Estudo de João 10:33 – Comentado e Explicado

Os judeus responderam-lhe: Não é por causa de alguma boa obra que te queremos apedrejar, mas por uma blasfêmia, porque, sendo homem, te fazes Deus.
João 10:33

Comentário de Albert Barnes

Para blasfêmia – Veja as notas em Mateus 9: 3 .

Aprecie-se Deus – Veja as notas em João 5:18 . Isso mostra como eles entenderam o que ele havia dito.

Confie em si mesmo – o Dost afirma ser Deus, ou a sua linguagem implica isso.

sa40

Comentário de E.W. Bullinger

blasfêmia . Veja Levítico 24:16 .

Deus = Jeová. Veja App-98.

Comentário de John Calvin

33. Não te apedrejamos por um bom trabalho. Embora os homens iníquos continuem em guerra aberta com Deus, eles nunca desejam pecar sem uma pretensão plausível. A conseqüência é que, quando se enfurecem contra o Filho de Deus, não se contentam com essa crueldade, mas trazem uma acusação não provocada contra ele e se constituem advogados e defensores da glória de Deus. Portanto, uma boa consciência deve ser para nós um muro de bronze, pelo qual repelimos com ousadia as censuras e calúnias com as quais somos atacados. Qualquer que seja a plausibilidade que adorna a malícia deles, e qualquer censura que eles possam trazer sobre nós por um tempo, se lutarmos pela causa de Deus, ele não se recusará a defender sua verdade. Mas como os iníquos nunca querem pretensões de oprimir os servos de Deus, e como também endureceram a insolência, de modo que, mesmo quando vencidos, não cessam de caluniar, precisamos de paciência e mansidão, para nos apoiar até o fim .

Mas por blasfêmia. A palavra blasfêmia, que entre autores profanos denota geralmente todo tipo de censura, as Escrituras se referem a Deus, quando sua majestade é ofendida e insultada.

Porque tu, sendo homem, te fazes Deus. Existem dois tipos de blasfêmia: quando Deus é privado da honra que lhe pertence, ou quando algo inadequado à sua natureza, ou contrário à sua natureza, é atribuído a ele. Eles argumentam, portanto, que Cristo é um blasfemador e uma pessoa sacrílega, porque, sendo um homem mortal , ele reivindica a honra divina. E isso seria uma definição justa de blasfêmia, se Cristo não passasse de um homem. Eles apenas erram nisso, que não pretendem contemplar sua Divindade, que foi notável em seus milagres.

Comentário de Adam Clarke

Mas para a blasfêmia – mostrei em outro lugar que a palavra original, ß?asf?µe?? , quando aplicada aos homens, significa falar injuriosamente de suas pessoas, caráter, conexões, etc .; mas quando aplicado a Deus, significa falar impiedosamente, isto é, contrário à sua natureza, perfeições, sabedoria de sua providência ou bondade de suas obras.

Tu, sendo um homem – isto é, apenas um homem – te fazes Deus. Quando Cristo disse antes, João 10:30 , eu e o Pai somos um, se os judeus o tivessem entendido (como muitos cristãos chamados professam fazer) como apenas dizendo que ele tinha uma unidade de sentimentos com o Pai, eles não teriam tentado trate-o por isso como um blasfemador; porque neste sentido Abraão, Isaque, Moisés, Davi e todos os profetas, eram um com Deus. Mas o que os irritou tanto foi que eles o entenderam como falando de uma unidade da natureza. Por isso dizem aqui: tu te fazes Deus; qual palavra eles entendiam, não no sentido figurado, metafórico ou impróprio, mas no significado mais literal do termo.

Referências Cruzadas

Levítico 24:14 – “Leve o que blasfemou para fora do acampamento. Todos aqueles que o ouviram colocarão as mãos sobre a cabeça dele, e a comunidade toda o apedrejará.

1 Reis 21:10 – E mandem dois homens vadios sentar-se em frente dele e façam com que testemunhem que ele amaldiçoou tanto a Deus quanto ao rei. Levem-no para fora e apedrejem-no até a morte”.

Salmos 82:6 – Eu disse: vocês são deuses, todos vocês são filhos do Altíssimo.

João 5:18 – Por essa razão, os judeus mais ainda queriam matá-lo, pois não somente estava violando o sábado, mas também estava até mesmo dizendo que Deus era seu próprio Pai, igualando-se a Deus.

João 10:30 – Eu e o Pai somos um”.

Romanos 13:1 – Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas.

Filipenses 2:6 – que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se;

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *