Estudo de Salmos 81:10 – Comentado e Explicado

Sou eu, o Senhor, teu Deus, eu que te retirei do Egito; basta abrires a boca e te satisfarei.
Salmos 81:10

Comentário de Albert Barnes

Eu sou o Senhor teu Deus … – Veja Êxodo 20: 2 . O significado é: “Eu sou o Senhor, esse Deus; que Deus seja adorado e honrado por ti; Eu sou apenas teu Deus, e nenhum outro deus deve ser reconhecido ou reconhecido por ti. O fundamento da reivindicação de serviço e devoção exclusivos está aqui no fato de que ele os havia tirado da terra do Egito. Literalmente, os fez subir ou subir a partir dessa terra. A alegação assim afirmada parece dupla:

(a) que, ao fazer isso, ele havia mostrado que era Deus, ou que havia realizado uma obra que ninguém, exceto Deus, poderia realizar e, assim, mostrou sua existência e poder; e

(b) que por isso ele os sujeitou a obrigações especiais, na medida em que deviam tudo o que tinham – sua existência e liberdade nacionais – inteiramente a ele.

Abra bem a boca, e eu a preencherei – Possivelmente uma alusão a pássaros jovens, quando alimentados pelo pássaro-pai. O significado aqui é: “Eu posso suprir amplamente todas as suas necessidades. Você não precisa ir a outros deuses – os deuses de outras terras – como se houvesse alguma deficiência em meu poder ou recursos; como se eu não fosse capaz de atender às suas necessidades. Todas as suas necessidades eu posso atender. Pergunte o que você precisa – o que você quer; venham a mim e façam qualquer pedido com referência a si mesmos como indivíduos ou como nação – a esta vida ou a vida futura – e você encontrará em mim todo suprimento abundante para todas as suas necessidades, e uma vontade de abençoá-lo de acordo com a minha Recursos.” O que é dito aqui dos hebreus pode ser dito do povo de Deus em todos os momentos. Não há falta de nossa natureza – de nossos corpos ou de nossas almas; um desejo referente a esta vida ou à vida futura – a nós mesmos, às nossas famílias, aos nossos amigos, à igreja ou ao nosso país – que Deus não é capaz de encontrar; e não há uma necessidade real em nenhum desses aspectos que ele não esteja disposto a atender. Por que, então, seu povo deveria sempre buscar a felicidade nos “elementos fracos e miseráveis ??do mundo” (compare as notas em Gálatas 4: 9 ), como se Deus não pudesse satisfazê-los? Por que eles deveriam buscar a felicidade em divertimentos vãos, ou em prazeres sensuais, como se Deus não pudesse, ou não quisesse, suprir as reais necessidades de suas almas?

Comentário de Thomas Coke

Salmos 81:10 . Abra bem a sua boca, etc. – ou seja, “satisfarei os seus desejos, sejam eles muito grandes. Sê fiel a mim e encher-te-ei de bênçãos em profusão”. O Chaldee lê: Abre a tua boca às palavras da lei, e eu a encherei de tudo o que é bom. Houbigant a processa, que alargou a tua boca, ea encheu.

Comentário de E.W. Bullinger

o SENHOR teu Deus. Hebraico. Jeová. teu Elohim. App-4. O título do legislador.

Comentário de Adam Clarke

Abra bem a sua boca – Deixe seus desejos serem sempre tão extensos, eu os gratificarei se você for fiel a mim. Não lhe falta nenhuma coisa boa.

Comentário de John Calvin

10. Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito; abre bem a tua boca. Deus, ao mencionar a libertação que ele havia feito para o povo, pôs um freio naqueles a quem ele havia tomado sob sua proteção, pelos quais ele poderia mantê-los amarrados ao seu serviço; e agora ele os assegura que, com respeito ao tempo vindouro, ele possuía um suprimento abundante de todas as bênçãos com as quais poderia preencher e satisfazer seus desejos. Os três argumentos que ele emprega para induzir os israelitas a aderirem exclusivamente a ele, e pelos quais ele mostra a eles quão ímpios e impiedosos eles agiriam ao se afastarem dele e ao recorrerem a deuses estranhos, merecem atenção especial. A primeira é que ele é Jeová. Pela palavra Jeová, ele afirma suas reivindicações como Deus por natureza, e declara que está além do poder do homem criar novos deuses. Quando ele diz que eu sou Jeová, o pronome eu é enfático. Os egípcios, sem dúvida, fingiram adorar o Criador do céu e da terra; mas seu desprezo pelo Deus de Israel os convenceu claramente de falsidade. Sempre que os homens se afastam dEle, adornam os ídolos de sua própria invenção com Seus despojos, quaisquer que sejam os pretextos ilusórios pelos quais tentam se defender. Depois de afirmar que ele é Jeová, ele prova sua Divindade pelo efeito e pela experiência – pela evidência clara e irrefragável disso ao libertar seu povo do Egito e, principalmente, ao realizar naquele momento a promessa que havia feito. para os pais. Este é o seu segundo argumento. O poder que foi exibido naquela ocasião não deveria ter sido contemplado separadamente, uma vez que dependia da aliança, que muito antes de ele ter entrado com Abraão. Por essa libertação, ele deu uma prova não menos de sua veracidade do que de seu poder, e assim reivindicou o louvor que lhe era devido. O terceiro argumento é que ele se oferece ao povo no futuro; assegurando-lhes que, desde que continuem a perseverar na fé, ele será o mesmo para os filhos como os pais o experimentaram, sua bondade sendo inesgotável: Abra bem a boca, e eu a preencherei. Pela expressão aberta, ele tacitamente condena os pontos de vista e desejos contratados que obstruem o exercício de sua beneficência. “Se as pessoas estão em penúria”, podemos supor que ele diga, “a culpa deve ser inteiramente atribuída a si mesmas, porque sua capacidade não é grande o suficiente para receber as bênçãos de que precisam; ou melhor, porque por sua descrença eles rejeitam as bênçãos que fluiriam espontaneamente sobre eles. ” Ele não apenas pede que eles abram a boca, mas amplia ainda mais a abundância de sua graça, sugerindo que, por mais amplos que sejam nossos desejos, não haverá mais nada que seja necessário para nos proporcionar plena satisfação. Daí se segue que a razão pela qual as bênçãos de Deus caem sobre nós de maneira poupadora e esbelta é porque nossa boca é muito estreita; e a razão pela qual os outros estão vazios e famintos é, porque eles mantêm a boca completamente fechada. A maioria da humanidade, por repulsa, orgulho ou loucura, recusa todas as bênçãos que lhes são oferecidas do céu. Outros, embora não os rejeitem completamente, ainda que com dificuldade consigam apenas algumas pequenas gotas, porque sua fé é tão estreita que os impede de receber um suprimento abundante. É uma prova muito manifesta da depravação da humanidade, quando eles não desejam conhecer a Deus, a fim de poder abraçá-lo e quando estão igualmente pouco inclinados a ficar satisfeitos com ele. Ele, sem dúvida, aqui exige ser adorado por serviços externos; mas ele não atribui nenhum valor ao nome simples da Deidade – pois sua majestade não consiste em duas ou três sílabas. Ele prefere olhar para o que o nome importa, e solicita que nossa esperança não seja retirada dele para outros objetos, ou que os elogios à justiça, salvação e todas as bênçãos não possam ser transferidos dele para outro. Ao chamar a si mesmo pelo nome de Jeová, ele reivindica a Divindade exclusivamente para si, com base em que possui uma plenitude de todas as bênçãos com as quais pode nos satisfazer e encher.

Comentário de John Wesley

Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito; abre bem a tua boca, e eu a encherei.

Ampla – Ou para orar por misericórdias, ou para receber as misericórdias que estou pronto para lhe dar.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *