Estudo de Colossenses 2:9 – Comentado e Explicado

Pois nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade.
Colossenses 2:9

Comentário de Albert Barnes

Pois nele habita – Ou seja, essa era a grande e central doutrina que deveria ser mantida sobre Cristo, que toda a plenitude da divindade habitava nele. Todo sistema que negava isso era uma negação da doutrina que haviam sido ensinados; e contra tudo o que iria minar isso; eles deviam estar especialmente em guarda. Quase toda heresia foi iniciada por alguma forma de negação da grande verdade central da encarnação do Filho de Deus.

Toda a plenitude – Notas, Colossenses 1:19 .

Da divindade – da divindade, a natureza divina – ?e?t?? theotesA palavra é aquela que denota adequadamente a natureza e perfeições divinas. Robinson, Lexicon. Não ocorre em nenhum outro lugar do Novo Testamento.

Corporal – s?µat???? somatikosEsta palavra também não é encontrada em nenhum outro lugar do Novo Testamento, embora o adjetivo corporal – s?µat???? somatikos- ocorra duas vezes; Lucas 3:22 , “em forma corporal”; e 1 Timóteo 4: 8 , “pois o exercício físico é de pouco valor”. A palavra significa “ter uma aparência corporal, em vez de existir ou aparecer em uma forma espiritual”; e o bom senso da frase é que a plenitude da natureza divina se encarnou e residia no corpo do Redentor. Não é adequado dizer, como Crellius, que “toda a vontade divina estava nele”, pois a palavra ?e?t? theote- “divindade” – não significa a vontade de Deus; e é certamente verdade que os profetas inspirados estavam sob o controle da vontade divina, como o Salvador estava. Tampouco pode significar, como Socinus supõe, que a plenitude do conhecimento divino habitava nele, pois esse não é o significado apropriado da palavra ( ?e?t?? theotes) “divindade”; nem pode significar, pela mesma razão, que uma plenitude de dons divinos lhe foi confiada. A linguagem é tal que seria obviamente empregada na suposição de que Deus se encarnou e apareceu em forma humana; e não há outra idéia que expresse tão naturalmente, nem existe outra que possa ser expressa sem uma construção forçada. O significado é que não foi nenhum atributo da Deidade que se encarnou no Salvador; que ele não era meramente dotado do conhecimento, ou do poder, ou da sabedoria de Deus; mas que toda a Deidade se encarnou e apareceu em forma humana; compare João 14: 9 ; João 1:18 . Nenhuma linguagem poderia, portanto, demonstrar mais claramente a divindade de Cristo. De que mero homem – de que anjo, poderia ser usado?

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 9-19 . Um certo homem plantou uma vinha, etc. – Veja este parágrafo explicado em Mateus 21: 33-46 e Marcos 12: 1-12 . E foi para um país distante por um longo tempo – Foi muito tempo desde a entrada dos israelitas em Canaã até o nascimento de Cristo. Ele destruirá aqueles lavradores – Provavelmente ele apontou para os escribas, principais sacerdotes e anciãos; quem permitir, Ele destruirá miseravelmente aqueles homens maus, Mateus 21:41 , mas não suportará que isso se aplique a eles mesmos. Eles também podem significar: Deus não permita que sejamos culpados de um crime que sua parábola pareça nos acusar, a saber, de rejeitar e matar o herdeiro. Nosso Salvador significa: Mas você o fará, como é profetizado de você. Ele olhou para eles – para aguçar a atenção deles.

Comentário de E.W. Bullinger

For = Porque.

habita , Veja Colossenses 1:19 .

plenitude . Veja Colossenses 1:19 .

Divindade. App-98.

corporal . Somatikos gregos . Só aqui. O adjetivo em Lucas 3:22 . 1 Timóteo 4: 8 .

Comentário de John Calvin

9. Porque nele habita . Aqui temos a razão pela qual esses elementos do mundo , ensinados pelos homens, não concordam com Cristo – porque são adições para suprir uma deficiência, enquanto falam. Agora em Cristo há uma perfeição, à qual nada pode ser acrescentado. Portanto, tudo o que a humanidade se mistura está em desacordo com a natureza de Cristo, porque ela o carrega com imperfeição. Este argumento por si só será suficiente para deixar de lado todos os artifícios dos papistas. Para que propósito eles tendem (365), mas para aperfeiçoar o que foi iniciado por Cristo? (366) Ora, esse ultraje a Cristo (367) não deve, de forma alguma, ser suportado. Eles alegam, é verdade, que nada acrescentam a Cristo, na medida em que as coisas que eles acrescentaram ao evangelho são, por assim dizer, parte do cristianismo, mas não efetuam uma fuga por um desastre desse tipo. Pois Paulo não fala de um Cristo imaginário, mas de um Cristo pregado, (368) que se revelou por doutrina expressa.

Além disso, quando ele diz que a plenitude da Deidade habita em Cristo, ele quer dizer simplesmente que Deus é totalmente encontrado nele, de modo que aquele que não está satisfeito apenas com Cristo, deseja algo melhor e mais excelente que Deus. A soma é esta: que Deus se manifestou para nós plena e perfeitamente em Cristo.

Intérpretes explicam de diferentes maneiras o advérbio corporal . Da minha parte, não tenho dúvidas de que é empregado – não em sentido estrito – como significado substancial . (369) Pois ele coloca esta manifestação de Deus, que temos em Cristo, a todos os outros que já foram feitos. Pois Deus sempre se manifestou aos homens, mas isso ocorreu apenas em parte. Em Cristo, por outro lado, ele se comunica totalmente conosco. Ele também se manifestou para nós de outra maneira, mas é em figuras, ou por poder e graça. Em Cristo, por outro lado, ele apareceu para nós essencialmente. Assim, a afirmação de João é válida:

Quem tem o Filho também tem o Pai. ( 1 João 2:23 .)

Para quem possui Cristo, Deus realmente está presente e desfruta-O totalmente.

Comentário de Adam Clarke

Pois nele habita toda a plenitude – isso se opõe à doutrina vã ou vazia dos filósofos gentios e judeus: há uma plenitude em Cristo adequada ao estado vazio e desamparado da alma humana, mas na filosofia dos judeus e dos judeus. Gentios nada como isso foi encontrado; nem mesmo na filosofia mais refinada e correta dos dias atuais. Nunca foi encontrado substituto para a graça do Senhor Jesus, e aqueles que buscaram um se inquietaram em vão.

Pela divindade ou divindade, Te?t?? , devemos entender o estado ou ser da natureza divina; e pela plenitude dessa Deidade, os infinitos atributos essenciais a essa natureza.

Corporal – S?µat???? significa verdadeiramente, realmente; em oposição a tipicamente, figurativamente. Havia um símbolo da presença divina no tabernáculo hebraico e no templo judaico; mas no corpo de Cristo, a Deidade, com toda a sua plenitude de atributos, habitava real e substancialmente: pois assim a palavra s?µat???? significa; e assim foi entendido pelos antigos pais gregos, como é demonstrado por Suicer, em seu dicionário de sinônimos, sob a palavra.

“A plenitude da divindade habitava Cristo em ‘corpo’, em oposição ao tabernáculo ou templo judaico; verdadeira e realmente, em oposição a tipos e figuras; não apenas efetivamente, como Deus habita em homens bons, mas substancialmente ou pessoalmente, pela união mais estrita, como a alma habita no corpo; para que Deus e o homem sejam um Cristo. ” Veja Parkhurst.

Comentário de Thomas Coke

Colossenses 2: 9 . Pois nele habita toda a plenitude, etc. – Pois nele toda a plenitude da divindade reside substancialmente. Essas palavras contêm uma alusão evidente à Shechiná na qual Deus habitava; e, por fim, se referem ao adorável mistério da união das naturezas divina e humana, na pessoa do glorioso Emmanuel; o que o torna um objeto de nossa esperança e confiança, já que a criatura mais exaltada, com as mais gloriosas investiduras, nunca poderia ser de si mesma.

Comentário de John Wesley

Pois nele habita – habita, permanece constantemente, toda a plenitude da divindade. Os crentes são “cheios de toda a plenitude de Deus”, Efésios 3:19 . Mas em Cristo habita toda a plenitude da divindade; a mais completa divindade; não apenas poderes divinos, mas natureza divina, Colossenses 1:19 . Corporal – Pessoalmente, realmente, substancialmente. A própria substância de Deus, se é que se pode falar, habita em Cristo no sentido mais completo.

Referências Cruzadas

Isaías 7:14 – Por isso o Senhor mesmo lhes dará um sinal: a virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e o chamará Emanuel.

Mateus 1:23 – “A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe chamarão Emanuel” que significa “Deus conosco”.

Lucas 3:22 – e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como pomba. Então veio do céu uma voz: “Tu és o meu Filho amado; em ti me agrado”.

João 1:14 – Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade.

João 2:21 – Mas o templo do qual ele falava era o seu corpo.

João 10:30 – Eu e o Pai somos um”.

João 10:38 – Mas se as realizo, mesmo que não creiam em mim, creiam nas obras, para que possam saber e entender que o Pai está em mim, e eu no Pai”.

João 14:9 – Jesus respondeu: “Você não me conhece, Filipe, mesmo depois de eu ter estado com vocês durante tanto tempo? Quem me vê, vê o Pai. Como você pode dizer: ‘Mostra-nos o Pai’?

João 14:20 – Naquele dia compreenderão que estou em meu Pai, vocês em mim, e eu em vocês.

João 17:21 – para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.

2 Coríntios 5:19 – ou seja, que Deus em Cristo estava reconciliando consigo o mundo, não lançando em conta os pecados dos homens, e nos confiou a mensagem da reconciliação.

Colossenses 1:19 – Pois foi do agrado de Deus que nele habitasse toda a plenitude,

Colossenses 2:2 – Esforço-me para que eles sejam fortalecidos em seus corações, estejam unidos em amor e alcancem toda a riqueza do pleno entendimento, a fim de conhecerem plenamente o mistério de Deus, a saber, Cristo.

1 Timóteo 3:16 – Não há dúvida de que é grande o mistério da piedade: Deus foi manifestado em corpo, justificado no Espírito, visto pelos anjos, pregado entre as nações, crido no mundo, recebido na glória.

Tito 2:13 – enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo.

1 João 5:7 – Há três que dão testemunho:

1 João 5:20 – Sabemos também que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento, para que conheçamos aquele que é o Verdadeiro. E nós estamos naquele que é o Verdadeiro, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *