Estudo de 2 Coríntios 6:16 – Comentado e Explicado

Como conciliar o templo de Deus e os ídolos? Porque somos o templo de Deus vivo, como o próprio Deus disse: Eu habitarei e andarei entre eles, e serei o seu Deus e eles serão o meu povo {Lv 26,11s}.
2 Coríntios 6:16

Comentário de Albert Barnes

E que acordo – ( s???at??es?? sugatatese). Consentimento, acordo, acordo. que colocação ou deposição juntos existe? O que há em um que se assemelha ao outro?

O templo de Deus – O que um templo de Deus tem a ver com a adoração de ídolos? É erigida para um propósito diferente, e a adoração de ídolos nela não seria tolerada. Está implícito aqui que os cristãos são eles mesmos o templo de Deus, um fato que Paulo procede imediatamente para ilustrar; e que é tão absurdo para eles se misturarem com o mundo infiel quanto erguer a imagem de um deus pagão no templo do Senhor. Essa é uma linguagem forte, e não podemos deixar de admirar a energia e a copiosidade das expressões usadas por Paul, “que não podem”, diz Bloomfield, “ser facilmente comparadas aos melhores escritores clássicos”.

Com ídolos – Os objetos que Deus odeia, e sobre os quais ele não pode olhar, mas com aversão. O sentido é que os cristãos se misturam com o mundo pecaminoso; participar de seus prazeres, buscas e loucuras é tão detestável e odioso aos olhos de Deus como se seu templo fosse profanado por erguer nele um bloco deformado, disforme e sem sentido, como um objeto de adoração. E, certamente, se os cristãos tivessem um senso de abominação de se misturar com o mundo, sentiriam a obrigação de serem separados e puros.

Pois vós sois o templo do Deus vivo – veja isso explicado nas notas em 1 Coríntios 3: 16-17 . A idéia é que, como Deus habita com seu povo, eles devem ser separados de um mundo pecaminoso e poluído.

Como Deus disse – As palavras aqui citadas são tiradas substancialmente de Êxodo 29:45 ; Levítico 26:12 ; Ezequiel 37:27 . Eles não são literalmente citados, mas Paulo reuniu a substância do que ocorre em vários lugares. O sentido, no entanto, é o mesmo que ocorre nos locais mencionados.

Eu habitarei neles – ( ??????t? enoiketo). Ocuparei minha habitação neles. Há uma alusão, sem dúvida, ao fato de que ele estaria presente entre o seu povo pelo Sechiná, ou o símbolo visível de sua presença; veja a nota em 1 Coríntios 3: 16-17 . Implica, quando usado com referência aos cristãos, que o Espírito Santo os habite e que as bênçãos de Deus os atendam; veja Colossenses 3:16 ; 2 Timóteo 1:14 .

E ande neles – Ou seja, eu andarei entre eles. Eu serei um deles. Ele estava presente entre os judeus pela manifestação pública de sua presença por um símbolo; ele está presente com os cristãos pela presença e orientação de seu Espírito Santo.

E eu serei o Deus deles – não apenas o Deus a quem eles adoram, mas o Deus que os protegerá e os abençoará. Vou levá-los sob minha proteção especial, e eles gozarão do meu favor. Isso certamente é tão verdadeiro para os cristãos quanto para os judeus, e Paulo não se afastou do espírito da promessa ao aplicá-la ao caráter cristão. Seu objetivo ao citar essas passagens é impressionar os cristãos a solenidade e a importância da verdade que Deus habitou entre eles e com eles; que eles estavam sob seus cuidados e proteção; que eles lhe pertenciam e que, portanto, deveriam estar separados do mundo.

Comentário de E.W. Bullinger

acordo . Sunkatatheeis gregos . Só aqui. O verbo é usado em Lucas 23:51 .

Têmpora. Grego. notícia. Veja Mateus 23:16 .

ídolos, ou seja , o templo dos ídolos. Figura do discurso Elipse da Repetição. App-6.

habitar. Grego. enoikeo. Veja Romanos 8:11 .

pol. App-104.

andar . Grego. emperipateo. Só aqui.

pessoas. Grego. laos . Veja Atos 2:47 . Citado em Levítico 26:12 .

Comentário de John Calvin

16. Que acordo tem o templo de Deus com os ídolos? Até agora, em termos gerais, proibiu os crentes de se associarem com os iníquos. Ele agora os deixa saber qual foi a principal razão, por que os proibira de uma associação assim – porque haviam deixado de considerar a profissão de idolatria um pecado. Ele censurara essa liberdade e a expusera extensivamente na antiga Epístola. É provável, no entanto, que tudo ainda não tivesse sido conquistado, a fim de receber o conselho que ele havia dado. Por isso, ele reclamou que eles eram endireitados em suas próprias entranhas – a única coisa que dificultava sua proficiência. (617) No entanto, ele não retoma esse assunto novamente, mas se contenta com uma breve advertência, como estamos acostumados a fazer, quando tratamos de coisas que são bem conhecidas. Ao mesmo tempo, sua brevidade não impede que ele faça cortes bruscos. Por quanta ênfase há nessa única palavra, onde ele ensina que não há acordo entre o templo de Deus e os ídolos! “É uma profanação sacrílega, (618) quando um ídolo ou qualquer serviço idólatra é introduzido no templo de Deus Agora somos os verdadeiros templos de Deus. Portanto, é um sacrilégio nos contaminar com qualquer contaminação de ídolos. Esta única consideração, eu digo, deve ser para você tão boa quanto mil. Se você é cristão, o que você tem a ver com os ídolos ( Oséias 14: 8 ), pois você é o templo de Deus? ” Paulo, no entanto, como já notei em parte, argumenta mais por exortação do que por doutrina, na medida em que seria supérfluo ainda tratá-la, como se fosse algo duvidoso ou obscuro.

Como Deus diz, eu andarei. Ele prova que somos os templos de Deus a partir disso, que Deus antigamente prometeu ao povo de Israel que ele habitaria no meio deles. Em primeiro lugar, Deus não pode habitar entre nós, sem habitar em cada um de nós, pois ele promete isso como um privilégio singular – habitarei no meio de você. Nem essa habitação ou presença consiste meramente em bênçãos terrenas, mas deve ser entendido principalmente pela graça espiritual. Portanto, isso não significa simplesmente que Deus está perto de nós, como se estivesse no ar, voando ao nosso redor, mas significa antes que ele tenha sua morada em nossos corações. Se, então, alguém objeta que a partícula simplesmente significa entre, eu a concedo; mas afirmo que, a partir da circunstância que Deus promete que ele habitará entre nós, podemos deduzir que ele também permanece em nós. (619) E esse era o tipo de arca, cuja menção é feita por Moisés nessa passagem, da qual Paulo parece ter emprestado essa citação. ( Levítico 26:12 .) Se, no entanto, alguém pensa que Paulo preferia Ezequiel 37:27 , o argumento será o mesmo. Para o Profeta, ao descrever a restauração da Igreja, menciona como o bem principal, a presença de Deus, que ele próprio tinha no princípio prometido por Moisés. Ora, o que foi prefigurado pela arca, nos foi manifestado mais plenamente em Cristo, quando ele se tornou para nós Emanuel (620) ( Mateus 1:23 .) Por isso, sou de opinião que é Ezequiel, e não Moisés, isso é citado aqui, porque Ezequiel faz alusão ao mesmo tempo ao tipo de arca e declara que ele terá seu cumprimento sob o reinado de Cristo. Agora, o apóstolo considera que Deus não mora em lugar algum, a não ser em um lugar sagrado. Se dizemos de um homem, “ele mora aqui”, isso não fará do lugar um templo; mas, quanto a Deus, há essa peculiaridade: que, seja qual for o lugar que ele honra com sua presença, ele ao mesmo tempo santifica.

Comentário de Adam Clarke

Que acordo tem o templo de Deus com os ídolos – Nada poderia parecer mais abominável para um judeu do que um ídolo no templo de Deus: aqui, então, não poderia haver acordo; a adoração dos dois é totalmente incompatível. Um idólatra nunca adora o Deus verdadeiro; um cristão nunca adora um ídolo. Se você se une a ritos idólatras, é impossível ser cristão.

Vós sois o templo do Deus vivo – Deus pretende fazer do coração de todo crente sua própria casa.

Habitarei neles e andarei neles – As palavras são muito enfáticas: e?????s? e? a?t??? · Habitarei nelas. Não serei um homem de passagem, que se afasta para ficar como uma noite, mas vou morar com eles constantemente; Eu habitarei dentro e entre eles.

Eu serei o Deus deles – Eles não terão outro Deus, eles não terão outro além de mim; e se eles me aceitarem por seu Deus, serei para todos eles que um Ser infinito, eterno e auto-suficiente possa ser para sua descendência inteligente.

Eles serão o meu povo – Se eles me aceitarem pelo seu Deus, seu bem supremo e eterno, eu os aceitarei pelo meu povo; e instruir, esclarecer, defender, prover, apoiar e abençoá-los, como se eu não tivesse mais ninguém para cuidar na criação.

Comentário de Thomas Coke

2 Coríntios 6:16 . O templo de deus; Parece haver uma força peculiar nesse interrogatório; “Se Deus não suportaria ídolos em nenhuma parte da terra em que habitava, quanto menos os suportaria sob seu próprio teto?” Nenhuma palavra em nossa língua pode igualar a força do grego que traduzimos; habitarei nelas; – e?????s? e? a?t???, –Ocuparei minha habitação neles.” Essa foi uma promessa feita aos judeus ao serem convertidos; e conseqüentemente refere-se a seus privilégios, como membros da igreja cristã; que mostra a propriedade do pedido, Jeremias 31:33 ; Jeremias 32: 37-38 .

Comentário de Scofield

têmpora

(Grego – ?a?? , “o próprio santuário).

Comentário de John Wesley

E que acordo tem o templo de Deus com os ídolos? pois vós sois o templo do Deus vivo; como Deus disse, habitarei neles e andarei neles; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.

Que acordo o templo de Deus tem com os ídolos – se Deus não suportaria ídolos em nenhuma parte da terra em que ele habitava, quanto menos, sob seu próprio teto! Ele não diz, no templo dos ídolos, pois os ídolos não habitam em seus adoradores.

Como Deus disse – À sua igreja antiga, e neles a todo o Israel de Deus.

Habitarei neles e andarei neles – O primeiro significa sua presença perpétua; o último, sua operação.

E eu serei para eles um Deus, e eles serão para mim um povo – A soma de toda a aliança do evangelho. Levítico 26:11 , etc.

Referências Cruzadas

Gênesis 17:7 – Estabelecerei a minha aliança como aliança eterna entre mim e você e os seus futuros descendentes, para ser o seu Deus e o Deus dos seus descendentes.

Exodo 20:3 – “Não terás outros deuses além de mim.

Exodo 23:13 – “Tenham o cuidado de fazer tudo o que lhes ordenei. Não invoquem o nome de outros deuses; não se ouçam tais nomes dos seus lábios. “

Exodo 29:45 – E habitarei no meio dos israelitas e lhes serei o seu Deus.

Exodo 34:14 – Nunca adore nenhum outro deus, porque o Senhor, cujo nome é Zeloso, é de fato Deus zeloso.

Levítico 26:12 – Andarei entre vocês e serei o seu Deus, e vocês serão o meu povo.

Deuteronômio 4:23 – Tenham o cuidado de não esquecer da aliança que o Senhor, o seu Deus, fez com vocês; não façam para si ídolo algum com a forma de qualquer coisa que o Senhor, o seu Deus, proibiu.

Deuteronômio 5:7 – “Não terás outros deuses além de mim.

Deuteronômio 6:14 – Não sigam outros deuses, os deuses dos povos ao redor;

Josué 24:14 – “Agora temam o Senhor e sirvam-no com integridade e fidelidade. Joguem fora os deuses que os seus antepassados adoraram além do Eufrates e no Egito, e sirvam ao Senhor.

1 Samuel 7:3 – E Samuel disse a toda a nação de Israel: “Se vocês querem voltar-se para o Senhor de todo o coração, livrem-se então dos deuses estrangeiros e dos postes sagrados, consagrem-se ao Senhor e prestem culto somente a ele, e ele os libertará das mãos dos filisteus”.

1 Reis 18:21 – Elias dirigiu-se ao povo e disse: “Até quando vocês vão oscilar entre duas opiniões? Se o Senhor é Deus, sigam-no; mas, se Baal é Deus, sigam-no”. O povo, porém, nada respondeu.

2 Reis 17:33 – Adoravam o Senhor, mas também prestavam culto aos seus próprios deuses, conforme os costumes das nações de onde haviam sido trazidos.

2 Reis 21:4 – Construiu altares no templo do Senhor, do qual este tinha dito: “Em Jerusalém porei meu nome”.

2 Reis 23:5 – E eliminou os sacerdotes pagãos nomeados pelos reis de Judá para queimar incenso nos altares idólatras das cidades de Judá e dos arredores de Jerusalém, aqueles que queimavam incenso a Baal, ao sol e à lua, às constelações e a todos os exércitos celestes.

2 Crônicas 33:4 – Construiu altares no templo do Senhor, do qual o Senhor tinha dito: “Meu nome permanecerá para sempre em Jerusalém”.

Salmos 90:1 – Senhor, tu és o nosso refúgio, sempre, de geração em geração.

Jeremias 24:7 – Eu lhes darei coração capaz de conhecer-me e de saber que eu sou o Senhor. Serão o meu povo, e eu serei o seu Deus, pois eles se voltarão para mim de todo o coração.

Jeremias 31:33 – “Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias”, declara o Senhor: “Porei a minha lei no íntimo deles e a escreverei nos seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo.

Jeremias 32:38 – Eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus.

Ezequiel 11:20 – Então agirão segundo os meus decretos e serão cuidadosos em obedecer às minhas leis. Eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus.

Ezequiel 36:25 – Aspergirei água pura sobre vocês, e vocês ficarão puros; eu os purificarei de todas as suas impurezas e de todos os seus ídolos.

Ezequiel 36:28 – Vocês habitarão na terra que dei aos seus antepassados; vocês serão o meu povo, e eu serei o seu Deus.

Ezequiel 37:26 – Farei uma aliança de paz com eles; será uma aliança eterna. Eu os firmarei e os multiplicarei, e porei o meu santuário no meio deles para sempre.

Ezequiel 43:7 – Ele disse: “Filho do homem, este é o lugar do meu trono e o lugar para a sola dos meus pés. Aqui viverei para sempre entre os israelitas. A nação de Israel jamais contaminará o meu santo nome, nem eles nem seus reis, mediante a sua prostituição e os ídolos sem vida de seus reis em seus santuários nos montes.

Ezequiel 43:9 – Agora, que afastem de mim a sua prostituição e os seus ídolos sem vida de seus reis, e eu viverei entre eles para sempre.

Oséias 2:23 – Eu a plantarei para mim mesmo na terra; tratarei com amor aquela que chamei Não amada. Direi àquele chamado ‘Não-meu-povo’: Você é meu povo; e ele dirá: ‘Tu és o meu Deus’.  “

Oséias 14:8 – O que Efraim ainda tem com ídolos? Sou eu que lhe respondo e dele cuidarei. Sou como um pinheiro verde; o fruto que você produz de mim procede”.

Sofonias 1:5 – aqueles que no alto dos terraços adoram o exército de estrelas, que se prostram jurando pelo Senhor, e também por Moloque;

Zacarias 2:10 – “Cante e alegre-se, ó cidade de Sião! Porque venho fazer de você a minha habitação”, declara o Senhor.

Zacarias 8:8 – Eu os trarei de volta para que habitem em Jerusalém; serão meu povo e eu serei o Deus deles, com fidelidade e justiça”.

Zacarias 13:9 – “Colocarei essa terça parte no fogo, e a refinarei como prata, e a purificarei como ouro. Ela invocará o meu nome, e eu lhe responderei. É o meu povo, direi; e ela dirá: ‘O Senhor é o meu Deus’. “

Mateus 6:24 – “Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro”.

João 6:56 – Todo o que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.

Romanos 8:9 – Entretanto, vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vocês. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo.

Romanos 8:11 – E, se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em vocês, aquele que ressuscitou a Cristo dentre os mortos também dará vida a seus corpos mortais, por meio do seu Espírito, que habita em vocês.

Romanos 9:26 – e: “Acontecerá que, no mesmo lugar em que se lhes declarou: ‘Vocês não são meu povo’, eles serão chamados ‘filhos do Deus vivo’. “

1 Coríntios 3:16 – Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês?

1 Coríntios 6:19 – Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos?

Efésios 2:20 – edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular,

Efésios 3:17 – para que Cristo habite em seus corações mediante a fé; e oro para que vocês, arraigados e alicerçados em amor,

2 Timóteo 1:14 – Quanto ao bom depósito, guarde-o por meio do Espírito Santo que habita em nós.

Hebreus 3:6 – mas Cristo é fiel como Filho sobre a casa de Deus; e esta casa somos nós, se é que nos apegamos firmemente à confiança e à esperança da qual nos gloriamos.

Hebreus 8:10 – “Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias”, declara o Senhor. “Porei minhas leis em suas mentes e as escreverei em seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo.

1 Pedro 2:5 – vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo.

1 João 4:12 – Ninguém jamais viu a Deus; se nos amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor está aperfeiçoado em nós.

1 João 4:15 – Se alguém confessa publicamente que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus.

1 João 5:20 – Sabemos também que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento, para que conheçamos aquele que é o Verdadeiro. E nós estamos naquele que é o Verdadeiro, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.

Apocalipse 21:3 – Ouvi uma forte voz que vinha do trono e dizia: “Agora o tabernáculo de Deus está com os homens, com os quais ele viverá. Eles serão os seus povos; o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus.

Apocalipse 21:7 – O vencedor herdará tudo isto, e eu serei seu Deus e ele será meu filho.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *