Estudo de Gênesis 12:8 – Comentado e Explicado

Em seguida, partindo dali, foi para a montanha que está ao oriente de Betel, onde levantou a sua tenda, tendo Betel ao ocidente e Hai ao oriente. Abrão edificou ali um altar ao Senhor, e invocou o seu nome.
Gênesis 12:8

Comentário de Albert Barnes

Do carvalho de Moreh, Abrão agora se muda para a colina a leste de Betel e armar sua barraca, com “Betel a oeste e Ai a leste”. Essas localidades ainda são reconhecidas – a primeira como Beiten e a segunda como Tell er-Rijmeh (o monte da pilha). Betel era “um lugar”, adjacente ao qual era chamada “Luz no princípio” Gênesis 28:19 . Jacó deu esse nome ao local duas vezes Gênesis 28:19 ; Gênesis 35:15 . O nome, então, não foi dado pela primeira vez na segunda indicação por ele. Daqui resulta que pode não ter sido o primeiro dado em sua primeira indicação. Conseqüentemente, encontramos esse nome como um nome existente no tempo de Abrão, sem sermos obrigados a explicá-lo, supondo que a narrativa atual tenha sido composta em sua forma atual após o tempo da visita de Jacó. Por outro lado, podemos considerá-lo um traço interessante de piedade precoce, presente na terra mesmo antes da chegada de Abrão. Vamos nos encontrar com outras provas corroboradoras. Betel continuou posteriormente a ser um lugar consagrado pela presença de Deus, para o qual o povo recorreu a conselho na guerra com Benjamin Juízes 20:18 , Juízes 20:26 , Juízes 20:31 ; Juízes 21: 2 , e em que Jeroboão montou um dos bezerros de ouro 1 Reis 12:29 .

Na colina a leste deste solo sagrado, Abrão construiu outro altar; e invocou o nome do Senhor. Aqui nós descobrimos o reaparecimento de um costume antigo, instituído na família de Adão após o nascimento de Enok Gênesis 4:26 . Abrão se dirige a Deus por seu nome próprio, Javé, com uma voz audível, em sua casa reunida. Esta, então, é uma continuação da adoração a Adão, com luz adicional de acordo com o desenvolvimento progressivo da natureza moral do homem. Mas Abrão ainda não tem morada fixa na terra. Ele está apenas examinando suas várias regiões e alimentando seus rebanhos quando encontra uma abertura. Por isso, ele continua sua jornada para o sul.

Versículos 10-20

XXXVIII. Abrão no Egito

15. ???? par?oh Par ‹oh,“ ouro ”. Cóptico para “rei”, com o artigo masculino pi. ou p. P-ouro, “o rei”. Se separarmos o artigo p. da forma hebraica, temos ??? re?oh para rei, que pode ser comparado com ??? ro?eh “pastor, líder” e o latim rex , rei. Este é o título comum dos soberanos egípcios, aos quais ocasionalmente adicionamos o nome pessoal, como Faraó-Neco, Faraó-Hofra.

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 12: 8 . Removido dali para uma montanha, etc. – para melhor segurança dos habitantes ou com o objetivo de conhecer melhor o país. Aqui Abrão construiu um altar (como era habitual nas montanhas); pois, sendo locais adequados para contemplação e, talvez, por sua altura parecendo apontar a mente para o céu acima de visões terrenas baixas, eles foram, portanto, escolhidos por homens piedosos nos tempos antigos, como altares de devoção erguidos pelo Autor da natureza; e foram aprovados por Deus, até que, como os bosques sagrados, foram profanados pelos ritos ímpios de uma superstição bárbara.

Comentário de Scofield

Beth-el

Um dos lugares sagrados de Canaã, ou seja, casa de Deus Gênesis 28: 1-22 , (Ver Scofield “ Gênesis 35: 7 “) .

É característico de toda apostasia que Jeroboão escolheu esse lugar sagrado para erguer um ídolo 1 Reis 12:28 ; 1 Reis 12:32 . (Cf) 1 Reis 13: 1-5 e do julgamento divino sobre a apostasia de que Deus decrete a destruição de Betel, apesar de suas memórias sagradas; 1 Reis 13: 1-5 ; 2 Reis 23: 15-17 ; Amós 3:14 ; Amós 3:15 .

Deus nunca hesita em deixar de lado aquilo que não serve mais ao Seu propósito. Apocalipse 2: 5 ; Apocalipse 3:16 .

Comentário de Adam Clarke

Beth-el – O lugar que mais tarde foi chamado Beth-el por Jacó, como seu primeiro nome era Luz. Veja Gênesis 28:19 . ?? ??? beith El significa literalmente a casa de Deus.

E armou sua tenda – e – construiu um altar ao Senhor – onde Abrão tem uma tenda, lá Deus deve ter um altar, como ele bem sabe que não há segurança senão sob a proteção divina. Quão poucos que constroem casas pensam na propriedade e necessidade de construir um altar para o Criador! A casa na qual a adoração a Deus não é estabelecida não pode ser considerada sob a proteção divina.

E invocou o nome do Senhor – o Dr. Shuckford sustenta fortemente que ??? ??? kara beshem não significa invocar o nome, mas invocar o nome. Então Abrão invocou Jeová em ou pelo nome de Jeová, que lhe aparecera. Ele foi ensinado, mesmo nos primeiros tempos, a se aproximar de Deus através de um mediador; e esse mediador, desde que manifestado na carne, era conhecido pelo nome Jeová. Nosso Senhor não alude a uma descoberta como esta quando diz: Abraão se alegrou ao ver o meu dia; e ele viu e ficou feliz? João 8:56 . Portanto, é evidente que ele foi informado de que o Cristo deveria nascer de sua semente, que as nações do mundo deveriam ser abençoadas por ele; e é de se perguntar se ele invocou Deus em nome desse grande mediador?

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 12: 8 . Removido dali para uma montanha, etc. – para melhor segurança dos habitantes ou com o objetivo de conhecer melhor o país. Aqui Abrão construiu um altar (como era habitual nas montanhas); pois, sendo locais adequados para contemplação e, talvez, por sua altura parecendo apontar a mente para o céu acima de visões terrenas baixas, eles foram, portanto, escolhidos por homens piedosos nos tempos antigos, como altares de devoção erguidos pelo Autor da natureza; e foram aprovados por Deus, até que, como os bosques sagrados, foram profanados pelos ritos ímpios de uma superstição bárbara.

Comentário de John Calvin

8. E ele retirou dali . Quando ouvimos que Abrão se mudou do lugar onde ele havia construído um altar para Deus, não devemos duvidar que ele era, por alguma necessidade, compelido a fazê-lo. Ele encontrou os habitantes sem propósitos; e, portanto, transfere seu tabernáculo para outro lugar. Mas se Abrão suportou pacientemente suas andanças, nossa fastidiosidade é totalmente indesculpável, quando murmuramos contra Deus, se ele não nos concede um ninho silencioso. Certamente, quando Cristo abriu o céu para nós e diariamente nos convida a habitar com ele; não devemos nos enganar, se ele escolher que devemos ser estranhos no mundo. A soma da passagem é esta: que Abrão estava sem uma residência estabelecida: (347) que título Paulo atribui aos cristãos ( 1 Coríntios 4:11 .) Além disso, há uma prolepsia manifesta na palavra Betel; pois Moisés dá esse nome ao lugar, para acomodar seu discurso aos homens de sua própria idade.

E lá ele construiu um altar . Moisés elogia em Abrão sua devoção incansável à piedade: pois, com essas palavras, ele sugere que, em qualquer lugar que visitei, ele se exercitou no culto externo a Deus; tanto que ele pode não ter ritos religiosos em comum com os ímpios, e que ele possa manter sua família em sincera piedade. E é provável que, por essa causa, ele não seja objeto de pouca inimizade; porque não há nada que mais irrite os ímpios, que a religião diferente da sua, na qual eles se concebem para serem não somente desprezados, mas condenados por completo como cegos. E sabemos que os cananeus eram cruéis e orgulhosos, e prontos demais para vingar insultos. Talvez essa fosse a razão das frequentes remoções de Abrão: seus vizinhos consideravam os altares que ele construíra como uma censura a si mesmos. De fato, deve-se referir ao maravilhoso favor de Deus, que ele nem sempre era chapado. No entanto, uma vez que o homem santo sabe que é justamente necessário prestar testemunho de que ele tem um Deus peculiarmente seu, a quem ele não deve, por dissimulação, virtualmente negar (348) , portanto, ele não hesita em preferir a glória de Deus a a própria vida dele.

Comentário de Joseph Benson

Gênesis 12: 8 . E ali ele construiu um altar, e invocou o nome do Senhor – Parece que essa era sua prática constante, onde quer que ele removesse. Tão logo ele entrou em Canaã, embora fosse um estrangeiro e peregrino ali, ele estabeleceu e manteve a adoração a Deus em sua família; e onde quer que ele tivesse uma tenda, Deus tinha um altar que santificava pela oração.

Comentário de John Wesley

E partiu dali para um monte a leste de Betel, e arvorou ??sua tenda, tendo Betel a oeste e Hai a leste; e edificou ali um altar ao Senhor, e invocou o nome do Senhor.

E ali ele construiu um altar ao Senhor que lhe apareceu, e invocou o nome do Senhor – Agora considere isso: (1) Como feito em uma ocasião especial em que Deus apareceu a ele, ele construiu um altar. , com um olho no Deus que apareceu para ele: assim ele reconheceu com gratidão a bondade de Deus para com ele ao fazer aquela visita e promessa graciosa; e assim ele testemunhou sua confiança e dependência da palavra que Deus havia dito. (2) Como prática constante, onde quer que ele se afastasse. Assim que Abrão chegou a Canaã, embora ele fosse apenas um estrangeiro e peregrino ali, ele estabeleceu e manteve a adoração a Deus em sua família; e onde quer que ele tivesse uma tenda, Deus tinha um altar e aquele altar santificado pela oração.

Referências Cruzadas

Gênesis 4:26 – Também a Sete nasceu um filho, a quem deu o nome de Enos. Nessa época começou-se a invocar o nome do Senhor.

Gênesis 13:4 – e onde, pela primeira vez, tinha construído um altar. Ali Abrão invocou o nome do Senhor.

Gênesis 21:33 – Abraão, por sua vez, plantou uma tamargueira em Berseba e ali invocou o nome do Senhor, o Deus Eterno.

Gênesis 28:19 – E deu o nome de Betel àquele lugar, embora a cidade anteriormente se chamasse Luz.

Gênesis 35:3 – Venham! Vamos subir a Betel, onde farei um altar ao Deus que me ouviu no dia da minha angústia e que tem estado comigo por onde tenho andado”.

Gênesis 35:15 – Jacó deu o nome de Betel ao lugar onde Deus tinha falado com ele.

Josué 7:2 – Sucedeu que Josué enviou homens de Jericó a Ai, que fica perto de Bete-Áven, a leste de Betel, e ordenou-lhes: “Subam e espionem a região”. Os homens subiram e espionaram Ai.

Josué 8:3 – Então Josué e todo o exército se prepararam para atacar a cidade de Ai. Ele escolheu trinta mil dos seus melhores homens de guerra e os enviou de noite

Josué 8:17 – Nem um só homem ficou em Ai e em Betel; todos foram atrás de Israel. Deixaram a cidade aberta e saíram em perseguição de Israel.

Josué 18:22 – Bete-Arabá, Zemaraim, Betel,

Neemias 11:31 – Os descendentes dos benjamitas foram viver em Geba, Micmás, Aia, Betel e seus povoados,

Salmos 116:4 – Então clamei pelo nome do Senhor: “Livra-me, Senhor! “

Isaías 10:28 – Eles entram em Aiate; passam por Migrom; guardam suprimentos em Micmás.

Joel 2:32 – E todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo, pois, conforme prometeu o Senhor, no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento para os sobreviventes, para aqueles a quem o Senhor chamar.

Atos dos Apóstolos 2:21 – E todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo! ’

Romanos 10:12 – Não há diferença entre judeus e gentios, pois o mesmo Senhor é Senhor de todos e abençoa ricamente todos os que o invocam,

1 Coríntios 1:2 – à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus e chamados para serem santos, juntamente com todos os que, em toda parte, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso:

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *