Estudo de Gênesis 31:13 – Comentado e Explicado

Eu sou o Deus de Betel, onde tu me consagraste uma estela e me fizeste um voto. Agora, vamos, sai daqui e volta para a terra de tua família."
Gênesis 31:13

Comentário de John Calvin

13. Eu sou o Deus de Betel . Não é maravilhoso que o anjo assuma a pessoa de Deus: ou porque Deus Pai apareceu aos santos patriarcas em sua própria Palavra, como em um espelho vivo, e sob a forma de um anjo; ou porque os anjos, falando pelo comando de Deus, proferem corretamente suas palavras, como da sua boca. Pois os profetas estão acostumados a essa forma de falar; não que eles possam se exaltar no lugar de Deus; mas apenas para que a majestade de Deus, de quem são ministros, possa brilhar em sua mensagem. Agora, é apropriado que consideremos com mais cuidado a força dessa forma de expressão. Ele não se chama Deus de Betel, porque está confinado dentro dos limites de um determinado lugar, mas com o objetivo de renovar ao seu servo a lembrança de sua própria promessa; pois o santo Jacó ainda não havia atingido aquele grau de perfeição que tornava desnecessários os rudimentos mais simples. Mas pouca luz da verdadeira doutrina naquele tempo prevaleceu; e mesmo isso estava envolvido em muitas sombras. Quase o mundo inteiro havia apostatado em falsos deuses; e aquela região, mais ainda, a casa de seu sogro, estava cheia de superstições profanas. Portanto, em meio a tantos obstáculos, nada era mais difícil para ele do que manter sua fé no único Deus verdadeiro, firme e invencível. Portanto, em primeiro lugar, a religião pura é recomendada a ele, a fim de que, entre os vários erros do mundo, ele possa aderir à obediência e adoração àquele Deus que ele conhecera. Em segundo lugar; a promessa que ele havia recebido anteriormente é novamente confirmada a ele, a fim de que ele sempre mantenha sua mente fixada na aliança especial que Deus havia feito com Abraão e sua posteridade. Assim, ele é direcionado para a terra de Canaã, que era sua própria herança; para que a bênção temporal de Deus, da qual ele desfrutaria em breve, detenha seu coração na Mesopotâmia. Pois desde que este oráculo era apenas um apêndice do anterior, quaisquer que sejam os benefícios que Deus depois concedeu devem ser referidos ao primeiro desígnio. Também podemos conjecturar, a partir desta passagem, que Jacó já havia pregado em sua casa a respeito do verdadeiro Deus e da verdadeira religião, como se tornou um pai piedoso de sua família. Pois ele teria agido absurdamente ao proferir esse discurso, a menos que suas esposas tivessem sido previamente instruídas a respeitar essa maravilhosa visão. No mesmo ponto pertence ao que ele havia dito antes, que o Deus de seu pai lhe havia trazido assistência. Pois é como se ele distinguisse abertamente o Deus a quem ele adorava do deus de Labão. E agora, porque ele mantém um discurso familiar com suas esposas, como nos assuntos que eles conhecem, a conjectura é provável, que não foi culpa de Jacó se eles não estivessem imbuídos do conhecimento do Deus único e de piedade sincera. Além disso, por esse oráculo, o Senhor declarou que está sempre atento aos piedosos, mesmo quando eles parecem ser abatidos e abandonados. Pois quem não diria que o exilado Jacó agora estava privado de toda a ajuda celestial? E verdadeiramente o Senhor aparece tarde para ele; mas, além de todas as expectativas, ele nunca se esqueceu dele. Que os fiéis, também neste dia, sintam que ele é o mesmo em relação a eles; e se, de alguma maneira, os iníquos os tiranicamente os oprimem pela violência injusta, tomem pacientemente, até que finalmente, no devido tempo, ele os vingará.

Referências Cruzadas

Gênesis 28:12 – E teve um sonho no qual viu uma escada apoiada na terra; o seu topo alcançava os céus, e os anjos de Deus subiam e desciam por ela.

Gênesis 31:3 – E o Senhor disse a Jacó: “Volte para a terra de seus pais e de seus parentes, e eu estarei com você”.

Gênesis 32:9 – Então Jacó orou: “Ó Deus de meu pai Abraão, Deus de meu pai Isaque, ó Senhor que me disseste: ‘Volte para a sua terra e para os seus parentes e eu o farei prosperar’;

Gênesis 35:7 – Nesse lugar construiu um altar e lhe deu o nome de El-Betel, porque ali Deus havia se revelado a ele, quando fugia do seu irmão.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *