Estudo de João 15:5 – Comentado e Explicado

Eu sou a videira; vós, os ramos. Quem permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
João 15:5

Comentário de Albert Barnes

Eu sou a videira – João 15: 1 .

Sem mim você não pode fazer nada – A expressão “sem mim” denota o mesmo que separado de mim. Como os galhos, se separados do tronco dos pais, não produzem frutos, mas imediatamente murcham e morrem, então os cristãos, se separados de Cristo, não podem fazer nada. A expressão é uma, portanto, implicando fortemente dependência. O Filho de Deus era a fonte original da vida, João 1: 4 . Ele também, por seu trabalho como Mediador, dá vida ao mundo João 6:33 , e é pela mesma graça e ação que é continuado no cristão. Vemos, portanto:

1. que a ele é devido todos os elogios por todas as boas obras que o cristão realiza.

2.que eles realizarão boas obras exatamente na proporção em que sentirem sua dependência dele e olharem para ele. E,

3.que a razão pela qual os outros falham em ser santos é porque eles não estão dispostos a olhá-lo e buscar graça e força daquele que sozinho é capaz de dar.

Comentário de E.W. Bullinger

sem. Choris grego , além de. Compare João 1: 3 e João 20: 7 (por si só), a única outra ocorrência em João.

nada Grego. ouden, um duplo negativo.

Comentário de John Calvin

5. Sem mim você não pode fazer nada. Esta é a conclusão e aplicação de toda a parábola. Enquanto estamos separados dele, não produzimos frutos bons e aceitáveis ??para Deus, pois somos incapazes de fazer qualquer coisa boa. Os papistas não apenas extenuam essa afirmação, mas destroem sua substância e, de fato, evitam-na completamente; pois, embora em palavras reconheçam que nada podemos fazer sem Cristo, eles tolamente imaginam que possuem algum poder que não é suficiente por si só, mas, sendo auxiliado pela graça de Deus, coopera (como dizem: ) ou seja, trabalha junto com ele; (80) pois eles não podem suportar que o homem seja tanto aniquilado que não faça nada de si mesmo. Mas essas palavras de Cristo são claras demais para serem evitadas tão facilmente quanto supõem. A doutrina inventada pelos papistas é que nada podemos fazer sem Cristo, mas que, auxiliados por ele, temos algo de nós além da sua graça. Mas Cristo, por outro lado, declara que nada podemos fazer por nós mesmos. O ramo, diz ele, não produz fruto por si mesmo; e, portanto, ele não apenas exalta a ajuda de sua graça cooperativa, mas nos priva inteiramente de todo poder, mas o que ele nos concede. Consequentemente, essa frase, sem mim, deve ser explicada como significado, exceto minha.

A seguir segue outro sofisma; pois alegam que o ramo tem algo da natureza; se outro ramo, que não produz frutos, for enxertado na videira, nada produzirá. Mas isso é facilmente respondido; pois Cristo não explica o que o ramo tem naturalmente, antes de se unir à videira, mas significa que começamos a nos tornar no momento em que estamos unidos a ele. E, de fato, as Escrituras em outros lugares mostram que, antes de estarmos nele, somos madeira seca e inútil.

Comentário de Adam Clarke

Sem mim, você não pode fazer nada – ????? eµ?? d??as?e p??e?? ??de? – Separado de mim, você não pode fazer absolutamente nada. Deus pode viver sem o homem, mas o homem não pode viver sem Deus. Seguindo a metáfora de nosso Senhor, seria tão possível fazer qualquer bem sem ele, como um galho viver, prosperar e produzir frutos, enquanto cortado da árvore da qual não apenas deriva seus sucos, mas sua própria existência também.

Quase semelhante a esse ditado de nosso Senhor, é o de Creeshna (o Deus encarnado dos hindus) de seu discípulo Arjoon: “Deus é o dom da caridade; Deus é a oferta: Deus é o fogo do altar; por Deus, o o sacrifício é realizado; e Deus deve ser obtido por quem faz somente a Deus o objetivo de suas obras “. E novamente: “Eu sou o sacrifício; eu sou o culto; eu sou as especiarias; eu sou a invocação; eu sou o fogo; e eu sou a vítima. Eu sou o Pai e Mãe deste mundo e o Preservador. Eu sou o Santo, digno de ser conhecido; a figura mística Om; (veja em João 1:14 ; (nota)) Eu sou a jornada dos bons; o Consolador; o Criador; a Testemunha; o lugar de descanso; o asilo e amigo. Sou o lugar de todas as coisas; e a semente inesgotável da natureza; sou sol e chuva; agora atraio e deixo escapar “. Veja Bhagvat Geeta, pp. 54 e 80. Poderiam sentimentos como estes jamais provir de outra fonte que não a revelação Divina? Existe um ditado em Teófilo muito semelhante a um dos anteriores: Te?? ?? ???e?ta?, a??a a?t?? est? t?p?? t?? ???? . – Deus não é compreendido, mas ele é o lugar de todas as coisas.

Comentário de John Wesley

Eu sou a videira, vós sois os ramos; quem permanece em mim e eu nele produz muito fruto; porque sem mim nada podes fazer.

Eu sou a videira, vós sois os ramos – Nosso Senhor nesta passagem inteira não fala de ramos, mas aqueles que são, ou pelo menos já foram, unidos a ele pela fé viva.

Referências Cruzadas

Provérbios 11:30 – O fruto da retidão é árvore de vida, e aquele que conquista almas é sábio.

Oséias 4:8 – Eles se alimentam dos pecados do meu povo e têm prazer em sua iniqüidade.

Lucas 13:6 – Então contou esta parábola: “Um homem tinha uma figueira plantada em sua vinha. Foi procurar fruto nela, e não achou nenhum.

João 5:19 – Jesus lhes deu esta resposta: “Eu lhes digo verdadeiramente que o Filho não pode fazer nada de si mesmo; só pode fazer o que vê o Pai fazer, porque o que o Pai faz o Filho também faz.

João 9:33 – Se esse homem não fosse de Deus, não poderia fazer coisa alguma”.

João 12:24 – Digo-lhes verdadeiramente que, se o grão de trigo não cair na terra e não morrer, continuará ele só. Mas se morrer, dará muito fruto.

Atos dos Apóstolos 4:12 – Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos”.

Romanos 6:22 – Mas agora que vocês foram libertados do pecado e se tornaram escravos de Deus, o fruto que colhem leva à santidade, e o seu fim é a vida eterna.

Romanos 7:4 – Assim, meus irmãos, vocês também morreram para a lei, por meio do corpo de Cristo, para pertencerem a outro, àquele que ressuscitou dos mortos, a fim de que venhamos a dar fruto para Deus.

Romanos 12:5 – assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros.

1 Coríntios 10:16 – Não é verdade que o cálice da bênção que abençoamos é uma participação no sangue de Cristo, e que o pão que partimos é uma participação no corpo de Cristo?

1 Coríntios 12:12 – Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo.

1 Coríntios 12:27 – Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo.

2 Coríntios 9:10 – Aquele que supre a semente ao que semeia e o pão ao que come, também lhes suprirá e aumentará a semente e fará crescer os frutos da sua justiça.

2 Coríntios 13:8 – Pois nada podemos contra a verdade, mas somente em favor da verdade.

Gálatas 5:22 – Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,

Efésios 5:9 – pois o fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade;

Filipenses 1:11 – cheios do fruto da justiça, fruto que vem por meio de Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.

Filipenses 4:13 – Tudo posso naquele que me fortalece.

Filipenses 4:17 – Não que eu esteja procurando ofertas, mas o que pode ser creditado na conta de vocês.

Colossenses 1:6 – que chegou até vocês. Por todo o mundo este evangelho vai frutificando e crescendo, como também ocorre entre vocês, desde o dia em que o ouviram e entenderam a graça de Deus em toda a sua verdade.

Colossenses 1:10 – E isso para que vocês vivam de maneira digna do Senhor e em tudo possam agradá-lo, frutificando em toda boa obra, crescendo no conhecimento de Deus e

Tiago 1:17 – Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, que não muda como sombras inconstantes.

1 Pedro 2:4 – À medida que se aproximam dele, a pedra viva — rejeitada pelos homens, mas escolhida por Deus e preciosa para ele —

2 Pedro 1:2 – Graça e paz lhes sejam multiplicadas, pelo pleno conhecimento de Deus e de Jesus, o nosso Senhor.

2 Pedro 3:18 – Cresçam, porém, na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, agora e para sempre! Amém.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *