Estudo de 1 Coríntios 8:4 – Comentado e Explicado

Assim, pois, quanto ao comer das carnes imoladas aos ídolos, sabemos que não existem realmente ídolos no mundo e que não há outro Deus, senão um só.
1 Coríntios 8:4

Comentário de Albert Barnes

Quanto a isso, portanto … – O parêntese termina com 1 Coríntios 8: 3 . O apóstolo agora procede à questão real em debate e repete neste versículo a questão e a admissão de que todos tinham conhecimento. A admissão de que todos tinham conhecimento procede de 1 Coríntios 8: 4-6 ; e em 1 Coríntios 8: 7 ele responde. Em 1 Coríntios 8: 4-6, tudo é admitido por Paulo, que eles perguntaram sobre a real extensão de seu conhecimento sobre esse assunto; e em 1 Coríntios 8: 7 ele mostra que, mesmo com base nessa admissão, a conclusão não se seguiria de que era correto participar da comida oferecida em sacrifício no templo de um ídolo.

Comer essas coisas … – Se é certo comê-las. Aqui a questão é um pouco variada do que era em 1 Coríntios 8: 1 , mas substancialmente a mesma pergunta é afirmada. A questão era se os cristãos deviam comer a carne de animais que haviam sido mortos em sacrifício a ídolos.

Nós sabemos – 1 Coríntios 8: 1 . Nós, os coríntios, sabemos; e Paulo parece admitir plenamente que eles tinham todo o conhecimento que reivindicaram, 1 Coríntios 8: 7 . Mas seu objetivo era mostrar que, mesmo admitindo isso, não seria possível participar dessa carne. É bom ter em mente que o objetivo da declaração deles em relação ao conhecimento era mostrar que não poderia haver impropriedade em comer da comida. Este argumento o apóstolo responde em 1 Coríntios 8: 7 .

Que um ídolo não é nada – não é o Deus verdadeiro; não é um objeto apropriado de adoração. Não somos tão estúpidos a ponto de supor que o bloco de madeira, a imagem esculpida ou o mármore esculpido são uma inteligência real e são conscientes e capazes de receber adoração ou beneficiar seus voluntários. Nós admitimos e sabemos que tudo é ilusório; e não pode haver perigo de que, participando da comida oferecida em sacrifício a eles, deveríamos ser levados a crer na estupenda falsidade de que eles são verdadeiros objetos de adoração ou de negar o verdadeiro Deus. Não há dúvida de que os pagãos mais inteligentes tinham esse conhecimento; e, sem dúvida, quase todos os cristãos o possuíam, embora alguns que tivessem sido educados nas visões mais grosseiras do paganismo ainda pudessem considerar o ídolo com uma reverência supersticiosa. Pois qualquer que seja o conhecimento de estadistas e filósofos sobre o assunto, ainda era sem dúvida verdade que a grande massa do mundo pagão considerava os ídolos idiotas como os objetos adequados de adoração, e supunha que eles eram habitados por espíritos invisíveis – os deuses. Para propósitos de estado, política e imposição, os legisladores e padres do mundo pagão tiveram o cuidado de valorizar essa ilusão; ver 1 Coríntios 8: 7 .

Não é nada – é ilusório; é imaginário. Pode ter havido uma referência aqui ao nome de um ídolo entre os hebreus. ; Isaiah 19:11 , Isaiah 19:13 , Isaiah 19:20 ; Isaiah 31:7 ; Psalm 90:5 ; Ezekiel 30:13 ; Habakkuk 2:18 ; Zechariah 11:17 , etc. Eles chamavam ídolos ?????? ( Elilim), ou no singular ???? ‘^li^yl (Elilvain, nulo, sem valor, nada, vaidade, fraqueza, etc .; indicando sua vaidade e impotência; Levítico 26: 1 ; 1 Crônicas 16:26 ; Isaías 2 : 8 ; Isaías 10:10 ; Isaías 19:11 , Isaías 19:13 , Isaías 19:20 ; Isaías 31: 7 ; Salmo 90: 5 ; Ezequiel 30:13 ; Habacuque 2:18 ; Zacarias 11:17 , etc.

No mundo – não é nada; não tem poder sobre o mundo; nenhuma existência real em lugar algum. Não existem deuses que os pagãos pretendam adorar. Existe apenas um Deus; e esse fato é conhecido por todos nós. A frase “no mundo” parece ser acrescentada por meio de ênfase, para mostrar o nada absoluto dos ídolos; para explicar da maneira mais enfática a crença de que eles não tinham existência real.

E que não há outro Deus senão um – Esta foi uma grande verdade fundamental da religião; veja a nota em Marcos 12:29 ; compare Deuteronômio 6: 4-5 . Manter essa grande verdade em mente era o grande objetivo da economia judaica; e isso era tão claro e importante que os coríntios supunham que deveria ser admitido por todos. Embora devessem participar da carne oferecida em sacrifício aos ídolos, eles supunham que não era possível que algum deles pudesse esquecer a grande verdade cardinal de que havia apenas um Deus.

Comentário de E.W. Bullinger

Quanto a . Grego. peri, como em 1 Coríntios 8: 1 .

comendo . Grego. brose .

aqueles = o.

coisas . . . ídolos . A mesma palavra que em 1 Coríntios 8: 1 , embora seja traduzida por uma frase mais longa.

nada Grego. oudeis .

mundo . App-129.

nenhum = não, grego. oudeis .

outro . Os textos omitem.

mas Grego. ei eu .

Comentário de John Calvin

4. Com relação, portanto, ao comer daquelas coisas, Ele agora volta à afirmação com a qual havia declarado, e fala mais claramente em referência ao pretexto usado pelos coríntios. Pois como todo o mal se originou dessa raiz – que eles estavam satisfeitos consigo mesmos e desprezavam os outros, ele condena, em geral, aquele conhecimento desdenhoso que não é temperado com amor. Agora, porém, ele explica particularmente, qual é o tipo de conhecimento sobre o qual eles se valorizavam – que um ídolo é uma invenção vazia do cérebro humano e, portanto, deve ser considerado como nada ; e, portanto, que a consagração, realizada em nome do ídolo, é uma imaginação tola e sem importância, e que um homem cristão, portanto, não é poluído, que, sem reverência pelo ídolo, come coisas oferecido aos ídolos. Esta é a soma da desculpa, e Paulo não é deixado de lado como falso (pois contém excelente doutrina), mas porque eles abusaram dela, em oposição ao amor

Quanto às palavras, Erasmus lê assim: “Um ídolo não existe”. Eu prefiro a tradução da tradução antiga – Um ídolo não é nada. Pois o argumento é este – que um ídolo não é nada, na medida em que existe apenas um Deus; pois segue admiravelmente: “Se não há outro Deus além do nosso Deus, então um ídolo é um sonho vazio e mera vaidade”. Quando ele diz – e não há outro Deus além de um, eu entendo a conjunção e como significado porque. Pois a razão pela qual um ídolo não é nada é que ele deve ser estimado de acordo com o que representa. Agora, é designado com a finalidade de representar Deus: mais ainda, com a finalidade de representar deuses falsos, na medida em que existe apenas um Deus, que é invisível e incompreensível. A razão também deve ser cuidadosamente observada – Um ídolo não é nada porque não há Deus senão um; pois ele é o Deus invisível e não pode ser representado por um sinal visível, de modo a ser adorado por meio dele. Se, portanto, os ídolos são erguidos para representar o Deus verdadeiro, ou deuses falsos, é sempre um artifício perverso. Por isso, Habacuque chama os ídolos de mestres da mentira ( Habacuque 2:18 ) porque eles falsamente fingem dar uma figura ou imagem de Deus e enganam os homens com um título falso. Portanto, ??de? (nada) não se refere à essência, mas à qualidade – pois um ídolo é feito de alguma substância – prata, madeira ou pedra; mas como Deus não escolhe ser representado dessa maneira, é vaidade e nada como significado e uso.

Comentário de Adam Clarke

Coisas que são oferecidas em sacrifício – Veja no primeiro versículo ( 1 Coríntios 8: 1 ; (nota)).

Um ídolo não é nada no mundo – o Dr. Lightfoot traduz isso: sabemos que não há ídolo no mundo; que ele explica assim: ??d???? , ídolo, é , µ???µa, e????, s?µe???, ?a?a?t?????, s???e?de? , uma semelhança, uma imagem, um sinal, um personagem, uma sombra: agora ??de? e?d?? existe o mundo. Imagens existem de pedra, madeira e metal; mas nada disso é representação do infinito Espírito. Mas eu prefiro o significado dado na nota em 1 Coríntios 8: 1 ; ( 1 Coríntios 8: 1 ; (nota)) como a expressão, um ídolo não é nada no mundo, era comum no Antigo Testamento e entre os judeus; e foi entendido por eles desta maneira: eles não são ????? Elohim , o Deus verdadeiro; mas eles são ?????? , nada e ????? habalim , vaidade.

Comentário de Thomas Coke

1 Coríntios 8: 4 . Sabemos que um ídolo não é nada esse era um aforismo comum entre os judeus, ao qual se aludia a palavra ?????? , alilim, que significa ídolos e coisas do nada . Ver Jó 13: 4 ; Jó 14:12 . Whitby, Hammond, Elsner e Lexicon de Parkhurst.

Comentário de John Wesley

Quanto, portanto, ao comer daquelas coisas que são oferecidas em sacrifício a ídolos, sabemos que um ídolo não é nada no mundo e que não há outro Deus além de um.

Sabemos que um ídolo não é nada – um mero deus nominal, sem divindade, virtude ou poder.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 3:24 – “Ó Soberano Senhor, tu começaste a mostrar a teu servo a tua grandeza e a tua mão poderosa! Que Deus existe no céu ou na terra que possa realizar as tuas obras e os teus feitos poderosos?

Deuteronômio 4:39 – Reconheçam isso hoje, e ponham no coração que o Senhor é Deus em cima nos céus e embaixo na terra. Não há nenhum outro.

Deuteronômio 6:4 – Ouça, ó Israel: O Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor.

Deuteronômio 32:39 – “Vejam agora que eu sou o único, eu mesmo. Não há deus além de mim. Faço morrer e faço viver, feri e curarei, e ninguém é capaz de livrar-se da minha mão.

Salmos 115:4 – Os ídolos deles, de prata e ouro, são feitos por mãos humanas.

Isaías 37:16 – “Senhor dos Exércitos, Deus de Israel, cujo trono está entre os querubins, só tu és Deus sobre todos os reinos da terra. Tu fizeste os céus e a terra.

Isaías 37:20 – Agora, Senhor nosso Deus, salva-nos das mãos dele, para que todos os reinos da terra saibam que só tu, Senhor, és Deus”.

Isaías 41:24 – Mas vejam só! Vocês não são nada, e as suas obras são totalmente nulas; detestável é aquele que os escolhe!

Isaías 44:6 – “Assim diz o Senhor, o rei de Israel, o seu redentor, o Senhor dos Exércitos: Eu sou o primeiro e eu sou o último; além de mim não há Deus.

Isaías 44:8 – Não tremam, nem tenham medo. Não anunciei isto e não o predisse muito tempo atrás? Vocês são minhas testemunhas. Há outro Deus além de mim? Não, não existe nenhuma outra Rocha; não conheço nenhuma. “

Isaías 44:8 – Não tremam, nem tenham medo. Não anunciei isto e não o predisse muito tempo atrás? Vocês são minhas testemunhas. Há outro Deus além de mim? Não, não existe nenhuma outra Rocha; não conheço nenhuma. “

Isaías 44:24 – “Assim diz o Senhor, o seu redentor, que o formou no ventre: Eu sou o Senhor, que fiz todas as coisas, que sozinho estendi os céus, que espalhei a terra por mim mesmo,

Isaías 45:5 – Eu sou o Senhor, e não há nenhum outro; além de mim não há Deus. Eu o fortalecerei, ainda que você não tenha me admitido,

Isaías 45:14 – Assim diz o Senhor: “Os produtos do Egito e as mercadorias da Etiópia, e aqueles altos sabeus, passarão para o seu lado e lhe pertencerão, ó Jerusalém; eles a seguirão, acorrentados, passarão para o seu lado. Eles se inclinarão diante de vocês e implorarão a você, dizendo: ‘Certamente Deus está com você, e não há outro; não há nenhum outro Deus’ “.

Jeremias 10:10 – Mas o Senhor é o Deus verdadeiro; ele é o Deus vivo; o rei eterno. Quando ele se ira, a terra treme; as nações não podem suportar o seu furor.

Jeremias 10:14 – Esses homens todos são estúpidos e ignorantes; cada ourives é envergonhado pela imagem que esculpiu. Suas imagens esculpidas são uma fraude, elas não têm fôlego de vida.

Jeremias 51:17 – “São todos eles estúpidos e ignorantes; cada ourives é envergonhado pela imagem que esculpiu. Suas imagens esculpidas são uma fraude, elas não têm fôlego de vida.

Habacuque 2:19 – Ai daquele que diz à madeira: “Desperte! Ou à pedra sem vida: Acorde! ” Poderá isso dar orientação? Está coberta de ouro e prata, mas não respira.

Marcos 12:29 – Respondeu Jesus: “O mais importante é este: ‘Ouve, ó Israel, o Senhor, o nosso Deus, o Senhor é o único Senhor.

Atos dos Apóstolos 19:26 – e estão vendo e ouvindo como este indivíduo, Paulo, está convencendo e desviando grande número de pessoas aqui em Éfeso e em quase toda a província da Ásia. Diz ele que deuses feitos por mãos humanas não são deuses.

1 Coríntios 8:6 – para nós, porém, há um único Deus, o Pai, de quem vêm todas as coisas e para quem vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, por meio de quem vieram todas as coisas e por meio de quem vivemos.

1 Coríntios 10:19 – Portanto, que estou querendo dizer? Será que o sacrifício oferecido a um ídolo é alguma coisa? Ou o ídolo é alguma coisa?

Efésios 4:6 – um só Deus e Pai de todos, que é sobre todos, por meio de todos e em todos.

1 Timóteo 1:17 – Ao Rei eterno, ao Deus único, imortal e invisível, sejam honra e glória para todo o sempre. Amém.

1 Timóteo 2:5 – Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus,

Judas 1:25 – ao único Deus, nosso Salvador, sejam glória, majestade, poder e autoridade, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor, antes de todos os tempos, agora e para todo o sempre! Amém.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *