Estudo de Salmos 73:25 – Comentado e Explicado

Afora vós, o que há para mim no céu? Se vos possuo, nada mais me atrai na terra.
Salmos 73:25

Comentário de Albert Barnes

quem tenho eu no céu senão a ti? literalmente: “Quem é para mim nos céus?” Ou seja, não há ninguém lá que no meu amor por ele possa ser comparado a ti; ninguém que pode fazer por mim o que você pode fazer; ninguém que possa satisfazer e satisfazer as necessidades da minha alma como puder; ninguém que possa ser para mim o que Deus “é” – que Deus “deve” ser. Depois de todas as minhas queixas e dúvidas, não há ninguém, nem mesmo nos céus, que não possa suprir o lugar de “Deus”, ou seja para mim o que é Deus; e os afetos afetuosos da minha alma são, portanto, “realmente” para ele. Sinto minha necessidade dele; e devo encontrar e encontrar minha felicidade suprema nele. O que seria o céu para mim sem Deus? quem ali, mesmo dos anjos da luz, poderia suprir o lugar de Deus?

E não há ninguém na terra que eu deseje além de ti – Ou seja, Tu és todo suficiente; tu satisfaz e satisfaz as necessidades da minha natureza. Toda a minha felicidade está em ti; ninguém na terra poderia ser substituído em teu lugar, ou ser para mim o que tu és como Deus.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 73:25 . Quem tenho eu no céu senão a ti? Procurar ou confiar em tribunal ou cobiçar um conhecido? Deus é em si mesmo mais glorioso do que qualquer outro ser, e deve ser aos nossos olhos infinitamente mais desejável. Ele, e somente ele, é a felicidade e o principal bem do homem. Ele, e ninguém, exceto ele, que fez a alma, pode fazê-la feliz. Não há outro no céu ou na terra que possa fingir fazê-lo. Agora, para que Deus seja nossa felicidade, devemos tê-lo, como aqui é expresso; devemos possuir seu favor, sua imagem e comunhão com ele. Devemos escolhê-lo como parte e garantir a nós mesmos um interesse em seu amor. O que nos valerá de que ele é a felicidade das almas, se ele não é a felicidade das nossas almas; e se, com uma fé viva, não o fazemos nosso, unindo-nos a ele em uma aliança eterna? Nossa afeição deve estar sobre ele, e nosso prazer deve estar nele. Nossos desejos não devem apenas ser oferecidos a Deus, mas devem terminar em Deus, como seu objetivo final. Tudo o que desejamos além dele deve ser desejado em subordinação a ele e à sua vontade, e com um olho em sua glória. Não devemos desejar nada além de Deus, a não ser o que desejamos para Deus. Ele deve ter nosso coração, todo o nosso coração, e nenhuma criatura na terra ou no céu deve poder compartilhar com ele.

Comentário de E.W. Bullinger

Quem eu tenho? Este é sempre o clamor dos santos de Deus. Figura do discurso Erotesis. Ver nota em Êxodo 15:11 .

Comentário de Adam Clarke

Quem tenho eu no céu senão a ti? O original é mais enfático: ???? ????? ?? ???? ????? ?? ?? mi li bashshamayim ; veimmecha lo chaphatsti baarets . “Quem está lá para mim nos céus? E contigo não desejo nada na terra.” Ninguém pode dizer isso que não tomou Deus como parte dele em referência aos dois mundos.

Comentário de John Calvin

25. Quem tenho eu no céu senão a ti? O salmista mostra mais claramente quanto ele havia lucrado no santuário de Deus; por estar satisfeito somente com ele, ele rejeita todos os outros objetos, exceto Deus, que se apresentou a ele. A forma de expressão que ele emprega, quando junta um interrogatório e uma afirmação, é bastante comum na língua hebraica, embora seja severa em outras línguas. Quanto ao significado, não há ambiguidade. Davi declara que não deseja nada, nem no céu nem na terra, exceto somente Deus, e que sem Deus, todos os outros objetos que normalmente atraem o coração dos homens para com eles não são atraentes para ele. E, sem dúvida, Deus obtém de nós a glória a que tem direito, quando, em vez de sermos transportados primeiro a um objeto e depois a outro, nos apegamos exclusivamente a ele, satisfeitos somente com ele. Se dermos a menor porção de nossas afeições às criaturas, até agora fraudamos a Deus a honra que lhe pertence. E, no entanto, nada foi mais comum em todas as épocas do que esse sacrilégio, e prevalece demais nos dias atuais. Quão pequeno é o número daqueles que mantêm suas afeições fixadas somente em Deus! Vemos como a superstição se une a ele muitos outros como rivais de nossos afetos. Enquanto os papistas admitem em palavras que todas as coisas dependem de Deus, eles estão, no entanto, constantemente buscando obter ajuda deste e do outro bairro independente dele. Outros, cheios de orgulho, têm o descaramento de associar a si mesmos ou a outros homens com Deus. Por esse motivo, devemos prestar mais atenção a essa doutrina, que é ilegal desejarmos qualquer outro objeto além de Deus. Pelas palavras céu e terra, o salmista denota todo objeto concebível; mas, ao mesmo tempo, ele parece propositalmente apontar para esses dois em particular. Ao dizer que ele não buscou ninguém no céu, exceto somente Deus, ele rejeita e renuncia a todos os deuses falsos com os quais, através do erro comum e da loucura da humanidade, o céu foi preenchido. Quando ele afirma que não deseja ninguém na terra além de Deus, suponho que ele tenha uma referência aos enganos e ilusões com os quais quase todo o mundo está intoxicado; para aqueles que não são enganados pelo antigo artifício de Satanás, a fim de serem levados a fabricar para si mesmos deuses falsos, ou se enganam pela arrogância ao confiar em sua própria habilidade, força ou prudência, usurpam as prerrogativas que pertencem a Só Deus; ou então trepanam-se com seduções enganosas quando confiam no favor dos homens, ou confiam em suas próprias riquezas e outras ajudas que possuem. Se, então, buscarmos Deus corretamente, devemos tomar cuidado para não nos desviarmos de vários caminhos, e despojados de toda superstição e orgulho, devemos nos dirigir direta e exclusivamente a Ele. Esta é a única maneira de procurá-lo. A expressão que eu não desejava mais contigo equivale a isso: sei que por ti mesmo, além de qualquer outro objeto, é suficiente, sim, mais do que suficiente para mim e, portanto, não me deixo levar. depois de uma variedade de desejos, mas descanse e estou totalmente satisfeito com você. Em resumo, para estarmos satisfeitos somente com Deus, é importante que conheçamos a plenitude das bênçãos que ele oferece para nossa aceitação.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *