Estudo de Lucas 13:6 – Comentado e Explicado

Disse-lhes também esta comparação: Um homem havia plantado uma figueira na sua vinha, e, indo buscar fruto, não o achou.
Lucas 13:6

Comentário de Albert Barnes

Esta parábola – Veja as notas em Mateus 13: 3 .

Vinhedo – Um lugar onde as videiras foram plantadas. Não era comum plantar figueiras neles, mas nosso Senhor o representa como tendo sido feito algumas vezes.

Comentário de Joseph Benson

Lucas 13: 6-7 . E ele também falou esta parábola – Com o objetivo de despertá-las mais efetivamente para um profundo e sério arrependimento: Certo homem tinha uma figueira em sua vinha – E por ser plantada em bom solo, ele veio e buscou frutos nela – Tendo boas razões para esperar isso. Observem, ele não enviou, mas veio a si mesmo, o que manifestou seu grande desejo de encontrar frutos. Assim, Deus veio na pessoa de seu Filho, à sua vinha, a Igreja Judaica, Isaías 5: 1-7 , buscando os frutos da justiça. Observe, leitor, o Deus do céu exige e espera frutos daqueles que têm um lugar em sua vinha, que são favorecidos com sua palavra e ordenanças, e os vários meios de edificação e salvação. As folhas de uma profissão externa não o satisfarão; o clamor Senhor, Senhor; nem as flores de um começo bom e justo promissor serão suficientes: deve haver frutos; os frutos se reúnem para arrependimento e são apropriados para manifestar que o evangelho não é ouvido, e as ordenanças de Deus são administradas e assistidas em vão. E não encontrou nenhum – Pouco ou nenhum fruto o Senhor Jesus encontrou produzido pelo povo judeu quando veio visitá-lo. Havia profissão, de fato, em abundância, mas pouco fruto. E ainda é uma terrível consideração quantos gozam dos privilégios do evangelho, e ainda assim não dão frutos à glória de Deus; nem deixando de fazer o mal, nem aprendendo a fazer o bem, talvez em quase todos os casos; mas seguindo seu antigo curso de pecado e vaidade, inalterado, não reformado, tanto em princípio quanto em prática. Então ele disse para a adubadora de sua vinha – Para a adubadora, como o Dr. Campbell a entrega. Podemos entender Deus, o Pai, por quem tinha a vinha, e Cristo por quem a guardava e a vestia; ou o próprio Cristo é quem o possui, e seus ministros são os guardiões e os que vestem. Eis que nesses três anos venho buscando frutos nesta figueira . O período de tempo em que foi estéril, embora tenha sido favorecido com todas as vantagens de ser frutífero, mostra que não serve para nada. Corte-o – arranque-o e jogue-o fora; por que enterrá-lo no chão? – Ou seja, não apenas não dá fruto, mas pega o chão de outra árvore que daria alguns. Isso é falado por Deus, o Pai, para Cristo como o aparador da vinha, a quem todo julgamento é cometido, ou por ele aos ministros de seu evangelho, que estão em seu nome para declarar esse fim. “Muitos supuseram que os três anos aqui mencionados aludem ao tempo do ministério pessoal de Cristo, que, como a maioria calculou a cronologia do Novo Testamento, havia durado três anos; mas é certo que a paciência de Deus os suportou por muito mais tempo que outro ano. Grotius, portanto, acha mais provável que se refira à natureza de uma figueira, que, se é que produz, geralmente começa a fazê-lo dentro de três anos após o plantio; mas certamente poderia ser visto como estéril, se tivesse decepcionado a expectativa do plantador três anos juntos, após o tempo em que deveria ter produzido frutos. ” – Doddridge. Ou, talvez, os anos nesta parábola possam denotar toda a duração da dispensação judaica. Deus veio buscando frutos dos judeus em um espaço de tempo antes do cativeiro babilônico; em outro, após sua restauração; e em outro novamente, na e pela pregação de João Batista, e do próprio Cristo. “Mas, embora essa parábola tenha sido originalmente destinada aos judeus, ela pode ser aplicada a professores infrutíferos de religião em todas as épocas; pois exibe uma regra observada na administração divina que deve aterrorizar todos os que desfrutam de privilégios espirituais sem melhorá-los. É permitido a todo homem um certo período de provação, durante o qual desfruta dos meios e ajuda necessários à piedade. Se ele continua ignorante da visita de Deus, despreza as riquezas da misericórdia divina e continua obstinadamente no pecado, essas vantagens são geralmente tiradas dele, seu dia de graça termina, o termo máximo da paciência de Deus é passado para sempre. O Espírito Divino, sendo entristecido, é provocado a partir, e o homem é entregue a um coração endurecido, após o qual seu arrependimento e salvação se tornam impossíveis. ” Macknight.

Comentário de E.W. Bullinger

esta parábola . Combinando a figueira e a vinha. Ver João 15: 1 .

uma figueira. O símbolo do privilégio nacional de Israel. Veja as notas em Juízes 9: 8-12 . Aqui denota esse privilégio especial dessa geração. Compare Jeremias 24: 3. Oséias 9:10 . Mateus 21:19 .

vinha . Salmos 80: 8-11 . Compare Isaías 5: 2 , etc.

onon = on (grego. en. App-104 .) .

none = não (App-105. a) nenhum.

Comentário de John Calvin

6. Ele falou também esta parábola. A substância disso é que muitos sofrem por um tempo que merecem ser cortados; mas que nada ganham com o atraso, se persistirem em sua obstinação. A lisonja perversa, pela qual os hipócritas são endurecidos e se tornam mais obstinados, surge dessa causa: eles não pensam em seus pecados até serem compelidos; e, portanto, enquanto Deus piscar para eles e atrasar seus castigos, eles imaginam que ele está bem satisfeito com eles. Assim, eles se entregam mais livremente, como se, para usar as palavras de Isaías, ( Isaías 28:15 ,) haviam feito uma aliança com a morte e estavam em amizade com a sepultura. E esta é a razão pela qual Paulo os denuncia com tanta seriedade de linguagem para

estimando a ira de Deus contra o último dia,
( Romanos 2: 5. )

É sabido que às vezes as árvores são preservadas, não porque seus proprietários as considerem úteis e produtivas, mas porque o lavrador cuidadoso e diligente faz todas as tentativas e experiências possíveis antes de decidir removê-las do campo ou da vinha. Isso nos ensina que, quando o Senhor não se vingar imediatamente dos réprobos, mas atrasa para puni-los, há as melhores razões para sua tolerância. Tais considerações servem para restringir a imprudência humana, para que nenhum homem ouse murmurar contra o juiz supremo de todos, se Ele nem sempre executa seus julgamentos de uma maneira uniforme. Aqui é feita uma comparação entre o proprietário e o lavrador: não que os ministros de Deus vão além dele em gentileza e tolerância, mas porque o Senhor não apenas prolonga a vida dos pecadores, mas também os cultiva de várias maneiras, que eles pode produzir frutos melhores.

Comentário de Adam Clarke

Um certo homem – Muitos significados são dados a esta parábola, e os teólogos podem abundar nelas; o sentido que nosso Senhor planejou transmitir por ele parece ser o seguinte:

  1. Uma pessoa, Deus Todo Poderoso.
  • Tinha uma figueira, a igreja judaica.
  • Plantado em sua vinha – estabelecido na terra da Judéia.
  • Ele veio à procura de frutos – ele exigia que o povo judeu andasse em retidão, na proporção da cultura espiritual que ele lhes concedia.
  • O lavrador – o Senhor Jesus, pois Deus cometeu todo julgamento ao Filho, João 5:22 .
  • Corte – deixe a espada romana ser desembainhada contra ela.
  • Deixe em paz – Cristo é representado como intercessor pelos pecadores, por cujo bem o dia de sua provação é freqüentemente prolongado; durante esse tempo, ele está constantemente empregado em fazer tudo o que tem tendência a promover sua salvação.
  • 8. Cortarás – chegará o tempo em que aqueles que não se voltarem aos convites e reprovações de Deus serão cortados e numerados com os transgressores.

    Comentário de Spurgeon

    Lucas 13: 6 . Ele também falou esta parábola: Certo homem plantou uma figueira em sua vinha; e ele veio e buscou fruto sobre ele, e não achou nenhum.

    Vamos, todos, ler esta parábola como se nosso Senhor Jesus Cristo estivesse agora falando pela primeira vez a cada um de nós. Há uma lição aqui que faremos bem em prestar atenção.

    Lucas 13: 7-9 . Então ele disse ao lavrador de sua vinha: Eis que nestes três anos venho buscar frutos nesta figueira, e não encontro nenhum; corta-os; por que enterrá-lo no chão? E ele respondeu, dizendo: Senhor, deixa-o também este ano, até que eu o cave e o estrume; e se der fruto, bem; se não, então, depois cortá-lo-ei.

    “Nesse caso, não vou mais pedir, pois terá todo o tempo de prova e todas as oportunidades de dar frutos: ‘Depois disso, cortá-lo-ei.’ ‘A parábola é tão simples que precisa nenhuma explicação e, portanto, nosso Senhor Jesus não deu nenhuma. Que todos possamos fazer uma aplicação pessoal de seu ensinamento solene! Amém.

    Esta exposição consistia em leituras do Cântico de Salomão 8: 11-14 ; Isaías 5: 1-7 ; e Lucas 13: 6-9 .

    Comentário de Spurgeon

    Lucas 13: 6 . Ele também falou esta parábola; Um certo homem teve uma figueira plantada em sua vinha; e ele veio e buscou fruto sobre ele, e não achou nenhum.

    Era uma figueira, uma árvore frutífera de profissão, por isso deveria ter dado frutos. Foi plantado; não era uma árvore silvestre, foi plantada em uma vinha, no lugar apropriado para o crescimento das figueiras, em bom solo; e, portanto, o dono dela tinha o direito de vir buscar frutos nela; mas ele não encontrou nenhum. Não temos aqui hoje à noite alguns que estão plantados na Igreja de Deus que, por sua profissão, devem dar frutos, mas não o são? Cristo veio e procurou fruto; mas ele não encontrou nenhum.

    Lucas 13: 7 . Então ele disse ao lavrador de sua vinha: Eis que nestes três anos venho buscar frutos nesta figueira, e não encontro nenhum; corta-os; por que enterrá-lo no chão?

    O proprietário parece dizer: “Se eu não tivesse encontrado frutas no primeiro ano, deveria ter pensado que a estação era desfavorável; se não tivesse encontrado frutos no segundo ano, poderia ter pensado que, ao menos, a árvore estava um pouco fora de condição e voltaria a aparecer; mas quando venho por três anos e três anos consecutivos não encontro frutos, fica claro que a figueira é estéril. Por que deveria ficar aqui e estragar o solo, ocupar o lugar que uma boa figueira poderia ter ocupado e tirar o alimento de outras árvores? ” Portanto, se depois de muitos anos, alguns de vocês não deram frutos, Deus pode muito bem se queixar de você. Você está comendo o pão que pode ter nutrido um santo. Você está ocupando um lugar em que sua influência é prejudicial para os outros. Outros fazem menos porque você não faz nada. Peço ao Espírito Santo que traga esta casa à consciência de qualquer professor estéril a quem possa interessar, para que a ordem não seja cumprida: “Corta; por que enterrá-lo no chão? ”

    Lucas 13: 8-9 . E ele respondeu, dizendo: Senhor, deixa-o também este ano, até que eu o cave e o estrume; e se der fruto, bem; se não, então, depois cortá-lo-ei.

    Até o pedido do lavrador tem um limite: “Dê mais um ano”. Ele admite que é chegada a hora de o machado cortar a árvore que é infrutífera. A árvore da madeira não pode ficar para sempre; não é razoável que deveria. E você não pode ter permissão para viver eternamente em pecado; você não pode manchar o ar com blasfêmia por mais cinquenta anos. Deve haver um fim em uma vida como a sua, e esse fim pode chegar muito em breve. A ponta do machado é afiada, e a mão que a empunha é forte. Cuidado, ó árvore estéril!

    13:10 . E ele estava ensinando em uma das sinagogas no sábado.

    Quando aconteceu um milagre muito notável. A parábola que a precedeu foi uma parábola de julgamento; o milagre que se seguiu foi um milagre de misericórdia e graça.

    Lucas 13: 11-12 . E eis que havia uma mulher que tinha um espírito de enfermidade dezoito anos, e estava curvada, e de modo algum podia se erguer. E quando Jesus a viu, ele a chamou,

    Você pode vê-la se movendo lentamente, dobrada em dobro. Sua caminhada foi dolorosa, mas ela veio à chamada de Cristo.

    Lucas 13: 12-13 . E disse-lhe: Mulher, tu estás livre da tua enfermidade. E ele pôs as mãos nela: e imediatamente ela foi endireitada e glorificou a Deus.

    Veja o que Cristo pode fazer. Depois de pregar esta manhã, tive que falar com uma mulher como essa, uma que foi, por muitos anos, vítima de profundo desânimo. Como eu desejei poder colocar minhas mãos nela, e dizer: “Mulher, tu estás livre da tua enfermidade”! Mas não podemos realizar um milagre como esse. É Cristo quem deve fazer tudo; e abençoado seja o nome dele, ele é sempre ótimo em um beliscão! Cristo adora entrar a um elevador morto. Quando todos somos derrotados e alcançamos a extremidade do homem, então é a oportunidade de Cristo. Oh, pobre mulher desesperada, dobrada pela sua tristeza, a mão do Senhor pode restaurá-lo: e oramos por você esta noite, até os milhares de Israel oram por você neste momento! Senhor, põe a mão sobre esse pobre filho da enfermidade!

    13:14 . E o governador da sinagoga respondeu com indignação,

    Criatura miserável, indignada por Cristo estar fazendo o bem! Não há acerto de contas com pessoas hipócritas. Eles são loucos, e pensam que os outros também.

    Lucas 13: 14-15 . Porque Jesus curou no sábado e disse ao povo: Há seis dias em que os homens devem trabalhar; neles, pois, vêm e são curados, e não no sábado. O Senhor então lhe respondeu, e disse: Hipócrita:

    Isso serviu para ele. Esta é apenas a palavra que naturalmente chegaria aos lábios do Salvador. Por ser amoroso e terno, ele não pôde suportar essa indignação hipócrita: “O Senhor lhe respondeu e disse: Hipócrita”.

    Lucas 13: 15-16 . No sábado, cada um de vocês não solta o boi ou o jumento da baia e o leva a regar? E não deveria essa mulher, sendo filha de Abraão, a quem Satanás amarrou, eis estes dezoito anos, ser solta diante desse vínculo no dia de sábado?

    Um argumento muito conclusivo. Você pode fazer ações assim no sábado; e você pode vir e ser curado no sábado, mesmo que isso o envolva em uma jornada. É tão necessário que você consiga o pão do céu, tão necessário que consiga a bênção de Cristo, para que neste dia você possa vir e ser curado.

    Lucas 13: 17-19 . E quando ele disse essas coisas, todos os seus adversários ficaram envergonhados; e todo o povo se alegrou por todas as coisas gloriosas que foram feitas por ele. Então ele disse: Como é o reino de Deus? e com o que devo me assemelhar? É como um grão de mostarda que um homem tomou e lançou no seu jardim; e cresceu e encerou uma grande árvore; e as aves do ar alojadas nos seus ramos.

    Você ganha um pouco de graça hoje à noite; deixe que o Homem Divino tome apenas um grão da semente de mostarda de sua graça e jogue-a no seu coração, que ele preparou como um jardim, e não há como dizer o que virá disso. Esse suspiro, essa lágrima, esse desejo crescerão em santidade da vida e zelo de conduta. Pode ser muito pouco no começo, mas vai crescer. Tanto o bem quanto o mal começam com ovos muito pequenos, mas crescem em grandes coisas.

    13:20 . E novamente ele disse: Onde compararei o reino de Deus?

    Agora pegue o lado ruim e veja como o reino de Deus pode ser pervertido e ferido por más influências.

    13:21 . É como o fermento, que uma mulher pegou e escondeu em três medidas de refeição, até que o todo foi fermentado.

    Aquela mulher de Roma escondeu o fermento na igreja e ferveu o todo; e agora a mulher do intelecto colocou seu fermento na igreja. Auto-invenção presunçosa de novas doutrinas, perversão da simplicidade do evangelho, esse tipo de fermento foi oculto na refeição da igreja e está fermentando o todo. Deus nos ajude a afastar o fermento do romanismo e do racionalismo!

    13:22 . E ele passou pelas cidades e aldeias, ensinando e viajando para Jerusalém.

    Seu rosto estava voltado para a cruz, ele estava trabalhando sua passagem para o sacrifício e pregando o caminho para aquele lugar onde deveria completar nossa redenção. Esta é uma imagem maravilhosa de Cristo: “ensinando e viajando para Jerusalém”.

    13:23 . Então alguém lhe disse: Senhor, poucos são salvos?

    Que negócio é esse? Nosso negócio é muito mais prático: sermos salvos e nos esforçar para ser o meio de salvar os outros. Jesus não respondeu à pergunta; mas ele fez o que era melhor.

    Lucas 13: 23-24 . E ele lhes disse: Esforça-te por entrar pela porta estreita; porque vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão.

    Você pode entrar na estrada larga sem se esforçar; mas você deve “esforçar-se para entrar pelo portão estreito”. Esforce-se por aquilo que requer abnegação, aquilo que o humilha, aquilo que vai contra o grão, aquilo que não está de acordo com a natureza humana. Não imagine que a graça seja alcançada enquanto você estiver meio adormecido, e que o céu será conquistado em um colchão de penas. Esforce-se, esforce-se, pois muitos procurarão em vão entrar. Buscar não é suficiente; deve haver uma violência sagrada: “Esforce-se para entrar pela porta estreita: digo-vos que muitos procurarão entrar e não poderão.” Quando será isso? Isso será quando você estiver em outro estado.

    13:25 . Quando uma vez que o dono da casa se levanta, e se fecha à porta, e começais a ficar do lado de fora e a bater à porta, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos;

    Eles serão muito respeitosos; eles o chamarão de “Senhor”. Eles serão muito sinceros; eles orarão: “Senhor, Senhor.” Eles serão muito simples e muito honestos em seu pedido: “Abra-nos”. Eles serão muito pessoais: “Abra-nos”. Tais serão as orações dos ímpios quando acordarem com o fato de serem excluídas do céu.

    Lucas 13: 25-26 . E ele responderá e dirá para você: Não sei de onde você é; então começará a dizer: Comemos e bebemos em sua presença, e você ensinou em nossas ruas.

    Eles chegaram à mesa da comunhão. Eles costumavam ouvir sermões dentro e fora de casa. “Ensinaste nas nossas ruas.”

    13:27 . Mas ele dirá: Eu te digo que não conheço de onde vocês são; Afasta de mim todos os que praticam a iniqüidade.

    Eles serão julgados por suas obras. Se eles eram trabalhadores da iniqüidade, isso provou que eles não eram renovados e não foram salvos. Cristo não suportará a companhia deles, mas lhes dirá: “Afasta-te de mim”.

    13:28 . Haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaque, Jacó e todos os profetas, no reino de Deus, e vós mesmos expulsos.

    Vocês que pensavam que tinham participação no reino de Deus e eram, por nascimento, os herdeiros naturais dele: “Vocês mesmos se expulsam”.

    Lucas 13: 29-30 . E virão do leste, e do oeste, e do norte e do sul, e se assentarão no reino de Deus. E eis que há os últimos que serão primeiros e os primeiros que serão os últimos.

    O menos provável de ser salvo será salvo; os pecadores mais negros, os párias mais desprezíveis, os incrédulos mais grosseiros, serão levados ao arrependimento e à fé, e serão salvos; enquanto aqueles que foram os primeiros em privilégios, filhos de pais piedosos, professores de religião, aqueles que apareceram de todos os modos que provavelmente serão salvos primeiro, serão deixados para o final e serão excluídos do reino de Deus, para nunca entrar. Deus conceda, em sua infinita misericórdia, que ninguém no Tabernáculo hoje à noite possa ser desse número infeliz! Amém.

    Comentário de John Wesley

    Ele também falou esta parábola; Um certo homem teve uma figueira plantada em sua vinha; e ele veio e buscou fruto sobre ele, e não achou nenhum.

    Um homem tinha uma figueira – Ou podemos entender Deus, o Pai, por quem tem a vinha, e Cristo por quem a guarda; ou o próprio Cristo é quem a tem e seus ministros, os que a guardam. Salmo 80: 8 . etc.

    Referências Cruzadas

    Salmos 80:8 – Do Egito trouxeste uma videira; expulsaste as nações e a plantaste.

    Isaías 5:1 – Cantarei para o meu amigo o seu cântico a respeito de sua vinha: Meu amigo tinha uma vinha na encosta de uma fértil colina.

    Jeremias 2:21 – Eu a plantei como uma videira seleta, de semente absolutamente pura. Como, então, contra mim você se tornou uma videira degenerada e selvagem?

    Mateus 21:19 – Vendo uma figueira à beira do caminho, aproximou-se dela, mas nada encontrou, a não ser folhas. Então lhe disse: “Nunca mais dê frutos! ” Imediatamente a árvore secou.

    Mateus 21:34 – Aproximando-se a época da colheita, enviou seus servos aos lavradores, para receber os frutos que lhe pertenciam.

    Marcos 11:12 – No dia seguinte, quando estavam saindo de Betânia, Jesus teve fome.

    Lucas 20:10 – Na época da colheita, ele enviou um servo aos lavradores, para que lhe entregassem parte do fruto da vinha. Mas os lavradores o espancaram e o mandaram embora de mãos vazias.

    João 15:16 – Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome.

    Gálatas 5:22 – Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,

    Filipenses 4:17 – Não que eu esteja procurando ofertas, mas o que pode ser creditado na conta de vocês.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *