Estudo de Êxodo 3:15 – Comentado e Explicado

Deus disse ainda a Moisés: "Assim falarás aos israelitas: É JAVÉ, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó, quem me envia junto de vós. Este é o meu nome para sempre, e é assim que me chamarão de geração em geração".
Êxodo 3:15

Comentário de Albert Barnes

O Senhor Deus … – Melhor, Jeová Deus de seus pais, Deus de Abraão, Deus de Isaac e Deus de Jacó. Corresponde exatamente ao versículo anterior, sendo as palavras “eu sou” e “Jeová” (Yahweh) equivalentes. Esse nome atendeu a todos os requisitos de Moisés, envolvendo uma promessa dupla de realização; as promessas de benefícios antigos e de uma nova manifestação.

Nome … memorial – O nome significa aquilo pelo qual Deus se faz conhecido, o memorial pelo qual Seu povo O adora.

Comentário de Thomas Coke

Êxodo 3:15 . Este é o meu nome, etc. – JEOVÁ, em conseqüência disso, sempre foi mantido entre os judeus, como o nome peculiar e distintivo de seu Deus. E como Deus era peculiarmente o Deus de Abraão, Isaque e Jacó, e da nação judaica; como ele os separou apenas para si mesmo, para o grande fim de trazer o futuro SALVADOR ao mundo; como toda a história mosaica, ou seja, e todos os livros do Antigo Testamento, levam apenas a esse grande ponto e preparam o caminho para a vinda do Messias: há toda a razão no mundo para acreditar que esse nome incomunicável de JEOVÁ refere-se absolutamente àquela libertação e salvação que o FILHO de DEUS poderia e fez perfeito; e não à natureza e essência gerais de DEUS. E é muito observável no versículo seguinte, Êxodo 3:16 que, depois que Deus deu a Moisés uma designação tão marcante de si mesmo, ele imediatamente o enviou a Israel, para lembrá-los, particularmente, da aliança com a qual ele havia firmado. seus pais: qual aliança, e não a essência imediata de Deus, era sua esperança e certeza, e que, como vimos muitas vezes, era dupla; consistindo na promessa da terra de Canaã e do Messias, a semente de Abraão.

REFLEXÕES. – Moisés começa com a proposta de Deus.

1. Ele alega sua insuficiência para a tarefa, talvez por humildade. Altamente qualificado como homem, pode ser ministrar diante do Senhor, pensamentos humildes se tornam ele. Quem é suficiente para essas coisas? Talvez por medo. O ensaio foi perigoso, e ele deve colocar sua vida em suas mãos. O medo do homem é um grande obstáculo à obra de Deus.

2. Deus silencia sua objeção e promete sucesso. Se Deus estiver conosco, nossa fraqueza se tornará força, nossa sabedoria estúpida e toda montanha de dificuldades será nivelada como uma planície; nem podemos falhar em ter sucesso sob esse líder.

3. Moisés pede mais instruções para seus procedimentos. Ele esperava que o invocassem para provar sua missão e quem o enviou. Nota; Não devemos correr sem a nossa mensagem. Aqueles que devem falar por Deus precisam indagar com sinceridade a Sua palavra, para que possam dar uma resposta a todo aquele que pede uma razão da esperança que há neles.

4. A satisfação que ele recebe. Deus é o grande Eu sou, auto-existente, fiel às suas promessas e todo o suficiente para cumpri-las. Ele é Deus de seus pais; e eles devem se lembrar da aliança, pela qual estavam interessados ??por seus pais: considerações admiravelmente adequadas para envolver sua dependência dele e prepará-las para receber seu Grande Libertador. Nota; A lembrança do que Deus é para o povo da aliança é o grande motivo para ouvi-lo, confiar nele, amá-lo e segui-lo.

Comentário de Adam Clarke

Este é o meu nome para sempre – O nome aqui mencionado é aquele que precede imediatamente, ????? ???? Yehová Elohim , que traduzimos o Senhor Deus, o nome pelo qual Deus era conhecido desde a criação do mundo (ver Gênesis 2: 4 ;). e o nome pelo qual ele é conhecido entre as mesmas pessoas até os dias atuais. Até os pagãos conheciam esse nome do Deus verdadeiro; e, portanto, do nosso ???? Yehová formaram Jao, Jeve e Jove; para que a palavra seja literalmente cumprida: Este é o meu memorial a todas as gerações. Veja a nota de Clarke sobre a palavra Elohim, Gênesis 1: 1 ; (Nota). Para ser auto-existente e eterno, devem ser atributos de Deus para sempre, não se segue que o ???? leolam , para sempre, no texto significa eternidade? “Este é o meu nome para a eternidade – e meu memorial”, ?? ??? ledor dor , “para todas as gerações seguintes.” Enquanto as gerações humanas continuarem, ele será chamado Deus de Abraão, Deus de Isaac e Deus de Jacó; mas quando não houver mais tempo, ele será Jeová Elohim. Portanto, a primeira expressão se refere à sua existência eterna, a última à descoberta que ele deve fazer de si mesmo enquanto o tempo durar. Veja Gênesis 21:33 . Diodoro Siculus diz que “entre os judeus, é relatado que Moisés recebeu suas leis do Deus chamado Jao “; ?a? , isto é, Jeue, Jove ou Jeve; pois de todas essas maneiras a palavra ???? Yehová pode ser pronunciada; e assim vi em monumentos egípcios. Veja Diod., Lib. l., c. xciv.

Comentário de John Calvin

15. E Deus disse ainda. Deus novamente assume seu nome retirado da aliança que havia feito com Abraão e sua posteridade, para que os israelitas saibam que não se enganam em um Deus incerto, desde que não se afastem da religião de seus pais; pois como os soldados se reúnem em torno de seu estandarte para manter a ordem de suas fileiras, ele ordena que olhem para trás para a graça especial de sua adoção e saibam que eles são um povo eleito por Deus, porque são filhos de Abraão. Ele os limita dentro desses limites, para que não perambulem em busca de Deus. Pois sabemos que quaisquer que fossem as opiniões dos gentios quanto à Deidade, não estavam apenas enredadas em muitos erros, mas também ambíguas, de modo que estavam sempre vacilando em relação a eles. Deus exige outro tipo de religião de seu povo, da certeza de que seus corações podem depender. Além disso, sua longa permanência na terra do Egito, embora não tivesse destruído o conhecimento do verdadeiro Deus, obscurecera muito a luz da revelação que seus pais possuíam. E, novamente, a promessa pode parecer obsoleta, quando eles não receberam assistência, enquanto dominados por um abismo de miséria; e, com base nisso, a fé recebida de seus pais, sem dúvida, esfriou. Portanto, para que possam aprender a repousar sobre ele, ele se chama o Deus de seus pais e declara que, por esse título, ele será celebrado para sempre; pois não posso consentir em referir isso à expressão anterior: “Eu sou o que sou”, uma vez que o contexto não o admite. Portanto, pode-se inferir o amor incomparável de Deus por seu povo escolhido, porque ele havia passado por todas as nações da terra e se apegara a elas sozinho. Mas devemos lembrar que, embora fosse honroso para Abraão e os patriarcas que Deus tirasse seu nome deles, ainda assim, o objetivo principal disso era confirmar a verdade de sua promessa. Pode haver uma aparente incongruência em dizer: “este é o meu memorial para todas as gerações”, porque um memorial muito mais excelente conseguiu a pessoa de nosso Senhor Jesus Cristo; mas minha resposta é que, uma vez que, na vinda de Cristo, a verdade da aliança feita com Abraão foi revelada e demonstrada ser firme e infalível, sua memória foi mais renovada do que destruída; e que assim ainda sobrevive e floresce no Evangelho, uma vez que Abraão até agora deixa de não ser o pai dos fiéis, sob a mesma Cabeça. Concluímos que Deus não seria mencionado na Terra, sem que aparecessem os efeitos de sua adoção gratuita, pelos quais se pode provar que é fiel e verdadeiro.

Comentário de Joseph Benson

Êxodo 3:15 . Deus será conhecido, 2d, por um nome que fala o que ele é para o seu povo. Para que eles não entendam o nome EU SOU, Moisés é instruído a usar outro nome de Deus mais familiar para eles. O Senhor Deus de seus pais me enviou a você – Assim Deus se fez conhecido, para que pudesse reviver entre eles a religião de seus pais, que estava muito deteriorada e quase perdida. E, para que ele possa elevar suas expectativas quanto à rápida execução das promessas feitas a seus pais, Abraão, Isaac e Jacó são particularmente nomeados, porque com Abraão a aliança foi feita pela primeira vez e com Isaac e Jacó freqüentemente expressamente renovados, e estes três foram distinguidos de seus irmãos e escolhidos para serem os curadores da aliança. Esse Deus terá que ser o seu nome para sempre, e tem sido, é e será o seu nome, pelo qual seus adoradores o conhecem e o distinguem de todos os deuses falsos.

Comentário de John Wesley

Disse mais Deus a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O Senhor Deus de seus pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó, me enviou a você; este é o meu nome para sempre, e este é o meu memorial para todas as gerações.

O Senhor Deus de nossos pais me enviou a você – Assim Deus se fez conhecido, para que pudesse reviver entre eles a religião de seus pais, que estava muito deteriorada e quase perdida. E que ele possa elevar suas expectativas quanto à rápida execução das promessas feitas a seus pais: Abraão, Isaac e Jacó são particularmente nomeados, porque com Abraão a aliança foi feita pela primeira vez e com Isaac e Jacó expressamente renovados, e esses três foram distinguidos de seus irmãos e escolhidos para serem os curadores da aliança. Esse Deus terá que ser o seu nome para sempre, e tem sido, é e será o seu nome, pelo qual seus adoradores o conhecem e o distinguem de todos os deuses falsos.

Referências Cruzadas

Gênesis 2:2 – No sétimo dia Deus já havia concluído a obra que realizara, e nesse dia descansou.

Gênesis 17:7 – Estabelecerei a minha aliança como aliança eterna entre mim e você e os seus futuros descendentes, para ser o seu Deus e o Deus dos seus descendentes.

Exodo 3:6 – Disse ainda: “Eu sou o Deus de seu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó”. Então Moisés cobriu o rosto, pois teve medo de olhar para Deus.

Exodo 4:5 – E disse o Senhor: “Isso é para que eles acreditem que o Deus dos seus antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó, apareceu a você”.

Deuteronômio 1:11 – Que o Senhor, o Deus dos seus antepassados, os multiplique mil vezes mais e os abençoe, conforme lhes prometeu!

Deuteronômio 1:35 – “Ninguém desta geração má verá a boa terra que jurei dar aos seus antepassados,

Deuteronômio 4:1 – E agora, ó Israel, ouça os decretos e as leis que lhes estou ensinando a cumprir, para que vivam e tomem posse da terra, que o Senhor, o Deus dos seus antepassados, dá a vocês.

2 Crônicas 28:9 – Mas um profeta do Senhor, chamado Odede, estava em Samaria e saiu ao encontro do exército. Ele lhes disse: “Estando irado contra Judá, o Senhor, o Deus dos seus antepassados, entregou-os nas mãos de vocês. Mas a fúria com que vocês os mataram chegou aos céus.

Salmos 72:17 – Permaneça para sempre o seu nome e dure a sua fama enquanto o sol brilhar. Sejam abençoadas todas as nações por meio dele, e que elas o chamem bendito.

Salmos 72:19 – Bendito seja o seu glorioso nome para sempre; encha-se toda a terra da sua glória. Amém e amém.

Salmos 102:12 – Tu, porém, Senhor, no trono reinarás para sempre; o teu nome será lembrado de geração em geração.

Salmos 135:13 – O teu nome, Senhor, permanece para sempre, a tua fama, Senhor, por todas as gerações!

Salmos 145:1 – Eu te exaltarei, meu Deus e meu rei; bendirei o teu nome para todo o sempre!

Isaías 9:6 – Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz.

Isaías 63:12 – que com o seu glorioso braço esteve à mão direita de Moisés, que dividiu as águas diante deles para alcançar renome eterno,

Oséias 12:5 – Sim, o próprio Senhor, o Deus dos Exércitos! Senhor é o nome pelo qual ficou famoso.

Miquéias 4:5 – Pois todas as nações andam, cada uma em nome dos seus deuses, mas nós andaremos no nome do Senhor, o nosso Deus, para todo o sempre.

Malaquias 3:6 – “De fato, eu, o Senhor, não mudo. Por isso vocês, descendentes de Jacó, não foram destruídos.

Mateus 22:32 – ‘Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó’? Ele não é Deus de mortos, mas de vivos! “

Atos dos Apóstolos 7:32 – ‘Eu sou o Deus dos seus antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó’. Moisés, tremendo de medo, não ousava olhar.

Hebreus 13:8 – Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *