Estudo de Isaías 44:24 – Comentado e Explicado

Eis o que diz o Senhor, teu Redentor, que te formou desde o seio de tua mãe: Sou eu, o Senhor, que fiz todas as coisas, sozinho estendi os céus. Firmei a terra: quem estava comigo?
Isaías 44:24

Comentário de Albert Barnes

Teu Redentor – (Veja a nota em Isaías 43: 1 ).

E aquele que te formou desde o ventre – (Veja a nota em Isaías 44: 2 ).

Isso estende os céus – (Veja a nota em Isaías 40:22 ).

Que espalha a terra – Representando a terra, como é freqüentemente feito nas Escrituras, como uma planície. Deus aqui apela para o fato de que somente ele fez os céus e a terra, como demonstração de que ele é capaz de realizar o que é dito aqui sobre a libertação de seu povo. O mesmo Deus que criou os céus é o Redentor e Protetor da igreja e, portanto, a igreja está segura.

Comentário de Thomas Coke

Isaías 44: 24-27 . Assim diz o Senhor teu Redentor, etc. – O profeta aqui continua o discurso de Deus, depois de ter chamado toda a criação, no versículo anterior, a louvá-lo pelas bênçãos daquela grande redenção da Babilônia, sobre a qual ele trata em esses versículos; e, portanto, ele prefixa para esse período um novo e solene prefácio, assim diz o Senhor, etc. Os falsos profetas e adivinhos, mencionados em Isaías 44:25, são aqueles astrólogos, com os quais abundam particularmente a Caldéia; embora, em um sentido secundário, e, referindo-se ao Evangelho, os sábios deste mundo, dos quais o apóstolo fala, 1 Coríntios 1:20 possa ser considerado. A palavra de seu servo e mensageiros, Isaías 44:26 , significa particularmente a palavra de Isaías e os profetas subseqüentes que declararam esse grande evento. No versículo 27, há um sentido histórico e um místico; o histórico refere-se à secagem do Eufrates por Ciro; (ver cap. Isaías 14: 22-23 .) em um sentido místico, nas profundezas e nos rios da Babilônia, deve ser entendida a grande riqueza e riqueza com as quais esse reino abundava. Veja Vitringa.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 44: 24-27 . Eu sou o Senhor que faz todas as coisas – e, portanto, eu posso te salvar sem a ajuda de outros deuses ou criaturas; isso frustra os sinais dos mentirosos – Dos mágicos e astrólogos, numerosos e muito estimados na Babilônia, e que haviam predito a longa continuidade e prosperidade do império caldeu. E enlouquece os adivinhos – Com pesar pelo desapontamento de suas previsões e desgraça que se seguiu. Isso faz os sábios retrocederem – Parando o caminho deles e destruindo seus desígnios. Isso confirma a palavra de seus servos – Os profetas, como aparece na próxima cláusula, a saber, Isaías, Jeremias e outros, a quem Deus enviou para predizer a destruição de Babilônia e a redenção de seu povo. A conexão disso com Isaías 44:25 é: Como Deus descobre a loucura e loucura de tais falsos profetas, então ele cumpre pontualmente as previsões de seus próprios profetas. Isso diz ao fundo: Seque – Que com uma palavra possa secar o mar e os rios, e remover todos os impedimentos. Ciro tomou Babilônia, secando o leito do Eufrates e levando seu exército à cidade à noite, através do canal vazio do rio. Essa circunstância notável, na qual o evento correspondia exatamente à profecia, também foi observada por Jeremias. Sobre as águas dela haverá seca, e elas serão secas; eu secarei o mar dela; e queimarei as suas fontes, Jeremias 50:38 ; Jeremias 51:36 . É apropriado aqui dar uma explicação do método pelo qual a estratagema de Cyrus foi efetuada. O Eufrates, no meio do verão, do derretimento das neves nas montanhas da Armênia, como o Nilo, transborda o país. A fim de diminuir a inundação e levar as águas, dois canais foram feitos por Nabucodonosor a cem milhas acima da cidade; o primeiro do lado oriental, chamado Naharmalca, ou rio Real, pelo qual o Eufrates foi deixado no Tigre; o outro no lado ocidental, chamado Pallacopas, ou Naharaga (em hebraico, ??? ??? , o rio da piscina ) , pelo qual as águas redundantes eram transportadas para um vasto lago, quarenta milhas quadradas, artificial, não apenas para diminuir a inundação , mas para um reservatório, com comportas para regar o país árido do lado árabe. Ciro, ao transformar todo o rio no último lago, colocou o canal, onde corria pela cidade, quase seco; de modo que seu exército entrou por cima e por baixo pelo leito do rio, a água não alcançando acima do meio da coxa. Pela grande quantidade de água que entra no lago, as comportas e barragens foram destruídas; e nunca sendo reparada depois, as águas se espalharam por todo o país abaixo e o reduziram a um pântano, no qual o rio está perdido. ” – Bispo Lowth.

Comentário de Adam Clarke

Sozinho – Treze MSS., Seis antigos, confirmam a leitura do Keri, me ??? meittai .

Comentário de John Calvin

24. Assim diz Jeová. O Profeta descreverá imediatamente, à sua maneira, a força e o poder de Deus; porque as promessas nuas teriam pouca autoridade e peso, se o poder de Deus não fosse levado adiante, a fim de remover toda dúvida de nossos corações. Por nossa desconfiança e obstinação, costumamos diminuir o poder e a bondade de Deus, ou seja, atribuí-lo menos do que deveríamos; e, portanto, o Profeta, com elogios notáveis, que veremos em breve, encorajará os crentes a aprender a ter esperança além da esperança.

Teu Redentor. Ele começa louvando a bondade e a bondade paterna com que Deus abraçou sua Igreja, e que ele pretende exercer até o fim; pois a declaração de seu poder e força teria pouca influência sobre nós, se ele não se aproximasse de nós e assegurasse sua bondade. Portanto, não devemos começar com sua majestade, nem subir tão alto, para que não sejamos derrubados; mas devemos abraçar sua bondade, pela qual ele gentilmente nos convida a si mesmo. O nome Redentor nesta passagem refere-se a tempos passados, porque os judeus, que haviam sido trazidos do Egito, como de um golfo, por um incrível milagre, deveriam ter sido fortalecidos pela lembrança dessa “redenção”, que espera contínua avanço. ( Êxodo 12:51 .)

E teu Criador. Ele se chama “Criador”, no mesmo sentido que explicamos anteriormente; isto é, porque ele regenera por seu Espírito aqueles a quem ele adota e, assim, faz deles novas criaturas; e, portanto, ele menciona, de passagem, os benefícios anteriores que eles receberam, para que possam concluir deles, para o futuro, que Deus cumprirá suas promessas. Quando ele acrescentou do útero, era para que o povo reconhecesse que todos os benefícios que haviam recebido de Deus eram imerecidos; pois ele os antecipou por sua compaixão, antes que pudessem invocá-lo. Por esse consolo, Davi consolou seu coração em aflições muito graves,

“Tu és aquele que me tirou do ventre; Confiei em ti enquanto estava pendurado no peito de minha mãe; Fui lançado em ti desde o meu nascimento; tu és o meu Deus desde o ventre da minha mãe. ( Salmos 22: 9. )

No entanto, aqui ele não fala do favor geralmente concedido, pelo qual Deus traz quaisquer seres humanos ao mundo, mas elogia sua aliança, pela qual ele adotou a semente de Abraão por mil gerações; pois eles não tinham a liberdade de duvidar que ele desejaria preservar sua obra até o fim.

Quem sozinho estende os céus. Agora siga as recomendações do seu poder, porque ele mediu a seu gosto as dimensões do céu e da terra. Com a palavra “estende-se”, ele quer dizer que tem em suas mãos o governo de todo o mundo e que não há nada que não esteja sujeito a ele; pois o poder de Deus deve estar unido à sua palavra de maneira a nunca ser separado.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *