Estudo de Ezequiel 43:7 – Comentado e Explicado

Filho do homem, disse-me {a voz}, é aqui o lugar do meu trono, o lugar onde pus a planta dos meus pés, minha morada definitiva entre os israelitas. De hoje em diante, nem o povo de Israel, nem seus reis profanarão mais o meu santo nome pelas suas fornicações nem pelos cadáveres de seus reis, seus lugares altos,
Ezequiel 43:7

Comentário de Albert Barnes

Ele disse – isto é, Deus “disse”. Tanto a Septuaginta como a Vulgata dividem esse versículo em dois, de modo a tornar a primeira metade as solenes palavras de dedicação. coloque um ponto final depois de “para sempre”; as palavras marcam a distinção entre o novo e o antigo santuário.

O palácio de Salomão ficava perto do lado sul do aterro da plataforma do templo; havia apenas “um muro entre o Senhor e eles”. Quando os reis se entregaram à idolatria, essa vizinhança era para o templo uma poluição e contaminação. Assim, foi conjeturado que “o jardim de Uzá”, no qual Manassés e Amon foram enterrados 2 Reis 21:18 , 2 Reis 21:26 , e no qual agora fica a mesquita de Omar, estava na própria área do templo; nesse caso, isso explicaria a menção de “lugares altos” em conexão com a contaminação pelas “carcaças de reis”, uma vez que a plataforma da mesquita de Omar na época de Ezequiel se elevava a uma altura considerável acima do templo.

Além disso, os reis idólatras de Judá realmente introduziram suas idolatrias nas próprias cortes do templo (compare 2 Reis 16:11 ; 2 Reis 21: 4 ).

Comentário de Thomas Coke

Ezequiel 43: 7 . Filho do homem, o lugar Filho do homem, tu vês o lugar. Houbigant. O profeta aqui se refere à promessa feita anteriormente em relação ao tabernáculo e templo; aludindo a Cristo, em quem todas as profecias do Antigo Testamento devem ter sua realização final. Zacarias profetiza sobre o Messias, a fim de edificar o templo do Senhor e levar a glória; isto é, como o sentido espiritual dessas profecias é explicado no Novo Testamento: “Ele edificará a igreja cristã”; nele habitará toda a plenitude da divindade, e reinará; não em tipos e figuras. Calmet explica a última frase assim: “Adorando ídolos no meu templo e enterrando seus reis no meu santo monte”. Outros, pelas carcaças de seus reis, entendem as imagens sem vida que foram erguidas para aqueles monarcas mortos, que foram deificados e adorados.

Comentário de Joseph Benson

Ezequiel 43: 7-9 . E ele me disse: Filho do homem, etc. – Deus aqui, ao retomar a posse de sua casa, na verdade renova sua aliança com seu povo Israel; e Ezequiel negocia o assunto, como Moisés fez anteriormente. Isso seria de grande utilidade para os cativos em seu retorno, tanto para orientação quanto para encorajamento; mas diz respeito especialmente àqueles que são abençoados com os privilégios do templo do evangelho e mostra que eles mantêm suas bênçãos sob a condição de obediência. O lugar do meu trono – O sentido seria mais claro se o início do versículo fosse traduzido: Este é o lugar do meu trono, etc. – Os querubins são descritos como o trono de Deus, e diz-se que ele habita ou se senta entre os querubins, e a arca era como seu escabelo. Observe, leitor, seu templo, a igreja, é o lugar onde o trono de sua graça é erguido; e nas dispensações da graça ele tem um trono, e se manifesta como um rei, a quem devemos estar sujeitos. Onde habitarei no meio dos filhos de Israel para sempre – Ele alude à promessa feita anteriormente em relação ao tabernáculo e ao templo (ver Salmos 68:16 ; Salmos 132: 14 ), cuja promessa deve ser entendida, como todas as outras promessas de Deus feitas de antiguidade, como condicionais (veja Ezequiel 43: 9 ) e destinadas a serem eminentemente cumpridas em e por Cristo, em quem todas as promessas do Antigo Testamento devem ter sua realização final. Zacarias profetizou, Zacarias 6:13 , que o Messias edificaria o templo do Senhor e levaria a glória; isto é, como tais profecias são explicadas no Novo Testamento, ele edificará a Igreja Cristã, e nele toda a plenitude da Divindade habitará corporal e realmente, não em tipos e figuras. No mesmo sentido, podemos explicar a profecia de Ageu 2: 7: A glória desta última casa será maior que a da antiga; pois nenhuma glória visível apareceu no segundo templo, até que o Senhor a quem eles esperavam chegasse ao seu templo, Malaquias 3: 1 ; isso é até que o Messias, que era o brilho da glória de seu Pai , apareceu lá, e o tornou uma figura ilustre daquele templo verdadeiro, ou igreja de crentes, onde ele continuaria sua presença para sempre; ver 2 Coríntios 6:16 . E meu santo nome Israel não mais contaminará sua prostituição – pela idolatria, freqüentemente descrita nas Escrituras sob a metáfora da fornicação. O cativeiro teve um bom efeito sobre os judeus, que eles escassamente depois recaíram na idolatria. E toda a destruição da idolatria é freqüentemente mencionada como uma bênção reservada para os últimos dias, quando os judeus serão convertidos, e a plenitude dos gentios entrar na igreja. Nem pelas carcaças de seus reis em seus lugares altos – os ídolos são chamados de carcaças, porque não têm vida nem movimento, e da mesma forma por serem odiosos e repugnantes aos olhos de Deus: veja a margem. Eles são chamados de carcaças de reis porque foram criados, e a adoração deles foi incentivada pelos reis idólatras de Judá, que ergueram lugares altos para esse fim perto de Jerusalém, na própria vista do templo, 2 Reis 23:13 . Dessa maneira, o próprio templo foi profanado por aqueles que vinham diretamente da adoração de ídolos para assistir ao serviço de Deus no templo. Mais ainda, eles chegaram a níveis tão altos de idolatria, a ponto de estabelecer seu limiar pelo limiar de Deus, isto é, erguer os altares e imagens de seus ídolos no próprio templo e nas cortes diante dele. E o muro – Pois havia apenas um muro entre eu e eles: veja a margem.

Comentário de Adam Clarke

Filho do homem, o lugar do meu trono – O trono se refere à sua majestade; as solas dos pés, à condescendência em habitar entre os homens.

Onde habitarei no meio dos filhos de Israel – O tabernáculo e o templo eram tipos da encarnação de Jesus Cristo: “Destrua este templo, e depois de três dias eu o levantarei; – mas isso ele falou do templo de O corpo dele;” João 2:19 , João 2:21 . E naquele templo “habitava toda a plenitude da divindade corporalmente”. Nessa humanidade imaculada entrou a glória do Deus Supremo; e assim, “Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo”. E este Jesus é Emanuel, Deus conosco. Nele encontramos unida a inefável majestade de Deus, com a abjeção do homem. Ele se humilhou na natureza humana, não apenas para assumir a forma de um servo, mas para sofrer a morte na cruz como um escravo malfeitor! Mas por esses meios ele comprou a redenção eterna para nós; e o Israel espiritual, que encontrar redenção em seu sangue, será levantado onde quer que seu santo nome seja proclamado; e, como o antigo apóstata Israel, não profanará esse grande nome por idolatria ou por uma vida de iniqüidade, mas eles mostrarão as virtudes daquele que os chamou das trevas para sua maravilhosa luz.

Comentário de E.W. Bullinger

Filho do homem. Veja a nota em Ezequiel 2: 1 .

o lugar do meu trono. As elipses devem ser fornecidas assim: “[Este é] o lugar” , etc. Não o

arca, como no templo de Salomão. Não há arca aqui.

onde eu morarei, & c. Veja Ezequiel 43: 9 ; Ezequiel 37:26 , Ezequiel 37:28 ; Ezequiel 37:48 , Ezequiel 37:35 . Salmos 68:18 ; Salmos 132: 14 . Joel 3:17 .

Vou morar, & c. Referência a Pentateuco ( Êxodo 29:45 ).

filhos = filhos,

para sempre. Mostrando que essa profecia ainda espera por seu cumprimento, santa. Veja a nota em Êxodo 3: 5 .

não mais sujeira. Compare Ezequiel 20:39 ; Ezequiel 23:38 , Ezequiel 23:39 ; Ezequiel 39: 7 , Oséias 14: 8 , Zacarias 13: 2 ; Zacarias 14:20 , Zacarias 14:21 .

prostituição. Sempre coloque para a idolatria, pela Figura do discurso Metonímia (do Sujeito), App-6.

pelas carcaças , etc. Referência ao Pentateuco ( Levítico 26:30 ).

em seus lugares altos ; ou em sua morte.

Comentário de John Wesley

E ele me disse: Filho do homem, o lugar do meu trono e o lugar das plantas dos meus pés, onde habitarei no meio dos filhos de Israel para sempre, e o meu santo nome, a casa de Israel não mais profanará, nem eles, nem seus reis, por sua prostituição, nem pelas carcaças de seus reis em seus lugares altos.

Ele – o glorioso Deus de Israel.

Meu trono – O trono de sua graça está em seu templo; nas dispensações da graça, Deus se manifesta um rei.

Meus pés – Falando da maneira dos homens, e expressando sua morada e descanso, em seu templo, como o tipo, em sua igreja, como o antítipo.

Em seus lugares altos – Talvez alguns reis tenham sido enterrados nos templos de seus ídolos, perto dos ídolos que eles adoravam.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *