Estudo de Gênesis 28:13 – Comentado e Explicado

que lhe dizia: "Eu sou o Senhor, o Deus de Abraão, teu pai e o Deus de Isaac; darei a ti e à tua descendência a terra em que estás deitado.
Gênesis 28:13

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 28:13 . O Senhor Jeová; a segunda Pessoa Divina, Aquele que sempre se manifestara aos Patriarcas. As palavras, a ti darei, e a tua semente, talvez possam ser lidas com tanta propriedade, a ti, até a tua semente : ver cap. Gênesis 13:15 . Nada pode ser concebido mais majestoso do que esta declaração, por parte do Todo-Poderoso; e para Jacob, nada poderia ser mais consolador e revigorante. A bênção dada a Jacó foi aplicada em tempos posteriores entre os judeus por aqueles que desejavam uma numerosa posteridade a qualquer um: “Deus te abençoe como ele abençoou Jacó e faça sua descendência como a dele”.

REFLEXÕES. – Temos aqui Jacó em sua jornada para a Síria. Noite se aproximando, ele se considera um alojamento. Observar,

1. Ele tinha uma cama dura e um travesseiro frio para descansar os ossos cansados; mas ele tinha a bênção de Deus e se importava com ele, e então ele poderia dormir em paz.

2. Seu sonho, sua visão sagrada, compensava todos os inconvenientes de sua hospedagem: Anfitriões Angélicos o vigiavam. Esses são os espíritos ministradores que, embora invisíveis, ainda ministram aos herdeiros da salvação. Ele havia deixado sua casa e seus amigos, mas Deus apareceu por ele, abaixou a escada da Graça e lhe abriu a porta do céu. Nota; Cristo é esta escada: ninguém vem ao Pai, senão por ele.

3. A promessa de Deus: uma confirmação para ele e sua semente da aliança feita a Abraão; além disso, garantia de proteção e provisão para onde quer que fosse. Nota; Se Deus é nosso guardião, nenhum perigo pode nos aproximar.

Comentário de Adam Clarke

Eu sou o Senhor Deus de Abraão – Aqui Deus lhe confirma as bênçãos de Abraão, pelas quais Isaque havia orado, Gênesis 28: 3 , Gênesis 28: 4 .

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 28:13 . O Senhor Jeová; a segunda Pessoa Divina, Aquele que sempre se manifestara aos Patriarcas. As palavras, a ti darei, e a tua semente, talvez possam ser lidas com tanta propriedade, a ti, até a tua semente : ver cap. Gênesis 13:15 . Nada pode ser concebido mais majestoso do que esta declaração, por parte do Todo-Poderoso; e para Jacob, nada poderia ser mais consolador e revigorante. A bênção dada a Jacó foi aplicada em tempos posteriores entre os judeus por aqueles que desejavam uma numerosa posteridade a qualquer um: “Deus te abençoe como ele abençoou Jacó e faça sua descendência como a dele”.

REFLEXÕES. – Temos aqui Jacó em sua jornada para a Síria. Noite se aproximando, ele se considera um alojamento. Observar,

1. Ele tinha uma cama dura e um travesseiro frio para descansar os ossos cansados; mas ele tinha a bênção de Deus e se importava com ele, e então ele poderia dormir em paz.

2. Seu sonho, sua visão sagrada, compensava todos os inconvenientes de sua hospedagem: Anfitriões Angélicos o vigiavam. Esses são os espíritos ministradores que, embora invisíveis, ainda ministram aos herdeiros da salvação. Ele havia deixado sua casa e seus amigos, mas Deus apareceu por ele, abaixou a escada da Graça e lhe abriu a porta do céu. Nota; Cristo é esta escada: ninguém vem ao Pai, senão por ele.

3. A promessa de Deus: uma confirmação para ele e sua semente da aliança feita a Abraão; além disso, garantia de proteção e provisão para onde quer que fosse. Nota; Se Deus é nosso guardião, nenhum perigo pode nos aproximar.

Comentário de John Calvin

13. Eu sou o Senhor Deus de Abraão . Este é o terceiro ponto que, eu disse, deveria ser notado: as visões mudas são frias; portanto, a palavra do Senhor é como a alma que os vivifica. A figura, portanto, da escada era o apêndice inferior dessa promessa; assim como Deus ilustra e adorna sua palavra por símbolos externos, para que maior clareza e autoridade possam ser acrescentadas a ela. De onde também provamos que os sacramentos no papado são frívolos, porque nenhuma voz é ouvida neles que possam edificar a alma. Podemos, portanto, observar que sempre que Deus se manifestava aos pais, ele também falava, para que uma visão muda não os tivesse mantido em suspense. Sob o nome de Jeová Deus ensina que ele é o único Criador do mundo, para que Jacó não busque outros deuses. Mas como sua majestade é incompreensível, ele se adapta à capacidade de seu servo, acrescentando imediatamente que ele é o Deus de Abraão e Isaque. Pois embora seja necessário sustentar que o Deus a quem adoramos é o único Deus; contudo, quando nossos sentidos aspiram à compreensão de sua grandeza, eles fracassam na primeira tentativa; devemos diligentemente cultivar a sobriedade que nos ensina a não querer saber mais a respeito dele do que ele nos revela; e então ele, acomodando-se à nossa fraqueza, de acordo com sua infinita bondade, ainda não omitirá nada que tenda a promover nossa salvação. E enquanto ele fez um pacto especial com Abraão e Isaque, proclamando-se Deus deles, ele recorda seu servo Jacó à verdadeira fonte de fé e o mantém também em seu pacto perpétuo. Este é o vínculo sagrado da religião, pelo qual todos os filhos de Deus se unem entre si, quando do primeiro ao último ouvem a mesma promessa de salvação e concordam juntos em uma esperança comum. E este é o efeito daquela bênção que Jacó havia recebido ultimamente de seu pai; porque Deus com sua própria boca o declara herdeiro da aliança, para que o mero testemunho do homem não seja considerado ilusório.

A terra sobre a qual tu lest . Lemos que a terra foi dada à sua posteridade; no entanto, ele próprio não era apenas um estranho até o fim, mas também não podia morrer ali. De onde deduzimos que, sob o penhor ou penhor da terra, algo melhor e mais excelente foi dado, visto que Abraão era um possuidor espiritual da terra e satisfeito com a mera contemplação dela, fixou sua principal consideração no céu. Podemos observar, no entanto, que a semente de Jacó é aqui colocada em oposição aos outros filhos de Abraão, que, segundo a carne, traçavam sua origem até ele, mas foram cortados do povo santo. Na época em que os filhos de Jacó entraram na terra de Canaã, eles tiveram a herança perpétua até a vinda de Cristo, por cujo advento o mundo foi renovado.

Referências Cruzadas

Gênesis 12:7 – O Senhor apareceu a Abrão e disse: “À sua descendência darei esta terra”. Abrão construiu ali um altar dedicado ao Senhor, que lhe havia aparecido.

Gênesis 13:15 – Toda a terra que você está vendo darei a você e à sua descendência para sempre.

Gênesis 15:1 – Depois dessas coisas o Senhor falou a Abrão numa visão: “Não tenha medo, Abrão! Eu sou o seu escudo; grande será a sua recompensa! “

Gênesis 17:6 – Eu o tornarei extremamente prolífero; de você farei nações e de você procederão reis.

Gênesis 26:24 – Naquela noite, o Senhor lhe apareceu e disse: “Eu sou o Deus de seu pai Abraão. Não tema, porque estou com você; eu o abençoarei e multiplicarei os seus descendentes por amor ao meu servo Abraão”.

Gênesis 28:4 – Que ele dê a você e a seus descendentes a bênção de Abraão, para que você tome posse da terra na qual vive como estrangeiro, a terra dada por Deus a Abraão”.

Gênesis 31:42 – Se o Deus de meu pai, o Deus de Abraão, o Temor de Isaque, não estivesse comigo, certamente você me despediria de mãos vazias. Mas Deus viu o meu sofrimento e o trabalho das minhas mãos e, na noite passada, ele manifestou a sua decisão”.

Gênesis 32:9 – Então Jacó orou: “Ó Deus de meu pai Abraão, Deus de meu pai Isaque, ó Senhor que me disseste: ‘Volte para a sua terra e para os seus parentes e eu o farei prosperar’;

Gênesis 35:1 – Deus disse a Jacó: “Suba a Betel e se estabeleça lá, e faça um altar ao Deus que lhe apareceu quando você fugia do seu irmão Esaú”.

Gênesis 35:6 – Jacó e todos os que com ele estavam chegaram a Luz, que é Betel, na terra de Canaã.

Gênesis 35:12 – A terra que dei a Abraão e a Isaque, dou a você; e também aos seus futuros descendentes darei esta terra”.

Gênesis 35:15 – Jacó deu o nome de Betel ao lugar onde Deus tinha falado com ele.

Gênesis 35:17 – E, enquanto padecia muito, tentando dar à luz, a parteira lhe disse: “Não tenha medo, pois você ainda terá outro menino”.

Gênesis 46:3 – “Eu sou Deus, o Deus de seu pai”, disse ele. “Não tenha medo de descer ao Egito, porque lá farei de você uma grande nação.

Gênesis 48:3 – Então disse Jacó a José: “O Deus Todo-poderoso apareceu-me em Luz, na terra de Canaã, e ali me abençoou,

Exodo 3:6 – Disse ainda: “Eu sou o Deus de seu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó”. Então Moisés cobriu o rosto, pois teve medo de olhar para Deus.

Exodo 3:15 – Disse também Deus a Moisés: “Diga aos israelitas: O Senhor, o Deus dos seus antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó, enviou-me a vocês. Esse é o meu nome para sempre, nome pelo qual serei lembrado de geração em geração.

Salmos 105:11 – “Darei a você a terra de Canaã, a herança que lhe pertence”.

Ezequiel 37:24 – ” ‘O meu servo Davi será rei sobre eles, e todos eles terão um só pastor. Eles seguirão as minhas leis e terão o cuidado de obedecer aos meus decretos.

Mateus 22:32 – ‘Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó’? Ele não é Deus de mortos, mas de vivos! “

Atos dos Apóstolos 7:5 – Deus não lhe deu nenhuma herança aqui, nem mesmo o espaço de um pé. Mas lhe prometeu que ele e, depois dele, seus descendentes, possuiriam a terra, embora, naquele tempo, Abraão não tivesse filhos.

Hebreus 11:16 – Em vez disso, esperavam eles uma pátria melhor, isto é, a pátria celestial. Por essa razão Deus não se envergonha de ser chamado o Deus deles, pois preparou-lhes uma cidade.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *