Estudo de Isaías 37:20 – Comentado e Explicado

Mas vós, Senhor nosso Deus, livrai-nos da mão de Senaquerib, a fim de que todos os povos da terra saibam que vós, Senhor, sois o único Deus.
Isaías 37:20

Comentário de Albert Barnes

Que todos os reinos da terra possam saber – Desde que ele foi capaz de subjugar todos os outros; e, como somente a Judéia, a terra sob a proteção do Senhor seria salva, todas as nações saberiam que não poderia ser pelo poder de um ídolo. O desejo de Ezequias, portanto, não era principalmente o de sua segurança pessoal ou a segurança de seu reino. Foi para que Yahweh vindicasse seu grande e santo nome de reprovação, e que o mundo soubesse que ele era o único Deus verdadeiro. Uma consideração suprema à glória de Deus influenciou esse piedoso monarca em suas orações, e temos aqui um belo modelo do objeto que devemos ter em vista quando estivermos diante de Deus. Não é principalmente que sejamos salvos; não é, como motivo principal, que nossos amigos ou que o mundo seja salvo; é que o nome de Deus possa ser honrado. ; Psalm 83:18 ; Nehemiah 9:6 ; Daniel 9:18-19 ). Esse motivo de oração é apresentado com grande frequência na Bíblia (compare Isaías 42: 8 ; Isaías 43:10 , Isaías 43:13 , Isaías 43:25 ; Deuteronômio 32:39 ; Salmo 46:10 ; Salmo 83: 18 ; Neemias 9: 6 ; Daniel 9: 18-19 ).

Talvez não houvesse provas mais impressionantes de que o Senhor fosse o verdadeiro Deus do que seria a derrota de Senaqueribe. Nenhuma outra nação foi capaz de resistir às armas assírias. O grande poder desse império estava agora concentrado no exército único de Senaqueribe. Ele estava vindo com grande confiança no sucesso. Ele estava se aproximando da cidade dedicada a Javé – a cidade onde ficava o templo, e a cidade e as pessoas que estavam em toda parte entendidas como estando sob sua proteção. Os assuntos do mundo chegaram a uma crise; e chegara a hora em que o grande Senhor poderia dar um golpe que seria sentido em todas as nações e levar o terror de seu nome e o relato de seu poder por toda a terra. Talvez esse fosse um dos principais motivos da destruição daquele poderoso exército. Deus pretendia que seu poder fosse sentido, e que os monarcas e pessoas que se colocavam contra ele e o blasfemavam, deveriam ter uma demonstração impressionante de que era Deus e que nenhum dos dispositivos de seus inimigos poderia ter sucesso.

Comentário de Adam Clarke

Salve-nos “Salve-nos, nós te pedimos” – A partícula suplicante, na ? na , é fornecida aqui de dezoito MSS., Três antigos, do Dr. Kennicott, e dez de De Rossi, e da outra cópia; 2 Reis 19:19 .

Que tu és o Senhor, até tu apenas “Que tu Jeová é o único Deus” – A palavra ????? Elohim , “Deus”, está perdida aqui no texto hebraico, mas preservada na outra cópia; 2 Reis 19:19 . O siríaco e a Septuaginta parecem ter aqui em seus exemplares ????? Elohim , em vez de ???? Yehová .

Comentário de John Calvin

20. E agora, ó Jeová, nosso Deus. Na conclusão de sua oração, o rei piedoso agora se eleva acima do medo com o qual lutara; pois as ajudas pelas quais ele até então se fortificara indubitavelmente o encorajavam a acrescentar esta breve cláusula. Embora Deus nem sempre liberte seu povo dos males temporais, mas como ele havia prometido que ele seria o protetor da cidade, Ezequias podia acreditar firmemente que todos os esforços daquele tirano perverso, direcionados à destruição daquela cidade, seria infrutífero.

Pode saber que só você é Jeová. Quando ele argumenta com Deus que a libertação da cidade será uma ocasião para promover sua glória, concluímos que nada é mais desejável do que tornar seu nome glorioso de todas as maneiras possíveis; e esse é mesmo o principal desígnio de nossa salvação, da qual não temos a liberdade de partir, se desejarmos que Deus seja misericordioso conosco. Conseqüentemente, concluímos que esses homens são indignos de sua assistência, que, satisfeitos com sua própria salvação, desconsideram ou esquecem a razão pela qual Deus escolhe preservá-los. Não apenas desonram a Deus por essa ingratidão, mas também causam ferimentos graves a si mesmos, separando as coisas às quais Deus se unira; pois, ao salvar seu povo, ele glorifica seu nome, que deve ser, como já dissemos, nosso maior consolo. Além disso, Ezequias não deseja apenas que o Deus de Israel mantenha uma certa posição, mas que todos os ídolos sejam abolidos e que ele reine sozinho; pois naquele tempo muitos idólatras teriam permitido que ele fosse adorado junto com outros, mas, como ele não admite companheiros, toda divindade moldada pela mão do homem deve ser destruída, para que Ele possua a soberania indivisa.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *