Estudo de Gênesis 32:28 – Comentado e Explicado

"Teu nome não será mais Jacó, tornou ele, mas Israel, porque lutaste com Deus e com os homens, e venceste." Jacó perguntou-lhe:
Gênesis 32:28

Comentário de Albert Barnes

“Qual é o seu nome?” Ele o lembra de seu antigo eu, Jacob, o suplantador, o autoconfiante, o egoísta. Mas agora ele está desativado, dependente de outro, e busca uma bênção de outro, e para todos os outros, assim como para si mesmo. Não mais Jacó será chamado teu nome, mas Israel – um príncipe de Deus, em Deus, com Deus. Em um conflito pessoal, dependendo de si mesmo, você não era páreo para Deus. Mas na oração, dependendo de outro, prevaleceste com Deus e com os homens. O novo nome é indicativo da nova natureza que agora alcançou sua perfeição de desenvolvimento em Jacó. Ao contrário de Abraão, que recebeu seu novo nome de uma vez por todas, e nunca mais foi chamado pelo primeiro, Jacó será chamado agora por um e agora pelo outro, conforme a ocasião possa servir. Pois ele foi chamado do ventre Gênesis 25:23 , e ambos os nomes têm um significado espiritual para dois aspectos diferentes do filho de Deus, de acordo com o paradoxo do apóstolo: “Trabalhe sua própria salvação com medo e tremor, pois é Deus. que trabalha em vós tanto para desejar como para fazer o bem dele ” Philemon 2: 12-13 . “Diga agora seu nome.”

Divulgue para mim sua natureza. Este Ser misterioso sugere por sua resposta que Jacó deveria aprender sua natureza, tanto quanto ele ainda precisava conhecê-la, a partir do evento que acabara de ocorrer; e ele conhecia bem seu nome. E ele o abençoou ali. Ele tinha o poder de desabilitar a criatura autossuficiente, de defendê-la quando incapaz de permanecer em pé, de responder à oração, de conferir um novo nome, com uma nova fase da vida espiritual e de abençoar com uma renovação física e espiritual. capacidade de ser uma bênção para a humanidade. Depois de tudo isso, Jacob não podia mais duvidar de quem ele era. Há, então, três atos nessa cena dramática: primeiro, Jacob lutando com o Onipresente na forma de um homem, no qual ele é derrotado; segundo, Jacó suplicantemente suplicando ao Senhor, no qual ele prevalece como um príncipe de Deus; terceiro, Jacó recebendo a bênção de um novo nome, um novo desenvolvimento da vida espiritual e uma nova capacidade de ação corporal.

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 32:28 . Pois como um príncipe, etc. – Nossa tradução traduz essas palavras do anjo para Jacó, como se Jacó tivesse prevalecido sobre os homens e sobre ele; Considerando que ele estava tão longe de prevalecer sobre os únicos dois inimigos que ele tinha, viz. Esaú e Labão, que ele foi forçado a fugir dos dois. Portanto, é necessário recorrer a uma versão melhor dessas palavras, se o original puder nos confirmar; o que ele fará, sem a menor violência, ou melhor, seguindo o sentido mais estrito e literal, que segue assim: você agiu ou se comportou como um príncipe (em sua luta) com DEUS, e também prevalecerá sobre os homens . E, de fato, o que poderia ser mais confortável para Jacó no estreito em que ele estava, sobre encontrar seu irmão Esaú, do que essa promessa? ou o que pode mais naturalmente explicar a visão dos anjos, bem como essa aparência de Jeová, do que supor que ele foi favorecido com eles, a fim de dissipar seu medo e, sem dúvida, para lhe proporcionar força espiritual. Esta versão é igualmente mais agradável à paráfrase de Chaldee, à Septuaginta e à Vulgata, que a traduz assim: se até agora você foi capaz de prevalecer com DEUS, quanto mais poderá prevalecer sobre os homens! Quanto à pessoa que lutou com Jacó, alguns acreditaram que ele era um mero anjo, apenas porque Oséias o chama por esse nome (cap. Gênesis 12: 4 ); enquanto que, quando é Deus ou Cristo que aparece como um, ele é distinguido pelo anjo da aliança, ou alguma outra palavra. Mas o que se segue no próximo versículo do profeta que acabamos de citar confunde claramente essa noção; ele o encontrou em Betel, o Senhor Deus dos exércitos. Que DEUS o conheceu em Betel é claro, ao dizer: Eu sou o Deus de Betel. A opinião geral, portanto, dos autores antigos e modernos é que foi CRISTO quem lutou com Jacob aqui.

Comentário de Adam Clarke

sarah , he ruled as a prince, and ?? el , God; Teu nome não será mais chamado Jacó, mas Israel – Israel , de Israel , um príncipe, ou Israel sarah , ele governou como príncipe, e Deus; , he saw, ?? el , God; ou melhor, de ??? ish , um homem (o ? aleph sendo derrubado), e ??? raah , ele viu: ?? el , Deus; faces to faces, (ie, fully and completely, without any medium), ???? ????? vattinnatsel napshi , and my soul is redeemed.” e isso corresponde ao nome que Jacó impôs ao lugar, chamando-o de ???? peniel , os rostos de Deus ou de Elohim, que rostos se manifestavam a ele, o fizeram dizer: Gênesis 32:30 , ???? ?? ???? ????? ????? raithi Elohim panim el panim , ou seja, “Eu vi os Elohim enfrentando rostos (ou seja, total e completamente, sem qualquer meio), ???? ????? vattinnatsel napshi , e minha alma é redimida”. Podemos aprender com isso que a redenção da alma será a conseqüência abençoada da luta pela oração e súplica a Deus: “O reino dos céus sofre violência, e os violentos a tomam à força”. Desde então, Jacó se tornou um novo homem; mas não foi até depois de uma luta severa que ele recebeu seu nome, seu coração e seu caráter. Depois disso, ele não era mais Jacó, o suplantador, mas Israel – o homem que prevalece com Deus, e o vê cara a cara.

E prevaleceu – Mais literalmente, você teve poder com Deus, e com o homem também prevalecerá. ????? ?? Im Elohim , com o Deus forte; ????? ?? im anashim , com homem fraco e débil. Há uma bela oposição aqui entre as duas palavras: Vendo que você foi poderoso com o Todo-Poderoso, certamente prevalecerá sobre os mortais que perecem; como prevaleceste com Deus, prevalecerás também com os homens: Deus chamando as coisas que não eram como se já tivessem ocorrido, porque a prevalência deste povo, os israelitas, por meio do Messias, que deles procederia deles , já foi determinado no conselho divino. Ele nunca disse à semente de Jacó: Buscai em vão o meu rosto. Quem luta deve prevalecer.

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 32:28 . Pois como um príncipe, etc. – Nossa tradução traduz essas palavras do anjo para Jacó, como se Jacó tivesse prevalecido sobre os homens e sobre ele; Considerando que ele estava tão longe de prevalecer sobre os únicos dois inimigos que ele tinha, viz. Esaú e Labão, que ele foi forçado a fugir dos dois. Portanto, é necessário recorrer a uma versão melhor dessas palavras, se o original puder nos confirmar; o que ele fará, sem a menor violência, ou melhor, seguindo o sentido mais estrito e literal, que segue assim: você agiu ou se comportou como um príncipe (em sua luta) com DEUS, e também prevalecerá sobre os homens . E, de fato, o que poderia ser mais confortável para Jacó no estreito em que ele estava, sobre encontrar seu irmão Esaú, do que essa promessa? ou o que pode mais naturalmente explicar a visão dos anjos, bem como essa aparência de Jeová, do que supor que ele foi favorecido com eles, a fim de dissipar seu medo e, sem dúvida, para lhe proporcionar força espiritual. Esta versão é igualmente mais agradável à paráfrase de Chaldee, à Septuaginta e à Vulgata, que a traduz assim: se até agora você foi capaz de prevalecer com DEUS, quanto mais poderá prevalecer sobre os homens! Quanto à pessoa que lutou com Jacó, alguns acreditaram que ele era um mero anjo, apenas porque Oséias o chama por esse nome (cap. Gênesis 12: 4 ); enquanto que, quando é Deus ou Cristo que aparece como um, ele é distinguido pelo anjo da aliança, ou alguma outra palavra. Mas o que se segue no próximo versículo do profeta que acabamos de citar confunde claramente essa noção; ele o encontrou em Betel, o Senhor Deus dos exércitos. Que DEUS o conheceu em Betel é claro, ao dizer: Eu sou o Deus de Betel. A opinião geral, portanto, dos autores antigos e modernos é que foi CRISTO quem lutou com Jacob aqui.

Comentário de John Calvin

28. Teu nome não será mais chamado Jacó . Jacó, como vimos, recebeu seu nome do ventre de sua mãe, porque havia agarrado o calcanhar do pé de seu irmão e tentado segurá-lo. Deus agora lhe dá um nome novo e mais honroso; não que ele possa abolir completamente o outro, que era um sinal de graça memorável, mas que ele pode testemunhar um progresso ainda maior de sua graça. Portanto, um dos dois nomes prefere o segundo ao primeiro, como mais honroso. O nome deriva de ??? ( sarah ) ou ??? ( sur ,), que significa governar, como se ele fosse chamado de Príncipe de Deus: pois eu disse, um pouco antes, que Deus havia transferido o louvor de sua própria força para Jacó, com o objetivo de triunfar em sua pessoa. A explicação do nome que é imediatamente anexada é, portanto, dada literalmente por Moisés: “Porque você governou com, ou, em relação a Deus e ao homem, e prevalecerá”. No entanto, o senso parece ser fielmente traduzido por Jerônimo: (109) mas se Jacó agiu assim heroicamente com Deus, muito mais ele deveria provar ser superior aos homens; pois certamente era o propósito de Deus enviar seu servo a vários combates, inspirado na confiança resultante de uma vitória tão grande, para que ele não se tornasse mais vacilante. Pois ele não apenas impõe um nome, como costumam ressuscitar, mas com o nome ele dá a coisa que o nome implica, para que o evento possa corresponder a ele.

Referências Cruzadas

Gênesis 17:5 – Não será mais chamado Abrão; seu nome será Abraão, porque eu o constituí pai de muitas nações.

Gênesis 17:15 – Disse também Deus a Abraão: “De agora em diante sua mulher já não se chamará Sarai; seu nome será Sara.

Gênesis 25:31 – Respondeu-lhe Jacó: “Venda-me primeiro o seu direito de filho mais velho”.

Gênesis 27:33 – Profundamente abalado, Isaque começou a tremer muito e disse: “Quem então apanhou a caça e a trouxe para mim? Acabei de comê-la antes de você entrar e a ele abençoei; e abençoado ele será! “

Gênesis 31:24 – Então, de noite, Deus veio em sonho a Labão, o arameu, e o advertiu: “Cuidado! Não diga nada a Jacó, não lhe faça promessas nem ameaças”.

Gênesis 31:36 – Jacó ficou irado e queixou-se a Labão: “Qual foi meu crime? Que pecado cometi para que você me persiga furiosamente?

Gênesis 32:24 – E Jacó ficou sozinho. Então veio um homem que se pôs a lutar com ele até o amanhecer.

Gênesis 33:4 – Mas Esaú correu ao encontro de Jacó e abraçou-se ao seu pescoço, e o beijou. E eles choraram.

Gênesis 33:20 – Ali edificou um altar e lhe chamou El Elohe Israel.

Gênesis 35:10 – dizendo: “Seu nome é Jacó, mas você não será mais chamado Jacó; seu nome será Israel”. Assim lhe deu o nome de Israel.

Números 13:16 – São esses os nomes dos homens que Moisés enviou em missão de reconhecimento do território. ( A Oséias, filho de Num, Moisés deu o nome de Josué. )

1 Samuel 26:25 – Então Saul disse a Davi: “Seja você abençoado, meu filho Davi; você fará muitas coisas e em tudo será bem sucedido”. Assim Davi prosseguiu seu caminho, e Saul voltou para casa.

2 Samuel 12:25 – e, por isso, enviou o profeta Natã para dizer a Davi que, o menino deveria chamar-se Jedidias.

2 Reis 17:34 – Até hoje eles continuam em suas antigas práticas. Não adoram o Senhor nem se comprometem com os decretos, com as ordenanças, com as leis e com os mandamentos que o Senhor deu aos descendentes de Jacó, a quem deu o nome de Israel.

Provérbios 16:7 – Quando os caminhos de um homem são agradáveis ao Senhor, ele faz que até os seus inimigos vivam em paz com ele.

Isaías 62:2 – As nações verão a sua justiça, e todos os reis, a sua glória; você será chamada por um novo nome que a boca do Senhor lhe dará.

Isaías 65:15 – Vocês deixarão seu nome como uma maldição para os meus escolhidos; o Soberano Senhor dará cabo de vocês, mas aos seus servos dará outro nome.

Oséias 12:3 – No ventre da mãe segurou o calcanhar de seu irmão; como homem lutou com Deus.

João 1:42 – E o levou a Jesus. Jesus olhou para ele e disse: “Você é Simão, filho de João. Será chamado Cefas” ( que significa Pedro ).

Apocalipse 2:17 – Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao vencedor darei do maná escondido. Também lhe darei uma pedra branca com um novo nome nela inscrito, conhecido apenas por aquele que o recebe.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *