Estudo de João 5:18 – Comentado e Explicado

Por esta razão os judeus, com maior ardor, procuravam tirar-lhe a vida, porque não somente violava o repouso do sábado, mas afirmava ainda que Deus era seu Pai e se fazia igual a Deus.
João 5:18

Comentário de Albert Barnes

Quanto mais matá-lo – A resposta de Jesus foi muito adequada para irritá-los. Ele não negou o que havia feito, mas “acrescentou” ao que ele sabia que os ofenderia muito. Que ele deveria reivindicar o direito de dispensar a lei e afirmar que, em relação à sua observância, ele estava na mesma condição com Deus, era eminentemente adequado para enfurecê-los, e ele sem dúvida sabia que isso poderia pôr em risco sua vida. Podemos aprender com sua resposta:

1.que não devemos esconder a verdade, porque ela pode nos pôr em perigo.

2.que não devemos esconder a verdade, porque ela irritará e enfurecerá os pecadores. A falha não está na “verdade”, mas no “pecador”.

3.que quando qualquer porção da verdade enfurece os hipócritas, eles ficam enfurecidos quanto mais ouvem.

Tinham quebrado o sábado – Eles supunham que ele havia quebrado.

Fazendo-se igual a Deus – Isso mostra que, na visão dos judeus, o nome Filho de Deus, ou que chamava Deus de Pai, implicava igualdade com Deus. Os judeus eram os melhores intérpretes de sua própria língua e, como Jesus não negou a exatidão de suas interpretações, segue-se que ele pretendia ser entendido. Ver João 10: 29-38 . A interpretação dos judeus era muito natural e justa. Ele não apenas disse que Deus era seu Pai, mas também disse que tinha o mesmo direito de trabalhar no sábado que Deus; que pela mesma autoridade e da mesma maneira, ele poderia dispensar a obrigação do dia. Agora eles tinham duas pretensões por tentar matá-lo – uma por se igualar a Deus, que consideravam blasfêmia, e a outra por violar o sábado. Para cada um deles, a lei denunciou a morte, Números 15:35 ; Levítico 24: 11-14 .

Comentário de E.W. Bullinger

matá-lo . Observe três tentativas na vida do Senhor, todas relacionadas à Sua reivindicação à Deidade, aqui; João 8:58 , João 8:69 ; João 10:30 , João 10:31 .

porque Ele não é só. A edição de 1611 da Versão Autorizada diz “não apenas porque Ele” .

tinha quebrado = estava quebrando.

disse também que Deus era Seu Pai = também chamou Deus de Seu próprio Pai.

Deus. App-98.

Dele = Dele.

Comentário de John Calvin

18. Por essa razão, portanto, os judeus procuravam mais matá-lo. Essa defesa estava tão longe de dissipar sua fúria que até os enfureceu ainda mais. Tampouco estava familiarizado com a malignidade, a maldade e a obstinação obstinada, mas pretendia primeiro lucrar com alguns de seus discípulos que estavam presentes na época e depois exibir publicamente sua malícia incurável. Por seu exemplo, ele nos ensinou que nunca devemos ceder à fúria dos homens maus, mas devemos nos esforçar para manter a verdade de Deus, na medida em que a necessidade exigir, embora o mundo inteiro deva se opor e murmurar. Tampouco há razão para que os servos de Cristo sofram mal por não beneficiarem todos os homens de acordo com seu desejo, uma vez que o próprio Cristo nem sempre teve sucesso; e não precisamos nos perguntar se, na proporção em que a glória de Deus é mais plenamente exibida, Satanás se enfurece mais violentamente em seus membros e instrumentos.

Porque ele não apenas quebrou o sábado. Quando o evangelista diz que os judeus eram hostis a Cristo, porque ele havia violado o sábado , ele fala de acordo com a opinião que eles haviam formado; pois já mostrei que o estado do caso era exatamente o contrário. A principal causa de sua ira foi que ele chamou Deus de Pai. E certamente Cristo pretendia que se entendesse que Deus era seu Pai em um sentido peculiar, de modo a se distinguir da posição comum de outros homens. Ele se fez igual a Deus, quando reivindicou a si mesmo a continuidade no trabalho ; e Cristo está tão longe de negar isso, que o confirma mais distintamente. Isso refuta a loucura dos arianos, que reconheceram que Cristo é Deus, mas não pensavam que ele era igual ao Pai, como se na única e simples essência de Deus pudesse haver alguma desigualdade.

Comentário de Adam Clarke

Fazendo-se igual a Deus – Isto os judeus entenderam no versículo anterior: nem tiraram um significado errado das palavras de nosso Senhor; pois ele declarou claramente que, qualquer que fosse a obra do Pai, a dele era a mesma; mostrando assim que Ele e o Pai eram um. Eles agora descobriram duas pretensões de tirar a vida dele: uma era que ele havia violado o sábado – e??e , dissolvido, como pretendiam, a obrigação de santificá-lo. A outra era que ele era culpado de blasfêmia, por se tornar igual a Deus: para ambos os crimes, um homem, de acordo com a lei, deve sofrer a morte. Veja Números 15:32 ; Levítico 24:11 , Levítico 24:14 , Levítico 24:16 .

Comentário de Thomas Coke

João 5:18 . Deus era seu Pai. A vindicação de Nosso Senhor ofendeu excessivamente os judeus, pois ele reivindicou uma relação peculiar, apropriada e mais elevada com Deus Pai, e, ao afirmar que agia como Deus, estabeleceu-se em um nível com Deus. O original pate?a ?d???, é enfático e deve ser tornado seu próprio Pai; – seu Pai de uma maneira peculiar, como Heylin lê. Toda a nação dos judeus pensava que Deus era o Pai deles, cap. João 8:41 . Eles não poderiam, portanto, ter considerado a blasfêmia em Cristo, para usar a mesma frase, se não a tivessem interpretado com tanto sentido e se apropriando.

Comentário de Scofield

o pai dele

(Grego – ß?ß?a??d??? , “seu próprio Pai). Os judeus entenderam perfeitamente que Jesus estava reivindicando ser Deus. Cf. João 10:33 .

Comentário de John Wesley

Portanto, os judeus procuravam mais matá-lo, porque ele não apenas violara o sábado, mas também dizia que Deus era seu Pai, fazendo-se igual a Deus.

Seu próprio Pai – A palavra grega significa seu próprio Pai em um sentido em que nenhuma criatura pode falar.

Tornando-se igual a Deus – É evidente que todos os ouvintes o entenderam e que nosso Senhor nunca contradisse, mas confirmou.

Referências Cruzadas

Zacarias 13:7 – “Levante-se, ó espada, contra o meu pastor, contra o meu companheiro! “, declara o Senhor dos Exércitos. “Fira o pastor, e as ovelhas se dispersarão, e voltarei minha mão para os pequeninos.

Mateus 12:5 – Ou vocês não leram na Lei que, no sábado, os sacerdotes no templo profanam esse dia e, contudo, ficam sem culpa?

João 5:23 – para que todos honrem o Filho como honram o Pai. Aquele que não honra o Filho, também não honra o Pai que o enviou.

João 7:19 – Moisés não lhes deu a lei? No entanto, nenhum de vocês lhe obedece. Por que vocês procuram matar-me? “

João 7:22 – No entanto, porque Moisés lhes deu a circuncisão ( embora, na verdade, ela não tenha vindo de Moisés, mas dos patriarcas ), vocês circuncidam no sábado.

João 8:54 – Respondeu Jesus: “Se glorifico a mim mesmo, a minha glória nada significa. Meu Pai, que vocês dizem ser o Deus de vocês, é quem me glorifica.

João 8:58 – Respondeu Jesus: “Eu lhes afirmo que antes de Abraão nascer, Eu Sou! “

João 10:30 – Eu e o Pai somos um”.

João 10:33 – Responderam os judeus: “Não vamos apedrejá-lo por nenhuma boa obra, mas pela blasfêmia, porque você é um simples homem e se apresenta como Deus”.

João 14:9 – Jesus respondeu: “Você não me conhece, Filipe, mesmo depois de eu ter estado com vocês durante tanto tempo? Quem me vê, vê o Pai. Como você pode dizer: ‘Mostra-nos o Pai’?

João 14:23 – Respondeu Jesus: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra. Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos nele morada.

Filipenses 2:6 – que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se;

Apocalipse 21:22 – Não vi templo algum na cidade, pois o Senhor Deus todo-poderoso e o Cordeiro são o seu templo.

Apocalipse 22:1 – Então o anjo me mostrou o rio da água da vida que, claro como cristal, fluía do trono de Deus e do Cordeiro,

Apocalipse 22:3 – Já não haverá maldição nenhuma. O trono de Deus e do Cordeiro estará na cidade, e os seus servos o servirão.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *