Estudo de Mateus 4:10 – Comentado e Explicado

Respondeu-lhe Jesus: Para trás, Satanás, pois está escrito: Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás {Dt 6,13}.
Mateus 4:10

Comentário de Albert Barnes

Pegue-se daqui – Essas tentações, e especialmente esta, o Salvador encontrou uma repreensão decidida. Este foi um ataque mais ousado do que qualquer outro que havia sido feito antes. As outras tentações foram fundadas em um apelo a suas necessidades e em uma oferta da proteção de Deus em grande perigo; em ambos os casos, plausível, e em nenhuma violação direta da lei de Deus. Houve uma tentativa mais alta, uma investida mais decidida e mortal na piedade do Salvador. Era uma proposição que o Filho de Deus adorasse o diabo, em vez de honrar e adorar Aquele que fez o céu e a terra; que ele se incline diante do príncipe da maldade e lhe dê homenagem.

Está escrito – Em Deuteronômio 6:13 . Satanás pediu que ele o adorasse. Isso foi expressamente proibido, e Jesus, portanto, o expulsou de sua presença.

Comentário de Joseph Benson

Mateus 4:10 . Então diz Jesus: Dai- te daqui, Satanás – A expressão ?pa?e , sata?a expressa claramente a autoridade de Cristo sobre Satanás, assim como seu detestamento de uma sugestão tão vil: por estar escrito, adorarás o Senhor teu Deus, etc. – Portanto, seria ilegal adorar a ti, que não é senão uma mera criatura, mesmo que você fosse realmente seu substituto na terra; e quanto mais deve ser assim, como tu és, na realidade, o grande inimigo declarado de Deus e do homem! pois assim, sob todo o teu disfarce, bem sei que és. Parece com essas palavras que o culto religioso, ou serviço, é devido somente a Deus e não pode ser legalmente dado a uma criatura. De onde devemos inferir que Cristo não é uma mera criatura: todos os homens devem honrá-lo, assim como honram o Pai, João 5:23 . E é ordenado a todos os anjos de Deus que o adorem, Hebreus 1: 6 : e é dado como caráter de todos os cristãos, 1 Coríntios 1: 2 , que invoquem o nome de Jesus Cristo, nosso Senhor: e Colossenses 3: 24 , para que sirvam ao Senhor Cristo. Quanto à resposta de alguns a esse argumento irrefragável em favor da divindade de nosso Senhor, parece que nesta mesma passagem não há peso nela. Somente Deus diz que eles devem ser adorados como a primeira e principal causa de todas as coisas, e o principal autor de nossa salvação; mas, ainda assim, o culto e o serviço religioso podem ser pagos a Cristo, como a causa intermediária dessa salvação que Deus, por ele, nos revelou e trouxe. Pois, como não há passos dessa distinção nas sagradas Escrituras, é evidente que a resposta de nosso Senhor a Satanás aqui a condena inteiramente. O diabo, é manifesto, não precisava ser adorado por Jesus como a causa original e supremo governador do mundo. Ele é francamente dono de que todo o poder que ele tinha sobre os reinos da terra foi dado a ele. Ele reivindica, portanto, apenas um culto subordinado; e, no entanto, nosso Senhor rejeita sua reivindicação, não por ser mentiroso e usurpador, que não tinha esse poder e, portanto, não tinha direito a tal culto; mas com base em Deus, apenas tendo direito a qualquer tipo de adoração religiosa, dizendo, nas palavras de Moisés, adorarás o Senhor teu Deus, e somente a ele servirás. Portanto, Cristo não pode ser adorado legalmente, se ele não é Deus, assim como o homem.

Comentário de E.W. Bullinger

Pegue-te daqui = Vá! Este é o fim, e o Senhor o termina. Em Lucas 4:13 , após a terceira tentação, Satanás “partiu” por sua própria vontade e apenas “por uma estação”. Aqui, depois do último, Satanás é sumariamente dispensado, para não voltar. Veja App-116.

Satanás = o adversário. Septuaginta para o hebraico. Satanás.

Tu, etc. Citado em Deuteronômio 11: 3 , Deuteronômio 11: 4 . Veja App-107 e App-117.

somente = sozinho, como em Mateus 4: 4 . Citado em Deuteronômio 6:13 ; onde a posse da terra ( Mateus 4:10 ) depende da lealdade a Deus ( Mateus 4:12 ), Quem a dá ( Mateus 4:10 ); e na obediência a Ele (versículos: Mateus 4:17 , Mateus 4:18 ).

Comentário de John Calvin

10. Parta, Satanás. Em vez disso, Lucas tem, Partida atrás de mim, Satanás. Não adianta especular sobre a frase, atrás de mim, que Cristo dirigiu a Pedro: Vai atrás de mim ( Mateus 16:23 ), como se as mesmas palavras não tivessem sido dirigidas a Satanás. Cristo simplesmente pede que ele vá embora; (315) e agora procede com o mesmo tipo de defesa de antes, empregando as Escrituras como escudo, não de junco, mas de bronze. Ele cita uma passagem da lei, segundo a qual somente Deus deve ser adorado e adorado ( Deuteronômio 6:13 .) A partir da aplicação dessa passagem e das circunstâncias em que ela é introduzida, é fácil concluir qual é o desígnio de adoração a Deus, e no que consiste.

Os papistas negam que Deus só deva ser adorado; e iludir esta e passagens semelhantes por argumentos sofísticos. Latria ( ?at?e?a ,) eles admitem, é adoração, que deve ser dada somente a Deus: mas Dulia ( d???e?a ) é um tipo inferior de adoração, que eles concedem a homens mortos, ossos e estátuas. Mas Cristo rejeita essa distinção frívola e reivindica somente a Deus p??s????s?? , adoração; pelo qual ele nos adverte a prestar mais atenção ao assunto do que a expressões, quando temos a ver com a adoração a Deus.

A Escritura nos ordena a adorar a Deus somente: devemos perguntar, para que fim? Se um homem tira algo de sua glória e o atribui a criaturas, essa é uma hedionda profanação da adoração divina. Mas é muito evidente que isso é feito, quando vamos às criaturas, para receber delas aquelas coisas boas, das quais Deus desejava ser reconhecido como o único Autor. Agora, como a religião é estritamente espiritual, e o reconhecimento externo dela se relaciona com o corpo, então não apenas a adoração interior, mas também a manifestação externa dela, é devida somente a Deus. (316)

Comentário de Adam Clarke

Pegue-te daqui – ou, atrás de mim, eu te amo . Isso é adicionado por uma infinidade dos melhores MSS., Versões e pais. Essa tentação de saborear nada além de insolência diabólica, Jesus não a tratou como os outros; mas, com autoridade divina, ordenou que o tentador retornasse ao seu próprio lugar.

No decorrer deste julgamento, parece que nosso abençoado Senhor foi tentado,

    1º. Desconfiar. Comande estas pedras para se tornarem pão.

2dly. Presunção. Lança-te para baixo.

3dly. À ambição mundana. Tudo isso eu darei.

    4thly. À idolatria. Caia e me adore, ou faça-me homenagem. Provavelmente não há uma tentação de Satanás, mas é redutível a um ou outro desses quatro artigos.

No todo, podemos aprender:

    Primeiro. Ninguém, por mais santo que seja, é isento de tentação: pois Deus manifestado à carne foi tentado pelo diabo.

Em segundo lugar. Que a melhor maneira de frustrar o adversário é pela espada do Espírito, que é a palavra de Deus, Efésios 6:17 .

Em terceiro lugar. Que ser tentado até às maiores abominações (enquanto uma pessoa resiste) não é pecado: pois Cristo foi tentado a adorar o diabo.

    Em quarto lugar. Que não há tentação que seja de sua própria natureza, ou circunstâncias favoráveis, irresistível. Deus prometeu ferir até Satanás sob nossos pés.

Como desejo falar o que acho mais necessário em todos os assuntos, quando o encontro pela primeira vez, e de uma vez por todas, observo:

    Primeiro, que o medo de ser tentado pode se tornar uma armadilha mais perigosa.

Segundo, que quando Deus permitir que uma tentação ou prova venha, ele dará graça para suportar ou vencê-la.

Terceiro, que nossos interesses espirituais sejam sempre avançados, na proporção de nossas provações e resistência fiel.

Quarto, que uma medida mais do que comum de consolo divino será a conseqüência de toda vitória.

Comentário de John Wesley

Então disse-lhe Jesus: Dai-te, Satanás; porque está escrito: Adorarás o Senhor teu Deus, e ele somente servirás.

Pegue-se daqui, Satanás – Não, ponha-se atrás de mim, isto é, no seu devido lugar; como ele disse em uma ocasião bem diferente para Peter, falando o que não era conveniente. Deuteronômio 6:13 .

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *