Estudo de João 14:28 – Comentado e Explicado

Ouvistes que eu vos disse: Vou e volto a vós. Se me amardes, certamente haveis de alegrar-vos, que vou para junto do Pai, porque o Pai é maior do que eu.
João 14:28

Comentário de Albert Barnes

Ouvistes … – João 14: 2-3 .

Se você me amou – A expressão não deve ser interpretada como se eles não tivessem amor por ele, pois evidentemente o tinham; mas eles também tinham opiniões baixas sobre ele como o Messias; eles tinham muitos preconceitos judaicos e demoraram a acreditar em suas declarações claras e positivas. Esta é a leve e terna reprovação de um amigo, significando manifestamente se você tinha um amor adequado por mim; se você tivesse as visões mais altas do meu caráter e trabalho; se você deixar de lado seus preconceitos judaicos e depositar confiança implícita no que digo.

Você se alegraria – Em vez de sofrer, você se alegraria na conclusão do plano que exige que eu volte ao céu, para que maiores bênçãos possam cair sobre você pelas influências do Espírito Santo.

Para o Pai – Para o céu; à presença imediata de Deus, de quem todas as bênçãos da redenção devem descer.

Pois meu Pai é maior que eu. O objetivo de Jesus aqui não é comparar sua natureza com a do Pai, mas sua condição. Alegrai-vos por deixar este estado de sofrimento e humilhação e retomar a glória que tive com o Pai antes que o mundo existisse. Você deve se regozijar com a minha exaltação de felicidade e glória com o Pai (Professor Stuart). O objetivo desta expressão é consolar os discípulos em vista de sua ausência. Ele faz isso dizendo que, se ele for embora, o Espírito Santo descerá e um grande sucesso assistirá à pregação do evangelho, João 16: 7-10 . No plano de salvação, o Pai é representado como dando ao Filho, ao Espírito Santo e às várias bênçãos do evangelho. Como o Indicador, o Doador, o Originador, ele pode ser representado como um cargo superior ao Filho e ao Espírito Santo. O discurso não tem referência, manifestamente, à natureza de Cristo e, portanto, não pode ser aduzido para provar que ele não é divino. Toda a sua conexão exige que a interpretemos como relacionada apenas à transmissão das bênçãos relacionadas à redenção, nas quais o Filho é representado o tempo todo como tendo sido enviado ou dado, e, nesse sentido, como sustentando uma relação subordinada ao Pai.

Comentário de E.W. Bullinger

ter ouvido = ouvido (Aor.)

venha de novo = estou chegando (omita “de novo” ). Eu disse. Todos os textos omitem.

maior . O Senhor não era inferior quanto ao Seu ser essencial (ver versículos: João 14: 9-11 ; João 10:30 ), mas como ao Seu ofício, conforme enviado pelo Pai. Ver 1 Coríntios 15:27 . Filipenses 1: 2 , Filipenses 1: 9-11 .

Comentário de John Calvin

28. Se você me amasse, se alegraria. Os discípulos inquestionavelmente amaram a Cristo, mas não como deveriam ter feito; pois alguma afeição carnal se misturava ao amor deles, para que não pudessem suportar se separar dele; mas se o tivessem amado espiritualmente, não havia nada que tivessem mais profundamente no coração do que o seu retorno ao Pai.

Pois o Pai é maior que eu. Essa passagem foi torturada de várias maneiras. Os arianos, para provar que Cristo é algum tipo de Deus inferior, argumentaram que ele é menos que o Pai. Os Padres ortodoxos, para remover todo o terreno de uma calúnia, disseram que isso deveria ter se referido à sua natureza humana; mas como os arianos abusaram perversamente desse testemunho, a resposta dada pelos Padres a sua objeção não era correta nem apropriada; pois Cristo agora não fala nem de sua natureza humana, nem de sua eterna Divindade, mas, acomodando-se à nossa fraqueza, coloca-se entre Deus e nós; e, de fato, como não nos foi concedido alcançar o auge de Deus, Cristo desceu a nós, para que ele pudesse nos elevar a ele. Você deveria ter se alegrado , ele diz, porque eu volto ao Pai ; pois esse é o objetivo final para o qual você deve mirar. Por essas palavras, ele não mostra em que aspecto ele difere em si mesmo do Pai, mas por que ele desceu a nós; e foi isso que ele poderia nos unir a Deus; pois até chegarmos a esse ponto, estamos, por assim dizer, no meio do curso. Nós também imaginamos para nós mesmos, mas um meio-Cristo e um Cristo mutilado, se ele não nos levar a Deus.

Há uma passagem semelhante nos escritos de Paulo, onde ele diz que Cristo

entregará o reino a Deus seu Pai, para que Deus seja tudo em todos,
( 1 Coríntios 15:24 .)

Cristo certamente reina, não apenas na natureza humana, mas como ele é Deus manifestado na carne. De que maneira, portanto, ele deixará o reino de lado? É porque a Divindade que agora é vista apenas na face de Cristo, será então abertamente visível nele. O único ponto de diferença é que Paulo ali descreve a mais alta perfeição do brilho Divino, cujos raios começaram a brilhar desde o momento em que Cristo subiu ao céu. Para tornar o assunto mais claro, devemos usar ainda maior clareza de expressão. Aqui Cristo não faz uma comparação entre a Divindade do Pai e a sua própria, nem entre sua própria natureza humana e a essência divina do Pai, mas sim entre seu estado atual e a glória celestial, à qual ele logo seria recebido em breve. ; como se ele tivesse dito: “Você deseja me deter no mundo, mas é melhor que eu suba ao céu”. Vamos, portanto, aprender a contemplar Cristo humilhado na carne, para que ele possa nos conduzir à fonte de uma abençoada imortalidade; pois ele não foi designado para ser nosso guia, apenas para nos elevar à esfera da lua ou do sol, mas para nos tornar um com Deus, o Pai.

Comentário de Adam Clarke

Eu vou embora – Ao Pai pela minha morte:

E volte para você – Pela minha ressurreição.

Vocês se alegrariam – porque, como o Messias, eu vou receber um reino, poder e glória, para sempre. Portanto, como meus amigos, vocês devem se regozijar em minha elevação, embora por um tempo possa causar-lhe a dor de ser separado de mim; além disso, eu vou enviar-lhe o Espírito Santo, que o enche de plenitude. Deus: por sua própria conta, portanto, você deveria ter se regozijado e não lamentado.

Meu pai é maior que eu – em João 14:24 , Cristo diz a seus discípulos que o Pai o havia enviado: ou seja, em sua qualidade de Messias, ele foi enviado pelo Pai para instruir e salvar a humanidade. Agora, como o remetente é maior que o enviado, João 13:16 , assim, neste sentido, o Pai é maior que o Filho; e, nesse sentido, foi a passagem entendida por Orígenes, Jerônimo, Novatiano e Vigilius, que leram o texto assim: O Pai, ? peµ?a? , que me enviou, é maior que eu. Certamente requer muito pouco argumento e nenhum sofisma, reconciliar esse ditado com a noção mais ortodoxa da Deidade de Cristo; como ele está repetidamente falando de sua natureza divina e humana. Do primeiro, ele diz: Eu e o Pai somos um, João 10:30 ; e deste último afirma, com a mesma verdade, que o Pai é maior que eu.

Comentário de Thomas Coke

João 14:28 . Pois meu Pai é maior que eu. Ou seja, “do que eu sou, considerado em minha capacidade mediadora”. Essas palavras forneceram um forte argumento para a devida Divindade de nosso Senhor; pois, se ele fosse um mero homem, ou mesmo uma criatura da mais alta ordem, a comparação teria sido tola e impertinente.

Comentário de John Wesley

Ouvistes como eu te disse: Eu vou embora e volto a vós. Se me amaste, regozijar-te-ia, porque eu disse: vou ao Pai; porque meu Pai é maior que eu.

Deus Pai é maior que eu – Como ele era homem. Como Deus, nem é maior nem menor que o outro.

Referências Cruzadas

Salmos 47:5 – Deus subiu em meio a gritos de alegria; o Senhor, em meio ao som de trombetas.

Salmos 68:9 – Deste chuvas generosas, ó Deus; refrescaste a tua herança exausta.

Salmos 68:18 – Quando subiste em triunfo às alturas, levaste cativo muitos prisioneiros; recebeste homens como dádivas, até mesmo rebeldes, para estabeleceres morada, ó Senhor Deus.

Isaías 42:1 – “Eis o meu servo, a quem sustento, o meu escolhido, em quem tenho prazer. Porei nele o meu Espírito, e ele trará justiça às nações.

Isaías 49:5 – E agora o Senhor diz, aquele que me formou no ventre para ser o seu servo para trazer de volta Jacó e reunir Israel a ele mesmo, pois sou honrado aos olhos do Senhor, e o meu Deus tem sido a minha força;

Isaías 53:11 – Depois do sofrimento de sua alma, ele verá a luz e ficará satisfeito; pelo seu conhecimento meu servo justo justificará a muitos, e levará a iniqüidade deles.

Mateus 12:18 – “Eis o meu servo, a quem escolhi, o meu amado, em quem tenho prazer. Porei sobre ele o meu Espírito, e ele anunciará justiça às nações.

Lucas 24:51 – Estando ainda a abençoá-los, ele os deixou e foi elevado ao céu.

João 5:18 – Por essa razão, os judeus mais ainda queriam matá-lo, pois não somente estava violando o sábado, mas também estava até mesmo dizendo que Deus era seu próprio Pai, igualando-se a Deus.

João 10:30 – Eu e o Pai somos um”.

João 10:38 – Mas se as realizo, mesmo que não creiam em mim, creiam nas obras, para que possam saber e entender que o Pai está em mim, e eu no Pai”.

João 13:16 – Digo-lhes verdadeiramente que nenhum escravo é maior do que o seu senhor, como também nenhum mensageiro é maior do que aquele que o enviou.

João 14:3 – E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver.

João 14:12 – Digo-lhes a verdade: Aquele que crê em mim fará também as obras que tenho realizado. Fará coisas ainda maiores do que estas, porque eu estou indo para o Pai.

João 14:18 – Não os deixarei órfãos; voltarei para vocês.

João 16:7 – Mas eu lhes afirmo que é para o bem de vocês que eu vou. Se eu não for, o Conselheiro não virá para vocês; mas se eu for, eu o enviarei.

João 16:16 – “Mais um pouco e já não me verão; um pouco mais, e me verão de novo”.

João 16:16 – “Mais um pouco e já não me verão; um pouco mais, e me verão de novo”.

João 20:17 – Jesus disse: “Não me segure, pois ainda não voltei para o Pai. Vá, porém, a meus irmãos e diga-lhes: Estou voltando para meu Pai e Pai de vocês, para meu Deus e Deus de vocês”.

João 20:21 – Novamente Jesus disse: “Paz seja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu os envio”.

1 Coríntios 11:3 – Quero, porém, que entendam que o cabeça de todo homem é Cristo, e o cabeça da mulher é o homem, e o cabeça de Cristo é Deus.

1 Coríntios 15:24 – Então virá o fim, quando ele entregar o Reino a Deus, o Pai, depois de ter destruído todo domínio, autoridade e poder.

Filipenses 2:6 – que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se;

Hebreus 1:2 – mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o universo.

Hebreus 2:9 – Vemos, todavia, aquele que por um pouco foi feito menor do que os anjos, Jesus, coroado de honra e glória por ter sofrido a morte, para que, pela graça de Deus, em favor de todos, experimentasse a morte.

Hebreus 3:1 – Portanto, santos irmãos, participantes do chamado celestial, fixem os seus pensamentos em Jesus, apóstolo e sumo sacerdote que confessamos.

1 Pedro 1:8 – Mesmo não o tendo visto, vocês o amam; e apesar de não o verem agora, crêem nele e exultam com alegria indizível e gloriosa,

Apocalipse 1:11 – que dizia: “Escreva num livro o que você vê e envie a estas sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia”.

Apocalipse 1:17 – Quando o vi, caí aos seus pés como morto. Então ele colocou sua mão direita sobre mim e disse: “Não tenha medo. Eu sou o primeiro e o último.

Apocalipse 1:18 – Sou aquele que vive. Estive morto mas agora estou vivo para todo o sempre! E tenho as chaves da morte e do Hades.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *