Estudo de Apocalipse 22:9 – Comentado e Explicado

Mas ele me disse: Não faças isto! Sou um servo como tu e teus irmãos, os profetas, e aqueles que guardam as palavras deste livro. Prostra-te diante de Deus.
Apocalipse 22:9

Comentário de Albert Barnes

Então ele disse para mim: Veja você não fazer – Veja as notas em Apocalipse 19:10 .

Pois eu sou teu companheiro – notas sobre Apocalipse 19:10 .

E de teus irmãos, os profetas – Em Apocalipse 19:10 , são “de teus irmãos que têm o testemunho de Jesus”. Aqui o anjo diz que, na capacidade em que apareceu a João, ele pertencia à hierarquia geral dos profetas, e não tinha mais direito a adoração do que qualquer um dos profetas. Como eles, ele havia sido apenas empregado para divulgar verdades importantes em relação ao futuro; mas como os profetas, mesmo os mais eminentes deles, não eram considerados como tendo direito a adorar por causa das comunicações que haviam feito, ele também não era.

E daqueles que guardam as palavras deste livro – “Eu sou uma mera criatura de Deus”. Eu, como seres humanos, estou sob a lei e sou obrigado a observar a lei de Deus. As “declarações deste livro”, que ele diz que mantiveram, devem ser entendidas como significando os grandes princípios de religião que ele prescreveu, e que são de igual obrigação para os seres humanos e os anjos.

Adore a Deus – adore apenas a Deus. Veja as notas em Apocalipse 19:10 .

Comentário de E.W. Bullinger

Então = e.

Veja, & c. Compare Apocalipse 19:10 .

para. Os textos omitem.

servo. Como Apocalipse 6:11 ; Apocalipse 19:10 . Compare o App-190.

profetas. App-189.

Comentário de John Wesley

Então ele me disse: Não faças isso; porque eu sou teu servo, e de teus irmãos os profetas, e daqueles que guardam as palavras deste livro: adora a Deus.

Veja que você não faz isso. – A expressão no original é curta e elíptica, como é habitual em mostrar aversão veemente.

Referências Cruzadas

Exodo 34:14 – Nunca adore nenhum outro deus, porque o Senhor, cujo nome é Zeloso, é de fato Deus zeloso.

Deuteronômio 4:19 – E para que, ao erguerem os olhos ao céu e virem o sol, a lua e as estrelas, todos os corpos celestes, vocês não se desviem e se prostrem diante deles, e prestem culto àquilo que o Senhor, o seu Deus, distribuiu a todos os povos debaixo do céu.

2 Reis 17:36 – Mas o Senhor, que os tirou do Egito com grande poder e braço forte, é a quem vocês adorarão. Diante dele vocês se inclinarão e lhe oferecerão sacrifícios.

Salmos 45:11 – O rei foi cativado pela sua beleza; honre-o, pois ele é o seu senhor.

Mateus 4:9 – E lhe disse: “Tudo isto lhe darei, se você se prostrar e me adorar”.

Lucas 4:7 – Então, se você me adorar, tudo será seu”.

João 4:22 – Vocês, samaritanos, adoram o que não conhecem; nós adoramos o que conhecemos, pois a salvação vem dos judeus.

Colossenses 2:18 – Não permitam que ninguém que tenha prazer numa falsa humildade e na adoração de anjos os impeça de alcançar o prêmio. Tal pessoa conta detalhadamente suas visões, e sua mente carnal a torna orgulhosa.

1 João 5:20 – Sabemos também que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento, para que conheçamos aquele que é o Verdadeiro. E nós estamos naquele que é o Verdadeiro, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.

Apocalipse 4:10 – os vinte e quatro anciãos se prostram diante daquele que está assentado no trono e adoram aquele que vive para todo o sempre. Eles lançam as suas coroas diante do trono, dizem:

Apocalipse 9:20 – O restante da humanidade que não morreu por essas pragas, nem assim se arrependeu das obras das suas mãos; eles não pararam de adorar os demônios e os ídolos de ouro, prata, bronze, pedra e madeira, ídolos que não podem ver nem ouvir nem andar.

Apocalipse 14:7 – Ele disse em alta voz: “Temam a Deus e glorifiquem-no, pois chegou a hora do seu juízo. Adorem aquele que fez os céus, a terra, o mar e as fontes das águas”.

Apocalipse 15:4 – Quem não te temerá, ó Senhor? Quem não glorificará o teu nome? Pois tu somente és santo. Todas as nações virão à tua presença e te adorarão, pois os teus atos de justiça se tornaram manifestos”.

Apocalipse 19:10 – Então caí aos seus pés para adorá-lo, mas ele me disse: “Não faça isso! Sou servo como você e como os seus irmãos que se mantêm fiéis ao testemunho de Jesus. Adore a Deus! O testemunho de Jesus é o espírito de profecia”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *