Estudo de 1 Coríntios 11:3 – Comentado e Explicado

Mas quero que saibais que senhor de todo homem é Cristo, senhor da mulher é o homem, senhor de Cristo é Deus.
1 Coríntios 11:3

Comentário de Albert Barnes

Mas gostaria que você soubesse: “Convido sua atenção especialmente para as seguintes considerações, a fim de formar uma opinião correta sobre esse assunto”. Paulo não responde imediatamente à pergunta e determina o que deve ser feito; mas ele chama sua atenção para uma série de observações sobre o assunto, que os levou a tirar a conclusão que ele queria estabelecer. A frase aqui é projetada para chamar a atenção para o assunto, como o usado tantas vezes no Novo Testamento, “aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça”.

Que a cabeça … – A palavra “cabeça”, nas Escrituras, é designada frequentemente para denotar “mestre, governante, chefe”. A palavra ???? ro’shis é frequentemente usada no Antigo Testamento; veja Números 17: 3 ; Números 25:15 ; Deuteronômio 28:13 , Deuteronômio 28:44 ; Juízes 10:18 ; Juízes 11: 8 , Juízes 11:11 ; 1 Samuel 15:17 ; 2 Samuel 22:44 . No Novo Testamento, a palavra é usada no sentido de Senhor, governante, chefe, em Efésios 1:22 ; Efésios 4:15 ; Efésios 5:23 ; Colossenses 2:10 . Aqui significa que Cristo é o governante, diretor ou Senhor do homem cristão. Essa verdade deveria ser considerada em todos os seus sentimentos e arranjos, e nunca deveria ser esquecida. Todo cristão deve relembrar a relação em que se coloca para ele, como aquela que é adequada para produzir o decoro mais estrito e um senso constante de subordinação.

De todo homem – Todo cristão. Todos reconhecem a Cristo como seu governante e mestre. Eles estão sujeitos a ele; e de todas as maneiras apropriadas reconhecem sua subordinação a ele.

E a cabeça da mulher é o homem – o sentido é que ela está subordinada a ele e, em todas as circunstâncias – em seu comportamento, seu vestido, sua conversa, em público e no círculo familiar – deve reconhecer sua subordinação a ele. O que se refere aqui é que, se a mulher é inspirada e fala ou ora em público, ela nunca deve deixar de lado os símbolos usuais e adequados de sua subordinação. O perigo era que aqueles que estavam sob a influência da inspiração se considerariam livres da necessidade de reconhecer isso e deixariam de lado o “véu”, o símbolo habitual e apropriado de ocuparem uma posição inferior ao homem. Isso costumava ser feito nos templos das divindades pagãs pelas sacerdotisas, e parece também que havia sido feito por mulheres cristãs nas igrejas.

E a cabeça de Cristo é Deus – Cristo, como Mediador, consentiu em assumir uma posição subordinada e em reconhecer Deus, o Pai, como superior no cargo. Por isso, ele foi obediente em todas as coisas como um Filho; ele se submeteu ao acordo exigido no resgate; ele sempre reconheceu sua posição subordinada como mediador e sempre considerou Deus como o governante supremo, mesmo em matéria de redenção. O sentido é que Cristo, em toda a sua obra, se considerava ocupando uma posição subordinada ao Pai; e que, por seu exemplo, era apropriado reconhecer a propriedade da posição e posição em todos os lugares.

Comentário de E.W. Bullinger

faria . App-102.

você tem = que deveria.

saber . App-132. Compare 1 Coríntios 10: 1 . No restante do verso, estão as figuras de linguagem Anáfora e Climax. App-6.

homem App-123.

mulher Nesta cláusula, mulher significa esposa e marido homem. Compare Efésios 5:23 .

Deus App-98.

Comentário de John Calvin

3. Mas gostaria que você soubesse que é um velho provérbio: “As maneiras más geram boas leis”. (618) Como o rito aqui tratado não havia sido anteriormente questionado, Paulo não fez nenhuma promulgação a respeito. (619) O erro dos coríntios foi a ocasião de mostrar, que parte estava se tornando para agir nesse assunto. Com o objetivo de provar que é uma coisa indecorosa para as mulheres aparecerem em uma assembléia pública com a cabeça descoberta, e, por outro lado, para os homens orarem ou profetizarem com a cabeça coberta , ele começa a observar os arranjos. que são divinamente estabelecidos.

Ele diz que, como Cristo está sujeito a Deus como sua cabeça, o homem também está sujeito a Cristo, e a mulher ao homem. Veremos depois, como ele deduz disso, que as mulheres devem ter a cabeça coberta. Por enquanto, tomemos nota das quatro gradações que ele aponta. Deus, então, ocupa o primeiro lugar: Cristo ocupa o segundo lugar. Como assim? Na medida em que ele, em nossa carne, se sujeitou ao Pai, pois, além disso, sendo de uma essência com o Pai, ele é igual a ele. Portanto, tenhamos em mente que isso é falado de Cristo como mediador. Ele é, digo, inferior ao Pai, na medida em que ele assumiu nossa natureza, para que ele pudesse ser o primogênito entre muitos irmãos.

Há um pouco mais de dificuldade no que se segue. Aqui, o homem é colocado em uma posição intermediária entre Cristo e a mulher, de modo que Cristo não é a cabeça da mulher. No entanto, o mesmo apóstolo nos ensina em outro lugar ( Gálatas 3:28 ) que em Cristo não há homem nem mulher . Por que então ele faz uma distinção aqui, com a qual nessa passagem ele acaba? Eu respondo que a solução disso depende da conexão em que as passagens ocorrem. Quando ele diz que não há diferença entre o homem e a mulher, está tratando o reino espiritual de Cristo, no qual as distinções individuais (620) não são consideradas, nem fazem qualquer consideração; pois não tem nada a ver com o corpo, e nada tem a ver com as relações exteriores da humanidade, mas tem a ver apenas com a mente – pela qual ele declara que não há diferença, mesmo entre vínculo e livre . Enquanto isso, entretanto, ele não perturba a ordem civil ou as distinções honorárias, que não podem ser dispensadas na vida cotidiana. Aqui, por outro lado, ele argumenta respeitando a propriedade e o decoro externos – que fazem parte da política eclesiástica. Portanto, no que diz respeito à conexão espiritual aos olhos de Deus e interiormente na consciência, Cristo é a cabeça do homem e da mulher sem distinção, porque, quanto a isso, não há consideração dada ao homem ou à mulher; mas, no que diz respeito ao arranjo externo e ao decoro político, o homem segue a Cristo e a mulher, o homem, para que não estejam na mesma posição, mas, pelo contrário, existe essa desigualdade. Se alguém perguntar, que conexão o casamento tem com Cristo, eu respondo, que Paulo fala aqui daquela união sagrada de pessoas piedosas, da qual Cristo é o sacerdote oficiante (621) e Ele em cujo nome é consagrado.

Comentário de Adam Clarke

A cabeça de todo homem é Cristo – o apóstolo está falando particularmente do cristianismo e de suas ordenanças: Cristo é o chefe ou autor desta religião; e é o criador, preservador e senhor de todo homem. O homem também é o senhor ou cabeça da mulher; e a Cabeça ou Senhor de Cristo, como mediador entre Deus e o homem, é Deus Pai. Aqui está a ordem – Deus envia seu Filho Jesus Cristo para redimir o homem; Cristo vem e dá a sua vida pelo mundo; todo homem que recebe o cristianismo confessa que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai; e toda mulher crente reconhecerá, de acordo com Gênesis 3:16 , que Deus a colocou em dependência e sujeição ao homem. Até agora não há dificuldade nesta passagem.

Comentário de Thomas Coke

1 Coríntios 11: 3 . E a cabeça de Cristo é Deus Quando se diz que Deus é a cabeça de Cristo, refere-se à constituição do ofício; e não podemos mais deduzir, portanto, que eles não são participantes da mesma natureza divina, do que homens e mulheres não são da mesma natureza humana, quando se diz que o homem é a cabeça da mulher; diferença de ordem e autoridade entre o homem e a mulher; assim, existe entre Deus, o Pai, e seu Filho Jesus Cristo, naquela constituição, pela qual ele, em sua capacidade de ofício, é ao mesmo tempo cabeça e Senhor de todos.

Comentário de Scofield

mulher

Cf. Gênesis 3:16 . O véu da mulher, ou cobertura da cabeça, é um símbolo dessa subordinação.

Comentário de John Wesley

Mas gostaria que você soubesse que a cabeça de todo homem é Cristo; e a cabeça da mulher é o homem; e a cabeça de Cristo é Deus.

Eu gostaria que você soubesse – ele parece não ter lhes dado nenhuma ordem antes sobre isso.

A cabeça de todo homem – Particularmente todo crente.

É Cristo, e a cabeça de Cristo é Deus – Cristo, como ele é Mediador, age em todas as coisas subordinadamente ao Pai. Mas não podemos mais deduzir que eles não são da mesma natureza divina, porque se diz que Deus é a cabeça de Cristo, que homem e mulher não são da mesma natureza humana, porque se diz que o homem é a cabeça de Cristo. a mulher

Referências Cruzadas

Gênesis 3:16 – À mulher, ele declarou: “Multiplicarei grandemente o seu sofrimento na gravidez; com sofrimento você dará à luz filhos. Seu desejo será para o seu marido, e ele a dominará”.

Isaías 49:3 – Ele me disse: “Você é meu servo, Israel, em quem mostrarei o meu esplendor”.

Isaías 52:13 – Vejam, o meu servo agirá com sabedoria; será levantado e erguido e muitíssimo exaltado.

Isaías 55:4 – Vejam, eu o fiz uma testemunha aos povos, um líder e governante dos povos.

Isaías 61:1 – O Espírito do Soberano Senhor está sobre mim porque o Senhor ungiu-me para levar boas notícias aos pobres. Enviou-me para cuidar dos que estão com o coração quebrantado, anunciar liberdade aos cativos e libertação das trevas aos prisioneiros,

Mateus 28:18 – Então, Jesus aproximou-se deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra.

João 3:34 – Pois aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, porque ele dá o Espírito sem limitações.

João 5:20 – Pois o Pai ama ao Filho e lhe mostra tudo o que faz. Sim, para admiração de vocês, ele lhe mostrará obras ainda maiores do que estas.

João 14:28 – “Vocês me ouviram dizer: Vou, mas volto para vocês. Se vocês me amassem, ficariam contentes porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu.

João 17:2 – Pois lhe deste autoridade sobre toda a humanidade, para que conceda a vida eterna a todos os que lhe deste.

1 Coríntios 3:23 – e vocês são de Cristo, e Cristo, de Deus.

1 Coríntios 15:27 – Porque ele “tudo sujeitou debaixo de seus pés”. Ora, quando se diz que “tudo” lhe foi sujeito, fica claro que isso não inclui o próprio Deus, que tudo submeteu a Cristo.

Efésios 1:20 – Esse poder ele exerceu em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e fazendo-o assentar-se à sua direita, nas regiões celestiais,

Efésios 1:22 – Deus colocou todas as coisas debaixo de seus pés e o designou como cabeça de todas as coisas para a igreja,

Efésios 4:15 – Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.

Efésios 5:22 – Mulheres, sujeitem-se a seus maridos, como ao Senhor,

Efésios 5:23 – pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador.

Efésios 5:24 – Assim como a igreja está sujeita a Cristo, também as mulheres estejam em tudo sujeitas a seus maridos.

Filipenses 2:7 – mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens.

Filipenses 2:10 – para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra,

Colossenses 1:18 – Ele é a cabeça do corpo, que é a igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a supremacia.

Colossenses 2:10 – e, por estarem nele, que é o Cabeça de todo poder e autoridade, vocês receberam a plenitude.

Colossenses 2:19 – Trata-se de alguém que não está unido à Cabeça, a partir da qual todo o corpo, sustentado e unido por seus ligamentos e juntas, efetua o crescimento dado por Deus.

Colossenses 3:18 – Mulheres, sujeitem-se a seus maridos, como convém a quem está no Senhor.

1 Timóteo 2:11 – A mulher deve aprender em silêncio, com toda a sujeição.

1 Pedro 3:1 – Do mesmo modo, mulheres, sujeitem-se a seus maridos, a fim de que, se alguns deles não obedecem à palavra, sejam ganhos sem palavras, pelo procedimento de sua mulher,

1 Pedro 3:5 – Pois era assim que também costumavam adornar-se as santas mulheres do passado, que colocavam a sua esperança em Deus. Elas se sujeitavam a seus maridos,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *