Estudo de Mateus 21:33 – Comentado e Explicado

Ouvi outra parábola: havia um pai de família que plantou uma vinha. Cercou-a com uma sebe, cavou um lagar e edificou uma torre. E, tendo-a arrendado a lavradores, deixou o país.
Mateus 21:33

Comentário de Albert Barnes

Ouça outra parábola – Veja as notas em Mateus 13: 3 .

Um certo chefe de família – Veja as anotações em Mateus 20: 1 .

Plantou uma vinha – Um lugar para o cultivo de uvas. É freqüentemente usado para representar a igreja de Deus. como um lugar cultivado e valioso. A Judéia era favorável às videiras, e a figura é freqüentemente usada, portanto, nos escritores sagrados. Ver Mateus 20: 1 . É usado aqui para representar o “povo judeu” – o povo escolhido pelo Senhor, cultivado com cuidado e favorecido; ou talvez mais definitivamente, “a cidade de Jerusalém”.

Hedged it around – Isso significa que ele o cercou, seja com uma cerca de madeira ou pedra, ou mais provavelmente com “espinhos”, espessas e crescidas – uma maneira comum de cercar campos na Judéia, como na Inglaterra,

E cavou uma prensa de vinho nela – diz Mark, “cavou um lugar para a gordura do vinho”. Isso deveria ter sido assim prestado em Mateus. A palavra original não significa a “prensa” na qual as uvas foram pisadas, mas a “cuba ou cisterna grande” na qual o vinho escorria. Isso geralmente era feito escavando a encosta de uma colina. A “prensa de vinho” era feita de dois recipientes. O superior, na Pérsia, atualmente, tem cerca de 2 metros quadrados e 2 metros de altura. Nisto, as uvas são jogadas e “pisadas” pelos homens, e o suco corre para o grande receptáculo ou cisterna abaixo. Veja as anotações em Isaías 63: 2-3 .

E construiu uma torre – Veja também as notas em Isaías 5: 2 . Atualmente, nos países do leste, essas torres têm 80 pés de altura e 30 pés quadrados. Eles eram para os guardiões, que defendiam as vinhas de ladrões e animais, especialmente de raposas, Marcos 12: 1 . Essa lembrança esclareceu o mistério. Ali, diante dos meus olhos, estavam as torres sobre as quais eu havia lido e pensado tantas vezes; como os que estavam ali quando Davi levou seus rebanhos para os pastos vizinhos; tais como fornecidas aos escritores sagrados e ao próprio Salvador tantas ilustrações para reforçar o que eles ensinaram.

Diz-se que essas torres às vezes são quadradas, redondas e altas, com 40 ou 50 pés. Os que examinei tinham uma pequena porta perto do chão e um espaço plano no topo, onde um homem podia sentar e comandar a vista da plantação. Depois, vi muitas dessas estruturas perto de Hebron, onde a videira ainda floresce em sua antiga casa; pois lá estava, provavelmente, Escol, de onde os espiões hebreus retornaram a Josué com os cachos de uvas que haviam colhido como evidência da fertilidade da terra. Algumas das torres aqui são construídas para servir de casas: e durante a vindima, diz-se que os habitantes de Hebron moram nelas em números que deixam a cidade quase deserta.

E deixe sair … – Isso não era incomum. Os vinhedos eram frequentemente plantados para serem lucrativos.

Em um país distante – isso significa, no original, apenas que ele se afastou deles. Isso não significa que ele saiu da “terra”. Lucas acrescenta: “por um longo tempo”. Isto é, como parece, até a hora do fruto; talvez por um ano. Esta vinha denota, sem dúvida, o povo judeu, ou Jerusalém. Mas essas circunstâncias não devem ser particularmente explicadas. Eles servem para acompanhar a história. Eles denotam em geral que Deus cuidou adequadamente de sua vinha – isto é, de seu povo; mas, além disso, não podemos afirmar que essas circunstâncias de construção da torre etc. significam algo em particular, pois ele não nos disse que sim, e onde ele não as explicou, não temos o direito de tentar.

Comentário de Joseph Benson

Mateus 21:33 . Ouça outra parábola – Na qual você está quase preocupado, como suas próprias consciências devem lhe dizer rapidamente. Na parábola anterior dos dois filhos, nosso Senhor convenceu os fariseus, os principais sacerdotes e anciãos, de absoluta desobediência a Deus, seu Pai celestial, apesar de todos os seus discursos justos e promessas suaves: aqui ele se levanta sobre eles e mostra-lhes como num copo, os altos privilégios de que gozavam; e sua excessiva ingratidão, de que, se possível, ele pudesse despertar suas almas e desarmá-las do terrível propósito que já haviam concebido de assassiná-lo, o verdadeiro herdeiro da vinha de que eram lavradores infiéis. E, de fato, eles devem ter feito um grande esforço na iniqüidade, e endurecido o coração acima da medida, que poderia continuar em seu desígnio negro de destruir Jesus, depois que ele lhes mostrou claramente seu conhecimento de seu desígnio e abriu seus artifícios. e as terríveis conseqüências disso para si mesmos, à justiça da qual haviam subscrito com seus próprios lábios. Havia um certo chefe de família – ou, dono de uma família, representando Deus, o proprietário de todos; que plantou uma vinha – A Igreja Judaica plantada em Canaã, representada também como uma vinha, Isaías 5: 1-4 , em uma parábola na qual esta de nosso Senhor parece estar fundada; veja as notas lá. Não poderia haver um emblema mais natural da igreja, ou um mais familiar e óbvio para os profetas e nosso Senhor usarem na Judéia, do que o de uma vinha; como aquele país estava cheio de vinhedos, e assim proporcionava ao povo uma ocasião constante, tendo-os sempre diante de seus olhos, para recordar e aplicar as instruções espirituais extraídas deles. E a comparação não era apenas óbvia, mas natural: e os detalhes dos quais o Senhor e os profetas falam, como são essenciais para uma vinha, também correspondem lindamente às bênçãos essenciais concedidas por Deus à Igreja Judaica. Primeiro, é necessário que uma vinha seja plantada, pois as videiras não estão em lugar algum do produto natural do solo. Nosso Senhor, portanto, menciona esse particular primeiro. 2d, sendo as videiras plantas tenras e as vinhas sujeitas às incursões de bestas e inimigos, é necessário que elas sejam fechadas. Portanto, aqui é observado que esta vinha estava cercada ; isto é, pela proteção divina, que era como um muro de fogo em volta da Igreja e do povo judeu, pelo qual ele os cercava e os defendia de todos os seus inimigos. Mas um hedge não é apenas para defesa, mas para a distinção e separação de propriedades; e assim Deus distinguiu e separou sua igreja pela cerca da circuncisão, e a lei cerimonial, que São Paulo chama de muro de separação, que foi derrubado e levado em Cristo, que ainda designou uma ordem e disciplina do evangelho para seja a cerca em volta da igreja dele. 3d. Uma vinha, assim plantada e vedada, deve ter um local para a recepção e residência do cultivador; e para colher e receber o fruto. Consequentemente, esse chefe de família construiu uma torre para o primeiro objetivo e preparou uma prensa para o último. Então Deus providenciou para sua igreja antiga um tabernáculo primeiro, e depois um templo, onde os cultivadores de sua vinha poderiam habitar e vigiar continuamente (pois os sacerdotes são os vigias do Senhor), onde também ele próprio prometeu habitar e dar-lhes o sinais de sua presença entre eles e prazer neles: e neste templo ele estabeleceu seu altar sagrado, que, como a prensa fluía com o sangue da uva, deveria fluir continuamente com o sangue dos sacrifícios, o frutos de sua obediência, testemunhos de sua fé, e então verdadeiramente aceitáveis ??quando oferecidos em fé pelo grande sacrifício, cujo sangue todo o sangue derramado em sacrifícios prefigurados, e que foi pisado na prensa de vinho da ferocidade e da ira do Deus Todo-Poderoso. A próxima cláusula: E exponha aos lavradores, e foi para um país distante, não significa mais do que Deus, tendo estabelecido e fornecido à sua vinha todas as coisas necessárias para torná-la frutífera para seu louvor, comprometido o cuidado e o cultivo dela. aos sacerdotes e presbíteros, aos governantes eclesiásticos e civis, por cujo ministério o povo deveria ser instruído e governado, sem esperar tais sinais extraordinários da presença constante de Deus e da direção imediata que apareceram quando ele os transformou em uma igreja.

Comentário de E.W. Bullinger

outro. Grego. alios. App-124 .: ou seja, um similar. A segunda parábola falada no templo.

chefe de família = dono de uma casa.

hedged-lo em torno de = colocou sobre ele uma cerca.

lagar de vinho. Septuaginta para o hebraico. gath, a imprensa, não o IVA. Isaías 5: 2 .

torre. Para os vigias. Ver Isaías 1: 8 ; Isaías 5: 2 ; Isaías 24:20 . Jó 27:18 .

deixe sair. Havia três tipos de arrendamento: (1) onde os trabalhadores recebiam uma proporção da produção pelo pagamento; (2) onde o aluguel total foi pago; (3) quando uma parte definida do produto fosse dada pelos arrendatários, qualquer que fosse a colheita. Tais concessões eram concedidas por ano, ou por toda a vida, ou eram mesmo hereditárias. De Mateus 21:34 e Marcos 12: 2, a palavra “de” mostra que o último tipo de arrendamento é mencionado nesta parábola.

foi para um país distante = foi para o exterior ou viajou. Como em Mateus 25:14 , Mateus 25:15 . Marcos 12: 1 ; Marcos 13:34 . Lucas 15:13 ; Lucas 20: 9 .

Comentário de John Calvin

Mateus 21:33 . Ouça outra parábola. As palavras de Lucas são um pouco diferentes; pois ele diz que Cristo falou ao povo, enquanto aqui o discurso é dirigido aos sacerdotes e escribas. Mas a solução é fácil; pois, embora Cristo falasse contra eles, ele expôs sua baixeza na presença de todo o povo. Marcos diz que Cristo começou a falar por parábolas, mas deixa de fora o que era o primeiro em ordem, como também em outras passagens que ele dá apenas uma parte do todo. A substância dessa parábola é que não é novidade que os sacerdotes e os outros governantes da Igreja se empenhem perversamente em defraudar Deus de seu direito; por muito tempo praticaram o mesmo tipo de assalto aos profetas, e agora estão prontos para matar seu Filho; mas eles não ficarão impunes, pois Deus se levantará para defender seu direito. O objeto é duplo; primeiro, censurar os sacerdotes com ingratidão baixa e perversa; e, em segundo lugar, remover a ofensa que seria ocasionada por sua morte que se aproximava. Pois, por meio de um título falso, haviam conquistado tanta influência sobre pessoas simples e a multidão ignorante, que a religião dos judeus dependia de sua vontade e decisão. Portanto, Cristo adverte os fracos e mostra que, como muitos profetas, um após o outro, haviam sido anteriormente mortos pelos sacerdotes, ninguém deveria se afligir, se um exemplo semelhante fosse exibido em sua própria pessoa. Mas vamos agora examiná-lo em detalhes.

Um homem plantou uma vinha. Essa comparação ocorre frequentemente nas Escrituras. Com relação à passagem atual, Cristo significa apenas que, embora Deus designe pastores sobre sua Igreja, ele não transmite seu direito a outros, mas age da mesma maneira como se um proprietário deixasse uma vinha ou um campo para um lavrador, quem trabalharia no cultivo e faria um retorno anual. Como ele reclama por Isaías ( Isaías 5: 4 ) e Jeremias ( Jeremias 2:21 ), que ele não havia recebido fruto da videira cujo cultivo ele havia concedido tanto trabalho e despesas; por isso, nesta passagem, ele acusa os próprios vinicultores, que, como vigaristas de base, se apropriam do produto da vinha. Cristo diz que a vinha estava bem mobiliada e em excelentes condições quando os lavradores a receberam das mãos do proprietário. Por essa afirmação, ele não apresenta um leve agravamento do crime; quanto mais generosamente ele agira em relação a eles, mais detestável era a ingratidão deles. Paulo emprega o mesmo argumento, quando deseja exortar os pastores a serem diligentes no cumprimento de seu dever, de que são mordomos, escolhidos para governar a casa de Deus, que é a

pilar e rodada da verdade, ( 1 Timóteo 3:16 .)

E corretamente; porque, quanto mais honrosa e ilustre é sua condição, eles se encontram sob as mais profundas obrigações para com Deus, para não serem indolentes em seu trabalho. Tanto mais detestável (como já dissemos) é a baixeza dos que desprezam a grande bondade de Deus e a grande honra que já receberam Dele.

Deus plantou uma vinha (43) quando, lembrando-se de sua adoção gratuita, tirou o povo do Egito, separou-o novamente para ser sua herança e chamou-os à esperança da salvação eterna, prometendo ser Deus e Pai; pois este é o plantio de que Isaías fala ( Isaías 60:21 .) Por prensa de vinho e torre, significam-se os auxílios que foram adicionados para fortalecer a fé do povo na doutrina da Lei, como sacrifícios e outras observâncias rituais; pois Deus, como um chefe cuidadoso e providente de uma família, não deixou meios por tentar conceder a sua Igreja toda a proteção necessária.

E deixe para os lavradores. Deus poderia, por si mesmo, sem a ação dos homens, preservar sua Igreja em boa ordem; mas ele toma homens para seus ministros e faz uso de suas mãos. Assim, antigamente, ele designou padres para serem, por assim dizer, cultivadores da vinha. Mas a maravilha é que Cristo compara os profetas aos servos, que são enviados, depois da colheita, para exigir o fruto; (44) porque sabemos que eles também eram videiras e tinham uma carga em comum com os sacerdotes. I reply, it was not necessary for Christ to be careful or exact in describing the resemblance or contrariety between those two orders. The priests were certainly appointed at first on the condition of thoroughly cultivating the Church by sound doctrine; but as they neglected the work assigned them, either through carelessness or ignorance, the prophets were sent as an extraordinary supply, to clear the vine from weeds, to lop off the superfluous wood, and in other ways to make up for the neglect of the priests; and, at the same time, severely to reprove the people, to raise up decayed piety, to awaken drowsy souls, and to bring back the worship of God and a new life. And what else was this than to demand the revenue which was due to God from his vineyard? All this Christ applies justly and truly to his purpose; for the regular and permanent government of his Church was not in the hands of the prophets, but was always held by the priests; just as if lazy husbandman, while he neglected cultivation, claimed the place to which he had been once appointed, under the plea of possession.

Comentário de Adam Clarke

Havia um certo chefe de família – vamos procurar descobrir um significado geral e prático para esta parábola. Um chefe de família – o Ser Supremo. A família – a nação judaica. A vinha – a cidade de Jerusalém. A cerca – a proteção divina. A prensa de vinhos – a lei e os ritos de sacrifício. A torre – o templo, no qual a presença Divina foi manifestada. Os lavradores – os sacerdotes e doutores da lei. Saiu de casa – confiou o cultivo da vinha aos sacerdotes, etc., com a máxima confiança; como faria um homem que tinha os servos mais confiáveis, e foi obrigado a se ausentar de casa por um certo tempo. Nosso Senhor toma essa parábola de Isaías 5: 1 , etc .; mas, se nosso abençoado Redentor citar a lei, os profetas ou os coelhos, ele se reserva a liberdade de embelezar o todo e torná-lo mais pertinente.

Alguns aplicam essa parábola também ao cristianismo, assim: – O mestre ou pai – nosso abençoado Senhor. A família – professos cristãos em geral. A vinha – a verdadeira Igreja, ou assembléia dos fiéis. O hedge – a verdadeira fé, que mantém a assembléia sagrada fechada e defendida dos erros do paganismo e do falso cristianismo. A prensa de vinho – a expiação feita pelo sacrifício de Cristo, tipificada pelos sacrifícios da lei. A torre – as promessas da presença e proteção divinas. Os lavradores – os apóstolos e todos os seus sucessores no ministério. Ir de casa – a ascensão ao céu. Mas essa parábola não pode andar de quatro na causa cristã, como qualquer um pode ver. Na facilidade dos lavradores, especialmente é aplicável; a menos que suponhamos que nosso Senhor pretendia tais como aqueles inquisidores Bonners, que sempre perseguiam os verdadeiros ministros de Cristo e, conseqüentemente, o próprio Cristo em seus membros; e a estes pode ser adicionado todo o trem de Ejetores de São Bartolomeu, e todos os homens de fogo e bicha de uma certa Igreja, que pensam que prestam serviço a Deus assassinando seus santos. Mas que os perseguidos tenham coragem: Jesus Cristo voltará em breve; e então ele destruirá miseravelmente aqueles homens iníquos; de fato, ele já o fez a vários e deixou a sua vinha para lavradores mais fiéis.

Cavou uma prensa de vinho – O???e ????? . São Marcos tem ?p??????? , o poço sob a prensa, para o qual o licor corria, quando espremido da fruta pela prensa.

Comentário de Thomas Coke

Mateus 21:33 . Ouça outra parábola Não satisfeito por mostrar aos governantes a hediondez de seus pecados, ao rejeitar o Batista, Jesus julgou apropriado também publicamente representar o crime da nação, ao rejeitar todos os mensageiros de Deus, do primeiro ao último; e, entre os demais, seu Filho unigênito: ao mesmo tempo, advertia-os claramente de seu perigo, por causa do castigo sofrido por conta de um curso contínuo de rebelião. A economia externa da religião em que se glorificavam deveria ser tirada deles; sua relação com Deus, como seu povo, cancelada; e sua constituição nacional destruída; mas, como esses eram tópicos extremamente desagradáveis, ele os vestiu sob o véu de uma parábola, que ele formou sobre uma que foi usada muito tempo antes pelo profeta Isaías, Isaías 5: 1 , etc. onde veja as notas. Esta vinha, com suas aparências, representa a dispensação mosaica, uma dispensação acompanhada de grandes vantagens presentes e muitas promessas de futuras bênçãos: as outras circunstâncias da parábola são extremamente claras. São Mateus usa a palavra ????? para uma prensa de vinho, e St. Mark, ?p?????? ; o primeiro significa a prensa de vinho, o outro a cavidade sob ela, em que foi fixado o vaso que recebeu o licor prensado das uvas. Um deles implica naturalmente o outro; mas nosso Senhor escolheu mencionar os dois.

Comentário de John Wesley

Ouça outra parábola: Havia um chefe de família que plantou uma vinha e a cercou, cavou nela um lagar de vinho, construiu uma torre, deixou sair para os lavradores e foi para um país longínquo.

Um certo chefe de família plantou uma vinha – Deus plantou a Igreja em Canaã; e o cercou – Primeiro com a lei, depois com sua providência peculiar: e cavou uma prensa de vinho – Talvez isso possa significar Jerusalém: e construiu uma torre – O templo: e foi para um país distante – Ou seja, deixou os guardiões de sua vinha, em certa medida, comportar-se como deveriam ver o bem. Marcos 12: 1 ; Lucas 20: 9 .

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *