comentário de Adam Clarke

Uma aliança eterna – ???? ???? berith olam . Veja nota em Gênesis 13:15 . Aqui a palavra olam é usada em seu próprio significado, como provam as palavras imediatamente a seguir: ser um Deus para ti e tua semente após ti; pois, como a alma deve durar para sempre, assim permanecerá eternamente necessitando do poder e energia de apoio de Deus; e como o reinado da dispensação do Evangelho durará enquanto durar o sol e a lua, e suas conseqüências eternas, o convênio deve estar no qual eles se baseiam.

Comentário de John Calvin

7. E tua semente depois de ti Não há dúvida de que o Senhor distingue a raça de Abraão do resto do mundo. Agora devemos ver quais pessoas ele pretende. Agora são enganados quem pensa que somente seus eleitos são aqui apontados; e que todos os fiéis são compreendidos indiscriminadamente; de ??qualquer pessoa, de acordo com a carne, eles descendem. Pois, pelo contrário, as Escrituras declaram que a raça de Abraão, por descendência linear, foi peculiarmente aceita por Deus. E é a doutrina evidente de Paulo a respeito dos descendentes naturais de Abraão, que são ramos sagrados que procederam de uma raiz santa ( Romanos 11:16 .) E para que ninguém restrinja essa afirmação às sombras da lei, ou deveria evitá-lo por alegoria, ele declara expressamente em outro lugar, que Cristo passou a ser ministro da circuncisão ( Romanos 15: 8 ). Portanto, nada é mais certo do que Deus ter feito sua aliança com os filhos de Abraão que eram naturalmente nascer dele. Se alguém objeta, que essa opinião não concorda com a anterior, na qual dissemos que são contados como filhos de Abraão, que pela fé estão embutidos em seu corpo, formam uma família; a diferença é facilmente conciliada, estabelecendo certos graus distintos de adoção, que podem ser coletados em várias passagens das Escrituras. No começo, antes dessa aliança, a condição de todo o mundo era a mesma. Mas assim que foi dito: ‘Eu serei um Deus para ti e para a tua descendência após ti’, a Igreja foi separada de outras nações; assim como na criação do mundo, a luz emergiu da escuridão. Então o povo de Israel foi recebido, como o rebanho de Deus, em seu próprio rebanho: as outras nações vagaram, como animais selvagens, por montanhas, bosques e desertos. Visto que essa dignidade, na qual os filhos de Abraão superavam outras nações, dependia apenas da palavra de Deus, a adoção gratuita de Deus pertence a todos em comum. Pois, se Paulo priva os gentios de Deus e da vida eterna, por serem estrangeiros da aliança ( Efésios 4:18 ), segue-se que todos os israelitas eram da casa da Igreja e filhos de Deus, e herdeiros da vida eterna. E embora fosse pela graça de Deus, e não por natureza, que eles superassem os gentios; e embora a herança no reino de Deus lhes chegasse por promessa, e não por descendência carnal; no entanto, às vezes se diz que diferem por natureza do resto do mundo. Na Epístola aos Gálatas ( Gálatas 2:15 ), e em outros lugares, Paulo os chama de santos ‘por natureza’, porque Deus estava disposto a que sua graça caísse, (406) por uma sucessão contínua, a toda a semente. Nesse sentido, aqueles que eram incrédulos entre os judeus ainda são chamados de filhos do reino celestial por Cristo. ( Mateus 8:12 .) O que São Paulo diz também não contradiz isso; a saber, que nem todos os que são de Abraão devem ser considerados filhos legítimos; porque eles não são filhos da promessa, mas apenas da carne. ( Romanos 9: 8. ) Pois ali, a promessa geralmente não é aceita para aquela palavra externa, pela qual Deus conferiu seu favor tanto aos réprobos quanto aos eleitos; mas deve restringir-se àquele chamado eficaz, que ele sela interiormente por seu Espírito. E que este é o caso, é provado sem dificuldade; pois a promessa pela qual o Senhor os adotara todos como filhos era comum a todos: e nessa promessa não se pode negar que a salvação eterna foi oferecida a todos. Qual, portanto, pode ser o significado de Paulo, quando ele nega que certas pessoas têm o direito de serem contadas entre os filhos, exceto que ele não está mais argumentando sobre a graça oferecida externamente, mas sobre aquela da qual somente os eleitos participam efetivamente? Aqui, então, uma dupla classe de filhos se apresenta para nós, na Igreja; pois desde que todo o corpo do povo está reunido no rebanho de Deus, por uma única e mesma voz, todas sem exceção, são, neste aspecto, filhos contabilizados; o nome da Igreja é aplicável em comum a todos eles: mas no santuário mais íntimo de Deus, nenhum outro é considerado filho de Deus, além daqueles em quem a promessa é ratificada pela fé. E embora essa diferença flua da fonte da eleição gratuita, de onde também a própria fé brota; todavia, uma vez que o conselho de Deus em si está escondido de nós, distinguimos, portanto, o verdadeiro dos filhos espúrios, pelas respectivas marcas de fé e de descrença. Esse método e dispensação continuaram até a promulgação do evangelho; mas então o muro do meio foi derrubado ( Efésios 2:14 ), e Deus fez os gentios iguais aos descendentes naturais de Abraão. Essa foi a renovação do mundo, pela qual eles, que antes eram estranhos, começaram a ser chamados filhos. Contudo, sempre que é feita uma comparação entre judeus e gentios, a herança da vida é atribuída aos primeiros, como legalmente pertencentes a eles; mas para o último, é dito ser adventício. Enquanto isso, o oráculo foi cumprido, no qual Deus promete que Abraão deve ser o pai de muitas nações. Pois enquanto anteriormente, os filhos naturais de Abraão foram sucedidos por seus descendentes em sucessão contínua, e a bênção que começou com ele fluiu para seus filhos; a vinda de Cristo, invertendo a ordem original, introduziu em sua família aqueles que antes estavam separados de sua semente: finalmente os judeus foram expulsos (exceto que uma semente oculta da eleição permaneceu entre eles), a fim de que o o resto pode ser salvo. Era necessário que essas coisas relativas à semente de Abraão fossem declaradas uma vez, para que pudessem nos abrir uma introdução fácil ao que se segue.

Em suas gerações Essa sucessão de gerações prova claramente que a posteridade de Abraão foi levada para a Igreja, de maneira que lhes pudessem nascer filhos, que deveriam ser herdeiros da mesma graça. Dessa maneira, a aliança é chamada perpétua, durando até a renovação do mundo; que ocorreu no advento de Cristo. Concordo, de fato, que o pacto foi sem fim e que, com propriedade, possa ser chamado eterno, no que diz respeito a toda a Igreja; deve, no entanto, permanecer sempre como um ponto estabelecido, que a sucessão regular de eras foi parcialmente quebrada e parcialmente alterada pela vinda de Cristo, porque o muro do meio foi derrubado e os filhos, por natureza, foram, por fim, deserdados. , Abraão começou a ter uma raça associada a si mesmo de todas as regiões do mundo.

Ser um Deus para ti Nesta única palavra, somos claramente ensinados que essa era uma aliança espiritual, não confirmada em referência apenas à vida presente; mas alguém a partir do qual Abraão possa conceber a esperança de salvação eterna, para que, sendo elevado ao céu, ele possa se apossar de uma felicidade sólida e perfeita. Para aqueles que Deus adota para si mesmo, dentre um povo – visto que ele os faz participantes de sua justiça e de todas as coisas boas – ele também constitui herdeiros da vida celestial. Vamos então marcar isso como a parte principal da aliança, que Aquele que é o Deus dos vivos, não dos mortos, promete ser um Deus para os filhos de Abraão. Segue-se depois, no caminho do aumento da concessão, que ele prometeu dar-lhes a terra. Confesso, de fato, que algo maior e mais excelente que ele próprio foi sombreado pela terra de Canaã; no entanto, isso não está em desacordo com a afirmação de que a promessa feita agora era uma adesão àquela primária: ‘Eu serei o teu Deus’. Agora, embora Deus afirme novamente, como antes, que Ele dará a terra ao próprio Abraão, sabemos, no entanto, que Abraão nunca teve domínio sobre ela; mas o homem santo estava contente apenas com seu título, embora a posse dele não lhe fosse concedida; e, portanto, ele passou calmamente de sua peregrinação terrestre ao céu. Deus novamente repete que Ele será um Deus para a posteridade de Abraão, para que eles não se estabeleçam na terra, mas que se considerem treinados para coisas mais elevadas.

Comentário de Joseph Benson

Gênesis 17: 7 . E estabelecerei minha aliança – Não deve ser alterada ou revogada; não somente contigo, então ele morreria contigo; mas com tua semente depois de ti – Especialmente tua semente espiritual. É eterno no significado evangélico, desde os eternos conselhos até as eternas consequências. Esta é uma aliança de exceder grandes e preciosas promessas. Aqui estão dois que de fato são todos suficientes: um é que Deus seria um Deus para ele e sua semente. Todos os privilégios da aliança, todas as suas alegrias e todas as suas esperanças são resumidas nisso. Um homem não precisa mais do que isso para fazê-lo feliz. O que Deus é ele mesmo, que ele será para o seu povo: sabedoria para guiá-lo e aconselhá-lo, poder para protegê-lo e apoiá-lo, bondade para supri-lo e confortá-lo; o que os fiéis adoradores podem esperar do Deus que eles servem, os crentes encontrarão em Deus como deles. Isso é suficiente, mas nem tudo: o outro é, –

Comentário de John Wesley

E estabelecerei minha aliança entre mim e ti e a tua semente após ti nas suas gerações, para uma aliança eterna, para ser um Deus para ti e para a tua semente após ti.

E estabelecerei minha aliança – Não deve ser alterada ou revogada; não somente contigo, então ele morreria contigo, mas com a tua descendência após ti; e não é apenas tua semente segundo a carne, mas tua semente espiritual. É eterno no significado evangélico disso. A aliança da graça é eterna; é da eternidade nos seus conselhos e eterna nas suas consequências; e a administração externa dela é transmitida, com o selo dela, à semente dos crentes, e a administração interna dela pelo Espírito à semente de Cristo em todas as épocas. Esta é uma aliança de exceder grandes e preciosas promessas. Aqui estão dois que de fato são todos suficientes, que Deus seria o Deus deles. Todos os privilégios da aliança, todas as suas alegrias e todas as suas esperanças são resumidas nisso. Um homem não precisa mais do que isso para fazê-lo feliz. O que Deus é ele mesmo, que ele será para o seu povo: sabedoria para guiá-lo e aconselhá-lo, poder para protegê-lo e apoiá-lo, bondade para supri-lo e confortá-lo; o que os fiéis adoradores podem esperar do Deus que eles servem, os crentes encontrarão em Deus como deles. Isso é suficiente, mas nem tudo.

Referências Cruzadas

Gênesis 15:18 – Naquele dia o Senhor fez a seguinte aliança com Abrão: “Aos seus descendentes dei esta terra, desde o ribeiro do Egito até o grande rio, o Eufrates:

Gênesis 26:24 – Naquela noite, o Senhor lhe apareceu e disse: “Eu sou o Deus de seu pai Abraão. Não tema, porque estou com você; eu o abençoarei e multiplicarei os seus descendentes por amor ao meu servo Abraão”.

Gênesis 28:13 – Ao lado dele estava o Senhor, que lhe disse: “Eu sou o Senhor, o Deus de seu pai Abraão e o Deus de Isaque. Darei a você e a seus descendentes a terra na qual você está deitado.

Exodo 3:6 – Disse ainda: “Eu sou o Deus de seu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó”. Então Moisés cobriu o rosto, pois teve medo de olhar para Deus.

Exodo 3:15 – Disse também Deus a Moisés: “Diga aos israelitas: O Senhor, o Deus dos seus antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó, enviou-me a vocês. Esse é o meu nome para sempre, nome pelo qual serei lembrado de geração em geração.

Exodo 6:4 – Depois estabeleci com eles a minha aliança para dar-lhes a terra de Canaã, terra onde viveram como estrangeiros.

Exodo 19:5 – Agora, se me obedecerem fielmente e guardarem a minha aliança, vocês serão o meu tesouro pessoal dentre todas as nações. Embora toda a terra seja minha,

Levítico 26:12 – Andarei entre vocês e serei o seu Deus, e vocês serão o meu povo.

Salmos 81:10 – Eu sou o Senhor, o seu Deus, que o tirei da terra do Egito. Abra a sua boca, e eu o alimentarei.

Salmos 105:8 – Ele se lembra para sempre da sua aliança, por mil gerações, da palavra que ordenou,

Ezequiel 28:26 – Eles viverão ali em segurança, construirão casas e plantarão vinhas; viverão em segurança quando eu castigar todos os seus vizinhos que lhes fizeram mal. Então eles saberão que eu sou o Senhor, o seu Deus’ “.

Miquéias 7:20 – Mostrarás fidelidade a Jacó, e bondade a Abraão, conforme prometeste sob juramento aos nossos antepassados, na antigüidade.

Mateus 22:32 – ‘Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó’? Ele não é Deus de mortos, mas de vivos! “

Marcos 10:14 – Quando Jesus viu isso, ficou indignado e lhes disse: “Deixem vir a mim as crianças, não as impeçam; pois o Reino de Deus pertence aos que são semelhantes a elas.

Lucas 1:54 – Ajudou a seu servo Israel, lembrando-se da sua misericórdia

Lucas 1:72 – para mostrar sua misericórdia aos nossos antepassados e lembrar sua santa aliança,

Atos dos Apóstolos 2:39 – Pois a promessa é para vocês, para os seus filhos e para todos os que estão longe, para todos quantos o Senhor, o nosso Deus chamar”.

Romanos 9:4 – o povo de Israel. Deles é a adoção de filhos; deles é a glória divina, as alianças, a concessão da lei, a adoração no templo e as promessas.

Romanos 9:7 – Nem por serem descendentes de Abraão passaram todos a ser filhos de Abraão. Pelo contrário: “Por meio de Isaque a sua descendência será considerada”.

Romanos 9:8 – Noutras palavras, não são os filhos naturais que são filhos de Deus, mas os filhos da promessa é que são considerados descendência de Abraão.

Gálatas 3:17 – Quero dizer isto: A lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, não anula a aliança previamente estabelecida por Deus, de modo que venha a invalidar a promessa.

Efésios 2:2 – nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência.

Hebreus 8:10 – “Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias”, declara o Senhor. “Porei minhas leis em suas mentes e as escreverei em seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo.

Hebreus 11:16 – Em vez disso, esperavam eles uma pátria melhor, isto é, a pátria celestial. Por essa razão Deus não se envergonha de ser chamado o Deus deles, pois preparou-lhes uma cidade.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *