Estudo de Gênesis 48:3 – Comentado e Explicado

E disse a José: "O Deus todo-poderoso apareceu-me em Luz, na terra de Canaã, e abençoou-me.
Gênesis 48:3

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 48: 3 . Deus Todo-Poderoso me apareceu em Luz Jacó, agora chegando perto do fim, enviou um mensageiro, Gênesis 48: 1, para informar seu filho José de seu estado, que imediatamente, cheio de afeto filial, apressou-se com seu pai idoso com seus dois filhos. , a fim de obter sua bênção; despachando primeiro um mensageiro, Gênesis 48: 2 para notificar sua chegada. A inteligência da abordagem de seu amado filho reviveu os espíritos lânguidos do velho Jacó, que se fortaleceu para recebê-lo e comunicar a ele e a sua bênção que Deus até então lhe prometera em Luz, ou Betel, onde Deus apareceu duas vezes para ele (cap. Gênesis 28:13 . Gênesis 35: 6 ; Gênesis 35: 9 ) e o abençoou; ie renovou a bênção original dada a Abraão, cap. Gênesis 13:15 , etc.

Comentário de Adam Clarke

Deus Todo-Poderoso – Sha? ?? El Shaddai , o Deus todo-suficiente, o derramador e distribuidor de misericórdias (ver Gênesis 17: 1 ;), me apareceu em Luz, depois chamado Beth-El; ver Gênesis 28:13 ; Gênesis 35: 6 , Gênesis 35: 9 .

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 48: 3 . Deus Todo-Poderoso me apareceu em Luz Jacó, agora chegando perto do fim, enviou um mensageiro, Gênesis 48: 1, para informar seu filho José de seu estado, que imediatamente, cheio de afeto filial, apressou-se com seu pai idoso com seus dois filhos. , a fim de obter sua bênção; despachando primeiro um mensageiro, Gênesis 48: 2 para notificar sua chegada. A inteligência da abordagem de seu amado filho reviveu os espíritos lânguidos do velho Jacó, que se fortaleceu para recebê-lo e comunicar a ele e a sua bênção que Deus até então lhe prometera em Luz, ou Betel, onde Deus apareceu duas vezes para ele (cap. Gênesis 28:13 . Gênesis 35: 6 ; Gênesis 35: 9 ) e o abençoou; ie renovou a bênção original dada a Abraão, cap. Gênesis 13:15 , etc.

Comentário de John Calvin

3. E Jacó disse a José . O objetivo do homem santo era retirar seu filho da riqueza e honras do Egito e reuni-lo à raça sagrada, da qual ele havia estado, por um tempo, separado. Além disso, ele não se orgulha de sua própria excelência, nem de suas riquezas atuais, nem de seu poder, a fim de induzir seu filho a cumprir seus desejos; mas simplesmente coloca diante dele a aliança de Deus. Assim também é correto que a graça da adoção, tão logo seja oferecida a nós, preencha nossos pensamentos, extinga nosso desejo por tudo que é esplêndido e caro no mundo. Esta passagem é, sem dúvida, notável. José possuía a dignidade mais elevada; ele prevê que a nobreza mais excelente passaria, através da memória de seu nome, para sua posteridade: ele é capaz de deixar um amplo patrimônio para eles; nem seria difícil promovê-los em favor da realeza, para que pudessem obter posição entre os nobres do reino. Muitos exemplos mostram como é fácil não apenas ser pego, mas completamente fascinado por tais atrativos. Sim, a maior parte sabe, por sua própria experiência, que, assim que o menor raio de esperança flui sobre nós, do mundo, somos afastados do Senhor e alienados da busca da vida celestial. Se poucas gotas assim inebria nossa carne, quão perigoso é beber da tigela cheia? Mas, para todas as riquezas e honras do Egito, Jacó se opõe à visão em que Deus havia adotado a si mesmo e à sua raça, como seu próprio povo. Sempre que, portanto, Satanás tentar nos enredar com as atracções do mundo, para que ele possa nos afastar do céu, lembremos de que fim somos chamados; para que, em comparação com o tesouro inestimável da vida eterna, tudo o que a carne preferiria de outra maneira, se torne repugnante. Pois, se o santo José anteriormente mantinha uma visão obscura com tanta estima, que, com esse único objetivo, esquecendo o Egito, ele alegremente passou para o rebanho desprezado da Igreja; quão vergonhosa, hoje, é nossa loucura, quão vil nosso estupor, quão detestável nossa ingratidão, se, pelo menos, não somos igualmente afetados, quando nosso Pai celestial, tendo aberto o portão de seu reino, com doçura indescritível nos convida para ele mesmo? Ao mesmo tempo, porém, devemos observar que o santo Jacó não impede a imaginação vã, com o objetivo de seduzir seu filho; mas coloca diante dele a promessa certa de Deus, na qual ele pode confiar com segurança. De onde somos ensinados, que nossa fé não se baseia corretamente em nada, exceto na única palavra de Deus; e também, que este é um apoio suficientemente firme da fé, para impedir que ela seja abalada ou derrubada por quaisquer dispositivos. Portanto, sempre que Satanás tentar nos atrair de um lado para outro por suas tentações, aprendamos a voltar nossa mente à palavra de Deus e a confiar tão firmemente em suas bênçãos ocultas, que, com um espírito elevado, podemos rejeitar essas coisas que a carne agora vê e toca. Jacó diz que Deus apareceu a ele na terra de Canaã, para que José, aspirante a essa terra, pudesse ficar alienado no reino do Egito, no afeto de seu coração.

E me abençoou . Nesse lugar, a palavra abençoado não significa o atual efeito ou manifestação de uma vida feliz, da maneira como às vezes se diz que o Senhor abençoa seu povo, quando ele realmente declara, pelo favor com que os segue, que ele abertamente os faz felizes, porque são recebidos sob sua proteção. Mas Jacó se considera abençoado, porque ele, tendo abraçado a graça prometida a ele, não duvida de seu efeito. E, portanto, tomo o que se segue imediatamente; isto é, farei frutificar, etc. , como explicativo do que precede. Agora, o Senhor prometeu que faria dele uma assembléia de nações: porque treze tribos, das quais consistia todo o corpo da nação, eram, de certo modo, tantas nações. Mas visto que isso nada mais era do que um prelúdio para a grandeza que se seguiria depois, quando Deus, tendo espalhado a semente por todo o mundo, reunisse uma igreja para si, de todas as nações; podemos, embora reconheçamos a realização da bênção sob a antiga dispensação, e ainda assim permitir que ela se refira a algo maior. Quando, portanto, o povo aumentou para uma multidão tão grande e treze tribos populosas surgiram dos doze patriarcas, Jacó já começou a crescer para uma assembléia de nações. Mas desde o momento em que o Israel espiritual se difundiu por todos os cantos do mundo, e várias nações foram reunidas em uma Igreja, essa multiplicação tendeu a ser concluída. Portanto, não é de admirar que o santo Jacó faça uma estimativa tão alta dessa marca mais distinta de favor divino, embora, de fato, estivesse profundamente oculto da percepção carnal. Mas, na medida em que o Senhor o mantinha em suspense há muito tempo, homens profanos disseram que o velho estava em perigo. Poucos, de fato, podem ser encontrados, nesta época, como José, que, desconsiderando o prazer dos prazeres que estão à mão, produz uma submissão completa à declaração clara da palavra de Deus. Mas como Jacó, confiando na confiança na graça invisível, havia vencido todo tipo de tentação: então agora seu filho, e o verdadeiro herdeiro de sua fé, considera com reverência os oráculos do Senhor; estimando mais altamente a promessa que ele havia convencido havia descido do céu, embora fosse na forma de um sonho, do que todas as riquezas do Egito que ele desfrutava.

Por uma possessão eterna . Em outras partes, mostramos o significado dessa expressão: a saber, que os israelitas devem ser herdeiros perpétuos da terra até a vinda de Cristo, pela qual o mundo foi renovado. A palavra hebraica ???? ( olam ) é tomada por alguns apenas por um longo tempo , por outros por toda a eternidade : mas vendo que Cristo prolonga, até o fim dos tempos, a graça que antes era sombreada aos patriarcas; a frase, no meu julgamento, refere-se à eternidade. Pois essa porção de terra foi prometida ao antigo povo de Deus, até a renovação introduzida por Cristo: e agora, desde que o Senhor designou o mundo inteiro ao seu povo, uma fruição mais completa da herança nos pertence.

Comentário de John Wesley

E Jacó disse a José: Deus Todo-Poderoso me apareceu em Luz, na terra de Canaã, e me abençoou,

Deus me abençoou – E que essa bênção lhes seja imposta. Deus havia prometido a ele duas coisas, uma questão numerosa, e Canaã como herança. E os filhos de José, nos termos do presente artigo, devem cada um deles se multiplicar em uma tribo, e cada um deles tem um lote distinto em Canaã, igual aos filhos de Jacó. Veja como ele os abençoou pela fé naquilo que Deus lhe havia dito Hebreus 11:21 .

Referências Cruzadas

Gênesis 17:1 – Quando Abrão estava com noventa e nove anos de idade o Senhor lhe apareceu e disse: “Eu sou o Deus Todo-poderoso; ande segundo a minha vontade e seja íntegro.

Gênesis 28:3 – Que o Deus Todo-poderoso o abençoe, faça-o prolífero e multiplique os seus descendentes, para que você se torne uma comunidade de povos.

Gênesis 28:12 – E teve um sonho no qual viu uma escada apoiada na terra; o seu topo alcançava os céus, e os anjos de Deus subiam e desciam por ela.

Gênesis 35:6 – Jacó e todos os que com ele estavam chegaram a Luz, que é Betel, na terra de Canaã.

Gênesis 35:9 – Depois que Jacó retornou de Padã-Arã, Deus lhe apareceu de novo e o abençoou,

Gênesis 35:11 – E Deus ainda lhe disse: “Eu sou o Deus Todo-poderoso; seja prolífero e multiplique-se. De você procederão uma nação e uma comunidade de nações, e reis estarão entre os seus descendentes.

Gênesis 35:11 – E Deus ainda lhe disse: “Eu sou o Deus Todo-poderoso; seja prolífero e multiplique-se. De você procederão uma nação e uma comunidade de nações, e reis estarão entre os seus descendentes.

Exodo 6:3 – Apareci a Abraão, a Isaque e a Jacó como o Deus Todo-poderoso, mas pelo meu nome, o Senhor, não me revelei a eles.

Juízes 1:23 – Enviaram espias a Betel, anteriormente chamada Luz.

Oséias 12:4 – Ele lutou com o anjo e saiu vencedor; chorou e implorou o seu favor. Em Betel encontrou a Deus que ali conversou com ele.

Apocalipse 21:11 – Ela resplandecia com a glória de Deus, e o seu brilho era como o de uma jóia muito preciosa, como jaspe, clara como cristal.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *