Estudo de João 14:12 – Comentado e Explicado

Em verdade, em verdade vos digo: aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas, porque vou para junto do Pai.
João 14:12

Comentário de Albert Barnes

Aquele que crê em mim – Esta promessa teve, sem dúvida, referência especial aos próprios apóstolos. Eles estavam cheios de tristeza com a partida dele, e Jesus, a fim de consolá-los, os dirigiu à grande honra que lhes seria conferida e à certeza de que Deus não os deixaria, mas os assistiria em seu ministério. com as demonstrações de seu poderoso poder. Todos os seus seguidores não podem ser entendidos, pois as circunstâncias da promessa não exigem que a entendamos assim, e não é fato que todos os cristãos possuam poder para realizar obras maiores que o Senhor Jesus. É uma promessa geral que trabalhos maiores do que ele realizou devem ser feitos por seus seguidores, sem especificar que todos os seus seguidores seriam instrumentais para realizá-los.

As obras que eu faço – Os milagres de curar os enfermos, ressuscitar os mortos etc. Isso foi feito pelos apóstolos em muitos casos. Veja Atos 5:15 ; Atos 19:12 ; Atos 13:11 ; Atos 5: 1-10 .

Obras maiores do que estas, ele deve fazer – os intérpretes ficaram sem saber o que fazer para entender isso. O significado mais provável da passagem é o seguinte: A palavra “maior” não pode se referir aos próprios milagres, pois as obras dos apóstolos não excederam as de Jesus no poder. Nenhum esforço maior de poder foi exercido, ou poderia ser, do que ressuscitar os mortos. Mas, embora não sejam maiores em si mesmos considerados, foram maiores em seus efeitos. Eles causaram uma impressão mais profunda na humanidade. Eles foram atendidos com resultados mais amplos. Eles foram os meios da conversão de mais pecadores. As obras de Jesus foram confinadas à Judéia. Eles foram vistos por poucos. As obras dos apóstolos foram testemunhadas por muitas nações, e o efeito de seus milagres e pregações foi que milhares de judeus e gentios foram convertidos à fé cristã. A palavra “maior” aqui é usada, portanto, não para denotar o esforço absoluto do poder, mas o efeito que os milagres teriam sobre a humanidade. A palavra “obras” aqui provavelmente denota não apenas milagres, mas todas as coisas que os apóstolos fizeram que impressionaram a humanidade, incluindo suas viagens, seus trabalhos, sua doutrina, etc.

Porque eu vou a meu Pai – Ele intercederia por eles, e especialmente por ele ir ao Pai, o Espírito Santo ele enviaria para assisti-los em seu ministério, João 14:26 , João 14:28 ; João 16: 7-14 . Veja Mateus 28:18 . Por sua ida ao Pai é particularmente indicada sua exaltação ao céu, e ele foi colocado como cabeça sobre todas as coisas para sua igreja, Efésios 1: 20-23 ; Filemom 2: 9-11 . Por ser exaltado ali, o Espírito Santo recebeu João 16: 7 , e por seu poder assim posto os gentios foram levados a ouvir e obedecer ao evangelho.

Comentário de E.W. Bullinger

Em verdade, em verdade . A vigésima segunda ocorrência. Veja em João 1:51 .

as obras , etc.: obras semelhantes, por exemplo, Atos 3: 7 ; Atos 3: 9 . Como.

ele também = ele também.

maior . Não apenas milagres mais notáveis ??( Atos 5:15 ; Atos 19:12 ) dos homens que foram dotados de poder do alto (pneuma hagion, App-101.), Mas um ministério mais extenso e bem-sucedido. O Senhor raramente foi além das fronteiras da Palestina. Ele proibiu que os doze fossem salvos às ovelhas perdidas da casa de Israel ( Mateus 10: 5 , Mateus 10: 6 ); depois do Pentecostes, eles foram “a todos os lugares” ( Atos 8: 4 ), e Paulo poderia dizer: “Sua fé é falada em todo o mundo” ( Romanos 1: 8 ).

Comentário de John Calvin

12. Em verdade, em verdade, eu te digo. Tudo o que ele havia dito a seus discípulos sobre si mesmo, na medida em que os considerava, era temporal; e, portanto, se ele não tivesse acrescentado esta cláusula, o consolo não estaria completo; particularmente porque nossa memória é muito curta, quando somos chamados a considerar os dons de Deus. Sobre este assunto, é desnecessário recorrer a outros exemplos; pois, quando Deus nos carregou com todo tipo de bênçãos, se Ele parar por quatorze dias, imaginamos que ele não está mais vivo. Esta é a razão pela qual Cristo não apenas menciona seu poder presente, que os apóstolos, naquele momento, viam com seus olhos, mas promete uma convicção ininterrupta dele para o futuro. E, de fato, não apenas sua Divindade foi atestada, desde que ele habitasse na terra, mas depois que ele foi ao Pai, provas impressionantes disso foram desfrutadas pelos crentes. Mas ou nossa estupidez ou nossa malícia nos impedem de perceber Deus em suas obras, e Cristo nas obras de Deus.

E fará obras maiores que estas. Muitos estão perplexos com a afirmação de Cristo, de que os apóstolos realizariam obras maiores do que ele havia feito . Passo por outras respostas que geralmente lhe foram dadas, e me satisfaz com essa única resposta. Primeiro, devemos entender o que Cristo significa; a saber, que o poder pelo qual ele prova ser o Filho de Deus está tão longe de ser confinado à sua presença corporal, que deve ser claramente demonstrado por muitas e impressionantes provas, quando ele está ausente. Agora, a ascensão de Cristo foi logo depois seguida por uma maravilhosa conversão do mundo, na qual a Divindade de Cristo foi mais poderosamente exibida do que enquanto ele habitava entre os homens. Assim, vemos que a prova de sua Divindade não estava confinada à pessoa de Cristo, mas era difundida por todo o corpo da Igreja.

Porque eu vou ao pai. Esta é a razão pela qual os discípulos fariam coisas maiores do que o próprio Cristo. É porque, quando ele entrar na posse de seu reino, ele demonstrará mais plenamente seu poder do céu. Portanto, é evidente que sua glória não diminui em grau algum, porque, depois de sua partida, os apóstolos, que eram apenas seus instrumentos, realizaram obras mais excelentes. Além disso, dessa maneira ficou evidente que ele está sentado à direita do Pai, para que todo joelho se dobre diante dele ( Filipenses 2:10 ).

Comentário de Adam Clarke

E obras maiores do que estas – Os milagres que realizei não poderiam ter sido realizados senão pela onipotência de Deus; mas essa onipotência pode funcionar melhor. E aqueles que crerem em meu nome, por meio do meu poder onipotente, serão habilitados a realizar milagres maiores do que aqueles que eu ordenei normalmente. Um impostor pode seduzir o povo por milagres falsos; mas ele não pôde fazer passar o seu poder e astúcia a todos os que foram seduzidos por ele; mas darei a você esta prova da divindade da minha missão e da verdade da minha doutrina.

Talvez as obras maiores se refiram às imensas multidões que foram trazidas a Deus pelo ministério dos apóstolos. Pelos apóstolos, a doutrina de Cristo se espalhou por toda parte; enquanto Cristo confinou seu ministério principalmente aos distritos da Judéia. Certamente, é o maior milagre da graça divina converter o coração obstinado e perverso do homem do pecado para a santidade. Isso foi feito em inúmeros casos pelos discípulos, que foram dotados de poder do alto, enquanto proclamavam a remissão de pecados pela fé em seu sangue.

Alguns são responsáveis ??pelas obras maiores, assim:

  1. A própria sombra de Pedro curou os enfermos, Atos 5:15 .
  • As doenças foram curadas e os demônios expulsos, aplicando-se às pessoas lenços e aventais que antes haviam tocado o corpo de Paulo, Atos 19:12 .
  • Pela palavra de Pedro, Ananias e Safira foram mortos, Atos 5: 5 , Atos 5: 9 , Atos 5:10 .
  • Elias, o feiticeiro, ficou cego pela palavra de Paulo, Atos 13:11 .
  • Cristo pregou apenas na Judéia, e apenas na língua daquele país; mas os apóstolos pregaram através da maior parte do mundo então conhecido, e em todas as línguas de todos os países. Mas deixe-se observar que tudo isso foi feito pelo poder de Cristo; e acho ainda mais natural atribuir as maiores obras ao maior número de conversões feitas sob o ministério dos apóstolos. A razão que nosso Senhor dá para isso é digna de profunda atenção:
  • Porque vou a meu Pai – Onde serei um intercessor para você, que:

    Comentário de Thomas Coke

    João 14:12 . Aquele que crê em mim, etc. – É evidente que, embora essa promessa seja expressa em linguagem indefinida, ela deve ser limitada da seguinte maneira: “Aquele que acredita em mim, ou seja, muitos dos meus discípulos. nessas eras primitivas, e cada um de vocês em particular, receberá uma comunicação tão abundante do Espírito, que as obras milagrosas que eu realizo, ele também realizará; sim, obras, em certo sentido, maiores do que essas que ele deve realizar, porque vou ao meu Pai, que achou adequado reservar os dons mais estupendos do Espírito para honrar a entrada de minha humanidade glorificada no céu dos céus. ” Quão plenamente Jesus cumpriu essa promessa, é claro a partir da história dos Atos , particularmente no cap. João 5: 15-16 onde descobrimos que a própria sombra de Pedro que passava curava os enfermos a quem caíam e que eram postos nas ruas para esse fim: como também, cap. João 19:12, que nos informa que lenços e aventais, que tocaram o corpo de Paulo, sendo aplicados aos enfermos e possuídos, baniram as doenças e os demônios. Também não devemos, nesta ocasião, esquecer o dom de línguas concedidas aos apóstolos, e que elas foram capazes de comunicar a outras pessoas. No entanto, se esses milagres não são pensados, para mostrar maior poder do que Cristo exibia, podemos nos referir à grandeza de que ele fala, aos efeitos que eles deveriam produzir na mente dos homens, pela graça divina que os acompanha. Pois, a esse respeito, os milagres dos apóstolos eram muito superiores aos de Cristo, convertendo pela graça mais pessoas em um dia, do que foi feito por todos os milagres que Jesus realizou durante o curso de seu ministério. Sob a bênção divina, eles converteram milhares de uma vez, fizeram o evangelho voar como um raio pelo mundo e derrotaram tudo o que se opunha à fé de seu Mestre.

    Comentário de John Wesley

    Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço; e obras maiores do que estas ele fará; porque eu vou para meu pai.

    Obras maiores do que estas, ele fará – Então, um apóstolo realizou milagres apenas por sua sombra, Atos 5:15 ; outro por lenços carregados de seu corpo, Atos 19:12 ; e todos falaram em várias línguas. Mas o pecador que converte é um trabalho maior do que todos esses.

    Porque eu vou ao meu Pai – Para enviar-lhe o Espírito Santo.

    Referências Cruzadas

    Mateus 21:21 – Jesus respondeu: “Eu lhes asseguro que, se vocês tiverem fé e não duvidarem, poderão fazer não somente o que foi feito à figueira, mas também dizer a este monte: ‘Levante-se e atire-se no mar’, e assim será feito.

    Marcos 11:13 – Vendo à distância uma figueira com folhas, foi ver se encontraria nela algum fruto. Aproximando-se dela, nada encontrou, a não ser folhas, porque não era tempo de figos.

    Marcos 16:17 – Estes sinais acompanharão os que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas;

    Lucas 10:17 – Os setenta e dois voltaram alegres e disseram: “Senhor, até os demônios se submetem a nós, em teu nome”.

    João 7:39 – Ele estava se referindo ao Espírito, que mais tarde receberiam os que nele cressem. Até então o Espírito ainda não tinha sido dado, pois Jesus ainda não fora glorificado.

    João 14:28 – “Vocês me ouviram dizer: Vou, mas volto para vocês. Se vocês me amassem, ficariam contentes porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu.

    João 16:7 – Mas eu lhes afirmo que é para o bem de vocês que eu vou. Se eu não for, o Conselheiro não virá para vocês; mas se eu for, eu o enviarei.

    Atos dos Apóstolos 2:4 – Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava.

    Atos dos Apóstolos 2:33 – Exaltado à direita de Deus, ele recebeu do Pai o Espírito Santo prometido e derramou o que vocês agora vêem e ouvem.

    Atos dos Apóstolos 2:41 – Os que aceitaram a mensagem foram batizados, e naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas.

    Atos dos Apóstolos 3:6 – Disse Pedro: “Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isto lhe dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, ande”.

    Atos dos Apóstolos 4:4 – Mas, muitos dos que tinham ouvido a mensagem creram, chegando o número dos homens que creram a perto de cinco mil.

    Atos dos Apóstolos 4:9 – Visto que hoje somos chamados para prestar contas de um ato de bondade em favor de um aleijado, sendo interrogados acerca de como ele foi curado,

    Atos dos Apóstolos 4:16 – perguntando: “Que faremos com esses homens? Todos os que moram em Jerusalém sabem que eles realizaram um milagre notório que não podemos negar.

    Atos dos Apóstolos 4:33 – Com grande poder os apóstolos continuavam a testemunhar da ressurreição do Senhor Jesus, e grandiosa graça estava sobre todos eles.

    Atos dos Apóstolos 5:15 – de modo que o povo também levava os doentes às ruas e os colocava em camas e macas, para que pelo menos a sombra de Pedro se projetasse sobre alguns, enquanto ele passava.

    Atos dos Apóstolos 6:7 – Assim, a palavra de Deus se espalhava. Crescia rapidamente o número de discípulos em Jerusalém; também um grande número de sacerdotes obedecia à fé.

    Atos dos Apóstolos 8:7 – Os espíritos imundos saíam de muitos, dando gritos, e muitos paralíticos e mancos foram curados.

    Atos dos Apóstolos 9:34 – Disse-lhe Pedro: “Enéias, Jesus Cristo vai curá-lo! Levante-se e arrume a sua cama”. Ele se levantou imediatamente.

    Atos dos Apóstolos 9:40 – Pedro mandou que todos saíssem do quarto; depois, ajoelhou-se e orou. Voltando-se para a mulher morta, disse: “Tabita, levante-se”. Ela abriu os olhos e, vendo Pedro, sentou-se.

    Atos dos Apóstolos 10:46 – pois os ouviam falando em línguas e exaltando a Deus. A seguir Pedro disse:

    Atos dos Apóstolos 16:18 – Ela continuou fazendo isso por muitos dias. Finalmente, Paulo ficou indignado, voltou-se e disse ao espírito: “Em nome de Jesus Cristo eu lhe ordeno que saia dela! ” No mesmo instante o espírito a deixou.

    Atos dos Apóstolos 19:12 – de modo que até lenços e aventais que Paulo usava eram levados e colocados sobre os enfermos. Estes eram curados de suas doenças, e os espíritos malignos saíam deles.

    Romanos 15:19 – pelo poder de sinais e maravilhas e por meio do poder do Espírito de Deus. Assim, desde Jerusalém e arredores, até o Ilírico, proclamei plenamente o evangelho de Cristo.

    1 Coríntios 12:10 – a outro, poder para operar milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a outro, variedade de línguas; e ainda a outro, interpretação de línguas.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *