Estudo de Isaías 45:14 – Comentado e Explicado

Eis o que diz o Senhor: os pobres do Egito, os traficantes da Etiópia, os de elevada estatura de Sabaim, passarão para a tua terra e serão teus, servir-te-ão e desfilarão acorrentados, prostrar-se-ão diante de ti e te implorarão: Deus só se encontra em tua morada, não tem rival algum, os outros deuses não existem.
Isaías 45:14

Comentário de Albert Barnes

Assim diz o Senhor: Este versículo é designado para denotar os favores que em tempos subsequentes seriam conferidos a Jerusalém, a cidade que Isaías 45:13 deveria ser reconstruída. Baseia-se, de acordo com Lowth, à conversão dos gentios e sua admissão na igreja de Deus. Grotius, no entanto, entende isso como endereçado a Ciro, e como significando que, porque ele havia libertado os judeus sem recompensa, portanto Deus lhe daria a riqueza do Egito, Etiópia, Sabaea e que essas nações deveriam estar sujeitas a ele. Mas, nessa opinião, provavelmente ele está sozinho, e as objeções são tão óbvias que não precisam ser especificadas. Alguns dos intérpretes judeus supõem que se refira aos mesmos eventos que os registrados em Isaías 43: 3 , e que se relaciona ao fato de que Deus havia anteriormente dado essas nações para a libertação e proteção de seu povo. Eles supõem que uma referência particular seja dada ao massacre e destruição do exército de Senaqueribe. Vitringa considera que se refere ao fato de que prosélitos deveriam ser feitos de todas essas nações à verdadeira religião e encontra, como ele supõe, um cumprimento dela nos tempos do Salvador e dos apóstolos. No que diz respeito ao verdadeiro significado da passagem; podemos observar:

1. Que se refere aos tempos que sucederiam ao retorno do exílio; e não para eventos que eram então passados. Isso é aparente na face da passagem.

2. Diz respeito a Jerusalém, ou ao povo de Deus, e não a Ciro. Isso é evidente, porque não era verdade que essas nações se sujeitaram a Ciro depois de ele tomar Babilônia, pois não foi Ciro, mas seu filho Cambises que invadiu e subjugou o Egito, e porque toda a fraseologia se refere a uma conversão à religião, e não à sujeição envolvida nas conquistas da guerra.

3. Relaciona-se apropriadamente a uma conversão ao verdadeiro Deus e a uma adoção da verdadeira religião. Isso está implícito na linguagem no final do versículo, dizendo: Certamente Deus está em ti; e não há mais, não há Deus.

4. A passagem, portanto, significa que, após o retorno da Babilônia, haveria a conversão dessas nações; ou que eles – talvez mencionados aqui como representantes de grandes e poderosas nações em geral – seriam convertidos à verdadeira fé e que sua riqueza e poder seriam consagrados à causa do Senhor. O tempo em que isso deveria acontecer não está fixo na própria profecia. É determinado apenas que seria posterior ao retorno do exílio e que seria uma das conseqüências desse retorno. O cumprimento, portanto, pode ser buscado sob a primeira pregação do evangelho, ou em tempos ainda mais remotos. Uma explicação mais completa ocorrerá no exame das diferentes partes do versículo.

O trabalho do Egito – Ou seja, o fruto ou resultado do trabalho do Egito; ). a riqueza do Egito (veja a palavra assim usada em Jó 10: 3 ; Salmo 78:46 ; Isaías 55: 2 ; Jeremias 3:24 ; Jeremias 20: 5 ; Ezequiel 23: 9 ). A idéia é que o Egito seria convertido à verdadeira religião e sua riqueza consagrada ao serviço do verdadeiro Deus. A conversão do Egito não é predita com frequência Salmo 68:31 :

Príncipes sairão do Egito.

A Etiópia em breve estenderá as mãos para Deus.

Veja as notas em Isaías 19: 18-22 – onde a conversão do Egito é introduzida e discutida detalhadamente.

E mercadoria da Etiópia – Sobre a situação da Etiópia, veja as notas em Isaías 18: 1 . A palavra “mercadoria” aqui significa o mesmo que riqueza, uma vez que sua riqueza consistia em seu tráfego. Que Cush ou Etiópia seriam convertidos à verdadeira religião e unidos ao povo de Deus, é declarado na passagem acima citada no Salmo 68:31 ; e também em vários outros lugares. Assim, no Salmo 67: 4 : ‹Eis a Filístia e Tiro, com a Etiópia; este homem nasceu lá; Sofonias 3:10 : ‹Além das ruínas da Etiópia, meus suplicantes, as filhas dos meus dispersos, trarão a minha oferta.

E dos sabinos, homens de estatura – ( ????? sebâ’i^ym ). Os habitantes de Seba ( ??? seb ‘ não ???? sheb’ ). Sabá e os sabéias com esse nome eram um país e povo da Arábia Félix – compreendendo uma parte considerável do país hoje conhecido como Iêmen, situado na parte sudoeste da Arábia Joel 3: 8 ; Jó 1:15 . Naquele país havia abundância de incenso, mirra, especiarias, ouro e pedras preciosas 1 Reis 10: 1 ; Isaías 60: 6 ; Jeremias 6:20 . Seba, aqui referido, era um país diferente. Era habitado por um descendente de Cush Gênesis 10: 7 e provavelmente era o mesmo que Meroe no Alto Egito (veja as notas em Isaías 43: 3 ). O fato de esse povo ter se destacado pela estatura é expressamente afirmado por Heródoto (iii. 20), que diz sobre os etíopes, entre os quais se deve considerar os sabeanos , que eles eram o mais alto dos homens ( ?????ta? e ?a? µ???st?? ?????p?? legontai einai megistoi anthropon ); e Solinus afirma que os etíopes têm doze pés de altura. achiologo¯tera – ‹the bodies of those who dwell there are worthy of special remark.’ Agatharchides, um poeta grego antigo, citado por Bochart (Phaleg. Ii. 26), diz sobre os Sabeans, t? s?µat? ?st? t?? ?at??????t?? ????????te?a ta somata esti ton dos organismos que habitam os corpos de Katoikount . “ Isso mostra pelo menos uma coincidência entre os relatos das Escrituras e de escritores profanos. Salomão faz alusão a esse país no Salmo 72:10 :

Os reis de Társis e das ilhas trarão presentes;

Os reis de Sabá e Seba oferecerão presentes.

Eles estão conectados aqui com os egípcios e com os habitantes da Etiópia ou Cush; e sua conversão para a verdadeira religião ocorreria provavelmente na mesma época. Sem dúvida, a religião cristã foi introduzida cedo nesses países, pois entre os convertidos no dia de Pentecostes havia estrangeiros do Egito e os países adjacentes Atos 2: 10-11 , que levariam o evangelho com eles em seu retorno. Veja também a facilidade do eunuco da Etiópia Atos 8: 26-39 , por quem, sem dúvida, o evangelho foi transmitido para aquela região. O primeiro bispo da Etiópia foi Frumentius, que foi nomeado bispo daquele país por volta de 330 dC. tradição entre os etíopes de que a rainha de Sabá, que visitou Salomão, se chamava Maqueda e que não era da Arábia, mas era rainha de seu próprio país. Dizem que ela adotou a religião judaica e a introduziu entre seu povo; e o eunuco, que era tesoureiro da rainha Candace, provavelmente era judeu por religião, se não por nascimento. No entanto, haverá em tempos futuros um cumprimento mais sinalizador dessa profecia, quando os habitantes desses países e o povo de todas as outras nações serão convertidos para a verdadeira religião e se entregarem a Deus (compare as anotações em Isaías). 60: 3-14 ). Essa profecia tem uma notável semelhança com isso e, de fato, é pouco mais que uma bela expansão dela.

Virá a ti – À tua religião; ou será unido a ti na adoração ao Deus verdadeiro. Denota uma mudança não de lugar, mas de caráter e de religião.

E eles serão teus – Uma parte do teu povo; unidos a ti. Toda a linguagem dessa descrição, no entanto, é retirada do costume nas conquistas da guerra, onde uma nação é sujeita a outra e é conduzida em cadeias. É aqui figurativo, denotando que a verdadeira religião faria conquistas rápidas e extensas entre os pagãos; isto é, que a verdadeira religião triunfaria em todos os lugares sobre todas as outras. A frase ‘virá’, denota que sua sujeição seria voluntária e que eles deveriam abandonar livremente seus próprios sistemas; enquanto as frases “serão tuas”, acorrentadas “, denotam o poder triunfante e poderoso da verdade.

Eles virão após ti – Você os precederá na honra de lhes ter transmitido a verdadeira religião, e nessa prioridade de posição que sempre pertence àqueles que são primeiro abençoados com inteligência e com a revelação de Deus.

Em cadeias virão – Linguagem tirada de conquistas, quando nações subjugadas são levadas como cativas; e aqui denotando o poder dessa verdade que subjugaria seus sistemas falsos e os colocaria em completa e inteira sujeição à verdadeira religião. Isso não significa que seria contra a vontade deles ou que eles não poderiam ter resistido; mas apenas que eles estariam de fato tão inteiramente sujeitos à verdadeira religião quanto os prisioneiros de guerra, acorrentados, à vontade de seus conquistadores (veja as notas em Isaías 14: 1-2 ).

E eles cairão sobre ti – reconhecendo-te como tendo o conhecimento do Deus verdadeiro. Cair é indicativo de reverência; e significa aqui que Jerusalém seria honrada como sendo a fonte de onde a verdadeira religião deveria emanar (compare Lucas 24:47 ). Uma expressão semelhante à usada aqui ocorre em Isaías 49:23 : ‹E reis – e rainhas – se curvarão a ti com o rosto voltado para a terra, e lamberão o pó dos teus pés.

Eles farão súplica para ti – Lowth processa isto: ‘E com disfarce suplicante se dirige a ti’. O hebraico significa propriamente: eles orarão a ti; mas a idéia é que eles venham como suplicantes a Jerusalém, confessando que havia o conhecimento do único Deus verdadeiro e orando a seus habitantes para que comuniquem a eles um conhecimento da verdadeira religião (veja as notas em Isaías 2: 3 ) . A idéia indicada por isso é que haveria uma condição de solicitude ansiosa entre as nações pagãs sobre o assunto da verdadeira religião, e que elas buscariam conselho e orientação daqueles que a possuíam. Esse estado já existia até certo ponto entre os pagãos; e as Escrituras, creio, nos levam a supor que a propagação e o triunfo finais do evangelho serão precedidos por uma investigação desse tipo predominante no mundo pagão. Deus lhes mostrará a loucura da idolatria; ele levantará reformadores entre si; a extensão do contato comercial os familiarizará com a felicidade e a prosperidade comparativas das nações cristãs; e a crescente consciência de sua própria inferioridade os levará a desejar aquilo que conferiu benefícios tão extensos em outras terras, e os levará a serem suplicantes, e pedirão que professores e ministros religiosos lhes sejam enviados. Uma das características mais notáveis ??da atualidade é que as nações pagãs estão se tornando cada vez mais sensíveis à sua ignorância e degradação comparativa; que eles recebam os ministros e professores enviados de terras cristãs; e o aumento do comércio do mundo está preparando o mundo para a propagação final do evangelho.

Deus está em ti – em Jerusalém; ou você está de posse do único sistema verdadeiro de religião e é o adorador do único Deus verdadeiro (ver Isaías 49: 7 ; Isaías 60:14 ).

Comentário de Thomas Coke

Isaías 45:14 . Assim diz o Senhor, etc. – Esta profecia ilustre contém um apóstrofo a Jerusalém, ou à companhia de retornar exilados, e sem dúvida alguma relata alguma consequência alegre da libertação predita; qual conseqüência respeita imediatamente a religião; e o significado da sentença é que, com o tempo, após o retorno da Babilônia, prosélitos de várias nações, entre os quais egípcios, etíopes e sabeanos, deveriam se unir à igreja judaica, e ser convencido pelas razões que demonstram a verdade da religião judaica. Eles deveriam vir, suplicar e adorar a Deus, a Jerusalém e, confessando sua fé, humildemente suplicam para serem admitidos na comunhão daquela igreja. Que adesão de prosélitos dessas e de outras nações deve ser realizada sob a economia da graça do evangelho, quando não apenas indivíduos, mas nações inteiras, encadeadas e amarradas, isto é, amarradas no espírito ( Atos 20:22 .), Devem receber submissamente a doutrina desta religião sagrada. O profeta, no cap. Isaías 14: 1-2 fala dos prosélitos da religião em termos que explicam completamente a frase: Em cadeias elas virão. Veja 1 Coríntios 14: 24-25 e Vitringa.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 45:14 . Assim diz o Senhor, etc. – Aqui o profeta se volta para Jerusalém, ou para a companhia de retornar exilados, e relata alguma conseqüência alegre da libertação predita, que provavelmente respeita principalmente a futura admissão dos gentios na igreja de Deus. O trabalho do Egito – A riqueza obtida pelo trabalho deles; e mercadorias da Etiópia – os ganhos de suas mercadorias; e dos sabeanos, homens de estatura – povo alto e forte; virá a ti – ó minha cidade, ou igreja. O sentido é que Jerusalém não será apenas reconstruída, mas a riqueza e a glória de outros países serão trazidas a ela novamente, como nos tempos antigos. “As palavras”, diz Lowth, “podem ser supostas, em algum grau, verificadas na dedicação de Cyrus ao tributo que sai daquelas ricas províncias do Egito, Etiópia e Seba, à construção e serviço do templo”. Ao que se pode acrescentar, que alguns dos monarcas persas que se sucederam depositaram receitas no templo pela oferta de sacrifícios para si e suas famílias, Esdras 6:10 . E o mesmo foi feito, depois de tempos, por Alexandre, o Grande, e vários reis sírios e egípcios, 2 Macabeus 3: 2-3 ; 2 Macabeus 5:16 . Mas “o lugar é principalmente destinado ao estado florescente da igreja, (geralmente descrito sob a figura de uma cidade), quando o mundo gentio deveria entrar nele, trazer suas riquezas para o sustento e se submeter à sua governo, como sendo o único assento e templo da verdade. ” Em cadeias virão – Subjugadas pela vara da força do Messias ( Salmos 110: 2 ), o poder de sua palavra, e levadas em cativeiro assim: elas se confessam para serem vencidas e se submetem voluntariamente a ti. A sujeição dos gentios à igreja de Deus é freqüentemente expressa nas Escrituras por metáforas como essa; como Salmos 45: 5 ; e Salmos 149: 8 ; e Salmos 68:18 , em comparação com Efésios 4: 8 . Eles farão súplica para ti – Para obter teu favor e sociedade; dizendo: Certamente Deus está em ti – ou contigo. Discernimos claramente que Deus está do seu lado ou no meio de ti; e, portanto, desejamos nos unir a ti; e não há mais nada – Agora estamos convencidos de que Jeová, teu Deus, é o único Deus verdadeiro, e que os ídolos são coisas vãs e vazias.

Comentário de Adam Clarke

O trabalho do Egito “A riqueza do Egito” – Isso parece estar relacionado à futura admissão dos gentios na Igreja de Deus. Compare o Salmo 68:32 ; Salmo 72:10 ; Salmo 60: 6-9 . E talvez essas nações em particular possam ser nomeadas, por uma metonímia comum em toda poesia, como nações poderosas e ricas em geral. Veja nota em Isaías 60: 1 .

Os Sabeans, homens de estatura “Os Sabeans, de estatura alta” – Que os Sabeans tinham uma aparência mais majestosa que o comum, é particularmente comentado por Agatharchides, um antigo historiador grego citado por Bochart, Phaleg, 2:26, ta s?µata est? t?? ?at??????t?? a???????te?a . Assim também a Septuaginta o entende, tornando-o a?d?e? ?????? , “homens altos”. E a mesma frase, ??? ???? anshey middah , é usada para pessoas de estatura extraordinária, Números 13:32 e 1 Crônicas 20: 6 .

Eles farão súplica para você “Eles devem, de maneira suplicante, dirigir-se a você” – A conjunção ? vau é fornecida pelas Versões antigas e confirmada por quinze MSS. de Kennicott, (sete antigos), treze dos De Rossi e seis edições, ????? veelayich . Três MSS. (dois antigos) omitem o ? vau antes de ???? elaylch no início da linha.

Comentário de John Calvin

14. Assim diz Jeová. Ele ainda fala da restauração que depois foi realizada sob a conduta de Cyrus; mas devemos lembrar o que anteriormente observamos, que essas promessas devem ser estendidas para mais longe; pois inclui todo o tempo que se seguiu, até a vinda de Cristo. Quem considerar e pesar devidamente o estilo comum deste Profeta não encontrará em suas palavras nada extravagante e não considerará exagerado o seu idioma.

O trabalho do Egito, a mercadoria da Etiópia. O Profeta alude às despesas que Cyrus contribuiu para a construção e decoração do templo. ( Esdras 6: 8 ) Naquele momento, cumpriu-se o que ele disse: “o trabalho do Egito” e “a mercadoria da Etiópia” chegaram aos judeus; pois “Egito e Etiópia” eram tributários e súditos do rei da Pérsia. A partir desses tributos, o templo de Jerusalém foi reconstruído. Mas, como essa restauração foi apenas o prelúdio daquilo que foi realizado por Cristo, da mesma forma a homenagem que nações estrangeiras prestaram ao povo de Deus foi apenas o começo daquela homenagem que várias nações prestaram à Igreja de Deus, depois de Cristo ter sido. revelado ao mundo.

Agora, sob o nome de “Egito, Etiópia e os Sabeans”, que floresceu na época, ele também inclui o resto das nações. É como se ele tivesse dito: “Agora você está oprimido pela tirania de nações estrangeiras, mas chegará o dia em que um dia estará sujeito a você”. Isso não foi cumprido imediatamente, mas somente no momento em que Cristo, por sua vinda, subjugou seus corações frágeis e até então indomáveis, de modo que eles se submeteram suavemente ao jugo que lhes foi imposto. Mas o Senhor redimiu seu povo da Babilônia, a fim de preservar alguma Igreja até a vinda de Cristo, a cuja autoridade todas as nações deveriam estar sujeitas; e, portanto, não precisamos nos perguntar se o Profeta, ao falar do retorno do povo, dirige seu discurso ao mesmo tempo para o fim e o desígnio de Deus, e faz com que seja uma redenção.

Acorrentados eles passarão. Quando ele diz que os israelitas serão vitoriosos sobre todas as nações, isso depende da relação mútua entre o Chefe e os membros. Como o Filho unigênito de Deus une a si mesmo aqueles que acreditam nele, para que sejam um com ele, freqüentemente acontece que o que lhe pertence é atribuído a

“A Igreja, que é seu corpo e plenitude.”
( Efésios 1:23 .)

Nesse sentido, também o governo é atribuído à Igreja, não para obscurecer por soberba a glória de sua cabeça, ou mesmo para reivindicar a autoridade que lhe pertence, ou, em uma palavra, para ter algo separado dela. Cabeça; mas porque a pregação do evangelho, que é comprometida com ela, é o cetro espiritual de Cristo, pelo qual ele mostra seu poder. A esse respeito, nenhum homem pode se curvar submissamente diante de Cristo, sem também obedecer à Igreja, na medida em que a obediência da fé se une ao ministério da doutrina, mas para que somente Cristo, sua Cabeça, reine e exerça somente sua autoridade.

Certamente Deus está em ti. Ele relata o que será dito por aqueles que devem fazer respeitosos pedidos à Igreja. Eles reconhecerão que “Deus está nela”. Alguns traduzem apenas ?? ( ach), aos quais não me oponho, e até reconheço que estão bem adaptados para expressar o significado do Profeta; todavia, não será inapropriado explicá-lo afirmativamente: Certamente Deus está em ti

E não há outro além de Deus. (203) Ele explica a maneira pela qual nações estrangeiras estarão sujeitas aos judeus; isto é, reconhecendo que não há outro Deus além daquele a quem os judeus adoravam. Se for contestado, que isso não tem nada a ver com os judeus, que agora estão alienados da Igreja, respondo: O evangelho, contudo, procedeu deles, e foi difundido em todo o mundo; e assim reconhecemos Jerusalém como a fonte da qual pura doutrina fluía. ( Salmos 76: 2 ; Lucas 24:47 .) Nos tempos antigos, sem dúvida, não havia senão os judeus que entendiam quem é Deus e qual é a maneira correta de adorá-lo; o resto era dedicado a insignificâncias e ilusões, e adoravam suas próprias invenções. Por isso, também Cristo, dirigindo-se à mulher samaritana, diz: “Sabemos o que adoramos”. ( João 4:22 .) Justamente, portanto, é aqui que se diz: “Deus está em ti”, porque outras nações ignoravam a Deus. No entanto, como há um contraste implícito, admito alegremente apenas o advérbio , de modo a ser um testemunho do arrependimento dos gentios, quando eles estão satisfeitos com o Deus único e abandonam seus ídolos.

O significado pode ser assim resumido: “Aqueles que antigamente eram altivos e desprezavam a Igreja, se submeterão a ela, quando for sabido que ela é o santuário do Deus verdadeiro”, pois, como dissemos , quando Deus exalta sua Igreja, ele não renuncia a sua própria autoridade. E este é um sinal de verdadeira conversão, que não adoramos um Deus a quem imaginamos, mas aquele que é reconhecido na Igreja. Devemos também observar esse conjunto pronunciado na Igreja: “Deus está em ti”; pois, como citamos anteriormente, “Deus está no meio dela”, porque ele a escolheu para ser sua habitação. ( Salmos 46: 5. ) Se somos o povo de Deus e estamos sujeitos à sua doutrina que traz salvação, segue-se que ele nos ajudará; porque ele não deseja abandonar seu povo; pois essa promessa é perpétua e não deve ser vista como se referindo apenas àquele tempo.

Comentário de John Wesley

Assim diz o SENHOR: O trabalho do Egito e as mercadorias da Etiópia e dos sabinos, homens de estatura, virão sobre ti e serão teus; eles virão após ti; em cadeias virão, e cairão a ti; suplicarão a ti, dizendo: Certamente Deus está em ti; e não há mais, não há Deus.

O trabalho – A riqueza obtida pelo trabalho deles.

Ti – Jerusalém não será apenas reconstruída, mas a riqueza e a glória de outros países serão trazidas a ela novamente. Isso foi verificado em parte em Jerusalém; mas foi muito mais plenamente realizado na igreja do evangelho, na adesão dos gentios à igreja que começou em Jerusalém e, a partir daí, se espalhou por todas as partes do mundo.

Venha – Eles serão levados cativos por ti, e voluntariamente se submeterão a ti.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *