Estudo de Oséias 14:8 – Comentado e Explicado

Que terá ainda Efraim de comum com os ídolos? Eu mesmo, que o afligi, torná-lo-ei feliz. Eu sou como o cipreste sempre verde: graças a mim é que produzes fruto.
Oséias 14:8

Comentário de Albert Barnes

Efraim dirá: o que tenho mais a ver com os ídolos? Então Isaiah fortells, “Os ídolos Ele abolirá totalmente” Isaías 2:18 . Antigamente, Efraim disse obstinadamente, no meio dos castigos de Deus; “Vou atrás dos meus amantes, que me dão meu pão e minha água, minha lã e meu linho, meu óleo e minha bebida” Oséias 2: 5 . Agora ela os renunciará totalmente e para sempre. Esta é a conversão total, parte totalmente de tudo o que contestaria a lealdade a Deus, cessação de olhar para qualquer coisa ou ser criado, pois qual é o dom somente do Criador. Assim, o apóstolo diz: “que concórdia tem Cristo com Belial?” 2 Coríntios 6:15 . Este versículo exibe em poucas palavras vívidas, Efraim convertido falando com Deus e Deus respondendo; Efraim renunciou a seus pecados e Deus o aceitou; Efraim se gloriava na bondade de Deus, e Deus o lembrou que ele guarda tudo de Si mesmo.

Eu o ouvi e o observei – Deus responde à profissão e a aceita. Eu, (enfático): “Eu mesmo ouvi e respondi”, como Ele diz: “Antes que eles chamem, eu responderei” Isaías 65:24 . Enquanto Deus, antes, ocultara a face deles, ou os “observara” Oséias 13: 7 , apenas como objeto de seu desagrado e propenso à destruição, agora ele reverte isso e “os observa”, a fim de abandonar os desejos de seus corações antes de serem expressos, vigiá-los, inspecionar e suprir todas as suas necessidades. Para isso, Efraim exultando na bondade de Deus, responde: “Eu” sou “como um abeto verde”, ou seja, sempre verde, sempre fresco. O “berosh” (como pensava Jerome, morando na Palestina), um dos grandes gêneros de “pinheiro” ou “abeto”, ou (como outros traduzidos) do cipreste, era uma alta árvore imponente Isaías 55:13 ; em cujos galhos a cegonha poderia fazer seu ninho Salmos 104: 17 ; sua madeira é preciosa o suficiente para ser empregada no templo ( 1 Reis 5: 8 , 1 Reis 5:10 , Inglês); 6: 15,34); fino o suficiente para ser usado em todos os tipos de instrumentos musicais 2 Samuel 6: 5 ; forte e flexível o suficiente para ser usado para lanças Naum 2: 3 .

Fazia parte da glória do Líbano Isaías 37:24 ; Isaías 60:13 . Um historiador grego diz que o Líbano “estava cheio de cedros, pinheiros e ciprestes, de maravilhosa beleza e tamanho”. Um viajante moderno diz: “dos ciprestes do Líbano”; “Cada árvore é por si só um estudo para o pintor de paisagens – algumas por causa de seus enormes caules e galhos. Você veria árvores em todo o seu esplendor e beleza e depois entraria nesses bosques selvagens, que nunca foram tocados pela faca de podar da arte? Esta árvore, em sua majestosa beleza, tenacidade da vida e verdura eterna, inverno e verão, através do suprimento perpétuo de seiva, retrata a vida contínua da alma através do suprimento ininterrupto da graça de Deus. A beleza criada deve, na melhor das hipóteses, ser apenas uma imagem fraca da beleza da alma na graça, pois isso é proveniente da habitação de Deus, o Espírito Santo.

De mim se encontra o teu fruto – nem o pinheiro nem o cipreste produzem fruto, útil para a alimentação. É provável, então, que também aqui o profeta preencha uma imagem por outra e diga que Israel restaurado, a Igreja de Deus ou a alma em graça, deva não apenas ter beleza e majestade, mas o que não é, no caminho da natureza , encontrado unido com isso, fecundidade também. De mim é encontrado o teu fruto; como nosso Senhor diz: “Eu sou a videira, vós sois os ramos” João 15: 5 . A natureza humana, por si só, pode tão pouco dar frutos agradáveis ??a Deus, como o pinheiro ou cipreste pode dar frutos para uso humano. Como era um milagre na natureza, essas árvores produziam tais frutos; assim, para o homem produzir frutos da graça, é um milagre da graça. A presença de obras de graça atesta a operação imediata de Deus, o Espírito Santo, tanto quanto qualquer milagre na natureza.

Comentário de Thomas Coke

Oséias 14: 8 . Eu o ouvi, etc. – Eu o ouvirei; Exaltá-lo-ei no alto, como um abeto verde; os teus frutos brotarão de mim. Houbigant.

Comentário de Joseph Benson

Oséias 14: 8 . Efraim dirá, & c. – As palavras, dirão, não estão no hebraico. A cláusula é, portanto, traduzida assim pelo bispo Horsley, Efraim! O que tenho mais a ver com os ídolos, “uma exultação”, diz ele, “de Jeová sobre os ídolos. Efraim! até ele voltou para mim. Não tenho mais concurso para continuar com ídolos. Eles são completamente derrubados. Minha única divindade é confessada. Eu o ouvi e observei – sou eu, não seus ídolos, que ouvimos suas petições e o vigiamos para preservá-lo. Eu sou como um abeto verde – Se essas palavras são entendidas como as palavras de Deus, o significado é: sou eu que estou sempre existindo e tenho o poder de dar bênçãos ao meu povo o tempo todo; como o abeto é sempre verde e próspero, e oferece abrigo, não apenas no verão, mas também no inverno, quando todo o restante das árvores é arrancado de suas folhas e não pode oferecer abrigo algum. Em outras palavras, como um viajante cansado encontra descanso e segurança sob uma árvore verde, grossa e florescente, então há segurança e refresco sob a proteção de Jeová. Mas alguns entendem isso como as palavras de Efraim, ou Israel, reconhecendo que ele está em uma condição florescente; e então Deus o lembra nas próximas palavras, que sua fecundidade e prosperidade são inteiramente devidas à bênção divina. Assim, a igreja de Deus e todos os seus membros, quanto mais abundam nos frutos da justiça e nos confortos a ela associados, devem confessar que de Cristo a videira verdadeira e viva é seu fruto encontrado; e não devem deixar de lhe dar a glória, lembrando-se de que sem ele nada podem fazer de excelente ou louvável; nada que acabe por promover a glória de Deus, ou a própria salvação deles.

Comentário de John Wesley

Efraim dirá: O que mais devo fazer com os ídolos? Eu o ouvi e observei: sou como um abeto verde. De mim é encontrado o teu fruto.

Eu o ouvi – uma promessa graciosa de Deus de ouvir orações.

Um abeto verde – Como um viajante cansado encontra descanso e segurança sob uma árvore densa, há segurança e refresco sob a proteção do Senhor.

De mim – somente de Deus.

Comentário de Adam Clarke

O que tenho mais a ver com ídolos? A conversão de Efraim está agora tão completa como se fosse sincera. Deus ouve e observa isso.

Eu sou como um abeto verde – Talvez essas palavras devam se unir às precedentes, como Newcome fez, e fazer parte do discurso de Deus a Efraim. “Eu o ouvi; e eu o vi como um abeto florescente.” Ele se tornou forte e vigoroso; e de sua atual aparência de salubridade, seu futuro aumento e prosperidade podem ser antecipados com segurança.

De mim é encontrado o teu fruto – Toda a tua bondade brota do princípio da graça que plantei na tua alma; pois como a terra não pode produzir frutos sem a bênção de Deus, enviando os orvalho e as chuvas, com os raios geniais do sol, também a alma do homem, mesmo dos mais piedosos, pode dar frutos, sem a influência contínua de o mais alto. Sem o primeiro, nem a grama podia crescer para o gado, nem o milho para o serviço do homem; sem este último, nenhuma semente da justiça poderia criar raízes, nenhum caule da promessa poderia crescer, nenhum fruto da graça poderia ser produzido. E o espírito imundo, expulso, logo retornaria; e, encontrando sua antiga casa vazia, varrida e decorada, voltaria a entrar com sete demônios de maior poder e pior influência; e o final desse homem seria pior que o primeiro. Leitor, sempre considere que todo o teu bem deve ser derivado de Deus; e todo esse bem deve ser preservado em você por sua contínua influência de luz, amor e poder sobre a sua alma.

Comentário de E.W. Bullinger

dirá. Em obediência ao mandamento em Oséias 14: 1 .

Eu ouvi = eu ouvi e obedeço.

e observado = e considerado. Contraste Oséias 13: 7 .

Eu sou como: ou, eu gosto de um cipreste verde [o ofuscará]. Um verbo deve ser fornecido. Referindo-se à “sombra” em Oséias 14: 7 .

De Mim, & c. Este membro é a resposta de Jeová. Observe o enfático “eu” repetido. Compare Jeremias 31:18 .

teu fruto encontrado. Fertilidade fornecida, bem como proteção e graça.

Comentário de John Wesley

Efraim dirá: O que mais devo fazer com os ídolos? Eu o ouvi e observei: sou como um abeto verde. De mim é encontrado o teu fruto.

Eu o ouvi – uma promessa graciosa de Deus de ouvir orações.

Um abeto verde – Como um viajante cansado encontra descanso e segurança sob uma árvore densa, há segurança e refresco sob a proteção do Senhor.

De mim – somente de Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *