Estudo de Deuteronômio 4:35 – Comentado e Explicado

Tu foste testemunha de tudo isso para que reconheças que o Senhor é Deus, e que não há outro fora dele.
Deuteronômio 4:35

Comentário de John Calvin

35. A ti foi mostrado. Ele primeiro diz que Deus havia provado Sua divindade por milagres e prodígios, para que os israelitas pudessem saber com certeza que Ele era Deus. De onde, também, ele conclui que Ele é o único Deus; pois, embora o santo nome de Deus seja dividido em pedaços por várias opiniões, enquanto cada um fabrica seus próprios deuses para si mesmo, ainda assim é certo que o poder e o domínio de Deus não podem ser retirados dEle, mas residem em um único assunto, como o dizem os lógicos. Portanto, a essência de um Deus derruba e aniquila todas as outras divindades que nós tolos inventamos para nós mesmos. E isso devemos observar com cuidado, pois esse tem sido o erro comum de todas as épocas, procurar uma mistura de muitos deuses, enquanto todas essas imaginações devem desaparecer diante do brilho do Deus verdadeiro. No versículo seguinte, ele confirma esta declaração, porque Deus instruiu Seu povo fora do céu e no fogo. É, no entanto, perguntado como esses dois pontos concordam que parecem opostos um ao outro, que a voz de Deus foi ouvida do céu e do meio do fogo? Eu respondo que Moisés simplesmente significa que a voz que fluía do fogo para os ouvidos do povo se distinguia por indicações claras que provavam ser celestiais.

Referências Cruzadas

Exodo 15:11 – Quem entre os deuses é semelhante a ti, Senhor? Quem é semelhante a ti? Majestoso em santidade, terrível em feitos gloriosos, autor de maravilhas?

Deuteronômio 32:23 – “Amontoarei desgraças sobre eles e contra eles gastarei as minhas flechas.

1 Samuel 2:2 – “Não há ninguém santo como o Senhor; não há outro além de ti; não há rocha alguma como o nosso Deus.

1 Samuel 17:45 – E Davi disse ao filisteu: “Você vem contra mim com espada, com lança e com dardo, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você desafiou.

1 Reis 18:36 – À hora do sacrifício, o profeta Elias colocou-se à frente e orou: “Ó Senhor, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, que hoje fique conhecido que tu és Deus em Israel e que sou o teu servo e que fiz todas estas coisas por ordem tua.

2 Reis 19:19 – Agora, Senhor nosso Deus, salva-nos das mãos dele, para que todos os reinos da terra saibam que só tu, Senhor, és Deus”.

Salmos 58:11 – Então os homens comentarão: “De fato os justos têm a sua recompensa; com certeza há um Deus que faz justiça na terra”.

Salmos 83:18 – Saibam eles que tu, cujo nome é Senhor, somente tu, és o Altíssimo sobre toda a terra.

Isaías 44:6 – “Assim diz o Senhor, o rei de Israel, o seu redentor, o Senhor dos Exércitos: Eu sou o primeiro e eu sou o último; além de mim não há Deus.

Isaías 44:8 – Não tremam, nem tenham medo. Não anunciei isto e não o predisse muito tempo atrás? Vocês são minhas testemunhas. Há outro Deus além de mim? Não, não existe nenhuma outra Rocha; não conheço nenhuma. “

Isaías 45:5 – Eu sou o Senhor, e não há nenhum outro; além de mim não há Deus. Eu o fortalecerei, ainda que você não tenha me admitido,

Isaías 45:18 – Pois assim diz o Senhor, que criou os céus, ele é Deus; que moldou a terra e a fez, ele a fundou; ele não a criou para estar vazia, mas a formou para ser habitada; ele diz: “Eu sou o Senhor, e não há nenhum outro.

Isaías 45:22 – “Voltem-se para mim e sejam salvos, todos vocês, confins da terra; pois eu sou Deus, e não há nenhum outro.

Marcos 12:29 – Respondeu Jesus: “O mais importante é este: ‘Ouve, ó Israel, o Senhor, o nosso Deus, o Senhor é o único Senhor.

Marcos 12:32 – “Muito bem, mestre”, disse o homem. “Estás certo ao dizeres que Deus é único e que não existe outro além dele.

1 João 5:20 – Sabemos também que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento, para que conheçamos aquele que é o Verdadeiro. E nós estamos naquele que é o Verdadeiro, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *