Estudo de Gênesis 46:3 – Comentado e Explicado

E Deus disse: "Eu sou Deus, o Deus de teu pai. Não temas descer ao Egito, porque ali farei de ti uma grande nação.
Gênesis 46:3

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 46: 3 . Eu sou Deus, o Deus de seu pai Ou seja, eu sou o que você me possui: você me achará um Deus de sabedoria e poder divinos comprometidos por você; e tu me encontrarás “o Deus de teu pai”, fiel à aliança feita com ele.

Medo de não entrar no Egito – O que ele poderia ter feito sem esse incentivo; não apenas porque seus antepassados ??Abraão e Isaac haviam sido feridos em algum grau ali, mas porque havia sido predito que sua semente deveria ser afligida pelos egípcios; um evento que ele poderia conceber provavelmente aconteceria, se Joseph, seu protetor, morresse antes de retornar. Ele também pode temer que, dessa maneira, sua posteridade seja privada da terra de Canaã; e, de fato, o encorajamento que Deus lhe dá parece principalmente calculado para evitar essa apreensão. Eu farei de ti uma grande nação; Eu desço contigo, para preservar e proteger você e sua família; e certamente te trarei de novo; isto é, na tua posteridade; pois as Escrituras freqüentemente falam de pais e filhos como uma pessoa.

Comentário de Scofield

eu sou Deus

É importante distinguir entre a diretiva e a vontade permissiva de Deus. No primeiro sentido, o lugar para a família da aliança era Canaã Gênesis 26: 1-5 ; Gênesis 46: 3 é um exemplo tocante da vontade permissiva de Deus. A família de Jacó, quebrada, e em parte já no Egito, a ternura de Jeová não proibia o patriarca idoso de seguir. Deus levará Seu povo e, na medida do possível, os abençoará, mesmo quando estiverem fora do Seu melhor. Na escolha de um rei por parte de Israel, 1 Samuel 8: 7-9 no retorno de Cades Deuteronômio 1: 19-22 no envio dos espias; no caso de Balaão – ilustrações deste princípio são vistas. É desnecessário dizer que a permissividade de Deus nunca se estende a coisas moralmente erradas. A mais alta bênção já encontrada em obediência à Sua vontade diretiva.

Comentário de Adam Clarke

Medo de não cair no Egito – Parece que havia algumas dúvidas na mente do patriarca em relação à adequação dessa jornada; ele descobriu, pela confissão de seus próprios filhos, quão pouco deviam confiar. Mas toda dúvida é dissipada por essa manifestação divina. 1. Ele pode cair confiantemente, nenhum mal lhe sucederá. 2. Mesmo no Egito a aliança será cumprida, Deus fará dele uma grande nação. 3. O próprio Deus o acompanhará em sua jornada, estará com ele na terra estranha e até trará de volta seus ossos para descansar com os de seus pais. 4. Ele verá Joseph, e esse mesmo filho amado estará com ele nas últimas horas e fará o último ofício para ele. José porá a mão sobre os teus olhos. Não é provável que Jacó tivesse tentado descer ao Egito, se não tivesse recebido essas garantias de Deus; e é muito provável que ele tenha oferecido seu sacrifício apenas para obter essa informação. Agora era uma época de fome no Egito, e Deus havia proibido seu pai Isaac de descer ao Egito quando havia fome ali, Gênesis 26: 1-3 ; além disso, ele pode ter recebido alguma intimação geral da profecia a seu avô Abraão, de que sua semente deveria ser afligida no Egito, Gênesis 15:13 , Gênesis 15:14 ; e ele também sabia que Canaã, não o Egito, seria a herança de sua família, Gênesis 12, etc. Em todos esses relatos, era necessário ter as orientações mais explícitas de Deus, antes que ele fizesse essa jornada.

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 46: 3 . Eu sou Deus, o Deus de seu pai Ou seja, eu sou o que você me possui: você me achará um Deus de sabedoria e poder divinos comprometidos por você; e tu me encontrarás “o Deus de teu pai”, fiel à aliança feita com ele.

Medo de não entrar no Egito – O que ele poderia ter feito sem esse incentivo; não apenas porque seus antepassados ??Abraão e Isaac haviam sido feridos em algum grau ali, mas porque havia sido predito que sua semente deveria ser afligida pelos egípcios; um evento que ele poderia conceber provavelmente aconteceria, se Joseph, seu protetor, morresse antes de retornar. Ele também pode temer que, dessa maneira, sua posteridade seja privada da terra de Canaã; e, de fato, o encorajamento que Deus lhe dá parece principalmente calculado para evitar essa apreensão. Eu farei de ti uma grande nação; Eu desço contigo, para preservar e proteger você e sua família; e certamente te trarei de novo; isto é, na tua posteridade; pois as Escrituras freqüentemente falam de pais e filhos como uma pessoa.

Comentário de John Calvin

3. Jacob, Jacob . O objetivo da repetição era torná-lo mais atento. Pois, ao se dirigir a ele de maneira familiar, Deus se insinua mais gentilmente em sua mente: como, nas Escrituras, ele gentilmente nos atrai, para que possa nos preparar para sermos seus discípulos. A docilidade do homem santo aparece, portanto, que assim que ele é convencido de que Deus fala, ele responde que está pronto para receber com reverência o que quer que possa ser falado, para seguir onde quer que seja chamado e para empreender o que for ordenado. . Depois, é adicionada uma promessa, pela qual Deus confirma e revive a fé de seu servo. Visto que a descida ao Egito foi para ele um evento triste, ele é convidado a ter uma mente boa e alegre; na medida em que o Senhor sempre seria seu guardião, e depois de tê-lo aumentado para uma grande nação, o traria de volta ao local, de onde agora o obrigava a partir. E, de fato, o principal consolo de Jacó se voltou para esse ponto; que ele não deve perpetuamente perambular para cima e para baixo como exílio, mas deve, por fim, gozar da herança esperada. Pois, desde que a posse da terra de Canaã era o símbolo do favor divino, das bênçãos espirituais e da felicidade eterna; se o santo Jacó fosse enganado, isso lhe valeria pouco ou nada para ter riquezas, e todo tipo de riqueza e poder sobre ele, no Egito. O retorno prometido a ele, no entanto, não deve ser entendido por sua própria pessoa, mas se refere à sua posteridade. Agora, como Jacó, confiando na promessa, é ordenado com ousadia que desça ao Egito; portanto, é dever de todos os piedosos, segundo o exemplo dele, derivar essa força da graça de Deus, para que eles se cinturem para obedecer aos seus mandamentos. O título pelo qual Deus aqui se distingue é anexado aos antigos oráculos que Jacó havia recebido por tradição de seus pais. Pois por que ele não se considera o Criador do céu e da terra, do que o Deus de Isaac ou de Abraão, exceto por essa razão, que o domínio sobre a terra de Canaã depende da aliança anterior, que ele agora ratifica novamente? Ao mesmo tempo, ele encoraja seu servo por exemplos extraídos de sua própria família, para que não deixe de prosseguir com constância em seu chamado. Pois, quando ele viu que seu pai Isaac, e ouviu que seu avô Abraão, apesar de muito tempo cercado por grandes problemas, nunca deu lugar a tentações, tornou-se mal por ele ser dominado pelo cansaço; especialmente porque, no ato da morte, eles entregaram sua lâmpada à posteridade e tomaram o cuidado de deixar a luz de sua fé para sobreviver na família. Em resumo, Jacó é ensinado que ele não deve procurar, em caminhos tortuosos e diversos, que Deus a quem ele aprendeu, desde a infância, a considerar o Governante da família de Abraão; desde que não degenerasse de sua piedade. Além disso, declaramos em outra parte até que ponto, a esse respeito, a autoridade dos Padres deve prevalecer. Pois não era o desígnio de Deus que Jacó se sujeitasse aos homens, ou aprovasse, sem discriminação, o que quer que fosse transmitido de seus antepassados ??- visto que ele muitas vezes condena nos judeus uma imitação tola de seus pais. , – mas seu objetivo era manter Jacó no verdadeiro conhecimento de si mesmo.

Comentário de Joseph Benson

Gênesis 46: 3 . Eu sou Deus, o Deus de seu pai – fiel à aliança feita com ele. Medo de não descer ao Egito – Parece que Jacó, com a primeira inteligência da vida e glória de José no Egito, resolveu, sem qualquer hesitação, que eu irei vê-lo, mas, pensando bem, ele viu dificuldades em Gênesis 2. : 1º, tinha cento e trinta anos; foi uma longa jornada, e ele não estava apto para viajar. 2d, Ele temia que seus filhos não fossem maculados pela idolatria do Egito e se esquecessem do Deus de seus pais. 3d, provavelmente ele pensou no que Deus havia dito a Abraão a respeito da escravidão e aflição de sua semente. Quarto, ele não conseguia pensar em colocar seus ossos no Egito. Mas, quaisquer que fossem seus desânimos, isso foi suficiente para responder a todos: medo de não cair no Egito.

Comentário de John Wesley

E ele disse: Eu sou Deus, o Deus de teu pai; não temas descer ao Egito; porque ali farei de ti uma grande nação;

Eu sou Deus, o Deus de seu pai – isto é, eu sou o que você me possui: você me achará um Deus de sabedoria e poder divinos comprometidos por ti; e você me encontrará o Deus de seu pai, fiel a a aliança feita com ele.

Medo de não cair no Egito – Parece que Jacó, com a primeira inteligência da vida e glória de José no Egito, resolveu sem nenhuma hesitação que irei vê-lo, mas pensando bem, ele viu dificuldades1. Ele era velho, 130 anos; foi uma longa jornada, e ele não estava apto para viajar2. Ele temia que seus filhos não fossem maculados pela idolatria do Egito e se esquecessem do Deus de seus pais3. Provavelmente ele pensou no que Deus havia dito a Abraão a respeito da escravidão e aflição de sua semente4. Ele não conseguia pensar em colocar seus ossos no Egito. Mas, quaisquer que fossem seus desânimos, isso foi suficiente para responder a todos: medo de não cair no Egito.

Referências Cruzadas

Gênesis 12:2 – “Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção.

Gênesis 13:15 – Toda a terra que você está vendo darei a você e à sua descendência para sempre.

Gênesis 15:1 – Depois dessas coisas o Senhor falou a Abrão numa visão: “Não tenha medo, Abrão! Eu sou o seu escudo; grande será a sua recompensa! “

Gênesis 15:13 – Então o Senhor lhe disse: “Saiba que os seus descendentes serão estrangeiros numa terra que não lhes pertencerá, onde também serão escravizados e oprimidos por quatrocentos anos.

Gênesis 18:18 – Abraão será o pai de uma nação grande e poderosa, e por meio dele todas as nações da terra serão abençoadas.

Gênesis 22:17 – esteja certo de que o abençoarei e farei seus descendentes tão numerosos como as estrelas do céu e como a areia das praias do mar. Sua descendência conquistará as cidades dos que lhe forem inimigos

Gênesis 26:2 – O Senhor apareceu a Isaque e disse: “Não desça ao Egito; procure estabelecer-se na terra que eu lhe indicar.

Gênesis 28:13 – Ao lado dele estava o Senhor, que lhe disse: “Eu sou o Senhor, o Deus de seu pai Abraão e o Deus de Isaque. Darei a você e a seus descendentes a terra na qual você está deitado.

Gênesis 28:14 – Seus descendentes serão como o pó da terra, e se espalharão para o Oeste e para o Leste, para o Norte e para o Sul. Todos os povos da terra serão abençoados por meio de você e da sua descendência.

Gênesis 35:11 – E Deus ainda lhe disse: “Eu sou o Deus Todo-poderoso; seja prolífero e multiplique-se. De você procederão uma nação e uma comunidade de nações, e reis estarão entre os seus descendentes.

Gênesis 47:27 – Os israelitas se estabeleceram no Egito, na região de Gósen. Lá adquiriram propriedades, foram prolíferos e multiplicaram-se muito.

Exodo 1:7 – Os israelitas, porém, eram férteis, proliferaram, tornaram-se numerosos e fortaleceram-se muito, tanto que encheram o país.

Deuteronômio 1:10 – O Senhor, o seu Deus, os fez multiplicar de tal modo que hoje vocês são tão numerosos quanto as estrelas do céu.

Deuteronômio 10:22 – Os seus antepassados que desceram ao Egito eram setenta ao todo, mas agora o Senhor, o seu Deus, os tornou tão numerosos quanto as estrelas do céu.

Deuteronômio 26:5 – Então vocês declararão perante o Senhor, o seu Deus: “O meu pai era um arameu errante. Ele desceu ao Egito com pouca gente e ali viveu e se tornou uma grande nação, poderosa e numerosa.

Isaías 41:10 – Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; Eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa.

Isaías 43:1 – Mas agora assim diz o Senhor, aquele que o criou, ó Jacó, aquele que o formou, ó Israel: “Não tema, pois eu o resgatei; eu o chamei pelo nome; você é meu.

Jeremias 40:9 – Gedalias, filho de Aicam, neto de Safã, fez um juramento a eles e aos seus soldados: “Não temam sujeitar-se aos babilônios. Estabeleçam-se na terra, sujeitem-se ao rei da Babilônia, e tudo lhes irá bem.

Atos dos Apóstolos 7:17 – “Ao se aproximar o tempo em que Deus cumpriria sua promessa a Abraão, aumentou muito o número do nosso povo no Egito.

Atos dos Apóstolos 27:24 – ‘Paulo, não tenha medo. É preciso que você compareça perante César; Deus, por sua graça, deu-lhe as vidas de todos os que estão navegando com você’.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *