Estudo de Isaías 37:16 – Comentado e Explicado

Ó Senhor dos exércitos, Deus de Israel, vós que estais sentado sobre os querubins, não há outro Deus, senão vós, por todos os reinos da terra. Vós, que fizestes os céus e a terra,
Isaías 37:16

Comentário de Albert Barnes

Ó Senhor dos Exércitos – (Veja a nota em Isaías 1: 9 ).

Aquela morada entre os querubins – Sobre os querubins, veja a nota em Isaías 14:13 . A referência aqui é, sem dúvida, ao fato de que o símbolo da presença divina no templo a Shechiná (de â shâkan habitar, habitar; assim chamado porque era o símbolo da habitação de Deus com seu povo ou habitando o templo) – descansou na capa da arca no templo. Portanto, Deus é frequentemente representado como morada entre os querubins Êxodo 25:22 ; Salmo 80: 1 ; Salmo 99: 1 . Sobre todo o assunto dos querubins, o leitor pode consultar um artigo no Spectator Christian Quarterly para setembro de 1836.

Tu és o Deus – O único Deus Isaías 43: 10-11 .

Mesmo tu sozinho – Não há além de ti – uma verdade que é frequentemente afirmada nas Escrituras Deuteronômio 32:39 ; Salmo 86:10 ; 1 Coríntios 8: 4 .

Tu fizeste o céu e a terra – Foi no terreno deste poder e domínio universal que Ezequias implorou que Deus interpusesse.

Comentário de John Calvin

16. Tu sozinho és Deus sobre todos os reinos da terra. Ele não apenas afirma o poder onipotente de Deus, mas também mantém a autoridade que exerce sobre o mundo inteiro. E essas declarações são feitas pelo rei piedoso com o objetivo de fortalecer-se na fé que ele nutria sobre a providência de Deus, pela qual ele governa o mundo e todas as suas partes. Todos os crentes devem, acima de tudo, acreditar nisso, para que não pensem que oram em vão. Tampouco a oração do rei teria tanta eficácia se ele tivesse dito apenas: “Incline os ouvidos, ó Senhor”, ou algo desse tipo, como quando acredita que o Senhor cuida de suas obras. Ele se convence de que Deus empreenderá essa causa. Se pertence a Deus governar e governar o mundo inteiro, ele não permitirá que esse tirano aja dessa maneira insolente sem restringir sua insolência; pois Senaqueribe reivindica para si o que pertencia a Deus e, por fim, não passaria impune.

A afirmação de que todos os reinos da terra estão sob o poder e a autoridade de Deus se aplica especialmente ao presente assunto. No entanto, embora esse título sempre pertença apenas a Deus, que ele “governa todos os reinos”, o Profeta ainda não nega que reis, príncipes e magistrados também mantenham seu domínio, mas que estejam sujeitos a Deus e devam para ele todo o seu poder e autoridade. Da mesma maneira, quando Paulo afirma que o governo pertence somente a Deus ( 1 Timóteo 6:15 ), ele não derruba príncipes e magistrados, mas mostra que todos, quão grandes e poderosos, por mais importantes que sejam, dependem apenas de Deus, que eles podem não se imaginar iguais ou companheiros dele, mas podem reconhecê-lo como seu Senhor e Príncipe. Assim, os reis, portanto, manterão sua autoridade, se mantiverem uma posição intermediária entre Deus e os homens, e não desejarem subir mais alto.

Tu fizeste o céu e a terra. Ezequias tira a mesma inferência da própria criação; pois é impossível que Deus, que é o Criador do céu e da terra, abandone sua obra; pelo contrário, ele governa por sua providência a raça humana, que é a parte principal do mundo. Seria absurdo limitar a criação dentro de limites tão estreitos como se fosse uma prova de um exercício repentino e transitório do poder de Deus; mas devemos estendê-lo ao governo perpétuo. Portanto, é evidente que os tiranos que desejam governar a seu gosto roubam a Deus sua honra e, portanto, são justamente punidos por sua insolência.

Ó Jeová dos exércitos, Deus de Israel, que habita entre os querubins. Aqui estão outros títulos empregados por Ezequias para a confirmação de sua fé. E, primeiro, chamando-o de “Jeová dos exércitos”, ele novamente exalta seu poder. Mas quando ele adiciona “Deus de Israel”, ele o aproxima e em termos familiares; pois não era um sinal comum de amor levar aquela nação sob sua proteção. Essa é também a importância de “sentar-se entre os querubins”; como se ele tivesse dito: “Tu colocaste aqui o teu lugar, e prometeu que serás o protetor daqueles que te invocarem diante da arca da aliança. Confiando nessa promessa, fuja para ti como meu guardião.

Ezequias tinha em vista, não tenho dúvida, a forma da arca, que estava cercada por dois querubins. Outros interpretam querubins como anjos, como se fosse dito, que Deus reina no céu e se assenta entre os anjos. Mas essa interpretação é inadequada; pois diz-se que ele “senta-se entre os querubins”, por causa da forma da arca, que foi construída dessa maneira. ( Êxodo 25:18 .) Sabemos que era um símbolo da presença de Deus, embora seu poder não estivesse limitado a ele; e Ezequias, ao mencioná-lo, pretendia expressar sua firme crença de que Deus estava presente com ele, e planejara reunir um povo para si mesmo, espalhando, por assim dizer, suas asas sobre eles. Como havia uma grande distância entre Deus e nós, Ezequias adotou esse sinal de adoção. No entanto, não havia nada grosseiro ou terreno em suas concepções de Deus, pois os homens supersticiosos desejariam trazê-lo do céu, mas, satisfeito com a promessa que recebeu, ele expressa sua firme convicção de que não precisamos ir muito longe. busque a graça de Deus.

Esse modo de expressão, portanto, merece nossa atenção e nos ensina que, enquanto subimos gradualmente ao céu pela luz da palavra que lidera o caminho, ainda assim, para obter assistência, não devemos pensar em Deus como ausente; pois ele escolheu sua morada no meio de nós. Visto que sua majestade excede em muito o céu e a terra, não devemos limitá-lo dentro da capacidade de nosso entendimento; e, no entanto, como ele se revelou para nós pela palavra, podemos compreendê-lo proporcionalmente à pequena capacidade e medida de nosso entendimento, não que possamos derrubá-lo de seu trono celestial, mas que nossos entendimentos, que são naturalmente fraco e lento, pode aproximar-se dele gradualmente; pois é apropriado que nos esforcemos para nos aproximar de sua grandiosidade, pois ele nos convida pela Palavra e pelos sacramentos. Se somos intérpretes habilidosos, o conhecimento espiritual de Deus sempre florescerá entre nós; não daremos o nome de Deus a pedras, madeira ou árvores; não haverá nada terreno ou bruto em nossas concepções sobre ele; mas, quanto mais próximo ele se aproxima de nós, mais diligentemente trabalharemos para fazer um uso adequado das ajudas que ele oferece, para que nossa mente não rasteje sobre a terra; visto que Deus se acomoda à nossa fraqueza por nenhuma outra razão senão que os sacramentos podem servir para nós o propósito das escadas, (52) que a superstição abusa para um propósito contrário.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *