Estudo de João 5:20 – Comentado e Explicado

Pois o Pai ama o Filho e mostra-lhe tudo o que faz; e maiores obras do que esta lhe mostrará, para que fiqueis admirados.
João 5:20

Comentário de Albert Barnes

O Pai ama o Filho – esta autoridade que ele atribui ao amor que o Pai tem por ele – aquele amor especial, inefável e infinito que Deus tem pelo seu Filho unigênito, fraca e vagamente ilustrado pelo amor que um pai terreno tem por um filho único.

Mostra-o – familiariza-o. Não esconde nada dele. Dos apóstolos, profetas e filósofos, nenhuma parte pequena das ações de Deus é ocultada. Do “Filho” nada é. E como Deus mostra a ele “tudo” o que ele faz, ele deve ser possuidor de onisciência, pois a nenhuma mente finita poderia ter conhecimento de “todas” as obras de Deus.

Irá mostrar a ele – Irá apontá-lo e direcioná-lo para realizar obras maiores que essas.

Obras maiores que estas – Do que curar o homem impotente e ordenar que ele carregasse sua cama no dia de sábado. As maiores obras a que ele se refere são aquelas que ele especifica – ele ressuscitará os mortos e julgará o mundo, etc.

Pode se maravilhar – pode se perguntar ou se surpreender.

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 20-26 . E eles o observaram – Para uma elucidação deste parágrafo, veja em Mateus 22: 16-22 e Marcos 12: 13-17 ; e enviou espiões, que deveriam fingir-se apenas homens – homens escrupulosamente conscientes em todos os pontos: para que pudessem se apossar de suas palavras – se ele respondesse como esperavam. Mestre, sabemos então que dizemos, & c. – Falar em particular e ensinar em público; o caminho de Deus verdadeiramente – O verdadeiro caminho do dever. Eles não podiam segurar suas palavras diante do povo – Como fizeram depois diante do sinédrio, na ausência do povo, cap. Lucas 22:67 , & c.

Comentário de E.W. Bullinger

ama . Phileo grego . Uma das palavras características deste evangelho. Consulte a página 1511 e App-135.

funciona . Veja nota em João 4:34 .

isso = para que isso. Grego. Nina.

Comentário de John Calvin

20. Pois o Pai ama o Filho. Todo corpo vê como é dura e exagerada a exposição dessa passagem que é dada pelos Padres. “Deus”, dizem eles, “ama a si mesmo no Filho”. Mas essa afirmação se aplica maravilhosamente a Cristo, vestido com carne, de que ele é amado pelo Pai. Além disso, sabemos que é por esse excelente título que ele se distingue dos anjos e dos homens. Este é meu Filho amado ( Mateus 3:17 .) Porque sabemos que Cristo foi escolhido, que todo o amor de Deus pode habitar nele, e pode fluir dele para nós, como de uma fonte cheia. Cristo é amado pelo Pai, como ele é o Chefe da Igreja. Ele mostra que esse amor é a causa pela qual o Pai faz todas as coisas por sua mão. Pois quando ele diz que o Pai MOSTRA a ele, essa palavra deve ser entendida como denotando comunicação, como se ele tivesse dito: “Como o Pai me deu seu coração, também derramou seu poder sobre mim, que a glória Divina pode brilhar em minhas obras, e – o que é mais – que os homens não possam procurar nada Divino além do que encontram em mim. ” E, de fato, fora de Cristo, será em vão buscar o poder de Deus.

Ele lhe mostrará obras maiores que estas. Com essas palavras, ele quer dizer que o milagre que ele havia realizado para curar o homem não era a maior das obras que o Pai ordenava; pois ele havia dado apenas um gostinho daquela graça da qual ele é propriamente ministro e autor; ou seja, restaurar a vida no mundo.

Que você pode se perguntar. Ao acrescentar essas palavras, ele indiretamente as acusou de ingratidão por desprezar uma demonstração tão ilustre do poder de Deus; como se ele tivesse dito: “Embora você seja estúpido e estúpido, as obras que Deus depois executará por mim o levarão, ainda que com relutância, à admiração.” No entanto, isso parece não ter sido cumprido, pois sabemos que vendo , eles não viram ; como Isaías também diz que os réprobos são cegos em meio à luz de Deus. Eu respondo: Cristo não falou agora da disposição deles, mas apenas deu uma sugestão sobre o esplendor da demonstração que ele logo depois daria que era o Filho de Deus.

Comentário de Adam Clarke

Obras maiores do que essas – duas delas ele menciona imediatamente: ressuscitar os mortos, João 5:21 . E julgando o mundo, João 5:22 .

Que você possa se maravilhar – Ou, de modo a fazer você pensar. Nosso Senhor às vezes fala de si mesmo como Deus, e às vezes como embaixador de Deus. Como ele tinha uma natureza humana e divina, essa distinção era essencialmente necessária. Muitos erros foram originados pela falta de atenção a essa circunstância.

Comentário de Thomas Coke

João 5:20 . Sheweth ele A palavra de????s??, apresentado , tem aqui uma referência ao conhecimento amplo, abrangente e infinito que o Filho tem de todo o plano dos conselhos do Pai em todas as suas relações e dependências mútuas. Ele lhe mostrará obras maiores do que estas: “O capacitará como homem, a fazer milagres maiores do que qualquer um que ele tenha feito até agora e que, embora não possam convencer, certamente o surpreenderão e tornarão impossível para você ele, pelo menos com qualquer demonstração de razão. ”

Comentário de John Wesley

Pois o Pai ama o Filho, e lhe mostra todas as coisas que ele mesmo faz; e ele lhe mostrará obras maiores que estas, para que se maravilhe.

O Pai mostra-lhe todas as coisas que ele mesmo faz – Uma prova da unidade mais íntima.

E ele lhe mostrará – Ao fazê-los. Ao mesmo tempo (não em momentos diferentes), o Pai mostra e faz, e o Filho vê e faz.

Obras maiores – Jesus as denomina com mais freqüência que obras, do que sinais ou maravilhas, porque não eram maravilhas aos seus olhos.

Vocês se maravilharão – Assim fizeram quando ele ressuscitou Lázaro.

Referências Cruzadas

Provérbios 8:22 – “O Senhor me criou como o princípio de seu caminho, antes das suas obras mais antigas;

Mateus 3:17 – Então uma voz dos céus disse: “Este é o meu Filho amado, em quem me agrado”.

Mateus 11:27 – “Todas as coisas me foram entregues por meu Pai. Ninguém conhece o Filho a não ser o Pai, e ninguém conhece o Pai a não ser o Filho e aqueles a quem o Filho o quiser revelar.

Mateus 17:5 – Enquanto ele ainda estava falando, uma nuvem resplandecente os envolveu, e dela saiu uma voz, que dizia: “Este é o meu Filho amado em quem me agrado. Ouçam-no! “

Lucas 10:22 – “Todas as coisas me foram entregues por meu Pai. Ninguém sabe quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém sabe quem é o Pai, a não ser o Filho e aqueles a quem o Filho o quiser revelar”.

João 1:18 – Ninguém jamais viu a Deus, mas o Deus Unigênito, que está junto do Pai, o tornou conhecido.

João 3:35 – O Pai ama o Filho e entregou tudo em suas mãos.

João 5:21 – Pois, da mesma forma que o Pai ressuscita os mortos e lhes dá vida, o Filho também dá vida a quem ele quer dá-la.

João 5:25 – Eu lhes afirmo que está chegando a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e aqueles que a ouvirem, viverão.

João 5:29 – e sairão; os que fizeram o bem ressuscitarão para a vida, e os que fizeram o mal ressuscitarão para serem condenados.

João 10:32 – mas Jesus lhes disse: “Eu lhes mostrei muitas boas obras da parte do Pai. Por qual delas vocês querem me apedrejar? “

João 12:45 – Quem me vê, vê aquele que me enviou.

João 15:15 – Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido.

João 17:26 – Eu os fiz conhecer o teu nome, e continuarei a fazê-lo, a fim de que o amor que tens por mim esteja neles, e eu neles esteja”.

2 Pedro 1:17 – Ele recebeu honra e glória da parte de Deus Pai, quando da suprema glória lhe foi dirigida a voz que disse: “Este é o meu filho amado, em quem me agrado”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *