Estudo de Salmos 28:8 – Comentado e Explicado

O Senhor é a força do seu povo, uma fortaleza de salvação para o que lhe é consagrado.
Salmos 28:8

Comentário de Albert Barnes

O Senhor é a força deles – Margem, “a força dele”. O hebraico é “sua força” ou “força para eles”. A alusão é ao povo de Deus. O curso do pensamento parece ser que o salmista, tendo obtido em seu próprio caso assistência de Deus ou tendo encontrado Deus uma força para ele, sua mente se volta desse fato para a ideia geral de que Deus era a força de “todos” que estavam em circunstâncias semelhantes; ou que todo o Seu povo pudesse confiar Nele como ele havia feito.

E ele é a força salvadora – Margem, como em hebraico, “força da salvação”. Ou seja, Nele se encontra a força que produz a salvação. Veja as notas no Salmo 27: 1 .

Dos seus ungidos – Veja Salmo 2: 2 , nota; Salmo 20: 6 , nota. A referência primária aqui é, sem dúvida, o próprio salmista, como alguém que havia sido ungido ou posto à mostra no escritório real; mas a conexão mostra que ele pretendia incluir todo o povo de Deus, como aqueles a quem Ele havia consagrado ou designado para Seu serviço. Ver 1 Pedro 2: 5 , 1 Pedro 2: 9 .

Comentário de Thomas Coke

Salmos 28: 8 . O Senhor é a força deles O Senhor é a sua guarda; até ele mesmo é a guarda triunfante de seu ungido. Então Mudge; quem observa que as palavras são evidentemente ditas pelo povo, ou sacerdotes, retornando as palavras que o rei havia usado pouco antes. Houbigant afirma: O Senhor é a força do seu povo; e, de fato, nossa tradução, como está agora, se refere claramente às pessoas no próximo verso.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 28: 8 . O Senhor é a força deles – ou seja, a força do seu povo, mencionada no próximo versículo. Ele é a força salvadora – Hebreus ??????? ???? , a força das preservações, libertações ou salvação; do seu ungido – De mim, a quem ele ungiu para ser rei, e a quem, portanto, ele defenderá. Ele significa que foi somente pela força de Deus que suas vitórias, libertações e preservações foram realizadas.

Comentário de E.W. Bullinger

deles = [força] para o Seu povo. A letra Aleph é intercambiável com Ayin. Esta ortografia é atestada por alguns códices, e pela Septuaginta e Siríaca. Assim, concordando com os Salmos 29:11 .

força de economia = grande força de economia. Hebraico “força das salvações” . Plural de majestade.

de = para.

Seu ungido = Seu Messias, como nos Salmos 2: 2 .

Comentário de Adam Clarke

O Senhor é a força deles – em vez de ??? lamo , para eles, oito MSS. de Kennicott e De Rossi têm eam ??? leammo ao seu povo; e essa leitura é confirmada pela Septuaginta, Siríaca, Vulgata, Etiópica, Árabe e Anglo-Saxônica. Isso torna a passagem mais precisa e inteligível; e da verdade da leitura não pode haver dúvida razoável. “O Senhor é a força do seu povo, e a força salvadora do seu ungido.” Tanto o rei como o povo são protegidos, mantidos e salvos por ele.

Comentário de John Calvin

8. Jeová é a força deles. A título de explicação, ele repete o que havia dito antes, que Deus havia sido sua força; a saber, porque ele havia abençoado seus exércitos. Davi de fato empregou a mão e o trabalho dos homens, mas somente a Deus ele atribui a vitória. Como sabia que qualquer ajuda que obtivera dos homens procedia de Deus, e que seu próspero sucesso decorria igualmente de seu favor gratuito, ele discerniu sua mão nesses meios, tão palpavelmente como se tivesse sido estendido do céu. E certamente é vergonhoso que os meios humanos, que são apenas os instrumentos do poder de Deus, ocultem sua glória; embora não haja pecado mais comum. É uma maneira de falar que tem grande peso, quando, falando de seus soldados, ele usa apenas o pronome deles, como se apontasse para eles com o dedo. A segunda cláusula atribui o motivo da outra. Ele declara que ele e todo o seu exército foram dotados de valor vitorioso do céu, porque lutou sob o padrão de Deus. Este é o significado da palavra ungido; pois, se Deus não o designasse rei e o adotasse livremente, ele não o teria favorecido mais do que Saul. Dessa maneira, exaltando unicamente o poder de Deus que o levou ao reino, ele não atribui nada à sua própria política ou poder. Enquanto isso, podemos aprender que, quando alguém está satisfeito com a legalidade de seu chamado, essa doutrina o encoraja a ter boa esperança no que diz respeito à próspera questão de seus assuntos. Em particular, deve-se observar, como notamos brevemente em outro lugar, que a fonte da qual todas as bênçãos que Deus nos concede é que ele nos escolheu em Cristo. Davi emprega salvamentos ou libertações no número plural, porque ele havia sido preservado com frequência e de várias maneiras. O significado, portanto, é que, desde o momento em que Deus o ungiu pelas mãos de Samuel, ele nunca deixou de ajudá-lo, mas o libertou de inúmeras maneiras, até realizar a obra de sua graça nele.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *