Estudo de Salmos 145:1 – Comentado e Explicado

Louvor. De Davi. Ó meu Deus, meu rei, eu vos glorificarei, e bendirei o vosso nome pelos séculos dos séculos.
Salmos 145:1

Comentário de Albert Barnes

Eu te louvarei … – Eu te levantarei; Eu levantarei o teu nome e louvor, para que seja ouvido de longe.

E abençoarei o teu nome para todo o sempre – abençoarei ou te louvarei. Eu farei isso agora; Eu farei isso em todo o futuro. Eu farei isso a tempo; Eu farei isso na eternidade. Veja as notas no Salmo 30: 1 .

Comentário de Thomas Coke

Salmos 145.

Davi louva a Deus por sua fama, por sua bondade, por seu reino, por sua providência e por sua misericórdia salvadora.

Salmo de Davi de louvor.

Título. ???? ???? tehillah ledavid. Pensa-se que Davi compôs esse hino admirável, depois de obter esses favores de Deus para si e para a nação que ele implora no salmo anterior; no versículo 9, do qual é imaginado por alguns que ele promete esse salmo; sobre o que muitos dos hebreus antigos costumavam dizer (demais no espírito farisaico): “Ele não poderia deixar de ser um filho do mundo vindouro, que deveria repetir esse salmo três vezes por dia”. É um cântico de louvor a Deus, no qual o autor amplia todos os seus atributos, e sua bondade particularmente, de tal maneira que seu povo e todo o corpo da humanidade, ele sugere, devem adorá-lo e homenageá-lo. . O salmo é do tipo alfabético e, portanto, nenhuma grande conexão é esperada nele. Veja a 24ª Preleção do Bispo Lowth.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 145: 1-4 . Eu te louvarei, meu Deus, ó rei – ou, meu Deus, o rei; denominado assim por meio de eminência; o rei dos reis, o Deus por quem reis reinam, e a quem eu e todos os outros reis devemos sujeição e obediência. Todos os dias te abençoarei – louvar a Deus deve ser nosso trabalho diário. Nenhum dia deve passar, embora nunca tão ocupado por um lado, ou triste por outro, sem ele. Devemos considerar isso o mais necessário de nossos negócios diários e o mais agradável de nossos confortos diários. Deus está todos os dias nos abençoando e nos fazendo o bem, e, portanto, há boas razões pelas quais devemos estar todos os dias abençoando-o e falando bem dele. Louvarei o teu nome para todo o sempre – Não apenas até o fim da minha vida neste mundo, mas por toda a eternidade no mundo vindouro. Grande é o Senhor – em seu ser, majestade e glória, e em todas as perfeições. Sua presença é infinita, seu poder irresistível, sua majestade terrível, sua soberania incontestável, seu domínio ilimitado, sua glória insuportável; portanto, não há disputa, mas grande é o Senhor e , se grande, deve ser grandemente louvado – Com tudo o que está dentro de nós, ao máximo de nosso poder, e com todas as circunstâncias de solenidade imagináveis. Sua grandeza de fato não pode ser compreendida; é insondável – mas é ainda mais louvável, pois não podemos compreender a profundidade nem discernir a altura dela. “A grandeza de Jeová”, diz o Dr. Horne, “se a consideramos relacionada à sua essência ou às suas obras, nunca deve ser totalmente compreendida por seus santos, cujo prazer é contemplar a largura, o comprimento e a profundidade. e altura; a extensão e duração de seu ser e seu reino, a profundidade de seus conselhos e a sublimidade de seu poder e glória. Estes são os assuntos inesgotáveis ??da meditação divina, transmitidos de uma era para outra. E como a grandeza de nosso Deus e Salvador não tem limites, assim seus louvores não terão fim; nem deve a voz do agradecimento cessar na igreja. Quando uma geração o derruba, outra deve aceitá-lo e prolongar a agradável tensão até que o sol e a lua retiram sua luz, e as estrelas se extinguem de seus orbes. ”

Comentário de E.W. Bullinger

Título. [Salmo] de Davi de louvor. Nenhum outro salmo com esse direito. Um salmo acróstico. Veja App-63.

Deus. Hebraico. Elohim. App-4.

nome. Veja nota no Salmo 20: 1 .

Comentário de Adam Clarke

Eu te exaltarei – eu te elevarei no alto, eu te levantarei.

Abençoarei o teu nome – ??? ????? leolam vaed , para todo o sempre, neste e no mundo vindouro. Esse tipo de expressão, que é muito difícil de traduzir, é no geral bem expresso por essas palavras, em um hino do Sr. Addison:

Por toda a eternidade para ti Uma canção alegre que eu levantarei

Mas oh, a eternidade é muito curta Para proferir todos os teus louvores!

Isso contém uma forte hipérbole; mas permitido em tais casos.

Comentário de John Calvin

1. Eu te exaltarei, meu Deus e meu rei . Davi não conta tanto o que ele faria, como incita todos os outros a este serviço religioso de oferecer a Deus os louvores devidos ao seu nome. O desígnio com o qual ele declara que Deus é benéfico para os filhos dos homens é, para induzi-los a cultivar uma gratidão piedosa, ele insiste na necessidade de perseverar no exercício; pois, como Deus é constante em estender misericórdias, seria altamente impróprio para nós desmaiar em seus louvores. Assim como ele dá ao seu povo um novo terreno para louvá-lo, ele os estimula à gratidão e a exercitá-lo durante todo o curso de sua vida. Ao usar o termo diariamente , ele denota perseverança no exercício. Depois, acrescenta, que se ele viver uma sucessão de eras, nunca deixará de agir dessa maneira. As repetições utilizadas tendem muito a dar ênfase à sua linguagem. Como é provável que o Salmo tenha sido escrito em uma época em que o reino de Davi estava em uma condição florescente, as circunstâncias merecem atenção: ao chamar Deus de seu rei, ele dá a si mesmo e a outros príncipes terrestres seu lugar apropriado, e não permite quaisquer distinções terrenas para interferir com a glória devida a Deus.

Isso se torna ainda mais manifesto no versículo a seguir, onde, ao falar da grandeza de Deus como incomensurável, ele sugere que só louvamos a Deus corretamente quando estamos cheios e sobrecarregados com uma admiração extática da imensidão de seu poder. Essa admiração formará a fonte da qual procederão nossos justos elogios a ele, de acordo com a medida de nossa capacidade.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *