Estudo de 2 Coríntios 13:8 – Comentado e Explicado

Contra a verdade não temos poder algum; temo-lo apenas em prol da verdade.
2 Coríntios 13:8

Comentário de Albert Barnes

Para nós – Ou seja, nós os apóstolos.

Não podemos fazer nada contra a verdade … – Ou seja, nós que estamos sob a influência do Espírito de Deus; que foram comissionados por ele como apóstolos, nada podem fazer contra o grande sistema de verdade que somos designados a promulgar e defender. Portanto, você não precisa apreender nenhuma disciplina parcial ou severa; nenhuma construção injusta de sua conduta. Nosso objetivo é promover a verdade e fazer o que é certo; e não podemos, portanto, sob qualquer aspecto de nossa própria reputação ou de qualquer vantagem pessoal, fazer o que está errado, ou aceitar, ou desejar o que está errado nos outros. Devemos desejar que o que é certo seja feito por outros, qualquer que seja o efeito sobre nós – se somos considerados apóstolos ou enganadores. Suponho, portanto, que este versículo seja designado para qualificar e confirmar o sentimento no versículo anterior, que Paulo pretendia fazer apenas o certo; que ele desejava que todos os outros fizessem o que é certo; e que, qualquer que seja o efeito sobre sua própria reputação, ou seja como for considerado, ele não poderia ir contra o grande sistema de verdade do evangelho que ele pregava, ou mesmo desejar que os outros cometessem algo errado, embora isso pudesse de alguma forma ser para sua vantagem. Era um princípio fixo para ele agir apenas de acordo com a verdade; para fazer o que era certo.

Comentário de E.W. Bullinger

nada = não (grego. ou . App-106.)

qualquer coisa. (Grego. Tis . App-123.)

contra . Grego. kata . App-104.

for = em nome de. Grego. huper. App-104.

Comentário de John Calvin

8. Pois nada podemos fazer : Ou seja: “Não busco, nem desejo outro poder, além do que o Senhor me conferiu, para promover a verdade. Para os falsos apóstolos, é tudo um, desde que tenham poder; e eles não sentem preocupação em usar seu poder para promover o que é bom. ” Em suma, ele defende e mantém a honra de seu ministério, na medida em que está relacionado com a verdade de Deus. “O que isso importa para mim? Pois, a menos que eu tenha em vista promover a verdade, todo o poder que reivindicarei será falso e infundado. Se, no entanto, forneço o que tenho para promover a verdade, nesse caso, não consulto meu próprio interesse. Agora, quando a autoridade da doutrina está segura e a verdade não está ferida, eu tenho o que desejo. Ao argumentar, portanto, com tanta veemência, não sou influenciado por nenhuma consideração exclusiva por mim pessoalmente. ” Por essa consideração, no entanto, ele sugere que o homem que luta e trabalha somente pela verdade não a interpretará mal, caso a exija, deve ser considerado no julgamento dos homens como um réprobo, desde que isso não interfira com a glória de Deus, a edificação da Igreja e a autoridade da sã doutrina.

Essa passagem deve ser cuidadosamente observada, porque limita o poder que os Pastores da Igreja deveriam ter e fixa seus limites adequados – de que eles são ministros da verdade. Os papistas nos dizem em voz alta que se diz:

Quem te ouve, ouve-me;
quem te despreza, me despreza ( Lucas 10:16 );

e da mesma forma:

Obedeça aos que estão sobre você ( Hebreus 13:17 );

e sob esse pretexto, tomam para si a máxima liberdade, de modo a usurpar o domínio ilimitado, enquanto são, ao mesmo tempo, os inimigos declarados e juramentados da verdade, e visam sua destruição por todos os meios ao seu alcance. Para expor tal imprudência, essa única declaração de Paulo será suficiente – o que declara que eles próprios devem estar sujeitos à verdade. (962)

Comentário de Adam Clarke

Pois nada podemos fazer contra a verdade, mas pela verdade – Como somos apóstolos de Deus, não podemos lhe trazer nenhuma doutrina falsa; e, como professamos estar sob a influência do Espírito de Deus, não podemos fazer nada que se oponha a essa verdade ou que possa ser prejudicial a ela. Pelo contrário, o que dizemos e fazemos é que essa verdade se propague e estabeleça. O evangelho de Jesus é verdade; e meu testemunho a respeito também é verdade. Na minha vinda e na minha vara, você não tem nada a temer, se reter e permanecer nesta verdade.

Comentário de John Wesley

Pois nada podemos fazer contra a verdade, senão pela verdade.

Pois nada podemos fazer contra a verdade – nem contra o que é justo e certo, nem contra os que andam segundo a verdade do evangelho.

Referências Cruzadas

Números 16:28 – E disse Moisés: “Assim vocês saberão que o Senhor me enviou para fazer todas essas coisas e que isso não partiu de mim.

1 Reis 22:28 – Micaías declarou: “Se você de fato voltar em segurança, o Senhor não falou por meu intermédio”. E acrescentou: “Ouçam o que estou dizendo, todos vocês! “

2 Reis 1:9 – Em seguida mandou um oficial com cinqüenta soldados procurar Elias. O oficial o encontrou sentado no alto de uma colina, e lhe disse: “Homem de Deus, o rei ordena que você desça”

2 Reis 2:23 – De Jericó Eliseu foi para Betel. No caminho, alguns meninos que vinham da cidade começaram a caçoar dele, gritando: “Suma daqui, careca! “

Provérbios 21:30 – Não há sabedoria alguma, nem discernimento algum, nem plano algum que possa opor-se ao Senhor.

Provérbios 26:2 – Como o pardal que voa em fuga, e a andorinha que esvoaça veloz, assim a maldição sem motivo justo não pega.

Marcos 9:39 – “Não o impeçam”, disse Jesus. “Ninguém que faça um milagre em meu nome, pode falar mal de mim logo em seguida,

Marcos 16:17 – Estes sinais acompanharão os que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas;

Lucas 9:49 – Disse João: “Mestre, vimos um homem expulsando demônios em teu nome e procuramos impedi-lo, porque ele não era um dos nossos. “

Atos dos Apóstolos 4:28 – Fizeram o que o teu poder e a tua vontade haviam decidido de antemão que acontecesse.

Atos dos Apóstolos 5:1 – Um homem chamado Ananias, juntamente com Safira, sua mulher, também vendeu uma propriedade.

Atos dos Apóstolos 13:3 – Assim, depois de jejuar e orar, impuseram-lhes as mãos e os enviaram.

Atos dos Apóstolos 19:11 – Deus fazia milagres extraordinários por meio de Paulo,

1 Coríntios 5:4 – Quando vocês estiverem reunidos em nome de nosso Senhor Jesus, estando eu com vocês em espírito, estando presente também o poder de nosso Senhor Jesus Cristo,

2 Coríntios 10:8 – Pois mesmo que eu tenha me orgulhado um pouco mais da autoridade que o Senhor nos deu, não me envergonho disso, pois essa autoridade é para edificá-los, e não para destruí-los.

2 Coríntios 13:10 – Por isso escrevo estas coisas estando ausente, para que, quando eu for, não precise ser rigoroso no uso da autoridade que o Senhor me deu para edificá-los, e não para destruí-los.

1 Timóteo 1:20 – Entre eles estão Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar.

Hebreus 2:3 – como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação? Esta salvação, primeiramente anunciada pelo Senhor, foi-nos confirmada pelos que a ouviram.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *