Estudo de 1 Reis 8:27 – Comentado e Explicado

Mas, será verdade que Deus habite sobre a terra? Se o céu e os céus dos céus não vos podem conter quanto menos esta casa que edifiquei!
1 Reis 8:27

Comentário de Albert Barnes

céu dos céus – Compare Deuteronômio 10:14 ; Salmo 148: 4 . Parece significar o céu em sua bússola mais extensa. Salomão combina com sua crença na presença especial de Javé no templo, a convicção mais forte de que Ele não é uma divindade local ou finita, mas está sempre presente em toda parte. Compare o Salmo 139: 7-10 .

Comentário de Joseph Benson

1 Reis 8:27 . Mas Deus realmente habitará na terra? – É possível que o grande, alto e santo Deus, o infinito, o eterno, abaixem-se a ponto de ocupar sua habitação entre os homens? Eis o céu, etc. – Todo esse vasto espaço do céu visível; antes, o terceiro e mais alto, portanto o céu mais extenso, chamado, por sua eminência e abrangência, o céu dos céus, não pode te conter – pois a tua essência alcança muito além deles, sendo onipresente. Muito menos esta casa – que, portanto, não foi construída como se fosse proporcional à tua grandeza, ou pudesse te conter, mas apenas para que nela possamos servi-la e glorificá-la.

Comentário de E.W. Bullinger

vai. ? Figura do discurso Erotose. App-6. Compare 2 Crônicas 6:18 . Isaías 66: 1 . Atos 7:48 , Atos 7:49 .

de fato = na verdade.

ver. Figura do discurso Asterismos. App-6.

céu, etc. Figura do discurso Polyptoton (App-6), para ênfase.

quanto. ? Figura do discurso Erotose. App-6.

Comentário de Adam Clarke

the earth ? Mas Deus realmente habitará na terra ? – Essa expressão é cheia de espanto, veneração e prazer. Ele fica impressionado com a imensidão, dignidade e grandeza do Ser Divino, mas principalmente com sua condescendência de morar com os homens: e embora ele veja, preenchendo o lugar, que ele veio agora para morar com eles, ainda ele não pode deixar de fazer a pergunta: Como Deus pode habitar em tal lugar e com tais criaturas?

; Eis que o céu – As palavras estão todas no número plural no hebraico: ????? ???? ????? hashshamayim , ushemey hashshamayim ; “os céus, e os céus dos céus.” O que essas palavras significam? Que existem sistemas e sistemas de sistemas, cada um possuindo seu sol, seus planetas primários e secundários, todos se estendendo além um do outro em espaço ilimitado, na mesma ordem regular e graduada que achamos que prevalece no que chamamos de sistema solar; que provavelmente, em seus milhares de milhões de quilômetros de diâmetro, é, para alguns outros, não mais do que a área da órbita lunar à do georgium Sidus. Quando Deus, sua multiforme sabedoria, sua energia criativa e esse espaço ilimitado são considerados, não é exagero dizer que, embora a Terra tenha sido criada há quase seis mil anos, sóis, os centros de sistemas, podem ter foi criado a uma distância tão imensa que sua luz ainda não chegou à nossa terra, embora viajando a cento e noventa mil milhas por segundo, ou mais de um milhão de vezes mais rápido que o movimento de uma bola de canhão! Pode-se dizer que isso é inconcebível; mas o que é tudo isso na vasta imensidão do espaço! Deus tinha criado um sistema como o nosso a cada seis dias desde a fundação do mundo, e mantido todo sétimo como sábado; e, embora já houvesse nessa época [AM 5823 ineunte, 1819, ineunte] trezentos e três mil quinhentos e setenta e cinco sistemas mundanos, eles ocupariam apenas uma mancha na imensidão inconcebível do espaço. Leitor, tudo isso e milhões a mais é comprovadamente possível; e se sim, o que Deus deve ser – ilud inexprimível – que habita a Eternidade!

Comentário de John Wesley

Mas Deus realmente habitará na terra? eis que o céu e o céu dos céus não podem te conter; quanto menos esta casa que eu construí?

Mas será – É possível que o Deus grande, alto e altivo se abaixe tanto, a ponto de ocupar sua habitação entre os homens? O céu – Todo esse vasto espaço do céu visível.

E o céu … – O terceiro e mais alto, e, portanto, o maior céu, chamou o céu dos céus por sua eminência e abrangência.

Conter – Pois tua essência alcança muito além deles, sendo onipresente.

Muito menos – Esta casa, portanto, não foi construída como se fosse proporcional à tua grandeza, ou pudesse te conter, mas apenas para que nela possamos servi-la e glorificá-la.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 10:14 – Ao Senhor, ao seu Deus, pertencem os céus e até os mais altos céus, a terra e tudo o que nela existe.

2 Crônicas 2:6 – Mas quem é capaz de construir um templo para ele, visto que os céus não podem contê-lo, nem mesmo os mais altos céus? Quem sou eu, então, para lhe construir um templo, a não ser como um lugar para queimar sacrifícios perante ele?

2 Crônicas 6:18 – “Mas será possível que Deus habite na terra com os homens? Os céus, mesmo os mais altos céus, não podem conter-te. Muito menos este templo que construí!

Salmos 113:4 – O Senhor está exaltado acima de todas as nações; e acima dos céus está a sua glória.

Salmos 139:7 – Para onde poderia eu escapar do teu Espírito? Para onde poderia fugir da tua presença?

Isaías 66:1 – Assim diz o Senhor: “O céu é o meu trono, e a terra, o estrado dos meus pés. Que espécie de casa vocês me edificarão? É este o meu lugar de descanso?

Jeremias 23:24 – Poderá alguém esconder-se sem que eu o veja? “, pergunta o Senhor. “Não sou eu aquele que enche os céus e a terra? “, pergunta o Senhor.

João 1:14 – Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade.

Atos dos Apóstolos 7:48 – “Todavia, o Altíssimo não habita em casas feitas por homens. Como diz o profeta:

Atos dos Apóstolos 17:24 – “O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há é o Senhor do céu e da terra, e não habita em santuários feitos por mãos humanas.

2 Coríntios 6:16 – Que acordo há entre o templo de Deus e os ídolos? Pois somos santuário do Deus vivo. Como disse Deus: “Habitarei com eles e entre eles andarei; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo”.

2 Coríntios 12:2 – Conheço um homem em Cristo que há catorze anos foi arrebatado ao terceiro céu. Se foi no corpo ou fora do corpo, não sei; Deus o sabe.

1 João 3:1 – Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: que fôssemos chamados filhos de Deus, o que de fato somos! Por isso o mundo não nos conhece, porque não o conheceu.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *