Estudo de Deuteronômio 6:4 – Comentado e Explicado

Ouve, ó Israel! O Senhor, nosso Deus, é o único Senhor.
Deuteronômio 6:4

Comentário de Albert Barnes

Essas palavras formam o começo do que é chamado de “Shema” (“Ouvir”) nos Serviços Judaicos e pertencem ao escritório diário da manhã e da noite. Eles podem ser chamados de “o credo dos judeus”.

Este texto pesado contém muito mais que uma mera declaração da unidade de Deus contra o politeísmo; ou da única autoridade da revelação que Ele havia feito a Israel contra outras pretensas manifestações de Sua vontade e atributos. Ele afirma que o Senhor Deus de Israel é absolutamente Deus, e nenhum outro. Ele, e somente Ele, é Jeová (Yahweh), o Deus absoluto e sem causa; Aquele que, por Sua eleição deles, se deu a conhecer a Israel.

Comentário de Thomas Coke

Ver. 4, 5. O Senhor, nosso Deus, é um Senhor, etc. – Como o politeísmo foi o grande erro do mundo, a religião e as leis judaicas foram calculadas para atacar a raiz desse mal epidêmico. Portanto, o primeiro e fundamental artigo de seu credo é que, como existe apenas um Deus supremo, Jeová, o auto-existente e eterno; então ele sozinho deve ser o objeto de adoração, em oposição aos muitos ídolos e falsos deuses que eram adorados pelas nações pagãs. Para esse fim, Le Clerc acha que as palavras devem ser traduzidas: Jeová é nosso Deus, somente Jeová; que o original certamente suportará, embora nossa versão seja mais agradável a ela e, como Houbigant demonstrou, mais consistente com as genuínas doutrinas do cristianismo. De acordo com nossa versão, Moisés aqui afirma a unidade da Deidade, que de fato está implícita na de Le Clerc: pois, a razão pela qual os judeus e todas as outras nações são obrigadas a adorar a Jeová como seu único Deus e Senhor é porque ele é o único é o Deus verdadeiro, o soberano do céu e da terra. Aqueles que entendem a palavra aleim como plural e expressiva da aliança divina com o homem, interpretam esse texto como inculcando não apenas a doutrina da Unidade; mas da Trindade também. “Jeová, nosso Deus, a sempre abençoada Trindade em aliança conosco, é um Jeová, ou Ser auto-existente.” Mas, para uma discussão completa desse texto importante, que nos levaria a um comprimento muito grande, nos referimos ao quarto sermão do Dr. Waterland nas palestras de lady Moyer. E como este texto, com o que se segue, é citado por nosso Senhor, Marcos 12:29 , adiaremos quaisquer observações adicionais, até chegarmos a esse lugar.

Comentário de Adam Clarke

Ouça, ó Israel – ??? ???? ?????? ???? ????? ??? shema Yisrael , Jeová Eloheinu , Jeová achad . Essas palavras podem ser traduzidas de várias formas para o inglês; mas quase todas as variedades verbais possíveis na tradução (e não pode haver outra) equivalem ao mesmo sentido: “Israel, ouça! Jeová, nosso Deus, é um Jeová;” ou “Jeová é nosso Deus, Jeová é um”; ou “Jeová é nosso Deus, somente Jeová”; ou “Jeová é nosso Deus, Jeová que é um”; ou “Jeová, que é nosso Deus, é o único Ser”. Nesse versículo, os judeus enfatizam muito; é uma das quatro passagens que eles escrevem em suas filactérias, e escrevem a última letra nas primeiras e últimas palavras muito grandes, com o objetivo de chamar a atenção para a pesada verdade que ela contém. Talvez seja em referência a esse costume dos judeus que nosso abençoado Senhor alude, Mateus 22:38 ; Marcos 12:29 , Marcos 12:30 , onde ele diz: Este é o primeiro e grande mandamento; e este é quase o comentário que Maimônides faz sobre esse lugar: “Ouve, ó Israel; porque nessas palavras estão contidas as propriedades, o amor e a doutrina de Deus”.

Muitos pensam que Moisés ensina nessas palavras a doutrina da Trindade na Unidade. Pode ser assim; mas, nesse caso, não é feito com mais clareza do que no primeiro versículo de Gênesis, ao qual o leitor é referido. Quando essa passagem ocorre nas leituras do sábado na sinagoga, toda a congregação repete a última palavra ? data por vários minutos, juntamente com as vociferações mais altas: acho que elas fazem isso para desabafar um pouco do baço contra os cristãos, pois supõem que estes últimos sustentam três deuses, por causa de sua doutrina da Trindade; mas toda a sua habilidade e astúcia nunca podem provar que não há uma pluralidade expressa na palavra ?????? Eloheinu , que é traduzida por nosso Deus; e se os cristãos, ao lerem esse versículo, vociferam Eloheinu por vários minutos, como os judeus consideram , isso se aplicaria mais à força no modo de convencer os judeus da pluralidade de pessoas na Deidade do que a palavra achad , de um, contra qualquer pretenso falso princípio do cristianismo, pois todo cristão recebe a doutrina da unidade de Deus da maneira mais consciente. É por causa de sua rejeição a essa doutrina que a ira de Deus continua a repousar sobre eles; pois a doutrina da expiação não pode ser recebida, a menos que a doutrina da Divindade de Cristo também seja recebida. Alguns cristãos se uniram aos judeus contra essa doutrina, e alguns até os superaram e se esforçaram extraordinariamente para provar que ????? Elohim é um substantivo do número singular! Isso ainda não foi provado. Seria tão fácil provar que não há plural na linguagem.

Comentário de John Calvin

4. Ouça, ó Israel. Quando Moisés proclama que Deus é Um, a afirmação não se limita à Sua única essência, que é incompreensível, mas também deve ser entendida do Seu poder e glória, que foram manifestados ao povo; como se ele tivesse dito que eles seriam culpados de rebelião, a menos que residissem no Deus Único, que os havia colocado sob tais obrigações para com Ele mesmo. Portanto, ele não apenas o chama de Jeová, mas ao mesmo tempo deduz que Ele é o Deus daquele povo a quem ele se dirige: “Teu Deus”. Assim, todas as outras divindades são levadas a nada, e o povo é ordenado a voar e detestar tudo o que retira suas mentes do puro conhecimento Dele; pois embora seu nome lhe seja deixado, ele ainda é despojado de Sua majestade, assim que se mistura com uma multidão de outros. Assim, ele diz por Ezequiel ( Ezequiel 20:39 ): “Ide, servi a todos os seus ídolos;” em que palavras, Ele não apenas repudia toda adoração mista, mas testemunha que preferiria não ser considerado nada do que não ser adorado indivisivelmente. Os Padres ortodoxos usaram apropriadamente essa passagem contra os arianos; (280) porque, como Cristo é chamado em toda parte Deus, Ele é sem dúvida o mesmo Jeová que se declara o Deus Único; e isso é afirmado com a mesma força que respeita o Espírito Santo.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 4:35 – Tudo isso foi mostrado a vocês para que soubessem que o Senhor é Deus; e que não há outro além dele.

Deuteronômio 5:6 – “Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te tirei do Egito, da terra da escravidão.

1 Reis 18:21 – Elias dirigiu-se ao povo e disse: “Até quando vocês vão oscilar entre duas opiniões? Se o Senhor é Deus, sigam-no; mas, se Baal é Deus, sigam-no”. O povo, porém, nada respondeu.

2 Reis 19:5 – Quando os oficiais do rei Ezequias chegaram a Isaías,

1 Crônicas 29:10 – Davi louvou o Senhor na presença de toda a assembléia, dizendo: “Bendito sejas, ó Senhor, Deus de Israel, nosso pai, de eternidade a eternidade.

Isaías 42:8 – “Eu sou o Senhor; esse é o meu nome! Não darei a outro a minha glória nem a imagens o meu louvor.

Isaías 44:6 – “Assim diz o Senhor, o rei de Israel, o seu redentor, o Senhor dos Exércitos: Eu sou o primeiro e eu sou o último; além de mim não há Deus.

Isaías 44:8 – Não tremam, nem tenham medo. Não anunciei isto e não o predisse muito tempo atrás? Vocês são minhas testemunhas. Há outro Deus além de mim? Não, não existe nenhuma outra Rocha; não conheço nenhuma. “

Isaías 45:5 – Eu sou o Senhor, e não há nenhum outro; além de mim não há Deus. Eu o fortalecerei, ainda que você não tenha me admitido,

Jeremias 10:10 – Mas o Senhor é o Deus verdadeiro; ele é o Deus vivo; o rei eterno. Quando ele se ira, a terra treme; as nações não podem suportar o seu furor.

Marcos 12:29 – Respondeu Jesus: “O mais importante é este: ‘Ouve, ó Israel, o Senhor, o nosso Deus, o Senhor é o único Senhor.

João 17:8 – Pois eu lhes transmiti as palavras que me deste, e eles as aceitaram. Eles reconheceram de fato que vim de ti e creram que me enviaste.

1 Coríntios 8:4 – Portanto, em relação ao alimento sacrificado aos ídolos, sabemos que o ídolo não significa nada no mundo e que só existe um Deus.

1 Timóteo 2:5 – Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *