Estudo de Gênesis 35:1 – Comentado e Explicado

Deus disse a Jacó: "Vamos, sobe a Betel e fica ali, e levanta um altar nesse lugar ao Deus que se manifestou a ti, quando fugias diante de teu irmão Esaú."
Gênesis 35:1

Comentário de Albert Barnes

Jacó retorna a Betel. “E Deus disse a Jacó.” Ele recebe a direção de Deus. Ele já fazia seis anos em Sukkoth e Sleekem. Pode ter havido algum contato entre ele e a casa de seu pai durante esse intervalo. A presença de Deborah, a enfermeira de Rebekah, em sua família, é uma clara sugestão disso. Mas Jacó parece ter se virado para Shekem, seja para visitar o local onde Abraão ergueu um altar para o Senhor ou para buscar pastagens para seus numerosos rebanhos. “Levanta-te, vai até Betel e habita lá.” Em sua perplexidade e terror, o Senhor vem em seu auxílio. Ele o lembra de sua aparência anterior naquele lugar e o instrui a erguer um altar ali. Este foi o segundo local de descanso de Abraão na terra. Aquele que ali apareceu a Jacó como o Senhor, o Deus de Abraão e Isaac, agora é descrito como (casa de El), o Poderoso, provavelmente em alusão a Betel (casa de El), que contém esse nome, e foi naquele tempo aplicado pelo próprio Jacob ao local. “A casa dele” suas esposas e filhos. “Tudo o que estava com ele;” seus servos e servas.

Os deuses estranhos, pertencentes ao estrangeiro ou à terra estranha. Estes incluem os teraphim, que Rachel havia secretado, e os anéis que eram usados ??como amuletos ou encantos. Seja claro; limpe o corpo, como sinal da limpeza de suas almas. Mude suas roupas; vista o seu melhor traje, condizente com a ocasião santa. O Deus, em contraste com os deuses estranhos já mencionados. Escondeu-os; enterrou-os. “O carvalho que era de Shekem.” Este pode ter sido o carvalho de Moreh, sob o qual Abraão montou sua tenda Gênesis 12: 6 . O terror de Deus; um pavor despertou em seus seios por alguma indicação da presença divina estar com Jacó. O patriarca parece ter mantido a posse da terra que havia comprado e conquistado pela conquista, neste local. Seus rebanhos são encontrados lá logo após esse período. Gênesis 37:12 , ele faz alusão a ele e o descarta em sua entrevista com Joseph e seus filhos Gênesis 48:22 , e seu poço está lá até hoje.

“Luz, que fica na terra de Kenaan.” À primeira vista, isso parece íntimo de que havia uma Luz em outro lugar e que o profeta revisor acrescentou que havia determinado o local aqui pretendido. Luz significa uma amendoeira e pode ter designado muitos lugares. Mas o leitor de Gênesis não precisaria de tal indicação, pois Jacó está claramente na terra de Kenaan, indo de Shekem a Hebron. Parece antes chamar a atenção novamente Gênesis 33:18 para o fato de que Jacó voltou de Padã-Arã para a terra da promessa. O nome Luz ainda se repete, pois a amendoeira ainda pode estar florescendo. “E ele construiu ali um altar, e chamou o lugar El-Beth-el.” Assim Jacó obedeceu ao mandamento de Deus e começou o pagamento do voto que fez vinte e seis anos antes, neste lugar Gênesis 38: 20-22 . “Ali Deus se revelou a ele.” O verbo aqui ????? ni^glû é plural no hebraico massorético, e assim foi na cópia de Onkelos. O Pentateuco samaritano e a Septuaginta têm o singular. A leitura é, portanto, variada. O original era provavelmente singular, e pode ter sido assim mesmo com suas cartas atuais. Caso contrário, esse é um dos poucos casos em que Elohim é interpretado gramaticalmente com um verbo plural. Deborah morre na família em que começou a vida. Ela está enterrada sob o “carvalho conhecido” em Betel. Jacó derrama uma lágrima natural de tristeza sobre o túmulo deste fiel servo e, portanto, o carvalho é chamado de carvalho do choro. É provável que Rebeca já estivesse morta, pois caso contrário não deveríamos esperar encontrar Deborah transferida para a casa de Jacob. Ela pode não ter vivido para ver seu filho favorito em seu retorno.

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 35: 1 . E Deus disse, etc. – Após a transação desagradável no capítulo anterior, foi particularmente agradável no Todo-Poderoso revelar-se a Jacó, ordenar sua remoção de um lugar que não podia deixar de ser desagradável para ele e dissipar a medos dos quais sua mente não poderia estar livre, lembrando-o de sua proteção, como comprometido com ele naquele Bethel, ao qual ele ordena que ele se retire agora. Veja cap. Gênesis 28:15 . Subir e descer, nas Escrituras, significa frequentemente não mais do que reparar. Beth-el estava a cerca de trinta quilômetros ao sul de Siquém, onde Jacob estava agora. Pareceu extraordinário para alguns, que Jacó demorou tanto tempo para ir até Beth-el e cumprir seu voto, cap. Gênesis 28:20 , etc. Naquela ocasião, os Rabinos, como sempre, inventaram muitas histórias estranhas: mas como não podemos entrar em todas as circunstâncias de seu caso, também não podemos julgar a razão de seu atraso. É evidente que Deus não se ofendeu com ele, pela aparência presente a ele; e, portanto, concluímos com certeza que Jacó não era culpado pela omissão: ele prontamente obedeceu à ordem divina, quando dado; e, possivelmente, como sua conduta parece ter estado sob a direção divina, ele poderia esperar por esse comando antes de presumir ir a Beth-el.

Comentário de Adam Clarke

Levante-se, vá até Betel – A transação que havia ocorrido ultimamente tornava inseguro para Jacó morar mais na cidade de Siquém; e parece que enquanto ele refletia sobre o horrível ato de Simeão e Levi, e sem saber o que fazer, Deus graciosamente apareceu a ele e ordenou que ele subisse a Betel, construísse um altar ali e, assim, executasse o voto que ele fez, Gênesis 28:20 , Gênesis 28:22 .

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 35: 1 . E Deus disse, etc. – Após a transação desagradável no capítulo anterior, foi particularmente agradável no Todo-Poderoso revelar-se a Jacó, ordenar sua remoção de um lugar que não podia deixar de ser desagradável para ele e dissipar a medos dos quais sua mente não poderia estar livre, lembrando-o de sua proteção, como comprometido com ele naquele Bethel, ao qual ele ordena que ele se retire agora. Veja cap. Gênesis 28:15 . Subir e descer, nas Escrituras, significa frequentemente não mais do que reparar. Beth-el estava a cerca de trinta quilômetros ao sul de Siquém, onde Jacob estava agora. Pareceu extraordinário para alguns, que Jacó demorou tanto tempo para ir até Beth-el e cumprir seu voto, cap. Gênesis 28:20 , etc. Naquela ocasião, os Rabinos, como sempre, inventaram muitas histórias estranhas: mas como não podemos entrar em todas as circunstâncias de seu caso, também não podemos julgar a razão de seu atraso. É evidente que Deus não se ofendeu com ele, pela aparência presente a ele; e, portanto, concluímos com certeza que Jacó não era culpado pela omissão: ele prontamente obedeceu à ordem divina, quando dado; e, possivelmente, como sua conduta parece ter estado sob a direção divina, ele poderia esperar por esse comando antes de presumir ir a Beth-el.

Comentário de John Calvin

1. E Deus disse a Jacó . Moisés relata que, quando Jacó foi reduzido até a última extremidade, Deus veio em seu socorro no tempo certo e no momento crítico. E assim ele mostra, na pessoa de um homem, que Deus nunca deserta sua Igreja, que ele abraçou uma vez, mas obterá sua salvação. Devemos, no entanto, observar a ordem de seu procedimento; pois Deus não apareceu imediatamente a seu servo, mas primeiro o deixou atormentado pela dor e pelos cuidados excessivos, para que ele aprendesse a ter paciência, adiando seu consolo ao tempo de extrema necessidade. Certamente a condição de Jacó era então mais miserável. Por todos, de todos os lados, poderia estar tão irritado com ele que estaria cercado de tantas mortes quanto as nações vizinhas: e ele não era tão estúpido a ponto de ser insensível ao perigo. Deus fez com que o homem santo fosse jogado com preocupações e atormentado com problemas, até que, por uma espécie de ressurreição, ele o restaurou como um meio morto. Sempre que lemos esta e outras passagens semelhantes, reflitamos que a providência de Deus vigia nossa salvação, mesmo quando parece que ela mais dorme. Moisés não diz quanto tempo Jacó ficou em ansiedade, mas podemos deduzir, a partir do contexto, que ele ficou muito perplexo quando o Senhor o ressuscitou. Além disso, devemos observar que o principal remédio pelo qual ele foi restaurado estava contido na expressão, falou o Senhor. Por que Deus, por milagre, não o traduziu para outro lugar e, assim, imediatamente o removeu de todo perigo? Por que ele nem estendeu a mão sobre ele e reprimiu a ferocidade de todos, para que ninguém tentasse machucá-lo? Mas Moisés não insiste nesse ponto em vão. Pois nisto somos ensinados de onde nosso maior consolo em nossas aflições deve ser buscado; e também, que é o principal negócio de nossa vida, depender da palavra de Deus, como aqueles que certamente estão convencidos de que, quando Ele prometeu a salvação, ele lidará bem conosco, para que não precisemos hesitar em andar. através do meio das mortes. Outra razão para a visão era que Jacó não apenas percebesse verdadeiramente que Deus era seu libertador; mas, sendo avisado por sua palavra, pode aprender a atribuir a Deus o que quer que tenha seguido depois. Para ver que somos lentos e monótonos, a simples experiência de modo algum é suficiente para atestar o favor de Deus para conosco, a menos que a fé resultante da palavra seja acrescentada.

Vá até Beth-el . Embora seja desígnio de Deus ressuscitar seu servo da morte para a vida, ele pode ainda parecer tê-lo levado ao escárnio; porque a objeção estava pronta: Tu, ó Senhor, ordenas que eu suba, mas todos os caminhos estão fechados; pois meus filhos levantaram tal chama contra mim, que não posso permanecer em segurança em nenhum esconderijo. Não ouso mexer um dedo: o que, portanto, será de mim, se com uma grande multidão, agora começar a mudar meu acampamento? Não provocarei novas inimigas contra mim por meus movimentos? Mas, por esse modo, a fé de Jacó foi totalmente provada; porque, sabendo que Deus era o líder e guardião de sua jornada, ele se cingiu a ela, confiando no favor divino. Além disso, o Senhor não ordena simplesmente o que sua vontade deve ter feito, mas encoraja seu servo, acrescentando a promessa. Pois, ao lembrá-lo de que ele é o mesmo Deus que antes lhe aparecia quando estava fugindo em alarme de seu irmão, uma promessa é incluída nessas palavras. O altar também se refere ao mesmo ponto; pois, como é o sinal divinamente designado de ação de graças, segue-se que Jacó chegaria lá em segurança, a fim de poder celebrar devidamente a graça de Deus. Deus escolhe e designa Betel, e não qualquer outro lugar, para o seu santuário; porque a própria visão disso seria muito útil para tirar o terror, quando ele se lembrasse de que ali a glória do Senhor havia sido vista por ele. Além disso, como Deus exorta seu servo à gratidão, ele mostra que é bondoso com os fiéis, a fim de que eles, por sua vez, se reconheçam devedores de tudo à sua graça e possam exercitar-se na celebração dele.

Comentário de Joseph Benson

Gênesis 35: 1 . Deus disse: Levante-se, vá até Beth-el – Esta era uma palavra da época para confortar sua mente inquieta e direcioná-lo para um lugar mais seguro. Faça ali um altar – Considere e faça seus votos lá, feitos no tempo de sua aflição. Jacó havia dito no dia de sua angústia: Se eu voltar em paz, esta pedra será a casa de Deus, Gênesis 28:22 . Deus havia cumprido sua parte e dado a Jacó mais do que ele desejava, a saber, “pão para comer e roupas para vestir”; mas parece que, se ele não havia esquecido sua promessa, pelo menos havia adiado sua execução, esperando, provavelmente, por um tempo adequado para esse fim; ou uma advertência de Deus a respeito da época apropriada para pagá-lo. E habite lá – Ou seja, ele não era apenas para ir a si mesmo, mas para levar sua família com ele, para que pudessem se juntar a ele em suas devoções.

Comentário de John Wesley

E disse Deus a Jacó: Levanta-te, sobe a Betel e habita ali; e faz ali um altar a Deus que te apareceu quando te desviaste da face de Esaú, teu irmão.

Levante-se, vá para Betel – Aqui Deus cuida de Jacó de seu voto em Betel, e o envia para lá para cumpri-lo, dissera Jacó no dia de sua angústia: Se eu voltar em paz, esta pedra será a casa de Deus, Gênesis. 28:22 . Deus cumpriu sua parte, deu a Jacó mais do que pão para comer e roupas para vestir; mas deveria parecer que ele havia esquecido seu voto, ou, pelo menos, adiado o desempenho dele.

E habite lá – Ou seja, não apenas vá ele mesmo, mas leve sua família com ele, para que eles possam se juntar a ele em suas devoções.

Afaste os deuses estranhos – Deus estranho na família de Jacó! Uma família assim, ensinada ao conhecimento do Senhor, poderia admiti-los? Poderia tal mestre, a quem Deus havia aparecido duas vezes, e muitas vezes, conivente com eles? E esteja limpo e troque de roupa – Estas foram cerimônias que significam a purificação e mudança do coração.

Referências Cruzadas

Gênesis 12:8 – Dali prosseguiu em direção às colinas a leste de Betel, onde armou acampamento, tendo Betel a oeste e Ai a leste. Construiu ali um altar dedicado ao Senhor e invocou o nome do Senhor.

Gênesis 13:3 – Ele partiu do Neguebe em direção a Betel, indo de um lugar a outro, até que chegou ao lugar entre Betel e Ai onde já havia armado acampamento anteriormente

Gênesis 16:8 – e perguntou-lhe: “Hagar, serva de Sarai, de onde você vem? Para onde vai? ” Respondeu ela: “Estou fugindo de Sarai, a minha senhora”.

Gênesis 22:14 – Abraão deu àquele lugar o nome de “O Senhor proverá”. Por isso até hoje se diz: “No monte do Senhor se proverá”.

Gênesis 27:41 – Esaú guardou rancor contra Jacó por causa da bênção que seu pai lhe dera. E disse a si mesmo: “Os dias de luto pela morte de meu pai estão próximos; então matarei meu irmão Jacó”.

Gênesis 28:10 – Jacó partiu de Berseba e foi para Harã.

Gênesis 31:3 – E o Senhor disse a Jacó: “Volte para a terra de seus pais e de seus parentes, e eu estarei com você”.

Gênesis 31:13 – Sou o Deus de Betel, onde você ungiu uma coluna e me fez um voto. Saia agora desta terra e volte para a sua terra natal’ “.

Gênesis 35:7 – Nesse lugar construiu um altar e lhe deu o nome de El-Betel, porque ali Deus havia se revelado a ele, quando fugia do seu irmão.

Exodo 2:15 – Quando o faraó soube disso, procurou matar Moisés, mas este fugiu e foi morar na terra de Midiã. Ali assentou-se à beira de um poço.

Deuteronômio 32:36 – O Senhor julgará o seu povo e terá compaixão dos seus servos, quando vir que a força deles se esvaiu e que ninguém sobrou, nem escravo nem livre.

Salmos 46:1 – Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade.

Salmos 47:4 – e escolheu para nós a nossa herança, o orgulho de Jacó, a quem amou. Pausa

Salmos 91:15 – Ele clamará a mim, e eu lhe darei resposta, e na adversidade estarei com ele; vou livrá-lo e cobri-lo de honra.

Eclesiastes 5:4 – Quando você fizer um voto, cumpra-o sem demora, pois os tolos desagradam a Deus; cumpra o seu voto.

Oséias 12:4 – Ele lutou com o anjo e saiu vencedor; chorou e implorou o seu favor. Em Betel encontrou a Deus que ali conversou com ele.

Naum 1:15 – Vejam sobre os montes os pés do que anuncia boas notícias e proclama a paz! Comemore as suas festas, ó Judá, e cumpra os seus votos. Nunca mais o perverso a invadirá; ele será completamente destruído.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *