Estudo de Ezequiel 36:25 – Comentado e Explicado

Derramarei sobre vós águas puras, que vos purificarão de todas as vossas imundícies e de todas as vossas abominações.
Ezequiel 36:25

Comentário de Albert Barnes

Ezequiel, o sacerdote, tem em vista os ritos purificadores prescritos pela Lei, cujo significado simbólico é exibido em Hebreus 9: 13-14 ; Hebreus 10:22 . Como os levitas foram consagrados com aspersão de água, o rito aprovado “aspersão de água”, assim prescrito pela Lei e explicado pelos profetas, dá oportunidade ao uso da água na admissão de prosélitos nos dias posteriores, e assim por diante. sua adoção por João em seu batismo em arrependimento. Foi santificado por nosso Senhor quando, em seu discurso com Nicodemos, referindo-se, sem dúvida, a passagens como essas, Ele mostrou sua aplicação à Igreja da qual estava prestes a ser o Fundador; e quando designou o batismo como sacramento de admissão naquela igreja. Neste sacramento, a importância espiritual da ordenança legal é exibida – o segundo nascimento pela água e pelo Espírito. Como Israel em toda a profecia de Ezequiel prefigura a visível Igreja de Cristo, precisando de tempos em tempos aparar ou purificar – o Israel renovado também representa a mística Igreja de Cristo Efésios 5:26 . O caráter espiritual da renovação pressupõe uma aplicação pessoal das palavras do profeta, que são trazidas mais detalhadamente sob a nova aliança (por exemplo, Hebreus 11:16 ). Assim, a profecia de Ezequiel fornece um meio pelo qual passamos da congregação para o indivíduo, da carta ao espírito, da Lei ao Evangelho, de Moisés a Cristo.

Comentário de Thomas Coke

Ezequiel 36:25 . Depois borrifarei água limpa, etc. – Os profetas geralmente tomam emprestadas suas imagens das cerimônias da religião judaica, para transmitir uma idéia da detestável maldade dos judeus ou de suas emendas, como nesta passagem. Da mesma forma, os judeus obtiveram sua opinião sobre o Messias; que um de seus escritórios deveria ser aspergido ou batizado. De acordo com o que, quando suspeitaram que João Batista era o Messias, perguntaram-lhe expressamente por que ele batizou, se ele não era o Cristo? Ver Isaías 52:15 . João 19:21 e Defesa do Bispo Chandler. É na igreja de Cristo, diz Calmet, que contemplamos a real e perfeita realização da profecia na parte restante deste capítulo. Mas, sem dúvida, também se refere à restauração final dos judeus.

Comentário de Joseph Benson

Ezequiel 36:25 . Vou espalhar água limpa sobre você – A expressão aqui se refere às purificações legais que foram feitas pela aspersão de água sobre as pessoas impuras: ver Números 8: 7 ; Números 19:13 . Mas a purificação pretendida é claramente a da alma, pelo sangue de Cristo aspergido nas consciências dos homens para tirar sua culpa (veja Hebreus 9:14 ; Hebreus 12:24 ) e pela graça do Espírito Santo aspergida sobre a alma. alma inteira, para purificá-la de todas as inclinações e disposições corruptas; ambas as bênçãos recebidas pela fé em Cristo e nas promessas de Deus feitas por ele: ver Gálatas 2:16 ; Gálatas 3:14 ; Atos 15: 9 . De toda a sua imundícia – Imundícia, como o apóstolo expressa, de carne e espírito; de todos os apetites, paixões e disposições não consagrados; de toda impureza de coração e vida; de tudo que é contrário à mente de Cristo, à imagem de Deus ou à natureza divina; e de todos os seus ídolos eu te purificarei – de toda a idolatria interna e externa; de depositar essa confiança no trabalho de suas próprias mãos, ou em qualquer criatura, que você deveria depositar apenas em seu Criador; ou de colocar seus afetos em qualquer pessoa ou coisa de preferência a ele, que é seu Redentor e Salvador, seu Amigo e Pai, sua porção e tesouro, seu Deus e tudo. Observa, leitor, o pecado é de natureza poluidora; a idolatria é particularmente assim; torna os pecadores odiosos a Deus e infelizes em si mesmos; mas quando nossa culpa é perdoada e nossa natureza corrupta é santificada, somos purificados dessa imundície; e não há outra maneira de ser salvo dela. Este Deus promete ao seu povo aqui, a fim de ser santificado neles, Ezequiel 36:23 . Não podemos santificar o nome de Deus, a menos que ele santifique nossos corações, nem viva para sua glória, mas por sua graça.

Comentário de Adam Clarke

Então – no momento desta grande restauração – borrifarei água limpa sobre você – a água verdadeiramente limpa; as influências do Espírito Santo tipificadas pela água, cuja propriedade é purificar, embranquecer, purificar, refrescar, tornar saudável e frutífera.

De toda a sua imundície – De todo tipo de abominação e poluição externas e internas.

E de todos os seus ídolos – deuses falsos, adoração falsa, opiniões falsas e falsas esperanças.

Eu vou purificá-lo – Separá-lo totalmente.

Comentário de E.W. Bullinger

Então Anote o tempo para o cumprimento desta profecia. Agora não, entre os gentios; agora não, na Igreja de Deus; mas quando Israel será trazido de volta “para sua própria terra” (versículos: Ezequiel 36: 16-24 ). Observe o “você… Vós… Seu”, etc., dos versículos: Ezequiel 36: 25-29 . Observe a importância dessa palavra “Então” em outras passagens. Veja notas em Êxodo 17: 8 . Malaquias 3: 4 , Malaquias 3:16 . Mateus 25: 1 . 1 Tessalonicenses 4:17 , & c.

polvilhe = jogue. Ver Levítico 1: 5

água. Ver Isaías 44: 3 .

vocês . . . vós . . . seu. As mesmas pessoas se referiram a Isaías 44: 25-29 como em Ezequiel 16:17 . Veja a estrutura, p. 1167

Comentário de John Wesley

Então eu borrifarei água limpa sobre você, e você estará limpo; de toda a sua imundícia e de todos os seus ídolos, eu a purificarei.

Polvilhe – “Isso significa que tanto o sangue de Cristo aspergiu sobre a consciência deles, para tirar a culpa, como a água da purificação foi espargida, tirar a impureza cerimonial e a graça do espírito aspergido sobre toda a alma, para purificá-la. de todas as inclinações e disposições corruptas “.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *