Estudo de Deuteronômio 32:39 – Comentado e Explicado

Reconhecei agora: eu só, somente eu sou Deus, e não há outro além de mim. Eu extermino e chamo à vida, eu firo e curo, e não há quem o arranque da minha mão.
Deuteronômio 32:39

Comentário de Thomas Coke

Ver. 39. See now that I, even I, am he As the great design of the separation of the Israelites from the rest of the world was, to preserve the knowledge of the true God; so, the end of all the divine chastisements upon Israel was, to shew them the folly and wickedness of idolatry, and to convince them that Jehovah alone was God: When this end was answered, the divine chastisements naturally ceased, and the Lord revisited his servants with mercy. When it is said, I kill, and I make alive, &c. the meaning is, I am to be acknowledged the author of life and death, the dispenser of prosperity and adversity, and especially the author of national changes and revolutions, whether in a way of mercy or of judgment. See 1 Samuel 2: 6 . Jó 5:18 . Oséias 6: 1 . Isaías 45: 7 .

Comentário de Adam Clarke

Veja agora que eu sou ele – esteja convencido de que somente Deus pode salvar, e somente Deus pode destruir, e que seus ídolos não podem machucá-lo nem ajudá-lo.

Eu mato e vivo, etc. – Minha misericórdia é tão grande quanto minha justiça, pois estou tão pronto para salvar o penitente quanto para punir os rebeldes.

Comentário de John Wesley

Veja agora que eu, eu sou ele, e não há deus comigo: eu mato e vivo; Feri e curo: também não há nenhum que possa libertar da minha mão.

Veja agora – Aprenda por sua própria e triste experiência o que os ídolos são vaidosos e impotentes.

Eu sou ele – o único Deus verdadeiro, onipotente e irresistível.

Comentário de John Calvin

39 Veja agora que 1, eu mesmo, sou ele. Aqueles que atribuem os versículos anteriores aos incrédulos, agora apresentam Deus falando, por assim dizer, abruptamente, e afirmando Sua glória, em repreensão de suas blasfêmias. Mas é antes uma confirmação daquela santa vanglória que Ele acabou de ditar aos crentes, quando Deus não apenas ordena que Seu povo levante suas vozes contra os ídolos, mas Ele mesmo se apresenta para condenar a insensatez dos gentios; embora o contexto mostre claramente que Ele se dirige aos fiéis, portanto, depois de ter exortado Seu povo a desprezar os ídolos, Ele agora acrescenta que lhes fornece amplos fundamentos de confiança nEle. Pois quando Ele lhes pede que “olhem”, Ele significa que nenhuma manifestação obscura de Seu poder está diante de seus olhos, se eles apenas prestarem atenção a ele. A repetição do pronome I é enfática, tanto para despertar o povo de sua lentidão quanto para manter a mente firme, para que não vacilem como se estivessem em dúvida. Pois sabemos que as mentes dos homens dificilmente podem ser atraídas para o verdadeiro conhecimento de Deus, porque elas percorrem caminhos tortuosos, de modo a não se dirigirem diretamente a ele. E, novamente, quando eles apreendem a Deus, temos consciência da facilidade com que eles são atraídos para Ele; já que as vicissitudes das coisas os obscurecem, de modo que vagam de um lado para outro em incerteza. Por esse motivo, quando Deus derruba todas as divindades fictícias, Ele declara que sempre permanece o mesmo, seja ele mata ou revive, de modo que, nas densas trevas da aflição, os crentes não deixem de olhar para ele. Vamos aprender com esta passagem que Deus é enganado por Seu direito, a menos que somente Ele seja preeminente, todos os ídolos sendo reduzidos a nada; e também que nossa fé é então verdadeiramente fixa nEle, e tem raízes firmes, se, entre as várias mudanças que ocorrem, ela não cambaleia ou vacila, mas supera esses obstáculos, de modo a não deixar de ter esperança nele, mesmo quando Ele parece nos “matar”, como diz Jó, ( Jó 13:15 .) E certamente nada é mais irracional do que nossa fé olhar em volta de todos os eventos para depender deles; já que Deus teria Suas promessas de nos acelerar na própria morte. O fim do versículo pode ser adequadamente referido a seus inimigos, na medida em que Deus declara que ninguém pode livrá-los da Sua mão.

Comentário de Joseph Benson

Deuteronômio 32:39 . Veja agora – Abra seus olhos e fique convencido, por sua própria experiência triste, do que são vaidosos e impotentes os ídolos. Eu sou ele – o único Deus verdadeiro, onipotente e irresistível. Não há deus comigo – como eu não tenho superior, também não tenho igual. Eu mato e vivo – sou o árbitro da vida e da morte, o dispensador da prosperidade e da adversidade e o autor de mudanças e revoluções nacionais, seja no caminho da misericórdia ou do julgamento. Podemos observar que é usual, na linguagem das Escrituras, representar calamidades extremas sob a noção de morte, e expressar felicidade e prosperidade pela palavra vida.

Comentário de E.W. Bullinger

Eu, mesmo eu, sou Ele. Compare Isaías 44: 8 .

Eu mato. Compare 1 Samuel 2: 6 . 2 Reis 5: 7 .

Eu feri. Compare Jó 5:18 . Oséias 6: 1 .

Referências Cruzadas

Deuteronômio 4:35 – Tudo isso foi mostrado a vocês para que soubessem que o Senhor é Deus; e que não há outro além dele.

1 Samuel 2:6 – “O Senhor mata e preserva a vida; ele faz descer à sepultura e dela resgata.

2 Reis 5:7 – Assim que o rei de Israel leu a carta, rasgou as vestes e disse: “Por acaso sou Deus, capaz de conceder vida ou morte? Por que este homem me envia alguém para que eu o cure da lepra? Vejam como ele procura um motivo para se desentender comigo! “

Jó 5:18 – Pois ele fere, mas dela vem tratar; ele machuca, mas suas mãos também curam.

Jó 10:7 – embora saibas que não sou culpado e que ninguém pode livrar-me das tuas mãos.

Salmos 50:22 – “Considerem isto, vocês que se esquecem de Deus; caso contrário os despedaçarei, sem que ninguém os livre.

Salmos 68:20 – O nosso Deus é um Deus que salva; ele é o Soberano Senhor que nos livra da morte.

Salmos 102:27 – Mas tu permaneces o mesmo, e os teus dias jamais terão fim.

Isaías 41:4 – Quem fez tudo isso? Quem chama as gerações à existência desde o princípio? Fui eu mesmo, o Senhor, o primeiro, que continuarei sendo, até mesmo com os últimos. “

Isaías 43:13 – ” Desde os dias mais antigos eu o sou. Não há quem possa livrar alguém de minha mão. Agindo eu quem pode desfazer? “

Isaías 45:5 – Eu sou o Senhor, e não há nenhum outro; além de mim não há Deus. Eu o fortalecerei, ainda que você não tenha me admitido,

Isaías 45:18 – Pois assim diz o Senhor, que criou os céus, ele é Deus; que moldou a terra e a fez, ele a fundou; ele não a criou para estar vazia, mas a formou para ser habitada; ele diz: “Eu sou o Senhor, e não há nenhum outro.

Isaías 45:22 – “Voltem-se para mim e sejam salvos, todos vocês, confins da terra; pois eu sou Deus, e não há nenhum outro.

Isaías 46:4 – Mesmo na sua velhice, quando tiverem cabelos brancos, sou eu aquele, aquele que os susterá. Eu os fiz e eu os levarei; eu os susterei e eu os salvarei.

Isaías 48:12 – “Escute-me, ó Jacó, Israel, a quem chamei: Eu sou sempre o mesmo; eu sou o primeiro e eu sou o último.

Oséias 6:1 – “Venham, voltemos para o Senhor. Ele nos despedaçou, mas nos trará cura; ele nos feriu, mas sarará nossas feridas.

Miquéias 5:8 – O remanescente de Jacó estará entre as nações, no meio de muitos povos, como um leão entre os animais da floresta, como um leão forte entre rebanhos de ovelhas, leão que, quando ataca, destroça e mutila a presa, sem que ninguém a possa livrar.

João 8:24 – Eu lhes disse que vocês morrerão em seus pecados. Se vocês não crerem que Eu Sou, de fato morrerão em seus pecados”.

Hebreus 1:12 – Tu os enrolarás como um manto, como roupas eles serão trocados. Mas tu permaneces o mesmo, e os teus dias jamais terão fim”.

Apocalipse 1:11 – que dizia: “Escreva num livro o que você vê e envie a estas sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia”.

Apocalipse 1:17 – Quando o vi, caí aos seus pés como morto. Então ele colocou sua mão direita sobre mim e disse: “Não tenha medo. Eu sou o primeiro e o último.

Apocalipse 2:8 – Ao anjo da igreja em Esmirna escreva: Estas são as palavras daquele que é o Primeiro e o Último, que morreu e tornou a viver.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *