Estudo de Êxodo 20:3 – Comentado e Explicado

Não terás outros deuses diante de minha face.
Êxodo 20:3

Comentário de Albert Barnes

Antes de mim – literalmente, “diante do meu rosto”. O significado é que nenhum deus deve ser adorado além do Senhor. Compare Êxodo 20:23 . O politeísmo, que era o pecado dos israelitas, não excluiu mais tarde o Senhor, mas o associou a falsas divindades. (Compare o original de 1 Samuel 2:25 .)

Comentário de Thomas Coke

Êxodo 20: 3 . Não terás outros deuses diante de mim Depois do prefácio geral, siga os mandamentos; que, como lemos a seguir, foram entregues por Deus a Moisés em duas mesas; aquele que contém, de acordo com a divisão que prevaleceu desde então, os quatro primeiros mandamentos, que constituem nosso dever para com Deus; o outro, os seis últimos, que compõem nosso dever para com o próximo: e, portanto, aquela grande divisão feita por nosso Salvador, do amor a DEUS e do amor ao próximo. Veja Mateus 22:37 ; Mateus 22:46 . Observe-se, de uma vez por todas, que esses preceitos, embora cumpridos em termos negativos, implicam deveres positivos: pois a abstenção do mal é um ponto de dever grande e essencial; no entanto, o Todo-Poderoso exige que, por outro lado, tenhamos o cuidado de executar o que é certo. Além disso, também pode ser necessário observar de que maneira autoritária essas leis são entregues; de uma maneira que claramente denota a regra e o poder superlativos do Legislador Divino. Neste primeiro mandamento, Jeová, que havia se declarado o DEUS da aliança dos judeus, proíbe aqui a rebelião contra si mesmo; ordenando estritamente que não haja para eles outro deus, ????? , que eles não mantenham ou confessem nenhum outro Libertador ou Salvador além dele: Tu não conhecerás Deus senão eu; pois não há Salvador ao meu lado, diz ele, em Oséias 13: 4 . Como toda a instituição mosaica foi calculada para preservar o conhecimento do verdadeiro Deus, o único Redentor da humanidade, e para preservar o povo do contágio da idolatria predominante; então esse mandamento é imediatamente dirigido àquelas falsas divindades e salvadores imaginários, a quem os egípcios, cananeus e outros idólatras adoravam. A frase, diante de mim, ??? Pen? ol peni, é interpretado de várias formas. O LXX o torna p??? eµ??, ao meu lado; que Houbigant aprova. O hebraico está, literalmente, diante dos rostos, ou dos meus rostos; e, portanto, diante de mim, é preferido por Le Clerc e outros; que pensam que a frase se refere à presença e inspeção contínuas de Jeová sobre Israel. Ainsworth pensa que isso também pode significar: 1º, enquanto eu estiver, ou para sempre. E segundo, em todos os lugares; pois a face de Deus está em toda parte. Como Deus agora estava liderando os israelitas, indo diante de suas faces, como seu Governante e Guia; e como ele sempre continuou em um sentido peculiar, durante a teocracia, nessa relação, como o Deus diante de quem eles deveriam andar, não pode ser o significado do mandamento, não haverá para você nenhum deus estranho diante de seu rosto? Eu executo a palavra ????? acherim, estranha, como Houbigant, seguindo a Vulgata (alienos); referindo-se a esses deuses estranhos dos pagãos; contra quem, como observamos, esse mandamento parece especialmente direcionado.

Comentário de Adam Clarke

Não terás outros deuses diante de mim – ????? ????? elohim acherim , sem deuses estranhos – nenhum com o qual você não esteja familiarizado, nenhum que não tenha lhe dado tais provas de seu poder e divindade, como eu fiz para libertar-te dos egípcios, dividindo o Mar Vermelho, trazendo água da rocha, codornas para o deserto, maná do céu para te alimentar, e o pilar de nuvens para te direcionar, iluminar e te proteger. Por esses milagres que Deus havia se familiarizado com eles, eles estavam intimamente familiarizados com o funcionamento de suas mãos; e, portanto, com grande propriedade, ele diz: Não terás deuses estranhos diante de mim; Al ? ?? al panai , antes ou no lugar daquelas manifestações que eu mesmo fiz.

Esse mandamento proíbe todas as espécies de idolatria mental e todo apego desordenado a coisas terrenas e sensíveis. Como Deus é a fonte da felicidade, e nenhuma criatura inteligente pode ser feliz senão através dele, quem procura a felicidade na criatura é necessariamente um idólatra; como ele coloca a criatura no lugar do Criador, esperando que, a partir da gratificação de suas paixões, no uso ou abuso de coisas terrenas, que se encontram somente em Deus. O primeiro mandamento de toda a série é divinamente calculado para evitar a miséria do homem e promover sua felicidade, retirando-o de toda falsa dependência e levando-o ao próprio Deus, a fonte de todo bem.

Comentário de John Wesley

Não terás outros deuses diante de mim.

O primeiro mandamento diz respeito ao objeto de nossa adoração, somente a Jeová e a ele: Não terás outros deuses diante de mim – Os egípcios e outras nações vizinhas tinham muitos deuses, criaturas de sua própria fantasia. Essa lei foi pré-fixada por causa dessa transgressão; e sendo Jeová o Deus de Israel, eles devem se apegar inteiramente a ele, e nenhum outro, por sua própria invenção, ou pedir emprestado a seus vizinhos. O pecado contra esse mandamento, do qual estamos mais em risco, está dando essa glória a qualquer criatura que é devida somente a Deus. O orgulho faz um Deus de nós mesmos, a cobiça faz um Deus do dinheiro, a sensualidade faz um Deus da barriga. Tudo o que é amado, temido, deleitado, ou dependente, mais do que Deus, do qual fazemos um deus. Essa proibição inclui um preceito que é o fundamento de toda a lei: que aceitemos o Senhor por nosso Deus, o aceitemos pelo nosso, o adoremos com humilde reverência e depositemos nossas afeições inteiramente nele. Há uma razão sugerida nas últimas palavras diante de mim. Isso sugere: 1. Que não podemos ter nenhum outro deus, mas ele o conhecerá2. Que é um pecado que o desafia a seu rosto, que ele não pode, não deixará de ignorar. O segundo mandamento diz respeito às ordenanças de adoração, ou a maneira pela qual Deus será adorado, que ele próprio deve indicar. Aqui está: 1. A proibição; somos proibidos de adorar até o verdadeiro Deus por imagens, Êxodo 20: 4,5 . Primeiro, os judeus (pelo menos depois do cativeiro) consideravam-se proibidos por fazer qualquer imagem ou figura. É certo que proíbe fazer qualquer imagem de Deus, para quem podemos compará-lo? Isaías 40: 18,25 . Também nos proíbe fazer imagens de Deus em nossas fantasias, como se ele fosse um homem como nós. Nosso culto religioso deve ser governado pelo poder da fé, não pelo poder da imaginação. Em segundo lugar, eles não devem se curvar diante deles – mostrar-lhes qualquer sinal de honra, muito menos servi-los por sacrifício ou qualquer outro ato de culto religioso. Quando prestaram sua devoção ao Deus verdadeiro, não devem ter nenhuma imagem diante deles para dirigir, excitar ou ajudar sua devoção. Embora a adoração tenha sido projetada para terminar em Deus, não lhe agradaria se viesse a ele através de uma imagem. Os melhores e mais antigos legisladores entre os pagãos proibiram a criação de imagens em seus templos. Foi proibido em Roma por Numa, um príncipe pagão, mas ordenado em Roma pelo papa, um bispo cristão. O uso de imagens na igreja de Roma, hoje em dia, é tão claramente contrário à letra desse mandamento, que em todos os seus catecismos, que eles colocam nas mãos do povo, deixam de fora esse mandamento, unindo-se à razão dele para o primeiro, e assim o terceiro mandamento que eles chamam de segundo, o quarto o terceiro, etc. apenas para formar o número dez, eles dividem o décimo em dois. Pois eu, o Senhor Jeová, teu Deus, sou um Deus zeloso, especialmente em coisas dessa natureza. Isso sugere o cuidado que ele tem de suas próprias instituições, seu descontentamento contra os idólatras, e que ele se ressente de tudo em seu culto que se parece ou leva a idolatria: visitar a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração – Castigando severamente. Tampouco é injusto com Deus se os pais morrerem em sua iniqüidade e os filhos seguirem seus passos, quando Deus vier, por seus julgamentos, contá-los, trazer à conta as idolatrias de que seus pais eram culpados. Mantendo misericórdia para milhares de pessoas, milhares de gerações, daqueles que me amam e guardam meus mandamentos – Isso sugere que o segundo mandamento, embora na carta dele seja apenas uma proibição de adoração falsa, inclui um preceito de adorar a Deus em todas as ordenanças que ele instituiu. Como o primeiro mandamento requer a adoração interior do amor, desejo, alegria, esperança, assim é a adoração externa da oração e louvor, e a presença solene em sua palavra. Essa misericórdia se estenderá a milhares, muito mais do que a ira ameaçada aos que o odeiam, pois só chega à terceira ou quarta geração.

Comentário de John Calvin

Êxodo 20: 3 Não terás outros deuses diante de mim. Neste mandamento, Deus ordena que somente Ele seja adorado, e requer um culto livre de toda superstição. Pois, embora pareça ser uma proibição simples, devemos deduzir uma afirmação do negativo, como será mais evidente nas palavras a seguir. Por isso, põe-se diante deles, para que os israelitas possam olhar somente para ele; e reivindica a Sua própria, para que não possa ser transferida para outro lugar. Todos não concordam na exposição das palavras, pois alguns interpretam a palavra ???? , (278) panim, “ira”, como se fosse dito: “Não farás para ti outros deuses para provocar minha ira”; e admito que a palavra hebraica é freqüentemente usada nesse sentido. A outra interpretação, no entanto, me parece mais correta: “Não faça para si mesmo deuses diante do meu rosto”. No entanto, ainda resta uma diferença de opinião, pois as pessoas não estão de acordo quanto à partícula g? , gnel. Alguns explicam: “Não faça para si mesmo deuses acima de mim, ou a quem você preferir a mim;” e citam a passagem de Deuteronômio 21:15 , na qual Deus proíbe que um homem, se ele tiver duas esposas e filhos de ambos, transfira os direitos da primogenitura para a segunda diante da face do primogênito. Mas, embora admitamos que seja feita uma comparação entre o mais velho e o mais jovem, ainda assim seria uma interpretação muito fria dizer que Deus não exige nada mais do que outros deuses não devem obter o lugar mais elevado; considerando que Ele não lhes permite serem comparados a Ele, nem mesmo se juntar a Ele como companheiros; (279) pois a religião é contaminada e corrompida assim que a glória de Deus diminui no mínimo grau. E sabemos que quando os israelitas adoraram seus Baalim, eles não os substituíram no lugar de Deus a ponto de colocá-Lo de lado e atribuir a eles o poder supremo; todavia, essa foi uma profanação intolerável da adoração de Deus e, além disso, uma transgressão ímpia desse preceito, escolher por si mesmos patronos nos quais uma parte da Deidade deveria ser alojada; porque se Deus não possui somente a preeminência, Sua majestade é até agora obscurecida. Considero, portanto, o genuíno sentido de que os israelitas não devem fazer para si deuses nenhum, a quem possam se opor ao Deus verdadeiro e único. Pois em hebraico, a expressão antes do rosto geralmente significa contra; portanto, Deus não teria companheiros incomodados com Ele, e colocados como se fosse à Sua vista. Enquanto isso, parece-me provável que Ele alude àquela manifestação de Si mesmo que deveria ter retido Seu povo em sincera piedade; pois a religião verdadeira e pura foi tão revelada na Lei, que o rosto de Deus brilhou nela. O caso era diferente com os gentios, que, embora pudessem fazer para si mesmos deuses falsos, ainda assim não o fariam diante da face de Deus que lhes era desconhecida. Afinal de contas, entendamos que somente esses são considerados os legítimos adoradores de Deus, que dão adeus a todas as invenções e se apegam somente a Ele. Também não se pode duvidar que essas palavras compreendam a adoração interior a Deus, uma vez que esse mandamento difere do seguinte, pelo qual a idolatria externa será vista como condenada. É suficientemente notório que os homens possam fazer para si deuses de outras maneiras, além de estátuas, figuras e formas visíveis. Se alguém adora os anjos em vez de Deus, ou imagina tolamente qualquer outra divindade secreta, ninguém negará que ele ofenderia esta lei. Deus, portanto, pede as afeições do coração, para que somente Ele possa ser adorado espiritualmente; e a expressão “diante do meu rosto” pode não ser referida de maneira inapta; porque, embora sua impiedade, que secretamente se afasta da adoração falsa e valorize seus erros em seu próprio seio, possa escapar dos olhos dos homens, sua hipocrisia e traição não escapam à observação de Deus. Portanto, novamente, segue-se que o Deus único não é adorado corretamente, a menos que seja separado de todas as invenções. Portanto, não basta fazer uso de seu nome, a menos que todas as corrupções opostas à sua palavra sejam deixadas de lado; e daí chegamos à distinção entre religião verdadeira e falsas superstições; pois, como Deus nos prescreveu como Ele seria adorado por nós, sempre que nos afastarmos em um grau muito menor dessa regra, criamos para nós outros outros deuses e o degradamos de Seu lugar certo.

Comentário de Joseph Benson

Êxodo 20: 3-6 . O primeiro mandamento diz respeito ao objeto de nossa adoração, Jeová, e somente ele: você não terá outros deuses diante de mim – Os egípcios e outras nações vizinhas tinham muitos deuses, criaturas de sua própria fantasia. Esta lei foi prefixada por causa dessa transgressão; e sendo Jeová o Deus de Israel, eles devem se apegar inteiramente a ele e a nenhum outro, por sua própria invenção, ou pedir emprestado a seus vizinhos. O pecado contra esse mandamento, do qual estamos mais em risco, é dar essa glória a qualquer criatura que é devida somente a Deus. O orgulho faz um deus de nós mesmos, a cobiça faz um deus do dinheiro, a sensualidade faz um deus da barriga. Tudo o que é amado, temido, deleitado, ou dependente, mais do que Deus, do qual fazemos um deus. Essa proibição inclui um preceito, que é o fundamento de toda a lei, de que tomamos o Senhor por nosso Deus, o aceitamos pelo nosso, o adoramos com humilde reverência e depositamos nossas afeições inteiramente nele. Há uma razão sugerida nas últimas palavras, diante de mim. Insta, 1 °, que não podemos ter outro deus senão ele o conhecerá; 2d, Que é um pecado que o desafia a sua face, que ele não pode, não negligenciará.

O segundo mandamento diz respeito às ordenanças de adoração, ou a maneira pela qual Deus será adorado, que ele próprio deve indicar. Aqui Isaías, 1º, A proibição; somos proibidos de adorar até o verdadeiro Deus por imagens, Êxodo 20: 4-5 . Primeiro, os judeus (pelo menos depois do cativeiro) consideravam-se proibidos por fazer qualquer imagem ou figura. É certo que proíbe fazer qualquer imagem de Deus, para quem podemos compará-lo? Isaías 40:18 ; Isaías 40:25 . Também nos proíbe fazer imagens de Deus em nossas fantasias, como se ele fosse um homem como nós. Nosso culto religioso deve ser governado pelo poder da fé, não pelo poder da imaginação. Em segundo lugar, eles não devem se curvar diante deles – mostrar qualquer sinal de honra a eles, muito menos servi-los por sacrifício ou qualquer outro ato de culto religioso. Quando prestaram sua devoção ao Deus verdadeiro, não devem ter nenhuma imagem diante deles para dirigir, excitar ou ajudar sua devoção. Embora a adoração tenha sido projetada para terminar em Deus, não lhe agradaria se viesse a ele através de uma imagem. Os melhores e mais antigos legisladores dentre os pagãos proibiram a criação de imagens em seus templos. Foi proibido em Roma por Numa, um príncipe pagão, mas comandado em Roma pelo papa, um bispo cristão! O uso de imagens na Igreja de Roma, hoje em dia, é tão claramente contrário à letra desse mandamento que, em todos os seus catecismos, que eles colocam nas mãos do povo, deixam de fora esse mandamento, unindo-se à razão dele para o primeiro e, portanto, o terceiro mandamento que eles chamam de segundo, quarto, terceiro, etc. apenas para formar o número dez, eles dividem o décimo em dois. Pois eu, o Senhor, Jeová, teu Deus, sou um Deus zeloso – especialmente em coisas dessa natureza. Isso sugere o cuidado que ele tem de suas próprias instituições, seu descontentamento contra os idólatras, e o fato de ele se ressentir de tudo em seu culto que parece ou leva a idolatria; visitando as iniqüidades dos pais sobre os filhos até a terceira e quarta geração – punindo severamente. Tampouco é injusto com Deus se os pais morrerem em sua iniqüidade e os filhos seguirem seus passos, quando Deus vier, por seus julgamentos, contá-los, trazer à conta as idolatias pelas quais seus pais eram culpados. . Mantendo misericórdia para milhares de pessoas, milhares de gerações; daqueles que me amam e guardam meus mandamentos – Isso sugere que o segundo mandamento, embora na carta seja apenas uma proibição de adoração falsa, inclui ainda um preceito de adorar a Deus em todas as ordenanças que ele instituiu. Como o primeiro mandamento requer a adoração interior do amor, desejo, alegria, esperança, então esta é a adoração externa da oração e louvor, e a presença solene em sua palavra. Essa misericórdia se estenderá a milhares, muito mais do que a ira ameaçada aos que o odeiam, pois só chega à terceira ou quarta geração.

Referências Cruzadas

Exodo 15:11 – Quem entre os deuses é semelhante a ti, Senhor? Quem é semelhante a ti? Majestoso em santidade, terrível em feitos gloriosos, autor de maravilhas?

Deuteronômio 5:7 – “Não terás outros deuses além de mim.

Deuteronômio 6:5 – Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças.

Deuteronômio 6:14 – Não sigam outros deuses, os deuses dos povos ao redor;

Josué 24:18 – Além disso, o Senhor expulsou de diante de nós todas as nações, inclusive os amorreus, que viviam nesta terra. Nós também serviremos ao Senhor, porque ele é o nosso Deus”.

2 Reis 17:29 – No entanto, cada grupo fez seus próprios deuses nas diversas cidades em que moravam e os puseram nos altares idólatras que o povo de Samaria havia feito.

Salmos 29:2 – Atribuam ao Senhor a glória que o seu nome merece; adorem o Senhor no esplendor do seu santuário.

Salmos 73:25 – A quem tenho nos céus senão a ti? E na terra, nada mais desejo além de estar junto a ti.

Salmos 81:9 – Não tenha deus estrangeiro no seu meio; não se incline perante nenhum deus estranho.

Isaías 26:4 – Confiem para sempre no Senhor, pois o Senhor, somente o Senhor, é a Rocha eterna.

Isaías 43:10 – “Vocês são minhas testemunhas”, declara o Senhor, “e meu servo, a quem escolhi, para que vocês saibam e creiam em mim e entendam que eu sou Deus. Antes de mim nenhum deus se formou, nem haverá algum depois de mim.

Isaías 44:8 – Não tremam, nem tenham medo. Não anunciei isto e não o predisse muito tempo atrás? Vocês são minhas testemunhas. Há outro Deus além de mim? Não, não existe nenhuma outra Rocha; não conheço nenhuma. “

Isaías 45:21 – Declarem o que deve ser, apresentem provas. Que eles juntamente se aconselhem. Quem há muito predisse isto, quem o declarou desde o passado distante? Não fui eu, o Senhor? E não há outro Deus além de mim, um Deus justo e salvador; não há outro além de mim.

Isaías 46:9 – Lembrem-se das coisas passadas, das coisas muito antigas! Eu sou Deus, e não há nenhum outro; eu sou Deus, e não há nenhum como eu.

Jeremias 25:6 – Não sigam outros deuses para prestar-lhes culto e adorá-los; não provoquem a minha ira com ídolos feitos por vocês. E eu não trarei desgraça sobre vocês”.

Jeremias 35:15 – Enviei a vocês, repetidas vezes, todos os meus servos, os profetas. Eles lhes diziam que cada um de vocês deveria converter-se da sua má conduta, corrigir as suas ações e deixar de seguir outros deuses para prestar-lhes culto. Assim, vocês habitariam na terra que dei a vocês e a seus antepassados. Mas vocês não me deram atenção nem me obedeceram.

Mateus 4:10 – Jesus lhe disse: “Retire-se, Satanás! Pois está escrito: ‘Adore o Senhor, o seu Deus e só a ele preste culto’”.

1 Coríntios 8:4 – Portanto, em relação ao alimento sacrificado aos ídolos, sabemos que o ídolo não significa nada no mundo e que só existe um Deus.

1 Coríntios 8:6 – para nós, porém, há um único Deus, o Pai, de quem vêm todas as coisas e para quem vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, por meio de quem vieram todas as coisas e por meio de quem vivemos.

Efésios 5:5 – Porque vocês podem estar certos disto: nenhum imoral nem impuro nem ganancioso, que é idólatra, tem herança no Reino de Cristo e de Deus.

Filipenses 3:19 – Quanto a estes, o seu destino é a perdição, o seu deus é o estômago e têm orgulho do que é vergonhoso; eles só pensam nas coisas terrenas.

Colossenses 2:18 – Não permitam que ninguém que tenha prazer numa falsa humildade e na adoração de anjos os impeça de alcançar o prêmio. Tal pessoa conta detalhadamente suas visões, e sua mente carnal a torna orgulhosa.

1 João 5:20 – Sabemos também que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento, para que conheçamos aquele que é o Verdadeiro. E nós estamos naquele que é o Verdadeiro, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.

Apocalipse 19:10 – Então caí aos seus pés para adorá-lo, mas ele me disse: “Não faça isso! Sou servo como você e como os seus irmãos que se mantêm fiéis ao testemunho de Jesus. Adore a Deus! O testemunho de Jesus é o espírito de profecia”.

Apocalipse 22:9 – Mas ele me disse: “Não faça isso! Sou servo como você e seus irmãos, os profetas, e como os que guardam as palavras deste livro. Adore a Deus! “

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *