Estudo de João 14:20 – Comentado e Explicado

Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim e eu em vós.
João 14:20

Comentário de Albert Barnes

Naquele dia – No momento em que minha vida lhe for totalmente manifestada, e você receberá a garantia de que vivo. Isso se refere ao tempo após sua ressurreição e às manifestações que de várias maneiras ele faria que estivesse vivo.

Que eu estou no meu “Pai … – Que estamos intimamente e indissoluvelmente unidos. Veja as notas em João 10:38 .

Vós em mim – Que existe uma união entre nós que nunca pode ser cortada. Veja as notas em João 15: 1-7 .

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 20-26 . E eles o observaram – Para uma elucidação deste parágrafo, veja em Mateus 22: 16-22 e Marcos 12: 13-17 ; e enviou espiões, que deveriam fingir-se apenas homens – homens escrupulosamente conscientes em todos os pontos: para que pudessem se apossar de suas palavras – se ele respondesse como esperavam. Mestre, sabemos então que dizemos, & c. – Falar em particular e ensinar em público; o caminho de Deus verdadeiramente – O verdadeiro caminho do dever. Eles não podiam segurar suas palavras diante do povo – Como fizeram depois diante do sinédrio, na ausência do povo, cap. Lucas 22:67 , & c.

Comentário de E.W. Bullinger

At = In. Grego. en. App-104.

Naquele dia . Referindo-se principalmente aos quarenta dias após a ressurreição, mas esse termo hebraico bem conhecido descreve o dia do Senhor, em contraste com os dias atuais do homem ( 1 Coríntios 4: 3 ). Veja Isaías 2: 11-17 e Apocalipse 1:10 .

Eu em você. Cumprida principalmente no Pentecostes, mas olhando para o tempo em que Ele estará entre (grego. En. App-104.) Seu povo, como Jeová-Shamá. Veja Ezequiel 43: 7 ; Ezequiel 48:35 . Sofonias 3: 15-17 .

Comentário de John Calvin

20. Naquele dia, alguns se referem ao dia de Pentecostes; mas, antes, denota o curso ininterrupto, por assim dizer, de um único dia, desde o momento em que Cristo exerceu o poder de seu Espírito até a última ressurreição. A partir desse momento, eles começaram a saber , mas era um tipo de começo fraco, porque o Espírito ainda não havia operado tão poderosamente neles. Pois o objetivo dessas palavras é mostrar que, por especulação indolente, não podemos saber qual é a união sagrada e mística entre nós e ele e, novamente, entre ele e o Pai ; mas que a única maneira de saber é quando ele difunde sua vida em nós pela eficácia secreta do Espírito; e esta é a prova de fé, que mencionei recentemente.

Quanto à maneira pela qual essa passagem foi anteriormente abusada pelos arianos, para provar que Cristo é Deus somente pela participação e pela graça, é fácil refutar seus sofismas. Pois Cristo não fala meramente de sua essência eterna, mas daquele poder divino que se manifestou nele. Como o Pai depositou no Filho toda a plenitude de bênçãos, por outro lado, o Filho se transmitiu inteiramente a nós. Diz-se que ele está em nós , porque mostra claramente, pela eficácia de seu Espírito, que ele é o Autor e a causa de nossa vida.

Comentário de Adam Clarke

Que eu estou em meu Pai – Após minha ressurreição, você estará mais plenamente convencido dessa importante verdade, de que eu e o Pai somos Um; porque viverei em vós pela energia do meu Espírito, e vivereis em mim pela fé, amor e obediência.

Comentário de Thomas Coke

João 14:20 . Naquele dia sabereis, etc. – As palavras traduzidas e eu tenho uma elegância peculiar, que não pode ser facilmente entendida sem acrescentar a palavra na tradução; consequentemente, o versículo correria assim: Naquele dia sabereis que como eu estou no Pai, e você em mim, também eu estou em você. O verso consiste em duas partes, como os efeitos da ressurreição de Cristo. Primeiro, eles saberão que Cristo está em seu Pai, que ele habitou eternamente no Pai – que ele é um com ele pela mais completa união de essência e conselhos. Em segundo lugar, eles saberão que Cristo continua neles, lhes comunica seu poder e não os abandonou, pois por sua morte eles podem suspeitar: eles seriam convencidos do contrário por sua ressurreição, por permanecer e conversar com eles por eles. quarenta dias depois, indo ao céu para preparar um lugar para eles, enviando seu Espírito a eles e por sua presença permanente, administrando todos os graus de conforto, luz e poder necessários para expressar suas aflições. sustentáveis, suas próprias almas santas e felizes e seu ministério bem-sucedido. Após a ressurreição e a missão do Espírito Santo, os discípulos não puderam mais duvidar que Cristo veio do Pai e habitaram eternamente com ele; e, é claro, eles devem ter possuído a convicção mais clara daquela relação mais perfeita que subsistia eterna e constantemente entre ele e seu Pai: e quando viram o sucesso de seu ministério, o próprio Espírito lhes deu testemunho de sinais e maravilhas, e lhes permitiu para realizar a árdua e gloriosa tarefa, pelo dom de línguas, eles não podiam questionar seu chamado apostólico, nem podiam duvidar se Cristo estava presente a eles em sua divindade e cooperando com eles por seu Espírito e poder. Assim, eles foram experimentalmente ensinados a entender um pouco dessa união que está entre o Pai e o Filho, e da mesma forma entre Ele e a igreja, ou a sociedade cristã.

Comentário de John Wesley

Naquele dia sabereis que estou em meu Pai, e vós em mim e eu em vós.

Naquele dia – Quando você me vir depois da minha ressurreição; mas mais eminentemente no dia de pentecostes.

Referências Cruzadas

João 6:56 – Todo o que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.

João 10:38 – Mas se as realizo, mesmo que não creiam em mim, creiam nas obras, para que possam saber e entender que o Pai está em mim, e eu no Pai”.

João 14:10 – Você não crê que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu lhes digo não são apenas minhas. Pelo contrário, o Pai, que vive em mim, está realizando a sua obra.

João 15:5 – “Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.

João 17:7 – Agora eles sabem que tudo o que me deste vem de ti.

João 17:11 – Não ficarei mais no mundo, mas eles ainda estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, protege-os em teu nome, o nome que me deste, para que sejam um, assim como somos um.

João 17:21 – para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.

João 17:26 – Eu os fiz conhecer o teu nome, e continuarei a fazê-lo, a fim de que o amor que tens por mim esteja neles, e eu neles esteja”.

Romanos 8:1 – Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus,

Romanos 16:7 – Saúdem Andrônico e Júnias, meus parentes que estiveram na prisão comigo. São notáveis entre os apóstolos, e estavam em Cristo antes de mim.

1 Coríntios 1:30 – É, porém, por iniciativa dele que vocês estão em Cristo Jesus, o qual se tornou sabedoria de Deus para nós, isto é, justiça, santidade e redenção,

2 Coríntios 5:17 – Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!

2 Coríntios 5:19 – ou seja, que Deus em Cristo estava reconciliando consigo o mundo, não lançando em conta os pecados dos homens, e nos confiou a mensagem da reconciliação.

2 Coríntios 12:2 – Conheço um homem em Cristo que há catorze anos foi arrebatado ao terceiro céu. Se foi no corpo ou fora do corpo, não sei; Deus o sabe.

2 Coríntios 13:5 – Examinem-se para ver se vocês estão na fé; provem-se a si mesmos. Não percebem que Cristo Jesus está em vocês? A não ser que tenham sido reprovados!

Gálatas 2:20 – Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.

Efésios 2:10 – Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos.

Colossenses 1:19 – Pois foi do agrado de Deus que nele habitasse toda a plenitude,

Colossenses 1:27 – A eles quis Deus dar a conhecer entre os gentios a gloriosa riqueza deste mistério, que é Cristo em vocês, a esperança da glória.

Colossenses 2:9 – Pois em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade,

1 João 4:12 – Ninguém jamais viu a Deus; se nos amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor está aperfeiçoado em nós.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *