Estudo de Isaías 62:2 – Comentado e Explicado

As nações verão então tua vitória, e todos os reis teu triunfo. Receberás então um novo nome, determinado pela boca do Senhor.
Isaías 62:2

Comentário de Albert Barnes

). E os gentios verão – (veja Isaías 11: 10: come; suba, eu me pai digo Isaías 49:22 ; Isaías 60: 3 , Isaías 60: 5 , Isaías 60:16 ).

, Isaiah 60:16 ). E todos os reis tua glória – (Veja as notas em Isaías 49: 7 , Isaías 49:23 ; Isaías 52:15 ; Isaías 60: 3 , Isaías 60: 10-11 , Isaías 60:16 ).

E serás chamado por um novo nome – Um nome que deve ser significativo e expressivo de uma condição muito melhorada e favorecida (ver Isaías 62: 4 ). A idéia é que eles não estariam em uma condição na qual um nome que denota humilhação, pobreza e opressão seria apropriado, mas nas circunstâncias em que um nome expressivo de prosperidade seria adaptado para expressar sua condição. Sobre o costume de dar nomes significativos, veja as notas em Isaías 7: 3 ; Isaías 8: 1 .

Qual a boca do Senhor nomeará – Qual será o mais valioso porque o próprio Senhor o conferirá e que, portanto, deve ser apropriado (veja as notas em Isaías 62: 4 , Isaías 62:12 .)

Comentário de Thomas Coke

Isaías 62: 2 . Serás chamado por um novo nome Isso é totalmente explicado pelo quarto versículo e cap. Isaías 65:15 . Uma mudança de condição para melhor é significada, a ser expressa por algum sinal característico. Diz-se que qualquer coisa no estilo das Escrituras é chamada por um novo nome, seja adornada com novos privilégios ou dignidades, ou de qualquer forma mude sua condição de pior para melhor.

Comentário de John Calvin

2. E os gentios verão. Ele agora afirma mais claramente a razão pela qual ele disse anteriormente que não se calaria, a saber, que os crentes podem estar plenamente convencidos de que a salvação não lhes foi prometida em vão.

E todos os reis da terra tua glória. Aqui ele emprega a palavra “glória” como significado “salvação”. Vemos aqui o argumento pelo qual os profetas devem se fortalecer pela perseverança, a saber, que o Senhor é fiel e cumprirá por fim o que prometeu uma vez, embora demore um pouco. A palavra reis serve para amplificação; como se ele dissesse que não apenas pessoas más e pessoas de posição mais baixa devem contemplar e admirar a glória de Deus, mas também os próprios “reis”, que geralmente desprezam tudo o que era digno em outros aspectos de ser estimado e honrado; pois são cegados pelo seu esplendor e enlouquecidos pelo seu alto escalão, de modo que não vêem voluntariamente outro escalão que não o seu.

E serás chamado por um novo nome. Por um “novo nome” ele quer dizer “uma assembléia lotada”; pois o povo estava tão completamente disperso que não havia corpo visível, e eles pareciam completamente arruinados. Embora uma vasta multidão de pessoas tenha sido levada ao cativeiro, ainda assim, tendo sido dispersas entre os babilônios, elas foram levadas como os membros de um corpo quebrado em pedaços, e mal conservaram o nome de um povo; que também lhes fora predito. Depois de terem sido trazidos de volta do cativeiro, eles começaram a se unir novamente em um corpo e, assim, recuperaram o “nome” do qual haviam sido privados. No entanto, “novo” denota o que é incomum; como se o Profeta tivesse dito que a glória do povo será extraordinária e como nunca se ouviu falar antes. Sabemos que isso ocorreu no progresso do tempo; pois aquele pequeno grupo de pessoas, enquanto viviam com o sofrimento em seu país de origem, não poderia, por qualquer distinção extraordinária, chegar a tão grande fama; mas, finalmente, quando a doutrina do Evangelho foi pregada, o nome judaico tornou-se conhecido e renomado.

Que a boca do Senhor nomeará. Ele confirma o que seria difícil de acreditar, prometendo que Deus será o autor desta glória; pois não estava no poder dos homens erguer uma igreja que havia afundado e coberta de desonra, mas a Deus, que “levanta os pobres do monte de pedras” ( Salmos 113: 7 ), não foi difícil. para adornar sua igreja por uma nova celebridade. Como não havia rosto de igreja por quarenta anos e, embora o Senhor tivesse alguma semente, ainda assim estava em um estado tão desordenado e tão ruinoso que não havia pessoas visíveis de Deus, ele agora restaura o nome à Igreja: quando ele a reuniu pela palavra do Evangelho. Essa obra majestosa de Deus, portanto, deve nos confirmar neste ponto, para que possamos saber que ele nunca abandonará sua Igreja; e embora os homens maus nos rasgem com suas calúnias, nos espancem e cuspam em nós, e de todos os modos se esforcem para nos fazer odiar universalmente, lembremos que Deus não está privado de seu direito de nos justificar no mundo, cujos nomes ele tem. digno de escrever no céu.

Outros expõem a passagem de uma maneira mais engenhosa, a saber, que em vez de israelitas eles serão chamados cristãos. Mas acho que o significado anterior é mais agradável ao contexto e à linguagem comum do Profeta; e devemos observar cuidadosamente aquelas formas de expressão peculiares aos profetas, para que possamos nos familiarizar com o estilo deles. Em uma palavra, o povo será restaurado, embora pareça ter sido exterminado, e obterá, não dos homens, mas de Deus, um novo nome.

Comentário de John Wesley

E os gentios verão a tua justiça e todos os reis a tua glória; e serás chamado por um novo nome, que a boca do Senhor nomeará.

Um novo nome – A igreja será mais renomada do que nunca, tanto em relação à sua condição, como à chamada Hefzi-bah, quanto à sua relação, e à chamada Beulah, e esse novo nome que o Senhor lhes concede, versículo4.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *