Estudo de Mateus 12:18 – Comentado e Explicado

Eis o meu servo a quem escolhi, meu bem-amado em quem minha alma pôs toda sua a afeição. Farei repousar sobre ele o meu Espírito e ele anunciará a justiça aos pagãos.
Mateus 12:18

Comentário de Albert Barnes

Meu servo – Ou seja, o Messias, o Senhor Jesus; chamou um servo por ter assumido a “forma” de um “servo”, ou por ter nascido em uma condição humilde, Filemom 2: 7 , e por obedecer ou “servir” a Deus. Ver Hebreus 10: 9 .

Mostrará julgamento aos gentios – A palavra “julgamento” significa, no hebraico, lei, “mandamentos etc.”, Salmo 19: 9 ; Salmo 119: 29-30 . Significa o “sistema inteiro da verdade”; a lei de Deus em geral; o propósito, plano ou “julgamento” de Deus sobre o dever e a conduta humanos. Aqui significa, evidentemente, o sistema da “verdade do evangelho”, o esquema cristão.

Gentios – Todos os que não eram judeus. Essa profecia foi cumprida pelas multidões que chegaram a ele de Idumea e além do Jordão, e de Tiro e Sidom, conforme registrado em Marcos 3: 7-8 .

Comentário de E.W. Bullinger

Eis, etc. Citado em Isaías 41: 8 ; Isaías 42: 1 . Veja App-107.

Servo. Grego. pais. Veja App-108.

Escolhido. Grego. hairetizo. Ocorre apenas aqui.

in. grego. eis (App-104); mas LA WH omitir. Tr. lê en (App-104.)

Minha alma = eu (emph.) Hebraico. nephesh. App-9. Grego. psuche. App-110.

está satisfeito = encontrou prazer.

espírito. Veja App-101.

em cima de. Grego. epi . App-104.

shew = declarar.

Gentios = nações.

Comentário de John Calvin

18. Eis meu servo, a quem eu escolhi. Para fixar nossa atenção mais de perto em sua vontade, Deus aponta pelo dedo, por assim dizer, a pessoa a quem ele está prestes a enviar; e este é o design da exclamação, Lo! Uma razão semelhante pode ser designada para os epítetos que se seguem, quando Deus o chama de servo, eleito em quem sua alma se agrada. Pois de onde vem, que os homens se aventuram a medir Cristo por seu próprio sentido, mas porque não consideram que sua redenção depende exclusivamente da graça de Deus? Quando Deus nos oferece um tesouro inestimável, é uma presunção excessiva e perversa regular nossa avaliação pelas visões desdenhosas de nossa carne. Ele é chamado de servo, não como se ele fosse da classe comum, mas por meio de eminência, e como a pessoa a quem Deus comprometeu o cargo e o cargo de redimir sua Igreja. Como:

ninguém toma essa honra para si mesmo, mas aquele que é chamado por Deus
( Hebreus 5: 6 )

é justamente intitulado a este posto, Deus declara que quem se apresenta neste caráter foi eleito por seu decreto. (96) Por conseguinte, segue-se que os homens não têm a liberdade de rejeitá-lo; porque, ao fazer isso, eles seriam culpados de desprezo e rebelião contra Deus. E, de fato, era o auge do absurdo que nossa escolha ou nosso orgulho deixassem de lado aquele chamado de Deus que deveria ser considerado sagrado e inviolável.

Meu amado, em quem minha alma está satisfeita. Há uma importância ainda mais ampla nessa afirmação, que Deus faz em seguida pelo profeta, de que o deleite de sua alma habita em Cristo; pois, embora o chamado de cada um de nós proceda do livre favor de Deus como sua única fonte, ainda em Cristo existe essa notável peculiaridade: que em sua pessoa, Deus, o Pai, abraça em seu amor toda a Igreja. Como somos todos por natureza inimigos de Deus, seu amor nunca chegará a nós até que comece pela Cabeça; que vimos em uma ocasião anterior e veremos novamente sob outra passagem ( Mateus 17: 5 ).

Ele proclamará julgamento aos gentios. O profeta faz uma breve descrição do ofício de Cristo, quando prediz que ele proclamará o julgamento aos gentios. Pela palavra julgamento, os judeus entendem um governo que está correto e corretamente arranjado, em que ordem e justiça prevalecem. O objetivo do profeta é informar-nos de que virá uma pessoa que restaurará a justiça que havia caído, que será o governador não apenas de uma nação, mas também sujeitará a Deus os gentios, entre os quais anteriormente havia uma terrível confusão prevaleceu. E este é o significado da palavra que o profeta emprega; pois era o ofício de Cristo espalhar por todo o mundo o reino de Deus, que naquele tempo estava confinado à esquina da Judéia; (97) como é dito em outra passagem,

O Senhor enviará de Sião o cetro do teu poder,
( Salmos 110: 2. )

Eu colocarei meu Espírito sobre ele. Isso explica a maneira pela qual o julgamento deve ser apresentado. É sem dúvida verdade que nunca houve nenhuma porção de retidão no mundo que não procedesse do Espírito de Deus, e que não foi mantida por seu poder celestial; como nenhum dos reis da terra pode enquadrar ou defender a boa ordem, exceto na medida em que ele seja auxiliado pelo mesmo Espírito. Mas, ao produzir julgamento, Cristo é muito superior a todos os outros, pois ele recebeu o Espírito do Pai, para que ele possa derramar sobre todo o seu povo; pois não somente ele, por palavra ou por escrito, prescreve o que é apropriado, mas interiormente forma os corações dos homens, pela graça de seu Espírito, para preservar o domínio da justiça.

Comentário de Adam Clarke

Eis meu servo – Este título foi dado ao nosso abençoado Senhor em várias profecias. Ver Isaías 42: 1 ; Isaías 53: 2 . Cristo assume isso, Salmo 40: 7-9 . Compare-os com João 17: 4 e Filipenses 2: 7 . Deus exigiu um serviço aceitável e perfeito do homem; mas o homem, sendo pecador, não poderia realizá-lo. Jesus, levando sobre ele a natureza do homem, realizou plenamente toda a vontade de Deus e comunica graça a todos os seus seguidores, para capacitá-los a amar perfeitamente e dignamente magnificar seu Criador.

E ele mostrará julgamento aos gentios – isto é, Ele publicará o Evangelho aos pagãos; pois a palavra ???s?? aqui responde à palavra ish mishpat do profeta, e é usada entre os hebreus para significar leis, preceitos e todo um sistema ou corpo de doutrina. Ver Salmo 19: 9 ; Salmo 119: 30 , Salmo 119: 39 ; Isaías 58: 2 .

Comentário de Scofield

Gentios

Isso também é mais significativo. O rei rejeitado de Israel se voltará para os gentios (cf.) Mateus 10: 5 ; Mateus 10: 6 . Em cumprimento, esperava-se a rejeição oficial, crucificação e ressurreição de Cristo, e a rejeição final do Cristo ressuscitado .; Lucas 24:46 ; Lucas 24:47 ; Atos 9:15 ; Atos 13:46 ; Atos 28: 25-28 ; Romanos 11:11 .

Comentário de John Wesley

Eis o meu servo, a quem eu escolhi; meu amado, em quem minha alma se compraz; ponho sobre ele meu espírito, e ele mostrará julgamento aos gentios.

Ele mostrará julgamento aos pagãos – isto é, ele publicará o evangelho misericordioso para eles também: a palavra hebraica significa misericórdia ou justiça. Isaías 42: 1 , etc.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *