Estudo de Isaías 45:18 – Comentado e Explicado

Eis o que diz o Senhor que criou os céus, ele, o único Deus que formou a terra e a estabilizou, que não a criou para que seja um caos, mas a organizou para que nela se viva: eu sou o Senhor, e não tenho rival.
Isaías 45:18

Comentário de Albert Barnes

Pois assim diz o Senhor: Este versículo é destinado a induzi-los a depositar confiança inabalável no Deus verdadeiro. Para esse propósito, o profeta enumera as grandes coisas que Deus havia feito na prova de que somente Ele era poderoso e digno de confiança.

Ele estabeleceu isto – isto é, a terra. A linguagem aqui é derivada da suposição de que a Terra é lançada sobre um fundamento e é firmada. A Septuaginta traduz isso: Deus que exibiu a terra para ver, e que, tendo feito, a dividiu (isto é, dividiu-a para ser habitada) ( d? ,??se? a?t?? diorisen auten ). Isso está de acordo com o escopo da passagem.

Ele não o criou em vão – Ele não o formou para permanecer um vasto deserto sem habitantes.

Ele o formou para ser habitado – Pelo homem e pelas várias tribos de animais. Ele torna uma habitação conveniente para eles; adapta seus climas, seu solo e suas produções à sua natureza; e faz com que ceda abundância por seu apoio. A idéia principal, penso, na afirmação desta verdade geral, é que Deus planejou que a terra em geral fosse habitada; e que, portanto, ele pretendia que a Judéia – através do desperdício enquanto os cativos estivessem na Babilônia – fosse repovoada, e novamente se tornasse a morada feliz dos exilados que voltaram. Então Grotius interpreta isso. Os judeus, a partir desta passagem, inferem que a terra será habitada após a ressurreição – uma idéia que tem toda a probabilidade, já que não haverá menos razões pelas quais a terra será habitada do que agora; nem pode haver razões pelas quais a Terra deva existir em vão mais do que agora.

E não há mais nada (veja a nota em Isaías 45: 6 ).

Comentário de Thomas Coke

Isaías 45: 18-21 . Pois assim diz o Senhor : O Todo-Poderoso aqui renova seu discurso aos prosélitos das nações, para confirmá-los em sua crença na verdadeira religião e para erradicar todos os preconceitos da idolatria de suas mentes. Um prefácio adequado ao escopo do discurso é prefixado, consistindo em dois artigos; o primeiro, neste versículo, reivindicando a Deus a glória de criar esta terra com um design sábio e gracioso: o segundo, em Isaías 45:19 , em que Deus, primeiro, opõe suas predições, e a maneira delas, à maneira como que os ministros e profetas dos deuses falsos profetizaram, não falei em segredo, etc. Em segundo lugar, declara que aqueles que o procuravam não deveriam fazê-lo em vão; e terceiro, que suas promessas eram justas e verdadeiras; e nunca deve falhar com aqueles que confiaram neles: após o que, nos versículos 20 e 21, temos a convicção dos prosélitos; aqueles que escaparam das nações; onde a verdade de Deus e a vaidade dos ídolos são apresentadas, da poderosa obra que Deus havia feito para a libertação de sua igreja e de sua previsão dessa obra. Podemos ler a segunda cláusula de Isaías 45:19 . Eu disse para a semente de Jacó, em vão, me procurar. O começo do versículo 21 seria mais claramente traduzido assim: venha e produza seus argumentos; não, que eles tomem conselho juntos, etc. Veja cap. Isaías 41:21 e Vitringa.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 45:18 . Assim diz o Senhor : hebreu, Jeová; que criou os céus, etc. – Esta descrição de Deus é aqui acrescentada, 1º, Para detectar a vaidade dos ídolos, afirmando que ninguém deveria ser possuído como o Deus verdadeiro, além daquele que Jeová fez os céus e a terra e seus habitantes. 2d, Demonstrar a suficiência de Deus para cumprir todas essas promessas gloriosas feitas à sua igreja, porque ele criou o mundo e o sustenta pela palavra de seu poder. E, 3d, Para manifestar sua bondade à humanidade, na medida em que ele não criou a Terra em vão, mas para o uso e o conforto dos homens, que poderia ser uma habitação adequada para eles: de onde era fácil deduzir que ele faria isso. muito mais seja gracioso com seu próprio povo.

Comentário de Adam Clarke

Ele o formou para ser habitado “Pois ele o formou para ser habitado” – Um antigo MS. tem k? ki antes de ???? lashebeth ; e assim as versões antigas.

Comentário de John Calvin

18. Pois assim diz o Senhor. Este versículo tende a confirmar o anterior; pois o Profeta significa que os judeus estão totalmente convencidos de que o Senhor finalmente os livrará, embora sejam oprimidos por uma escravidão miserável.

Deus, o criador da terra. Alguns pensam que por “a terra” aqui significa Judéia, mas considero que é um argumento do menor para o maior, como dissemos anteriormente no décimo segundo verso, que, uma vez que a providência de Deus se estende universalmente às criaturas, muito mais se refere àqueles que ele adotou para serem seus filhos; para eles, ele tem um cuidado especial. Em resumo, o argumento do Profeta é esse. “Desde que Deus criou a terra, para que os homens tivessem morada e habitação, muito mais ele a criou, para que houvesse uma residência para sua Igreja; pois ele tem uma preocupação mais profunda com sua Igreja do que com todo o resto. ” Se, portanto, ele fundou a terra, se lhe desse uma forma e um uso fixo, para que os homens fossem nutridos pelos frutos que ela deveria produzir, ele indubitavelmente atribuiu a seus filhos o primeiro lugar e o mais alto nível de honra . Isso nem sempre é visível aos nossos olhos e, portanto, nossos corações devem ser encorajados e sustentados pela esperança, para que possamos permanecer imóveis contra todas as tentações.

Em uma palavra, enquanto a terra durar, a Igreja de Deus existirá; enquanto o sol e a lua durarem, não falhará. Posteriormente, o Profeta usará um argumento ainda mais forte. “Se a aliança que Deus fez com Noé, quanto à ordem estabelecida deste mundo, é estável, muito mais a aliança que ele fez a respeito da Igreja deve ser estável. ( Isaías 54: 9 ; Gênesis 9: 9. ) O mundo está desaparecendo e é corruptível; mas a Igreja, isto é, o reino de Cristo, será eterna; e, portanto, é razoável acreditar que as promessas relacionadas à Igreja serão, sem dúvida, mais estáveis ??e permanentes do que todo o resto.

Ele não o criou vazio. Como é o principal ornamento da terra que é a morada dos habitantes, ele acrescenta, que ela não foi criada para que, estando vazia, possa ser um desperdício e desolação. Se, por outro lado, se objetar que a terra estava “vazia e vazia” quando foi criada, como aparece naquela passagem em que Moisés emprega a mesma palavra que é usada aqui pelo Profeta ??? , ( tohu,) o que significa “informe e vazio”, a resposta é fácil. O Profeta não fala do começo da criação, mas do propósito de Deus pelo qual a Terra foi separada para o uso e habitação dos homens; e, portanto, não há nada aqui que seja contrário ao que é dito por Moisés, pois Isaías contempla o fim e o uso.

Ele o formou para ser habitado. Essa afirmação realmente se estende a toda a humanidade, porque a terra foi designada para todos, para que nela habitem; pois como é que Deus nos nutre e nos fornece tudo o que é necessário, e até apóia os homens maus, mas porque ele pretendia que seu decreto permanecesse, pelo qual ele deu à terra que fosse habitada por homens? Em qualquer outro ponto de vista, é estranho que ele carregue tantos pecados e crimes e não destrua completamente a humanidade; mas ele considera seu próprio propósito, e não nosso mérito. Portanto, reinos e comunidades são sustentados e, portanto, fileiras da sociedade e formas de governo são preservadas mesmo entre bárbaros e infiéis; pois, embora Deus muitas vezes reduz alguns países à desolação por causa dos pecados dos homens, e os borrifa, por assim dizer, com “salinidade” ( Salmos 107: 34 , (209) ), eles podem tornar-se estéreis e nunca mais uma vez, é capaz de sustentar seus habitantes, mas ele sempre acrescenta esse alívio, “para que a terra seja habitada”; pois este é seu decreto inviolável. No entanto, devemos lembrar o que eu já disse, que, enquanto a Terra for habitada, é impossível que Deus não apóie seus adoradores que o invocam. Além disso, a partir desta passagem, todos os homens bons devem obter o mais alto consolo, que, embora sejam desprezados pelo mundo e sejam poucos e fracos, e embora, por outro lado, os homens maus os superem em número, poder e influência , embora sejam desprezados de modo a serem menos valorizados do que “os descendentes do mundo” ( 1 Coríntios 4:13 ), ainda assim são preciosos aos olhos de Deus, porque ele os considera no número de seus filhos. , e nunca os fará perecer.

Eu sou Jeová. Quando ele repete que ele é Deus, não se pretende apenas afirmar sua essência, mas distingui-lo de todos os ídolos e manter os judeus na pura fé; pois até homens supersticiosos reconhecem que existe um Deus, mas o concebem de acordo com a fantasia deles; e, portanto, devemos reconhecer a Deus, que se revelou aos pais e que falou por Moisés. Assim, ele não fala meramente da essência eterna de Deus, como alguns pensam, mas de todos os ofícios que pertencem somente a ele, para que nenhuma parte deles possa ser atribuída a criaturas.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *