Estudo de Marcos 12:32 – Comentado e Explicado

Disse-lhe o escriba: Perfeitamente, Mestre, disseste bem que Deus é um só e que não há outro além dele.
Marcos 12:32

Comentário de Joseph Benson

Marcos 12: 32-34 . O escriba – que havia proposto a pergunta para julgá-lo, impressionado com a solidez e o espírito de sua resposta, disse: Bem, Mestre – No original, é ?a??? , excelente, finamente ou lindamente; uma frase que expressa sua alta satisfação na resposta muito mais fortemente do que a palavra bem. Tu disseste a verdade – Tua declaração é perfeitamente correta e indescritivelmente importante; pois existe um Deus, etc., e amá-lo de todo o coração – Amá-lo e servi-lo com todos os poderes unidos da alma, em seu máximo vigor; e sem rival; e amar o próximo como a si mesmo – Manter o mesmo temperamento e comportamento equitativo e caridoso em relação a todos os homens, como nós, em circunstâncias semelhantes, desejaríamos deles para nós mesmos, é um dever mais necessário e importante, e um serviço mais aceitável, do que oferecer os sacrifícios mais nobres e caros; nem poderiam as observâncias rituais mais exatas e pomposas serem aceitáveis ??sem tais graças e virtudes como essas. Quando Jesus viu que ele respondeu discretamente – E assim mostrou que ele tinha apenas visões da verdadeira religião; ele disse: Tu não estás longe do reino de Deus – Ele aplaudiu a piedade e a sabedoria do reflexo do escriba, declarando que não estava longe de abraçar o evangelho e se tornar um verdadeiro membro da Igreja de Cristo, possuidor de todos os bênçãos pertencentes a seus discípulos. Leitor, não estás longe do reino de Deus? Então continue: seja um verdadeiro cristão; caso contrário, seria melhor para ti estar longe.

Comentário de E.W. Bullinger

Marcos 12: 32-34 é um suplemento divino, aqui.

Bem = “Certo” , ou como dizemos “Bom”.

a verdade = de acordo com (grego. epi . App-104.) a verdade: ie verdade. App-175.

para = isso.

existe um deus. Todos os textos dizem “que Ele é Um” (omitindo a palavra “Deus”).

mas Ele = além Dele.

Comentário de John Calvin

Marcos 12:32 . Mestre, falaste bem e com verdade. Somente Mark menciona que o escriba foi amolecido; e é digno de nota que, embora ele tenha atacado a Cristo maliciosamente, e com a intenção de surpreendê-lo, ele não apenas cede silenciosamente a este último, mas também aceita aberta e sinceramente o que Cristo havia dito. Assim, vemos que ele não pertencia à classe daqueles inimigos cuja obstinação é incurável; pois, embora tenham sido cem vezes convencidos, ainda assim não deixam de se opor à verdade de alguma maneira. A partir dessa resposta, pode-se concluir também que Cristo não incluiu precisamente sob essas duas palavras a regra da vida, mas abraçou a oportunidade que se apresentava para reprovar a santidade falsa e hipócrita dos escribas, que, prestando toda a atenção ao exterior cerimônias, quase totalmente desconsideravam a adoração espiritual de Deus e pouco se importavam com a bondade fraterna. Agora, embora o escriba tenha sido infectado por tais corrupções, contudo, como às vezes acontece, ele obteve da Lei a semente do conhecimento correto, que estava sufocado em seu coração, e por isso ele se deixa facilmente retirar do costume perverso .

Comentário de Adam Clarke

E o escriba disse: – A resposta do escriba, contida em Marcos 12: 32-34 , não é encontrada em Mateus nem em Lucas. Esta é outra prova contra a suposta abreviação de Mark.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 4:39 – Reconheçam isso hoje, e ponham no coração que o Senhor é Deus em cima nos céus e embaixo na terra. Não há nenhum outro.

Deuteronômio 5:7 – “Não terás outros deuses além de mim.

Deuteronômio 6:4 – Ouça, ó Israel: O Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor.

Isaías 44:8 – Não tremam, nem tenham medo. Não anunciei isto e não o predisse muito tempo atrás? Vocês são minhas testemunhas. Há outro Deus além de mim? Não, não existe nenhuma outra Rocha; não conheço nenhuma. “

Isaías 45:5 – Eu sou o Senhor, e não há nenhum outro; além de mim não há Deus. Eu o fortalecerei, ainda que você não tenha me admitido,

Isaías 45:14 – Assim diz o Senhor: “Os produtos do Egito e as mercadorias da Etiópia, e aqueles altos sabeus, passarão para o seu lado e lhe pertencerão, ó Jerusalém; eles a seguirão, acorrentados, passarão para o seu lado. Eles se inclinarão diante de vocês e implorarão a você, dizendo: ‘Certamente Deus está com você, e não há outro; não há nenhum outro Deus’ “.

Isaías 45:18 – Pois assim diz o Senhor, que criou os céus, ele é Deus; que moldou a terra e a fez, ele a fundou; ele não a criou para estar vazia, mas a formou para ser habitada; ele diz: “Eu sou o Senhor, e não há nenhum outro.

Isaías 45:21 – Declarem o que deve ser, apresentem provas. Que eles juntamente se aconselhem. Quem há muito predisse isto, quem o declarou desde o passado distante? Não fui eu, o Senhor? E não há outro Deus além de mim, um Deus justo e salvador; não há outro além de mim.

Isaías 46:9 – Lembrem-se das coisas passadas, das coisas muito antigas! Eu sou Deus, e não há nenhum outro; eu sou Deus, e não há nenhum como eu.

Jeremias 10:10 – Mas o Senhor é o Deus verdadeiro; ele é o Deus vivo; o rei eterno. Quando ele se ira, a terra treme; as nações não podem suportar o seu furor.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *