Estudo de Marcos 16:17 – Comentado e Explicado

Estes milagres acompanharão os que crerem: expulsarão os demônios em meu nome, falarão novas línguas,
Marcos 16:17

Comentário de Albert Barnes

E esses sinais – esses milagres. Essas evidências de que eles são enviados por Deus.

Aqueles que acreditam – Os apóstolos, e aqueles na era primitiva que foram dotados com o mesmo poder. Essa promessa foi cumprida se for demonstrado que esses sinais seguiram no caso de quem acreditasse, e não é necessário supor que eles o seguiriam no caso de todos. O significado é que eles seriam o resultado da fé ou da crença no evangelho. É verdade que eles eram. Esses sinais foram mostrados no caso dos apóstolos e dos primeiros cristãos. O infiel não pode dizer que a promessa não foi cumprida, a menos que possa mostrar que isso nunca ocorreu; o cristão deveria estar satisfeito de que a promessa fosse cumprida se esses milagres fossem realmente feitos, embora não ocorram agora; e o crente agora não deve esperar um milagre no caso dele. Milagres eram necessários para o estabelecimento da religião no mundo; eles não são necessários para a sua continuidade agora.

Em meu nome – Pela minha autoridade, e usando o poder que eu faria em tais casos, se presente corporal. Isso foi feito; e nisto diferiam essencialmente da maneira pela qual o próprio Jesus realizou milagres. Ele fez isso em “seu próprio nome” e como possuidor de autoridade original e subvencionada. Veja o relato de sua quietude no mar ( Mateus 8:26 , etc.); de sua cura ao doente Mateus 9: 5-6 ; de ter criado Lázaro, Atos 3: 6 , etc. Havia, portanto, uma diferença importante entre Jesus e todos os outros mensageiros que Deus enviou ao mundo. Ele agiu em seu próprio nome; eles em nome de outro. Ele exercia seu próprio poder; eles eram os instrumentos pelos quais Deus apresentou a onipotência de seu braço para salvar. Ele era, portanto, Deus; eles eram homens de paixões iguais às dos outros homens, Atos 14:15 .

Devem expulsar demônios – Veja as notas em Mateus 4:24 . Compare Atos 16: 16-18 .

Falará em novas línguas – Falará outras línguas além da sua língua nativa. Isso foi notavelmente cumprido no dia de Pentecostes, Atos 2: 4-11 . Existia também em outros lugares. Ver 1 Coríntios 12:10 .

Comentário de E.W. Bullinger

estes sinais devem seguir = estes sinais devem comparecer ou seguir de perto. Veja App-167 e Hebreus 2: 3 , Hebreus 2: 4 , e o cumprimento em Atos 3: 7 , Atos 3: 8 ; Atos 5:16 ; Atos 6: 8 ; Atos 9:34 , Atos 9:40 , etc. Eles estavam limitados à dispensação coberta pelos Atos dos Apóstolos. Veja Hebreus 2: 3 , Hebreus 2: 4 ; Hebreus 6: 1-6 ; e compare 1 Coríntios 13: 8-10 .

aqueles que acreditam . Não apenas os apóstolos, portanto. Veja App-168.

In = Através. Grego. en . App-104.

Em meu nome. Observe a figura do discurso Asyndeton, App-6.

expulsarão demônios . Veja Atos 8: 7 ; Atos 16:18 ; Atos 19: 11-16 .

fale em novas línguas. Veja Atos 2: 4-11 (conforme predito por Joel 2:28 , Joel 2:29 ); Marcos 10:46 ; Marcos 19: 6 . 1 Coríntios 12:28 ; e 14 de março.

novo = caráter diferente. Grego. kainos, não neos. Veja notas em Mateus 9:17 ; Mateus 26:28 , Mateus 26:29 ,

Comentário de John Calvin

17 E estes sinais seguirão aos que crerem. Como o Senhor, enquanto ainda vivia com homens no mundo, ratificou a fé de seu evangelho por milagres, agora ele estende o mesmo poder para o futuro, para que os discípulos imaginem que não poderia ser separado de sua presença corporal. . Pois era de grande importância que esse poder divino de Cristo continuasse a ser exercido entre os crentes, para que certamente se soubesse que ele havia ressuscitado dentre os mortos e que, assim, sua doutrina permaneceria intacta e que seu nome poderia seja imortal. Quando ele diz que os crentes receberão esse presente, não devemos entender que isso se aplica a cada um deles; pois sabemos que os dons eram distribuídos de várias maneiras, de modo que o poder de realizar milagres era possuído por apenas poucas pessoas. Mas como aquilo que foi concedido a alguns era comum a toda a Igreja, e como os milagres realizados por um indivíduo serviram para a confirmação de todos, Cristo usa apropriadamente a palavra crentes em um sentido indefinido. O significado, portanto, é que os crentes serão ministros do mesmo poder que anteriormente havia despertado admiração em Cristo, que durante sua ausência o selamento do evangelho pode ser mais completamente verificado, como ele promete.

que eles farão as mesmas coisas, e maior,
( João 14:12 .)

Para testemunhar a glória e a divindade de Cristo, bastava que alguns dos crentes fossem dotados desse poder.

Embora Cristo não declare expressamente se pretende que esse dom seja temporário ou permaneça perpetuamente em sua Igreja, é mais provável que milagres tenham sido prometidos apenas por um tempo, a fim de dar brilho ao evangelho, enquanto era novo. e em um estado de obscuridade. É possível, sem dúvida, que o mundo tenha sido privado dessa honra pela culpa de sua própria ingratidão; mas acho que o verdadeiro objetivo para o qual os milagres foram designados era que nada que fosse necessário para provar a doutrina do evangelho deveria estar faltando no início. E certamente vemos que o uso deles não cessou muito tempo depois, ou, pelo menos, que casos deles eram tão raros que nos permitiam concluir que eles não seriam igualmente comuns em todas as idades.

No entanto, aqueles que vieram atrás deles, para que não permitissem que eles fossem inteiramente destituídos de milagres, foram levados por avareza ou ambição tola a forjar para si mesmos milagres que não tinham realidade. Assim foi aberta a porta para as imposturas de Satanás, não apenas que ilusões pudessem substituir a verdade, mas que, sob o pretexto de milagres, os simples pudessem ser afastados da verdadeira fé. E certamente era apropriado que homens de curiosidade ansiosa, que, não satisfeitos com as provas legais, todos os dias pedissem novos milagres, fossem levados por tais imposturas. Esta é a razão pela qual Cristo, em outra passagem, predisse que o reino do Anticristo estaria cheio de sinais mentirosos ( Mateus 24:24 😉 e Paulo faz uma declaração semelhante ( 2 Tessalonicenses 2: 9 ).

Para que nossa fé seja devidamente confirmada por milagres, mantenha nossas mentes na moderação que mencionei. Daí, também, segue-se que é uma calúnia boba que é promovida por aqueles que se opõem à nossa doutrina, que deseja a ajuda de milagres; como se não fosse a mesma doutrina que Cristo há muito tempo selou abundantemente. Mas, nesse assunto, uso maior concisão, porque já o tratei mais plenamente em muitas passagens.

Comentário de Adam Clarke

Estes sinais devem seguir – Ou melhor, acompanhar; esta é a importação apropriada da palavra original pa?a???????se? , de pa?a com e a??????e? , a seguir.

Aqueles que acreditam – Os crentes, como expressamos; isto é, os apóstolos, e todos aqueles que naqueles tempos primitivos eram dotados de poderes miraculosos, para a confirmação das doutrinas que pregavam.

Em meu nome – isto é, pela autoridade e influência do Todo-Poderoso Jesus.

Expulsar demônios – cujo reino Jesus Cristo se manifestou para destruir.

Fale com novas línguas – Isso foi literalmente cumprido no dia de pentecostes, Atos 2: 4-19.

Comentário de Thomas Coke

Marcos 16:17 . Esses sinais devem seguir, etc. – É muito evidente que a palavra crer, neste lugar, deve significar algo diferente daquela que no versículo anterior é requerida como indispensável necessária para a salvação, ou seja, aquela fé de milagres da qual nós falou em Mateus 17:20 . Além da promessa de sua presença e socorro perpétuos, Mateus 28:20, nosso Senhor aqui assegura a seus discípulos que, pela fé nele, eles devem realizar milagres surpreendentes, que ele aqui particulariza; uma circunstância que não apenas contribuiu grandemente, mas foi altamente necessária, para a propagação do evangelho, enquanto ao mesmo tempo o desempenho dele é uma prova irrefragável da verdade do cristianismo. Que os sinais aqui especificados foram prestados ilustres nos dias dos apóstolos, aparece suficientemente no livro de Atos e nas várias epístolas; e que eles não estavam confinados ao seu tempo, mas continuaram nas duas primeiras eras da igreja, há a prova mais suficiente e inquestionável. Quanto tempo esses dons extraordinários foram exercidos tem sido, em nossos tempos, motivo de grande controvérsia. Talvez não exista nada sobre esse assunto que melhor retribua uma leitura cuidadosa do que o Prefácio Geral do Dr. Whitby ao 2º Volume de seu Comentário, provando a verdade e a certeza da fé cristã.

Comentário de John Wesley

E estes sinais seguirão aos que crerem; Em meu nome expulsarão demônios; eles falarão em novas línguas;

E esses sinais seguirão aqueles que crerem – Um autor eminente se une: “Que crêem com a mesma fé mencionada no versículo anterior”. (Embora seja certo que um homem possa fazer milagres e não ter fé salvadora, Mateus 7: 22,23 .) “Não foi uma fé pela qual São Paulo foi salvo, outra pela qual ele realizou milagres. dia em todo crente, a fé tem um poder milagroso latente; (todos os efeitos da oração são realmente milagrosos;) embora em muitos, tanto por causa de sua própria pequenez de fé, quanto porque o mundo é indigno, esse poder não é exercido. o princípio era de ajuda para a fé, agora eles também são o objetivo.Em Leonberg, na memória de nossos pais, um aleijado que mal podia se mover com muletas, enquanto o reitor pregava neste mesmo texto, estava em um momento feito inteiro. ” Deve seguir – A palavra e a fé devem ir antes.

Em meu nome – Pela minha autoridade comprometida com eles. Ressuscitar os mortos não é mencionado. Assim, nosso Senhor fez ainda mais do que prometeu.

Referências Cruzadas

Lucas 10:17 – Os setenta e dois voltaram alegres e disseram: “Senhor, até os demônios se submetem a nós, em teu nome”.

João 14:12 – Digo-lhes a verdade: Aquele que crê em mim fará também as obras que tenho realizado. Fará coisas ainda maiores do que estas, porque eu estou indo para o Pai.

Atos dos Apóstolos 2:4 – Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava.

Atos dos Apóstolos 2:33 – Exaltado à direita de Deus, ele recebeu do Pai o Espírito Santo prometido e derramou o que vocês agora vêem e ouvem.

Atos dos Apóstolos 5:16 – Afluíam também multidões das cidades próximas a Jerusalém, trazendo seus doentes e os que eram atormentados por espíritos imundos; e todos eram curados.

Atos dos Apóstolos 8:7 – Os espíritos imundos saíam de muitos, dando gritos, e muitos paralíticos e mancos foram curados.

Atos dos Apóstolos 10:46 – pois os ouviam falando em línguas e exaltando a Deus. A seguir Pedro disse:

Atos dos Apóstolos 16:18 – Ela continuou fazendo isso por muitos dias. Finalmente, Paulo ficou indignado, voltou-se e disse ao espírito: “Em nome de Jesus Cristo eu lhe ordeno que saia dela! ” No mesmo instante o espírito a deixou.

Atos dos Apóstolos 19:6 – Quando Paulo lhes impôs as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo, e começaram a falar em línguas e a profetizar.

Atos dos Apóstolos 19:12 – de modo que até lenços e aventais que Paulo usava eram levados e colocados sobre os enfermos. Estes eram curados de suas doenças, e os espíritos malignos saíam deles.

1 Coríntios 12:10 – a outro, poder para operar milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a outro, variedade de línguas; e ainda a outro, interpretação de línguas.

1 Coríntios 12:28 – Assim, na igreja, Deus estabeleceu primeiramente apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois os que realizam milagres, os que têm dom de curar, os que têm dom de prestar ajuda, os que têm dons de administração e os que falam diversas línguas.

1 Coríntios 12:30 – Têm todos dons de curar? Falam todos em línguas? Todos interpretam?

1 Coríntios 14:5 – Gostaria que todos vocês falassem em línguas, mas prefiro que profetizem. Quem profetiza é maior do que aquele que fala em línguas, a não ser que as interprete, para que a igreja seja edificada.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *